14 melhores plantas companheiras de abobrinha

William Mason 12-10-2023
William Mason

Todos nós adoramos as abóboras de verão - abobrinha A plantação companheira ajuda a sua abobrinha a ter o melhor desempenho - e aqui estão 14 das melhores plantas companheiras de abobrinha para fazer isso acontecer. Também incluímos 6 plantas companheiras que você deve evitar cultivar com abobrinha.

Embora o seu cultivo não seja muito difícil, as plantas de curgete podem ser susceptíveis a vários problemas - desde pragas a doenças e deficiências de nutrientes.

Veja também: 8+ Insectos que se parecem com pulgas!

É aí que a jardinagem de companhia pode vir em socorro!

Mas quais são as melhores plantas companheiras das abobrinhas? E quais são as plantas companheiras das abobrinhas que devem ser evitadas?

Continue lendo nosso guia de plantas companheiras de abobrinha para saber mais!

Boas plantas companheiras de abobrinha

Aqui estão algumas excelentes plantas companheiras de abobrinha! Entraremos em mais detalhes sobre por que elas são tão boas abaixo - continue lendo!

  1. Milho
  2. Feijões
  3. Ervilhas
  4. Alho
  5. Tomates
  6. Chagas
  7. Malmequeres
  8. Borragem
  9. Endro
  10. Bálsamo de limão
  11. Hortelã-pimenta
  12. Oregãos
  13. Salsa
  14. Lavanda

Plantas companheiras de abobrinha ruins

Aqui estão seis das piores plantas companheiras de abobrinha - não as plante perto de sua abobrinha! Entraremos em detalhes sobre por que eles não são bons abaixo.

  1. Outras variedades de abóbora
  2. Abóboras
  3. Batatas
  4. Pepinos
  5. Beringela
  6. Funcho

O que é a plantação companheira?

O conceito é simples: ao planear uma rotação de culturas ou ao escolher a ordem de plantação, seleccione as cultivares de vegetais que melhor se adaptam.

Isso significa normalmente que cumprem o seguinte:

  1. Não competir para os mesmos recursos e têm necessidades nutricionais diferentes.
  2. Uma planta companheira tem capacidades benéficas activas tais como repelir pragas, atrair insectos benéficos, enriquecer o solo ou fornecer cobertura ou apoio físico ao solo.
  3. Também ajuda se as plantas companheiras das abobrinhas têm um sabor perfeito em pratos de massa caseiros e saladas de jardim. Mas isso é apenas um bónus não relacionado!

Selecionar o correto pares de espécies hortícolas para plantar em conjunto pode resultar em maiores rendimentos, maior saúde das plantas, menos pragas e uma menor utilização de pesticidas.

Por outro lado, algumas plantas não podem ser amigas porque não se dão bem. A principal razão para esta hostilidade bioquímica é o facto de competirem pelos mesmos recursos - o mesmo conjunto de nutrientes no solo. Estes são plantas companheiras pobres !

Agora - vamos ver o melhor e o pior plantas companheiras de abobrinha para as vossas preciosas mudas.

As melhores plantas companheiras de abobrinha

Adoramos cultivar diversas variedades de abóbora na mesma horta. Mas certifique-se de que não superlota o seu canteiro elevado! Normalmente, damos aos nossos companheiros de abobrinha e plantas de abóbora pelo menos um metro e meio para crescerem e se esticarem. Os nossos amigos jardineiros dizem-nos que tanto espaço é um exagero. Mas - não se tiver uma cultivar de abóbora produtiva!

Muitas plantas são perfeitas para serem semeadas ao lado de abobrinhas, formando pares mutualistas e aumentando comunidades de plantas prósperas e auto-ajudantes.

No entanto, recomendamos a seguinte tríade de culturas de abobrinha que não tem comparação em termos de compatibilidade.

Zucchini BFFs - Milho e feijão

Muitas vezes chamada de As Três Irmãs, a combinação de abóbora, milho, e feijões (ou outra leguminosa trepadeira, como as ervilhas) é quase inigualável no mundo da jardinagem.

A combinação foi descoberta nos tempos antigos pelos povos indígenas da América Central, que descreveram estes três elementos como presentes dos deuses que devem ser plantadas e comidas juntas.

Porque é que esta combinação é tão bem sucedida na plantação companheira? É porque todas estas plantas têm algo a dar às suas pequenas irmandade - tanto no sentido bioquímico como no sentido físico.

