11+ Ervas daninhas com flores roxas

William Mason 12-10-2023
William Mason

Se tem ervas daninhas com flores roxas a invadir o seu quintal, ou se está a tentar perceber se uma planta com flores roxas na sua horta é amiga ou inimiga, a chave para saber como controlar as plantas indesejadas é descobrir quais são.

Parece-lhe bem?

Então vamos sujar as mãos!

Veja também: Criação de minhocas e compostagem num balde de 5 galões

O que são estas ervas daninhas roxas no meu quintal?

A hera, o cardo rasteiro e as violetas selvagens são três das ervas daninhas mais comuns com flores roxas. Mas não tão depressa! Como diz o ditado, não existe uma erva daninha, apenas uma planta no sítio errado !

Por outras palavras - aprendi há muitos anos a não ser muito exigente com algumas ervas daninhas, pois muitas vão e vêm sem causar qualquer problema. Algumas até trazem enormes benefícios para a sua terra, como a restauração da saúde do solo e a proteção do solo exposto contra o calor e a erosão.

Algumas ervas daninhas sufocam as plantas com flores e os legumes e penetram em áreas como o pátio ou o terraço cuidadosamente ajardinado. Se tiver um jardim de flores formal, as ervas daninhas podem estragar o efeito estético que está a tentar obter.

Em todo o caso, saber o que é a sua erva daninha de floração roxa pode ajudá-lo a erradicá-la. Se conseguir identificar que a planta é anual, então é simplesmente uma questão de garantir que é cortada antes de se propagar. As plantas perenes e as que se propagam por rizomas podem ser mais problemáticas, e cada uma delas tem uma solução especializada.

É importante notar que cada erva daninha Por isso, embora não estejamos a sugerir que permita que o seu jardim se transforme numa zona de rewilding, pode colher grandes recompensas se permitir que algumas ervas daninhas menos invasivas com flores roxas residam num canto mais selvagem do seu quintal.

Algumas ervas daninhas comuns com flores roxas também são comestíveis, e muitas delas têm propriedades medicinais. No entanto, nunca coma qualquer planta ou flor sem antes a identificar positivamente. Algumas destas plantas têm contrapartes de aspeto semelhante que podem ser venenosas ou tóxicas para os seres humanos!

Aqui estão as 11 ervas daninhas mais populares com flores roxas que podem estar presentes no seu relvado e jardim.

1. hera do solo / Creeping Charlie (Glechoma hederacea)

A hera (ou Creeping Charlie) é uma adorável erva daninha de cor violeta que alguns consideram tolerável devido ao seu agradável aroma a menta e às suas belas flores púrpura. A ASPCA classifica-a como tóxica para cavalos, gatos e cães. No entanto, os nossos cães e gatos não parecem comer hera - provavelmente devido ao seu sabor pungente. Se quiser tratar da sua hera, a remoção manual é entediante - mas funciona. (Certifique-se de que removeE remova continuamente a hera quando novas raízes brotarem, caso contrário, a hera volta quase sempre a crescer).

Apesar do nome, a hera não faz parte da família das heras. Recebeu este nome porque se espalha da mesma forma que a hera, mas é um parente distante da hortelã. E todos sabemos como a hortelã pode ser difícil de eliminar quando se instala!

A hera do solo, também conhecida como Charlie rastejante, cresce num tapete baixo ao longo do solo, com abundantes folhas verdes brilhantes em caules compridos e flores violeta-púrpura em grupos de duas a quatro. As folhas recortadas têm forma de rim. As flores em forma de funil têm um cheiro caraterístico que faz lembrar a urina de gato a muitos jardineiros!

Como cresce num cobertor espesso e se espalha através de rizomas, a hera pode sufocar as ervas se se apoderar do relvado. Floresce no final da primavera. A melhor altura para a erradicar é quando entra em dormência, no final do verão. A melhor forma de controlar a hera é puxando e cavando à mão para remover os rizomas e o sistema radicular.

O temido cardo!

