15 melhores plantas para cestos suspensos à sombra

William Mason 17-08-2023
William Mason

Se vive numa zona sombria ou arborizada como eu, pode perguntar-se quais são as melhores plantas para cestos suspensos à sombra. Felizmente, há imensas plantas maravilhosas por onde escolher que se desenvolvem longe da luz direta do sol, incluindo lindas flores para cestos suspensos à sombra.

Estas opções vão desde o delicado tomilho rasteiro até aos vistosos corações sangrentos e caládios tropicais.

15 Impressionantes Melhores Plantas para Cestos Suspensos à Sombra

Se não sabe por onde começar, não se preocupe, eu dou-lhe cobertura! Partilho as minhas 15 plantas de sombra favoritas para cestos suspensos e flores de cestos suspensos para sombra.

Parece-lhe bem?

Vamos começar!

1) Begónias (Begonia x semperflorens-cultorum)

As begónias são uma planta de sombra clássica com flores amarelas de cortar a respiração. (Também existem noutras cores - como o laranja, o rosa, o amarelo e o vermelho.) Adoramos cultivar begónias em cestos porque são a planta perfeita para não dar trabalho. Não se importam de crescer ao sol. Mas lemos de várias fontes que vários cultivares de begónias adoram a sombra.

Uma das favoritas de longa data para os jardins à sombra, as begónias estão disponíveis numa variedade interminável de cores espectaculares e crescem lindamente como flores de cestos suspensos para a sombra.

Muitas cultivares de begónias crescem num padrão arqueado que se adapta perfeitamente a cestos suspensos. Toleram muito bem locais parcialmente sombreados. E várias variedades de begónias florescem durante todo o verão.

Esta linda begónia branca dupla é uma das minhas preferidas!

2) Fetos (Pteridophyta)

A maioria dos fetos que cultivamos são plantas mais arbustivas com uma ampla folhagem verde. O termo fetos refere-se geralmente a Woodsiaceae ou Aspleniaceae. Nenhum deles produz flores. Mas - não deixam de animar a sua casa e são famosos por serem fáceis de cultivar em cestos suspensos. Também confirmámos de várias fontes que os fetos preferem crescer à sombra. Apesar de não produzirem flores bonitas, os fetos são perfeitos para encherplantas para o seu escritório, pátio, deck ou alpendre. (E - não se importam com climas mais frios).

Os fetos crescem por toda a minha floresta e eu adoro-os. São plantas deslumbrantes que não florescem. A sua prevalência no meu bosque faz-me sentir como se estivesse a passear pelo Parque Jurássico. (Não sei a sua opinião sobre dinossauros, mas isso é certamente uma vantagem para mim!)

Os fetos crescem alegremente em plena sombra, e eu transplantei alguns da minha floresta para cestos suspensos no alpendre da minha cabana. Tenho algumas variedades a crescer na floresta, mas as minhas favoritas para envasar nos meus cestos são os fetos de Boston:

3) Lírios de sapo (Tricyrtis formosana)

Os lírios sapo são as plantas perfeitas para os cestos suspensos à sombra durante o outono. Florescem de setembro a princípios de outubro e produzem flores coloridas com pintas cor-de-rosa e brancas. Os lírios sapo são plantas minúsculas! As suas flores são difíceis de notar à distância - por isso, plante-as perto. Como são pequenas e adoram a sombra, também são excelentes culturas de cobertura do solo.

Se gosta de flores extravagantes e únicas, não procure mais do que o lírio sapo como flores para cestos suspensos à sombra. Estas pequenas belezas são verdadeiros lírios e produzem flores coloridas e vistosas em forma de sino ou estrela.

Desenvolvem-se bem à sombra e em solos húmidos e bem drenados.

4. corações sangrentos (Dicentra spectabilis)

Os corações sangrentos são plantas tremendamente frondosas com belas cores brilhantes. Já vimos cultivares de corações sangrentos com flores brancas - e flores roxas. Lemos no blogue da Wisconsin Horticulture Extension que os corações sangrentos detestam ficar encharcados e precisam de solo bem drenado. Por isso, se pendurar os seus corações sangrentos em cestos - certifique-se de que tem orifícios de drenagem adequados!

