7 melhores raças de ovinos de carne para a sua herdade

William Mason 03-08-2023
William Mason
Esta entrada é a parte 1 de 11 da série "Criar carne na terra".

Mmmmm - a carne de ovelha, saborosa e suculenta, é uma das melhores partes da criação em casa. Mas sabia que existem inúmeras raças de ovelhas, mas apenas algumas raças famosas de ovinos para carne É verdade.

Hoje em dia, cada vez mais proprietários rurais estão a começar a criar ovelhas, e é um empreendimento que vale a pena e poupa dinheiro. No entanto, pode ser difícil, especialmente para os novos proprietários rurais, saber quais as raças de ovelhas mais adequadas para a criação de carne.

E é isso que estamos aqui para explorar hoje - as 7 principais raças de ovinos para carne, incluindo Cheviot, Dorper, Dorset, Icelandic, Katahdin, Suffolk e Texel.

Mas antes de falarmos disso, vamos rever rapidamente alguns termos básicos sobre as ovelhas, alguns factos informativos e divertidos sobre as ovelhas e o perfil nutricional deste tipo de carne vermelha que é apreciado em todo o mundo.

Não percamos mais um segundo. É tempo de carne de ovelha!

Terminologia básica da criação de ovinos

É bom conhecer alguns dos termos habitualmente utilizados quando se fala de ovelhas, incluindo a palavra ovelha, que pode ser singular ou plural, referindo-se a toda a espécie ou a qualquer membro da mesma.

Eis alguns outros, e note-se que existem algumas diferenças e sobreposições regionais.

  • Ovelha Ovelha: Qualquer ovelha que possa produzir descendência.
  • Gimmer (aka theave ): Uma ovelha jovem que ainda não teve um cordeiro.
  • Hogget (aka porco , porco ): ovelha adolescente, não tosquiada, macho ou fêmea, tipicamente entre os 9 e os 18 meses de idade, até ter cortado pelo menos dois dentes. Os nomes alternativos incluem teg e pele de carneiro .
  • Cordeiro Ovino: Ovino com menos de um ano de idade.
  • Carne de carneiro Carne de ovelhas mais velhas: carne de ovelhas mais velhas.
  • Carneiro Ovino: Ovino macho que não foi castrado.
  • Shornie Ovino: Uma ovelha que acabou de ser tosquiada (tosquiada).
  • Escorregar Borrego recém-nascido ou muito jovem
  • Springer Ovelha prenha pronta a parir: Uma ovelha prenha pronta a parir.
  • Veado Ovino: Ovino macho que é castrado quando atinge os seis meses de idade.
  • Loja Ovelha de carne: Ovelha de corpo magro comprada para engorda e revenda.
  • Weaner Ovelha jovem que foi desmamada da sua mãe.
  • Éter Bovino: Ovino ou caprino macho castrado.

Muito bem, agora já todos sabemos!

E, como bónus, apresento a definição de batatas fritas de borrego:

São testículos de carneiro quando utilizados em receitas.

Delicioso?

Nunca experimentei comer batatas fritas de borrego - e provavelmente vou continuar assim!

Agora que já conhecemos alguns dos termos mais comuns da criação de ovelhas, vamos rever rapidamente alguns factos educativos e divertidos sobre as ovelhas.

Aqui vamos nós!

Aqui pode ver um belo exemplar de uma raça de ovelha para carne. É uma ovelha Suffolk! As ovelhas Suffolk são facilmente uma das nossas raças de ovelhas para carne favoritas. Mas há muitas outras a considerar - como as ovelhas Cheviot, Dorper e Islandesas. E embora qualquer uma das ovelhas da nossa lista seja excelente para carne - algumas têm prós e contras notáveis.mais pormenorizado.

Factos rápidos e divertidos sobre as ovelhas

As ovelhas pertencem à mesma família de animais que os bois almiscarados, as cabras, os bovinos e os antílopes. São todos ungulados de dedos pares, o que significa que têm cascos fendidos de 2 dedos.

Agora, mais alguns factos interessantes sobre as ovelhas!

