Índice
É possível cultivar muitas culturas alimentares básicas, como o trigo e o açúcar, embora poucas pessoas as cultivem nas suas próprias hortas.
Talvez esteja habituado a comprar estes alimentos na loja, mas na verdade são bastante fáceis e produtivos de cultivar na sua própria horta autossuficiente!
Que bom seria não comprar a sua farinha de trigo na loja, mas cultivar e moer a sua própria farinha!
5 legumes superprodutivos para hortas auto-suficientes
1. trigo

Sobre o trigo
Todas as espécies de trigo são plantas anuais, o que é praticamente a única desvantagem do trigo: é necessário replantá-lo todos os anos. Existem várias variedades que pode escolher para cultivar numa horta autossuficiente, incluindo o trigo duro, o trigo para pão e a espelta.
Aprenda a criar uma horta de raiz no seu quintal!
Como cultivar trigo
O trigo cresce melhor em solos médios a pesados, mas não gosta de solos ácidos ou alcalinos, pelo que deve certificar-se de que o seu solo tem um pH neutro.
Cresce facilmente a partir de sementes, desde que se mantenha o solo húmido até à sua germinação. Semear aproximadamente 5g de sementes por metro quadrado, tão profundo quanto o comprimento da semente (cerca de 2-3cm).
O trigo prefere uma rega regular, não gosta particularmente de secar, embora possa suportar alguma seca quando estiver bem estabelecido. Plante as sementes em blocos para que se possam apoiar umas às outras quando estiverem altas e magras.

Como colher o trigo
Colher quando as plantas parecerem estar a "morrer", passando de amarelo a castanho dourado, com um pouco de verde nos caules. O objetivo é colhê-lo quando estiver macio por dentro, mas ainda estaladiço por fora.
Para o cortar, pode utilizar uma tesoura de uso geral, uma foice ou qualquer outra ferramenta de corte.
Uma vez cortado, faça feixes e coloque-os para cima com a cabeça do grão para cima. Certifique-se de que os mantém secos, a humidade arruinará a sua colheita. Um barracão seco ou debaixo de uma casa são bons locais, desde que a humidade seja baixa, ou pode cobri-los com uma lona de boa qualidade.
Se estiver numa zona quente e seca, será mais ou menos uma semana, mas o processo de secagem pode ser bastante rápido.
O grão deve também cair facilmente quando o sacudir. Para colher, bata os caules numa lona ou cobertor (algodão ou outro material ao qual o grão não se agarre).
Depois da colheita, dê o restolho (os talos e as folhas que sobraram) ao gado ou a outros animais, ou utilize-o como uma excelente cobertura vegetal no resto da sua horta autossuficiente.
Sabia que a jardinagem tem benefícios surpreendentes? Aposto que há alguns que não conhecia!
2) Mandioca