Muitos tipos de cardo podem tornar-se problemáticos no seu jardim, mas também existem outras variedades que podem dar origem a plantas ornamentais fabulosas! Eis alguns cardos invasivos a que deve estar atento quando estiver a jardinar.

2. cardo rasteiro / cardo do Canadá (Cirsium arvense)

O cardo rasteiro é uma das únicas ervas daninhas com flores púrpura que nos assusta - porque é muito difícil de erradicar. O cardo rasteiro é uma herbácea perene com sistemas de raízes que se estendem por seis pés de profundidade - e mais de doze pés de largura. Recomendamos sempre a remoção manual de ervas daninhas. Mas como o cardo rasteiro se espalha a partir das raízes e tem um sistema de enraizamento subterrâneo tremendamente vasto - a gestão éA remoção manual pode levar várias épocas - e requer persistência acima de tudo.

De todos os cardos com flores roxas, o cardo rasteiro é o mais temido pelos jardineiros, pois tem todas as características que o tornam difícil de erradicar: é uma planta perene com um sistema radicular extenso que lhe permite voltar a crescer depois de ser cortado.

Os cardos rasteiros têm caules altos com farpas espinhosas, encimados por cachos de flores roxas semelhantes a pompons. A melhoria da fertilidade do solo e o corte e arranque repetidos podem ajudar a erradicar esta planta invasora.

3. cardo almiscarado (Carduus nutans)

O cardo-almiscareiro é outra erva daninha com flores roxas que pode crescer no seu pasto, jardim, quintal ou passadiço. As plantas de cardo-almiscareiro são relativamente fáceis de remover. E se tenciona exterminá-las, pedimos-lhe que actue rapidamente! Isto porque as plantas de cardo-almiscareiro podem produzir vinte mil sementes por planta. Por isso, se deixar o cardo-almiscareiro crescer sem controlo, pode facilmente tomar conta de todo o seu pradoAs nossas vacas parecem não comer cardo-almiscareiro. No entanto, as cabras e as ovelhas pastam facilmente em pastagens indesejadas de cardo-almiscareiro - deixe-as ajudar na gestão das ervas daninhas!

O cardo-almiscareiro pode muito bem ser o culpado!

Este cardo prospera em solos de má qualidade e adora criar raízes nas bermas dos caminhos e das entradas. Tem grandes flores únicas com várias pétalas roxas vibrantes num caule robusto e espinhoso. É fácil de distinguir de outros cardos devido à marmoreação branca nas folhas.

Também conhecido como cardo-nodoso, o cardo-almiscareiro não é um cardo nativo dos Estados Unidos e pode ser problemático, uma vez que afasta as espécies nativas e reduz a disponibilidade de alimentos para o gado nas pastagens. Em vários estados, tem a reputação de ser uma erva daninha invasora e a sua remoção é obrigatória.

A melhor maneira de erradicar os cardos almiscarados é escavar as plantas, assegurando-se de que a longa raiz axial é removida. Nunca permita que as plantas dêem sementes!

(Já vimos alguns proprietários rurais atirarem-nas para uma enorme fogueira no quintal. É isso mesmo! Queimam as cabeças das sementes antes que estas se possam espalhar para a próxima geração de plântulas).

4. cardo comum / cardo de lança / cardo de touro (Cirsium vulgare)

Nem todas as flores silvestres infestantes são más! O cardo-lança é uma das nossas ervas daninhas favoritas com flores roxas. E não recomendamos a sua remoção, a menos que interfiram com o seu jardim ou com arbustos nativos. (As plantas de cardo-lança podem atingir sete pés de altura - por isso admitimos que podem tornar-se pesadas.) No entanto, o cardo-lança tem flores bonitas e vistosas que se assemelham a gotas de especiarias carregadas de açúcar. Mais importante ainda - abelhas,Borboletas, pássaros de jardim e beija-flores adoram o néctar e as sementes do cardo-lança. Muitos dos nossos amigos jardineiros de todo o mundo queixam-se de que há cada vez menos polinizadores. Nós concordamos. E o cardo-lança pode ajudar a atrair alguns para o seu jardim.