Feijões (ou ervilhas) As abobrinhas e o milho, sempre esfomeados, apreciam muito este influxo de nutrientes, transformando-o em biomassa. Com a sua folhagem exuberante e espinhosa, criam uma cobertura de solo que retém a humidade para o milho sensível à seca, impede o crescimento de ervas daninhas e afasta os roedores.

Em contrapartida, o caule alto e robusto do milho torna-se uma treliça viva e sustenta as vinhas que se arrastam - o feijão e a abóbora.

Para além de fazerem favores uma à outra, são almas gémeas das plantas e vizinhas harmoniosas, na medida em que têm a mesma qualidade de solo e as mesmas necessidades de humidade.

A abóbora, o feijão e o milho são uma famosa tríade de culturas hortícolas da lenda Haudenosaunee! As três culturas crescem magnificamente juntas - e ajudam a sustentar-se mutuamente. Tanto que várias tribos nativas americanas acreditavam que este trio de jardinagem derivava dos céus. Independentemente de como ou onde estas culturas companheiras surgiram, devem ser semeadas, cultivadas e comidas em conjunto. Parece-nos bem!

Alho - Repelente de insectos

O alho e a curgete são excelentes plantas companheiras!

Alho Uma vez que o seu hábito de crescimento e as suas necessidades nutricionais são diferentes das da abóbora, não competem entre si.

No entanto, para além da mera tolerância, o alho tem algo a trazer para o campo. Rico em compostos de enxofre A planta repele com sucesso insectos como os pulgões.

Tomates e abobrinhas como plantas companheiras

Os tomates e as abobrinhas crescem bem juntos - mas não se ajudam exatamente um ao outro!

O tomate deve estar a perguntar-se porque é que foi deixada de fora do arranjo original das três irmãs que discutimos anteriormente, considerando que vem da mesma área geográfica e é perfeitamente compatível com várias cultivares de abóbora.

Embora possamos adivinhar as razões (o mais provável é que o tomate precise de muito mais luz do que a plantação de milho pode proporcionar, além de partilharem a mesma praga, o que pode ser desastroso), os tomateiros e as aboborinhas são bons companheiros.

O tomate vingativo convidou as flores de borragem para o ajudarem a fazer a sua irmandade com as plantas de curgete. E normalmente corre com sucesso. Falaremos mais sobre o papel das borragem plantas mais tarde.

Apesar de ambas serem essencialmente trepadeiras, o tomate é normalmente enraizado e as plantas de curgete crescem no solo. As trepadeiras de curgete que cobrem o solo ajudam a evitar a evaporação, ou seja, impedem que o solo seque e ajudam o tomate a persistir no calor do verão.

Mas - tenha cuidado para garantir um sustento suficiente, uma vez que ambas as plantas podem ser ávidas de recursos.

A razão pela qual o tomate é excluído das listas de plantas companheiras de abobrinha é que, mesmo que se dêem bem, a planta de abobrinha e o tomate não se ajudam demasiado uns aos outros Para antropomorfizar um pouco - são vizinhos simpáticos, mas pouco participativos.

Os tomates e as abobrinhas crescem maravilhosamente juntos! O truque é dar aos seus tomates muito espaço para crescerem. Algumas cultivares de tomate se estendem por 25 pés! Seus tomates indeterminados precisam de muito espaço. E - também descobrimos que as abobrinhas amadurecem um pouco mais rápido do que a maioria das cultivares de tomate. As abobrinhas terminam em cerca de 50 a 55 dias. Mas sua colheita de tomate pode levar alguns meses - ou mais.

Companheiros de flores

Vários tipos de plantas com flores decorativas são companheiros ideais para uma comunidade centrada nas abobrinhas.

Apesar de serem vistosas, as flores de abóbora não são muito perfumadas, pelo que, por vezes, têm problemas com a atração de polinizadores No entanto, outras flores que crescem nas proximidades podem ajudar - é por isso que a combinação de flores com abóboras e pepinos é uma tradição de longa data.

A utilização destas plantas nos limites do seu território de abóboras traz benefícios inegáveis.

Chagas

Chagas é um sistema fiável cultura armadilha ou um planta de sacrifício - é utilizada para atrair pragas desagradáveis, como os pulgões, que adoram a capuchinha, pelo que podem deixar em paz as suas plantas desejáveis. Além disso, repele a broca da videira da abóbora e tem um aspeto deslumbrante - como um primo bebé e bonito da curgete.

Malmequeres

Malmequeres são conhecidos por repelir várias pragas subterrâneas, nomeadamente os nemátodos. Além disso, também capturam os pulgões e têm um aspeto bonito.

Veja também: 15 raças raras de patos (que o farão grasnar de espanto!)