Sobre a mandioca
Este é um dos meus legumes perenes favoritos para cultivar numa horta autossuficiente, não só porque é super fácil de cultivar e se propaga facilmente (plantas grátis!), mas também porque é incrivelmente versátil.
A mandioca é fácil de cuidar e tem um crescimento incrivelmente rápido, atingindo 2 a 3 m de altura. Pode tornar-se caducifólia no inverno. Tem folhas bonitas, semelhantes à folhagem da pata-de-vaca, mas maiores, que formam uma copa espessa e exuberante. Os ramos são de madeira macia com muitos pedaços nodosos.
Veja também: Fumador de fogueira primitivo DIY - Como fumar carne na naturezaA mandioca produz tubérculos debaixo da terra, que podem atingir 1 m de comprimento e pesar até 6 kg. O tamanho dos tubérculos depende muito da fertilidade do solo e do clima. Quanto melhor for o solo, melhores serão os tubérculos.
Produto AmazonComo cultivar mandioca
O único inconveniente da mandioca é o facto de gostar de calor, sendo mais adequada para climas subtropicais a tropicais, embora seja possível cultivá-la em zonas mais frias se se criarem bosques e microclimas.
Não posso cultivar batatas no sítio onde vivo, é demasiado quente e, embora tenha feito uma boa colheita no inverno, prefiro muito mais os legumes perenes que posso plantar e esquecer.
A mandioca é um ótimo substituto da batata, podendo ser utilizada de forma semelhante à batata, assada, cozida, frita e até mesmo em ensopados e sopas.
Outra desvantagem é a presença de glicosídeos cianogénicos, uma toxina para nós humanos. Cozinhar garante que essas toxinas são removidas, por isso NUNCA coma mandioca sem a descascar, enxaguar e cozinhar primeiro.
É possível fazer farinha de mandioca a partir de raízes secas e utilizá-la como substituto da farinha de trigo.
Só precisa de comprar 1 planta de mandioca, são tão fáceis de propagar que é quase ridículo. Basta cortar um pedaço de caule maduro, com 10cm a 30cm de comprimento (pelo menos 3 nós), ou parti-lo.
É um péssimo conselho, mas é assim que eu faço. Parto um pedaço e depois enfio-o na terra. É claro que eu devia dizer-lhe para usar equipamento esterilizado, fazer um bom corte, depois plantá-lo com cuidado e firmar a terra à volta dele. Mas também pode simplesmente enfiá-lo...
No viveiro, quando as propagámos, marcámo-las com uma seta com um marcador permanente para nos lembrarmos do caminho para cima. Também retiro sempre a maior parte das folhas.
A mandioca cresce na maioria dos solos, desde areia a argila pesada, mas não gosta de solo encharcado, por isso certifique-se de que melhora a drenagem antes de plantar um arbusto de mandioca, ou pode plantá-lo num monte.
Também pode ser cultivada como uma sebe comestível, mas certifique-se de que não seca demasiado, pois pode deixar cair toda a sua folhagem se estiver stressada, o que significa que a sua privacidade fica arruinada.
Gosta de comida, mas não precisa dela. Gosta de água, mas continua a crescer sem ela (embora definitivamente melhor com ela, e verá menos raízes sem água).
A cobertura do solo e a cobertura morta à volta do caule também podem encorajar a formação de tubérculos, por isso, sinta-se à vontade para se esforçar!
Colheita da mandioca
Para colher a mandioca, remova a terra à volta da base e procure um tubérculo de bom tamanho. Pode colhê-lo quando tiver um tamanho decente, a partir de 15 cm.
Não é necessário desenterrar toda a planta, basta colher o que for necessário e deixar o resto crescer noutro dia.
Os tubérculos não se conservam particularmente bem, mas colocá-los no frigorífico pode ajudar a preservá-los até 2-3 semanas. As folhas também podem ser colhidas e muitos animais adoram a mandioca, incluindo o gado e as galinhas.
3. cana-de-açúcar

Sobre a cana-de-açúcar
A nossa herdade está rodeada de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) e adoro quando tem 3 metros de altura ou quando acaba de ser colhida.
Não o cultivo na nossa horta autossuficiente, porque é demasiado fácil atravessar a estrada e cortar alguns caules. O vizinho não se importa!
Também pode ter um aspeto muito bonito, semelhante ao do bambu, se estiver disposto a aparar as folhas castanhas de vez em quando.
A cana-de-açúcar pertence à família das gramíneas e pode ser tratada da mesma forma que as gramíneas. Cresce muito rapidamente até atingir 3 m de altura, por vezes até mais alto, e tem folhas compridas em forma de tira.