O cardo comum é, sem dúvida, a mais infestante de todas as espécies de cardo - com o seu aspeto agressivo e pontiagudo, não são muitos os jardineiros que optariam por manter este cardo para fins ornamentais!

Os cardos-de-lança podem permanecer escondidos durante algum tempo. Começam por desenvolver uma roseta baixa de folhas ao nível do solo. Depois, quando a raiz axial se estabelece completamente, a planta envia um caule espesso até um metro e meio de altura A planta é uma espécie de "árvore", coberta de folhas espinhosas e flores roxas.

Uma vez estabelecidos, os cardos podem ser quase impossíveis de erradicar. As plantas têm de ser cortadas ou ceifadas antes de darem sementes. E a raiz profunda de cada planta tem de ser escavada para evitar que volte a crescer.

Mais de 90.000 sementes de flores silvestres - Mistura de sementes de flores silvestres perenes a granel

Este saco de sementes de flores silvestres tem mais de 90.000 sementes e contém 24 cultivares de flores diferentes - perfeitas para flores multicoloridas durante toda a estação. As variedades de flores incluem linho azul, cosmos, coneflower roxo, margarida shasta, linho escarlate, malva-árvore e muitas outras.

Obter mais informações 07/20/2023 07:30 am GMT

5. urtiga morta roxa (Lamium purpureum)

Consideramos que a urtiga roxa é uma das ervas daninhas com flores roxas mais fáceis de eliminar. A urtiga roxa tem um crescimento superficial e não possui sistemas de raízes subterrâneas expansivas como o cardo rasteiro. No entanto, as sementes de urtiga roxa apresentam uma caraterística de sobrevivência pouco conhecida que as torna surpreendentemente resistentes. As sementes de urtiga roxa podem durar mais de 660 anos! (Gostaríamos que as nossas sementes de vegetais pudessem sobreviverdurante tanto tempo!)

Confesso que tenho um fraquinho pela urtiga roxa morta. No início da primavera, as suas flores delicadas estarão repletas de abelhas que saem para se alimentarem pela primeira vez depois do inverno. No entanto, se lhe dermos meia oportunidade, esta planta de aspeto delicado ocupará todo o espaço disponível no seu terreno.

Ao contrário das urtigas, as urtigas mortas formam um tapete de baixo crescimento sobre o solo, prosperando em solo húmido e luz solar parcial. É uma planta anual que rebrota todas as primaveras a partir de sementes colocadas no ano anterior.

Embora a urtiga roxa ou vermelha morta se propague facilmente, não é difícil mantê-la sob controlo. Cortar as plantas antes de estas germinarem reduzirá o número de plantas ano após ano.

6) Nightshade preto (Solanum nigrum)

Somos naturalistas e não nos importamos com a maioria das ervas daninhas - e normalmente nunca entramos em pânico se os nossos campos ou pastagens tiverem algumas flores silvestres. Também detestamos pesticidas - e somos contra eles na maioria dos casos. Mas a beladona (Solanum nigrum) é diferente. É uma das piores ervas daninhas com flores roxas! Alguns dos nossos amigos jardineiros juram que a Solanum nigrum tem usos medicinais. No entanto, pedimos-lhe que considere todas aspartes das plantas tóxicas para os seres humanos e para os animais - incluindo frutos e folhas! Solanum nigrum também é fácil de confundir com a beladona. A beladona é mais letal - mesmo em pequenas doses. Apenas 600 miligramas de beladona tomados por via oral são fatais para os seres humanos.

A beladona é uma planta anual de verão de folha larga que dá flores roxas ou brancas nos meses de verão, seguidas de cachos de bagas vermelho-púrpura. Os caules da beladona têm uma tonalidade roxa caraterística.

Embora a beladona seja uma planta anual, semeia por si própria e pode tornar-se bastante invasiva. A forma mais fácil de a controlar é arrancar as plantas à mão antes de estas germinarem.

A erva-moura negra é da mesma família da erva-moura mortal, mas não é tão venenosa como a sua parente venenosa, no entanto, ainda tem alguns efeitos tóxicos. Ao lidar com a erva-moura, é melhor usar luvas para proteger a sua pele.