Os corações sangrentos receberam este nome devido às suas belas flores em forma de coração, sendo uma escolha fantástica para um cesto suspenso. Esta graciosa planta apresenta dezenas de hastes arqueadas e inclinadas, revestidas com as suas flores homónimas.

Estas belezas dão-se bem em sombra total ou parcial e produzem geralmente flores vermelhas, cor-de-rosa, roxas ou brancas.

5) Impatiens (Impatiens walleriana)

As impatiens são plantas perfeitas para cestos suspensos à sombra. Dão belos cestos de flores com as suas flores rosas, cor-de-rosa, roxas e brancas. Pendure as suas impatiens à sombra para obter melhores resultados! (Detestam o sol quente da tarde).

Uma planta de canteiro clássica e popular, as impatiens também brilham em cestos suspensos. Com a sua variedade de opções de cores e abundância de flores delicadas, estas gracinhas clássicas iluminam áreas sombreadas com elegância.

As impatiens preferem a sombra parcial à sombra total e, embora tolerem a sombra total, pode não ver tanta floração ou plenitude na planta. Plante-as em solo húmido e bem drenado quando o solo do jardim atingir pelo menos 60 graus Fahrenheit. Estas são uma das melhores flores para cestos suspensos à sombra!

Ler mais!

  • Como construir uma guilda de macieiras [exemplos, flores companheiras e muito mais!]
  • 12 melhores arbustos floridos para o Texas [pradarias, zonas húmidas e desertos].
  • 16 arbustos de flores amarelas para jardins exuberantes e decoração de quintais
  • 10 plantas lindas para cultivar contra uma cerca (de flores a comestíveis!)

6) Flores de macaco (Mimulus ringens)

As flores de macaco são uma beleza rara que adora sombra, com preciosas flores roxas a azuis durante o outono. Ficámos entusiasmados ao ler no blogue Tennessee Smart Yards que as flores de macaco atraem borboletas! Fazemos tudo o que podemos para apoiar os nossos polinizadores amigos - por isso estas flores de cortar a respiração ganham pontos extra.

Com as suas flores alegres e de forma interessante, os mimulus, também conhecidos como flores de macaco, são uma excelente planta perene para adicionar aos seus cestos suspensos. Estas plantas deliciosas produzem flores cor de laranja, vermelhas e amarelas salpicadas e em forma de trombeta.

Coloque as flores de macaco em sombra parcial para obter as melhores flores. A Mimulus dá-se bem em solo húmido e as plantas maduras toleram até alguns centímetros de água parada.

7) Hortelã rasteira (Meehania cordata)

A hortelã rasteira é uma outra joia que adora a sombra e que é uma excelente planta de cobertura do solo. É famosa por tolerar condições de sombra. É a cultura perfeita se quiser uma planta de enchimento adorável (e sem complicações) num cesto.

Se é como eu e adora jardins de ervas aromáticas, vai querer adicionar hortelã aos seus cestos à sombra. Cultivo-as sempre em cestos no meu alpendre, para poder facilmente arrancar alguns ramos para cozinhar e fazer chás.

A hortelã rasteira também fica linda num cesto suspenso, com as suas delicadas gavinhas de caules e pequenos folhetos. É maravilhosamente aromática, desenvolve-se em sombra parcial ou total e produz as mais belas flores roxas.

8) Hostas (Hosta spp.)

As hostas são famosas por serem fáceis de cultivar e adoram crescer à sombra! Também lemos no blogue da Iowa Extension que as hostas atraem beija-flores. Os beija-flores estão entre os nossos visitantes preferidos do jardim! São lindos e majestosos. Por isso, todas as plantas que possam ajudar a atraí-los recebem uma atenção especial da nossa parte.