- Orgânico Plantas saudáveis
- 4 plantas germinadas
- Bengalas de açúcar verdes
- Cana-de-açúcar verde-amarelada
- Estas canas de açúcar têm raízes e estão prontas para serem plantadas
Como cultivar cana-de-açúcar
A cana-de-açúcar pode ser cultivada em qualquer área livre de geadas. Mais uma vez, estabeleça um bosque se tiver alguma geada, pode descobrir que cresce bem em áreas mais frias com a proteção de outras plantas.
A maneira mais fácil de obter uma planta de cana-de-açúcar é apanhar um pedaço ou um corte de caule bastante grande de uma planta estabelecida. Se houver alguma perto de si, basta desenterrar uma secção e replantá-la em casa.
Podem atingir 4 m de altura, pelo que deve pensar bem onde a plantar.
Para obter o melhor açúcar, certifique-se de que o alimenta (ele tem muita fome) e o rega regularmente. Quanto mais nutrientes, melhor será o teor de açúcar que obterá dele.
Regue-a também regularmente, mas certifique-se de que não tem as raízes sempre molhadas (em solo encharcado).
Se é agricultor de cana-de-açúcar, sabe que é sempre demasiado seco ou demasiado húmido... A cobertura vegetal vai ajudá-lo a equilibrar esta situação e não economize em composto, estrume ou outra matéria orgânica.
Colheita da cana-de-açúcar
Para obter o açúcar, é preciso espremer e secar a seiva. Para isso, é necessário um espremedor muito potente, mais parecido com uma prensa de compressão. Se não o tiver, basta partir os caules, cortá-los em pedaços e ferver até obter um xarope espesso.
É necessário um machete de cana-de-açúcar para a cortar, pois é bastante dura!

- Design inovador: actualizámos o design tradicional utilizado pelo exército dos EUA desde...
- Acabamento requintado: O seu novo Woodman's Pal tornar-se-á uma relíquia de família instantânea....
- Feito para o conforto: Concebemos o cabo da catana de sobrevivência para ter uma ergonomia perfeita...
- Qualidade superior: Os nossos artesãos utilizaram o aço de alta qualidade e elevado teor de carbono para fabricar...
- Fabricado nos EUA: Todos os nossos machetes de sobrevivência são fabricados por mestres artesãos em Lancaster...
Nos engenhos comerciais de cana-de-açúcar, os caules são lavados e esmagados, sendo depois extraído o sumo em água quente, adicionando-lhe substâncias para remover as impurezas e fervendo-o para reduzir e engrossar o sumo, que é depois seco para produzir açúcar.
A cana-de-açúcar pode ser cultivada apenas para o sumo. É incrivelmente doce, embora as crianças gostem bastante, e fica melhor com uma boa dose de sumo de limão e até com um pouco de água para o diluir.
É necessário um triturador super pesado para a cana-de-açúcar, pois as canas são muito, muito duras.

- ALTA EFICIÊNCIA: Equipado com três rolos de aço, acionados por várias engrenagens, e...
- ENTRADA GRANDE PARA USO CONVENIENTE: A entrada grande serve para cana-de-açúcar de 2" de espessura,...
- Suco de cana de açúcar sem resíduos: Com o filtro fino e a torneira de cobre, a cana de açúcar...
- FUNCIONAMENTO MANUAL: Funcionamento manual com uma polia de manivela, resistente à ferrugem, fácil de...
- SERVIÇO DECENTE: A embalagem do espremedor de cana-de-açúcar é melhorada para evitar...
Esta é uma das culturas de autossuficiência mais fáceis para a produção de açúcar ou adoçante.
4. azeite

Sobre as oliveiras
A melhor altura para plantar uma oliveira é agora, pois podem demorar 6 anos a começar a dar frutos e até 50 anos a arrancar completamente.
Como cultivar oliveiras

As azeitonas são muito resistentes, adoram o sol, não precisam de muita água e são bastante resistentes às geadas.
Crescem melhor em solos profundos com rega regular, mas é possível cultivá-las mesmo em colinas rochosas e secas.