Ler mais!

  • Mais de 7 arbustos com folhas vermelhas o ano todo + Nosso guia de arbustos decíduos de folhas vermelhas!
  • 21 árvores deslumbrantes com flores, folhas e frutos roxos!
  • 19 arbustos de flores amarelas para jardins exuberantes e decoração de quintais
  • Ervas de floração amarela - 18 ervas mais bonitas com flores amarelas
  • 12 melhores árvores para alinhar a entrada da garagem! Árvores de privacidade coloridas!

7) Violeta selvagem (Viola Odorata)

As violetas selvagens são uma das nossas ervas daninhas favoritas com flores roxas. São plantas perenes vibrantes com flores azuis, lavanda, roxas ou índigo. São fáceis de confundir com outras flores silvestres - mas pode identificá-las pelas suas folhas sem pêlos e em forma de coração e pelas lindas flores com pouco menos de uma polegada de comprimento. A maioria dos nossos amigos jardineiros não remove ou trata as violetas selvagens. Muitos jardineiros consideram a remoçãoCortar as violetas indesejadas e plantar relva espessa é geralmente suficiente para manter o crescimento desenfreado sob controlo. As violetas também podem crescer sem muita sombra - permitindo-lhes competir com a relva em áreas sem sol do seu quintal.

Uma abundante plantação de violetas selvagens é uma bela visão, com uma barragem de pequenas flores roxas num tapete de densa folhagem verde escura. No entanto, um pequeno canto de violetas selvagens pode rapidamente espalhar-se, tomando conta de todo o seu relvado!

As violetas selvagens propagam-se através de rizomas - caules grossos subterrâneos a partir dos quais podem crescer várias plantas. Infelizmente, a menos que se queira usar herbicidas químicos, a única forma de erradicar as violetas selvagens é desenterrar todas as plantas à mão.

No entanto, podem ser uma excelente cobertura do solo em áreas sombrias onde a relva não se desenvolve, pelo que vale a pena plantar uma mancha de violetas selvagens noutro local do seu jardim.

8) Miosótis (Myosotis sylvatica)

Os miosótis são populares em Nova Inglaterra e têm muitas flores minúsculas de cor púrpura a azul com um centro amarelo. As flores são ligeiramente mais pequenas do que meia polegada. São outra excelente flor silvestre para o seu jardim de pedras, madeira ou flores. Atraem muitos polinizadores - incluindo borboletas e beija-flores. A principal desvantagem destas belas jóias de jardim é que as flores não vivem muito tempo.Os jardineiros consideram-nas invasivas, uma vez que se auto-semeia e pode espalhar-se. No entanto, pensamos que são um excelente complemento para quintais com falta de flores. Ou polinizadores!

O miosótis é uma planta de bordadura muito apreciada por muitos jardineiros. No entanto, em alguns estados do Centro-Oeste, tem a reputação de ser uma erva daninha nociva! A sua distinção questionável deve-se ao facto de estas pequenas plantas adoráveis poderem auto-semear-se prolificamente, tomando rapidamente conta do seu terreno.

Com a sua miríade de pequenas flores azul-púrpura, o miosótis é imediatamente reconhecível. Embora seja uma óptima planta de enchimento para um canteiro de flores, é essencial cortar a cabeça das plantas antes que estas dêem sementes para evitar que se espalhem.

9) Grous-pés-de-bico-de-pena ( Gerânio molle )

Esta é uma erva daninha com flores roxas que adora crescer ao longo do seu relvado, pasto ou terreno agrícola. O seu crescimento rasteiro (até um pé de altura) e as suas flores minúsculas fazem com que uma mancha de bico de pomba se assemelhe a uma mancha de trevo. No entanto, se olhar com atenção, verá que o gerânio molle é marcadamente peludo. As flores têm pétalas recortadas e podem atingir até meio centímetro.