Com as suas folhas largas, de um verde encantador, e as suas riscas amarelo-esbranquiçadas, as hostas proporcionam equilíbrio e serenidade contra plantas mais brilhantes e coloridas.

São campeãs em prosperar em plena sombra e florescem flores brancas ou lilases dos seus caules erectos, chamados caules. Crescem bem em sombra filtrada a plena e prosperam em solo húmido e rico em húmus.

9) Loropetalum (Loropetalum chinense)

Nós preferimos as pequenas cultivares de Loropetalum para cultivar em cestos. Têm lindas flores rosa-violáceas e uma folhagem espessa e verde-escura. Mas sabia que também existem variedades muito maiores de Loropetalum? Lemos no blogue da Mississippi Extension que algumas fazem as sebes perfeitas para paisagismo. Também mencionam que outubro é uma excelente altura para as plantar!

Um arbusto perene com variedades que exibem folhas vermelhas e púrpuras deslumbrantes, os loropétalos proporcionam elegância durante todo o ano ao seu jardim de cestos suspensos. Florescem belas flores cor-de-rosa ou vermelhas em franja desde o final do inverno até ao início da primavera. Embora possa cultivá-los como arbustos de sebe, várias variedades dão-se bem em cestos suspensos em sombra parcial.

Veja também: 6 melhores maneiras de remover ervas daninhas de grandes áreas + herbicida caseiro para matar ervas daninhas

Os loropétalos crescem melhor em solos húmidos, bem drenados e ligeiramente ácidos (4,0 a 6,5 pH). Uma vez bem estabelecidos, tendem a ser resistentes à seca e são plantas resistentes em geral. Adoro mantê-los no meu jardim de cestos para que as suas folhas de um vermelho profundo a púrpura se destaquem durante todo o ano.

10) Tomilho rasteiro (Thymus serpyllum)

Não se esqueça do tomilho rastejante! O tomilho rastejante requer mais luz solar do que as outras plantas desta lista. (A North Carolina Plant Toolbox diz que o tomilho rastejante precisa de seis horas de luz solar direta.) No entanto, o tomilho rastejante tem outros benefícios. Alguns dos melhores investigadores de jardinagem que lemos escrevem que é um suplemento adequado para relva que as abelhas adoram.

Acho sempre que as plantas rasteiras com folhas pequenas e delicadas e flores como esta planta de tomilho dão uma sensação mágica e mítica de floresta a um jardim. Esta planta tolerante à sombra é perfeita para cestos suspensos. Tem um caule bonito e delicado, semelhante a uma videira, e flores lilases suaves. Também adoro as folhas comestíveis e minúsculas!

Adoro usar o meu tomilho em chás e em pratos salgados. Acabei de encontrar alguns cogumelos de galinha do mato na minha floresta (pontuação!) e cozinhei-os com manteiga vegan, alho e ramos frescos da minha planta de tomilho - tão delicioso!

11. hera inglesa (Hedera helix)

Há duas razões pelas quais adoramos cultivar a hera inglesa em cestos. A primeira é que a hera inglesa é resistente e tolera perfeitamente a sombra parcial! Mas a hera inglesa também tem uma reputação negativa de ser invasiva. Se não for controlada, a hera inglesa pode sufocar árvores e destruir propriedades. Por isso, cultive-a e controle-a com cuidado! (Faça o que fizer - não deixe a hera inglesa crescer selvagem!)

Se pretende dar ao seu jardim um ar de casa de campo de sonho, é difícil deixar de cultivar a hera inglesa em cestos suspensos.

Uma nota sobre a hera inglesa! A hera inglesa pode sufocar outras plantas muito rapidamente, por isso certifique-se de que ficam bem contidas nos seus cestos.

12) Trepadeira (Lysimachia nummularia)

A Creeping Jenny é a melhor planta de cobertura do solo, que cresce rapidamente, mas muito rente ao solo. Se for cultivada em cestos, floresce como uma selva de verde e amarelo! A Creeping Jenny tolera a sombra como um campeão e é surpreendentemente resistente.