Borragem

Como planta companheira, borragem O facto de florescer continuamente até ao inverno é uma grande ajuda para os vários tipos de abóboras que se encontram na sua proximidade.

Ervas companheiras

Com a sua fragrância e óleos essenciais? muitas ervas aromáticas repelem várias pragas das plantas de abóbora. Além disso, têm flores próprias, que são muitas vezes atractivas para os polinizadores! Perfeito para ajudar as flores de abobrinha a encontrar o seu cacho de abelhas e criar os frutos desejados.

Estas ervas ajudam a afastar os insectos indesejáveis:

  • Endro
  • Bálsamo de limão
  • Hortelã-pimenta
  • Oregãos
  • Salsa

Como a borragem, lavanda tem flores ricas em néctar e perfumadas que florescem no mesmo período que as flores de abobrinha e podem ajudar a atrair polinizadores para o seu jardim.

Também - uma palavra de cautela !

Embora as ervas não compitam com as abobrinhas, podem competir entre si e influenciar o aroma umas das outras. Faça o seu trabalho de casa sobre o assunto se planeia incluir várias espécies de ervas à volta do perímetro do seu canteiro de abobrinhas.

As piores plantas companheiras de abobrinha

Aqui está uma lista de plantas que os seus bebés abobrinhas não gostariam de ter por perto.

Abóboras e abóboras

As abóboras e as abóboras crescem da mesma forma que as abobrinhas, requerem muito espaço e têm fome dos mesmos nutrientes. Por isso, embora seja possível cultivar abóboras, abobrinhas e abóboras na mesma horta, estas requerem muito espaço no solo!

Não há problema em cultivar abobrinhas juntamente com abóboras, mas existem algumas nuances no cultivo de abóboras! As abóboras gostam de se esticar horizontalmente, especialmente na última parte da fase de crescimento das abóboras. Certifique-se de que dá à sua abobrinha pelo menos alguns metros de espaço em todos os lados para que ela tenha espaço para florescer. E fique de olho nas gavinhas da videira da abóbora (não deixe que elas sufoquem as plantas mais pequenas).

Batatas

As batatas também são ávidas de nutrientes e desenvolvem uma parte vegetativa exuberante e espessa, competindo com as abobrinhas pelo espaço e pelos nutrientes. A plantação de batatas e abobrinhas nas proximidades aumenta a probabilidade de doenças - o míldio da batata e o oídio nas abobrinhas.

Pepinos

O pepino também está intimamente relacionado com as plantas de curgete e outras abóboras, pelo que as duas plantas irão competir sem qualquer benefício. As videiras do pepino também são agressivas - e as suas gavinhas irão agarrar-se às plantas vizinhas. Adoramos cultivar pepinos para fazer pickles. Mas - certifique-se de que dá espaço à sua planta de pepino para se esticar!

Beringela

Apesar de combinarem perfeitamente nos pratos, nunca se deve plantar beringela e curgete juntas. Ambas são alimentadores pesados E as plantas de curgete, como qualquer outra abóbora, têm o potencial de ofuscar a beringela com as suas folhas grandes.

Funcho

Embora o funcho atraia insectos benéficos - e aprendemos que as flores de abobrinha precisam de ajuda para atrair polinizadores - o funcho não foi feito para ser um companheiro vegetal, pois impede o crescimento das plantas vizinhas.

O guia para principiantes em horticultura

Se quiser mais dicas sobre como cultivar legumes como abobrinhas, tomates, feijões e muito mais, confira o guia para iniciantes em jardinagem de legumes! É um dos nossos cursos sob demanda favoritos, ministrado por Rick Stone O curso contém mais de 24 aulas em vídeo e é perfeito para novos horticultores.

Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si.

Conclusão

Quando se estuda a plantação companheira, torna-se óbvio! A Mãe Natureza criou aliados naturais entre as plantas - então porque não usar esta camaradagem vegetal em nosso benefício, para a felicidade de todos?

Felizmente, as abobrinhas têm numerosas companheiras possíveis que as protegerão, aumentarão o seu rendimento e tornarão o seu jardim ainda mais bonito.

Espero que esta lista de plantas companheiras de abobrinha Escolha sabiamente, e será recompensado abundantemente!

Diga-nos como correu a sua horta de abobrinhas!

E - qual é o seu companheiro de abobrinha favorito?

(Ou - talvez tenha histórias de terror com abobrinhas para partilhar connosco. Por favor, diga-nos!)

Obrigado pela leitura.

Tenha um ótimo dia!

Continue a ler!

Partilhar o amor!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.