O pé de pomba é um membro da família do gerânio resistente e desenvolve-se bem em solos de má qualidade. Estabelece-se rapidamente em relvados com pouco crescimento, afastando as gramíneas. Espalha-se rapidamente através das suas vagens explosivas que espalham as sementes por uma vasta área.

Se o bico-de-papagaio invadiu o seu relvado, a melhor estratégia de gestão é cortar a relva e retirar as aparas. Evite colocar as aparas na sua pilha de composto, pois isso pode favorecer a propagação do bico-de-papagaio noutros locais do seu jardim.

10) Loosestrife roxo (Lythrum salicaria)

A loosestrife roxa tem uma das piores reputações na nossa lista de ervas daninhas com flores roxas. É uma erva herbácea perene famosa por tomar conta de pântanos húmidos, margens de rios ou valas. É uma erva daninha que se espalha rapidamente. Admitimos que as flores da loosestrife roxa são elegantes, vivas e bonitas. Infelizmente, estas ervas daninhas assertivas podem espalhar-se impiedosamente rápido e facilmente ultrapassar as flores nativas,plantas e arbustos.

A loosestrife roxa não é nativa dos Estados Unidos, tendo sido introduzida acidentalmente no início do século XIX. A loosestrife roxa espalhou-se rapidamente pelo país e, em alguns estados, teve um efeito extremamente prejudicial na flora nativa.

Esta planta cresce entre 30 e 50 caules verticais a partir de um único rizoma horizontal, que pode atingir mais de 2 metros de altura. Produz cachos de pequenas flores roxas em longas hastes de flores no topo de cada caule.

Uma única planta pode produzir mais de 2 milhões de sementes por ano, por isso pode ver a rapidez com que se pode sentir em casa no seu quintal! Qualquer planta existente deve ser desenterrada e deitada fora no lixo.

11. Auto-Cura Comum / Cura-Tudo (Prunella vulgaris)

As flores comuns de autocura são populares em parques de estacionamento, parques de campismo, trilhos para caminhadas, florestas e bermas de estradas. Não são ervas daninhas habituais nos relvados. No entanto, pode encontrá-las na sua propriedade se viver no campo. Se encontrar uma flor comum de autocura na sua propriedade, não precisa de entrar em pânico. As flores roxas ou cor-de-rosa são quadradas - e bonitas. E pode comer as folhas. (Também dá um bom relvado para abelhascolheita!)

A autocura é outro membro da família da hortelã que recebe o seu nome devido às suas alegadas propriedades medicinais. No entanto, apesar de poder fazer maravilhas pela sua saúde, esta planta vai rapidamente tomar conta de qualquer área que seja plantada.

Veja também: Criação de porcos com fins lucrativos - Será que vai partir o banco ou o seu coração?

Se pretender manter uma pequena mancha de autocura no seu jardim, é melhor cultivá-la num vaso ou num recipiente e aparar a planta depois de ter florescido. Evite deixar cair os caules mais compridos das grandes plantas de autocura contra o solo, pois elas enraizar-se-ão rapidamente em qualquer recanto disponível.

Como muitas ervas daninhas roxas, a autocura é uma boa escolha para um prado de flores silvestres, onde não terá o espaço e os nutrientes para se espalhar tão vigorosamente.

Conclusão

Obrigado por ler a nossa lista de ervas daninhas com flores roxas.

Esperamos ter transmitido que nem todas estas ervas daninhas são nocivas!

Algumas flores de ervas daninhas roxas podem ajudar a atrair polinizadores benéficos - como abelhas, pássaros canoros e borboletas.

Pensamos que receber algumas destas flores de cortar a respiração pode ajudar o seu jardim (exceto as flores tóxicas de beladona e os seus parentes, de que não somos fãs).

Em todo o caso, obrigado mais uma vez pela leitura.

E se precisar de ajuda para identificar ervas daninhas desconhecidas com flores roxas, diga-nos!

A nossa equipa tem muitas décadas de experiência acumulada em jardinagem e gostamos sempre de ajudar os nossos amigos agricultores.

Esperamos ter notícias suas.

Tenha um ótimo dia!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.