Com as suas vinhas grossas de folhagem verde-amarelada em forma de botão, a Jenny rasteira é uma das minhas plantas ornamentais favoritas desta lista. Funciona maravilhosamente como uma planta autónoma num cesto ou num conjunto de camadas. Pode ter dificuldades em plena sombra, por isso certifique-se de que esta beleza em cascata cresce apenas em sombra parcial.

Veja também: As cabras podem comer aveia?

Estamos a construir um celeiro com madeira recuperada e estou a planear pendurar a Jenny rasteira em cestos debaixo das janelas.

E por falar em pedra, se tiver algum muro de contenção que precise de ser embelezado com plantas rasteiras como a Jenny rasteira, consulte o nosso artigo sobre 13 plantas em cascata deslumbrantes para muros de contenção e cestos suspensos!

13) Lobélia (Loberlia erinus)

Veja estas flores roxas e azuis profundas. Lemos em algumas fontes que as flores de lobélia adoram o sol pleno. Mas algumas fontes também dizem que as cultivares de lobélia toleram sombra parcial. Também notámos a existência de infinitas variedades de lobélia que vão do azul celeste ao rosa. Cada cultivar de lobélia parece ser tão colorida quanto florífera.

As lobélias de rastos, em particular a variedade de flores azuis verdadeiras, são as favoritas para o cultivo em cestos suspensos. As suas delicadas flores azuis crescem sobre os lados do cesto, produzindo um espetáculo de cor e graciosidade.

Não toleram bem o frio, pelo que é de esperar que comecem a morrer no outono fora dos climas mediterrânicos. São lindas flores para cestos suspensos à sombra!

14) Campainhas de coral (Huecheras spp.)

As campainhas de coral são uma outra planta que adora sombra e que fica muito bem em cestos suspensos! São relativamente pequenas (menos de 30 cm) e vêm numa enorme quantidade de cores. Já vimos campainhas de coral com traços de vermelho, amarelo, castanho, verde, roxo, laranja e tudo o que está entre estes dois tons.

Outra espantosa variedade de sempre-vivas, as campainhas de coral são tolerantes à sombra e darão textura e folhagem vibrante ao seu jardim de cestos suspensos. As suas folhas são redondas e esculpidas ao longo das bordas, e a cor da folhagem muda com a estação.

As cores da folhagem variam entre o vermelho suave, o dourado, o púrpura, o verde, o pêssego e o amarelo. As cores tendem a escurecer ao longo da estação, dependendo da variedade. Assim, se procura uma planta dinâmica para adicionar à sua mistura, as campainhas de coral são uma excelente escolha.

15) Caládio (Caladium x hortulanum)

O caládio tem algumas das folhas verdes mais requintadas desta lista. Repare na folhagem verde espessa com reflexos cor-de-rosa. É a planta perfeita para pendurar em cestos à sombra. Também vimos plantas de caládio com folhas brancas e verdes espessas.

Os caládios dão um toque tropical aos jardins de cestos. Apresentam folhas grandes, listradas e salpicadas de vermelho, verde, rosa e branco. A atração desta planta é a sua folhagem vibrante, robusta e deslumbrante.

Sendo uma planta nativa dos trópicos densos da bacia do rio Amazonas, dá-se melhor com muito calor e humidade, mas com luz solar indireta.

Quais são as suas melhores plantas para cestos suspensos à sombra?

E voilà - uma lista diversificada de plantas perfeitas para um jardim de cestos suspensos à sombra ou semi-sombra! Ao escolher as suas plantas, não se esqueça de ter em conta apenas as necessidades de sombra! Considere também o tipo de solo e as necessidades de temperatura de cada planta.

Por exemplo, os caládios são um pouco mais necessitados e desenvolvem-se com muita humidade e calor, enquanto os loropétalos, sempre verdes e resistentes, são mais tolerantes ao frio e à seca.

Se encontrar uma planta nova e fascinante nesta lista, ou uma velha favorita, diga-nos nos comentários! Obrigado pela leitura e boa jardinagem!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.