- 🌸 oliveira auto-polinizadora vem com guia de plantação e 1 ano de fornecimento de oliveira...
- 😋 as azeitonas comestíveis frutificam no primeiro ano de plantação!
- Não é necessária fertilização para produzir azeitonas!
- Árvore altamente adaptável - ajusta-se a vários tipos de solo e clima
- ⛰️ Cresce bem na paisagem ou em vaso
- 🌳 Altura adulta 12-20 pés
As azeitonas podem ser propagadas a partir de sementes e de estacas. Se procura uma variedade específica de azeitonas, terá de obter estacas ou variedades enxertadas, uma vez que as azeitonas não se reproduzem a partir de sementes.
As plantas cultivadas a partir de estacas começarão a frutificar cedo, mas as plantas provenientes de sementes tendem a ser mais resistentes.
As azeitonas cultivadas a partir de sementes darão frutos em cerca de 10 anos e, se conseguir deitar as mãos a sementes frescas, vale a pena plantá-las algures e deixá-las fazer o seu trabalho até se tornarem produtivas.
Azeitonas de conserva
As azeitonas são colhidas em diferentes estádios de maturação.
O verdes, não maduros são muitas vezes conservados em pickles ou recheados com pimentão ou anchova, e os frutos de cor púrpura escura e profunda O óleo é extraído dos frutos maduros.
Veja também: 8 Raças de patos pretos e brancosO azeite é feito colhendo azeitonas pretas maduras, esmagando-as e depois espremendo o azeite. Esprema cada lote 3 ou 4 vezes, até que saia apenas um líquido claro. Coloque em frascos ou numa panela grande, deixe, e o azeite flutuará até ao topo.
O azeite virgem extra é obtido a partir da primeira prensagem a frio e as azeitonas são colhidas no prazo de 72 horas após a transformação. A segunda prensagem dá origem a azeites virgens finos.

- Uma nova teoria Bom artigo para poupar a sua mão e tempo - Pode ajudá-lo a espremer o sumo de...
- Seguro e saudável - Feito à mão, mais saudável e amigo do ambiente. Em comparação com...
- Fácil de operar e limpar - O design exclusivo da pega em T pode poupar energia, basta carregar a...
- Cortada ou ralada em pedaços pequenos - Antes de poder utilizar a prensa de fruta, a fruta...
- Utilização multifunções - Ideal para prensar frutos de casca mole para vinho caseiro...
5) Soja

Sobre a soja
Com um elevado teor de proteínas e uma óptima substituição da carne, os grãos de soja são um ótimo vegetal para cultivar em autossuficiência. Pode facilmente cultivar novos grãos de soja replantando alguns dos seus grãos de soja, assegurando um fornecimento contínuo.

- A soja é o grão de maior importância económica do mundo
- Esta variedade produz um rendimento elevado.
- Utilizado para seres humanos e animais. Para os seres humanos, quase todos os grãos de soja são processados pelo seu óleo....
- A fibra rica em proteínas que permanece após o processamento ter removido o óleo é tostada e...
- Plantação de sementes de soja: Espaçar as linhas entre 7,5 e 15 polegadas para obter o máximo rendimento de soja....
Como cultivar soja
Os grãos de soja são fáceis de cultivar e adaptam-se bem a solos húmidos. Mais uma vez, crescem melhor com alimentação e água regulares e um bom monte de cobertura vegetal.
Precisam de apoio para crescer, por isso plante-as junto a uma treliça, vedação ou outras plantas para crescerem. Crescerão até 2 pés de altura e cairão sem apoio. Pode plantá-las muito perto umas das outras (como no caso do Trigo, acima) para que se possam apoiar umas às outras, ou utilizar o método de jardinagem das Três Irmãs.
Os grãos de soja são fáceis de cultivar a partir de sementes muito semelhante a outras variedades de feijão.
Não crescem bem em clima ou solo frios, por isso espere até que o clima seja adequado e o solo esteja a cerca de 70F no mínimo para obter melhores resultados. Plante algumas sementes todas as semanas durante algumas semanas e terá um fornecimento contínuo durante meses.
Colheita da soja
Prefiro colher as vagens uma a uma, em vez de colher a planta inteira, porque muitas vezes continuam a produzir mais.
Não espere até que as vagens fiquem amarelas, a soja não terá um sabor tão agradável!
Pode fazer-se farinha de soja a partir dos grãos secos, leite de soja ou tofu. As vagens são conhecidas como edamame.
Estes são 5 legumes básicos para dar início à sua horta autossuficiente.
Os meus favoritos aqui são a mandioca e a azeitona, são tão fáceis de cultivar e incrivelmente úteis. Estou numa missão para criar uma floresta alimentar completa, e estes 5 vegetais produtivos são definitivamente algumas das plantas mais fáceis de começar.
Originalmente publicado em outubro de 2019, atualizado em setembro de 2021