  1. As ovelhas são um dos primeiros tipos de animais a serem domesticados e continuam a ser criadas em todo o mundo. Os primeiros esforços de criação de ovelhas de que há registo ocorreram na Ásia Central e no Médio Oriente.
  2. Tal como os bovinos, as ovelhas são ruminantes, o que significa que têm estômagos com várias câmaras. Além disso, quase todas as raças de ovelhas desenvolvem chifres enrolados devido à queratina, uma substância insolúvel à base de proteínas, o mesmo material que compõe as unhas humanas.
  3. Os cordeiros bebés podem andar imediatamente, poucos minutos após o nascimento, mas continuam a precisar da mãe durante cerca de meio ano. Depois de desmamados, por volta dos quatro a seis meses, atingem normalmente a maturidade sexual dentro de mais meio ano. No entanto, dependendo da espécie, alguns demoram até cinco anos a atingir a maturidade sexual.
  4. Estima-se que existam centenas de raças do género biológico das ovelhas domésticas, Ovis aries. A melhor estimativa que encontrámos diz que existem provavelmente mais de 900 raças de ovelhas em todo o mundo.
  5. As ovelhas são criaturas sociais, mas normalmente só gostam de conviver com o seu género e não com a população ovina em geral. As ovelhas machos juntam-se em rebanhos de solteiros e os grupos de fêmeas são chamados rebanhos de criadeiras.

Vê? Rápido, informativo e divertido - tal como prometi!

Agora, antes de analisarmos as principais raças de ovinos para carne, vamos rever rapidamente o perfil nutricional desta deliciosa e exótica carne vermelha.

Perfil nutricional da carne de ovino

A Healthline afirma que uma porção de 3,5 onças de carne de ovelha contém aproximadamente:

  • 26 gramas de proteína
  • 17 gramas de gordura
  • 260 calorias
  • 60% de água

A carne de ovino não contém hidratos de carbono, açúcar ou fibras, mas contém vitamina B3 (niacina), vitamina B12 (cobalamina), ferro, fósforo, selénio e zinco.

Nutritivo e delicioso!

Conseguimos. Chegou a hora.

E agora, 7 das principais raças de ovinos para carne.

Prepare as suas receitas favoritas de ovelhas.

Uau!

Antes de analisarmos as melhores raças de carne de ovelha, gostaríamos de partilhar algumas das nossas receitas favoritas de borrego e carneiro! Começaremos com uma saborosa receita de cachorro-quente de borrego, perfeita para os churrascos de verão. Também o encorajamos a experimentar esta receita de assado de borrego com vinagrete de menta fresca. E, finalmente, encorajamo-lo a considerar esta receita de guisado de carneiro de fazer crescer água na boca para um deleite suculento.

As 7 melhores raças de ovinos para carne

Embora qualquer raça de ovelha sirva para a produção de carne, algumas variedades produzem uma carne mais saborosa e com uma textura superior. A nível mundial, as ovelhas Suffolk são provavelmente a raça mais popular para a produção de carne. No entanto, as raças de pelo como a Dorper e a Katahdin são também surpreendentemente populares.

Em geral, as melhores raças de ovinos de carne para criar na sua herdade são as que não requerem muitos cuidados humanos, atingem a maturidade rapidamente, têm uma genética forte e são resistentes a doenças, crescem em grande escala e desenvolvem carne de alta qualidade e com bom sabor. Parece bastante óbvio, certo?

As sete raças de ovinos que iremos abordar hoje são

  1. Cheviot
  2. Dorper
  3. Dorsal
  4. islandês
  5. Katahdin
  6. Suffolk
  7. Texel

Naturalmente, a escolha da melhor raça de ovinos para a produção de carne é muito subjectiva. Alguns factores que afectam o sabor final da carne de ovino incluem a localização, a dieta, o nível de exercício e a idade no momento do abate.

E, claro, cada pessoa tem receptores gustativos diferentes, o que significa que cada um terá as suas preferências sobre qual a melhor raça de ovelha para carne.

Veja também: A gordura do bacon estraga-se? Sim, mas aqui está como mantê-la boa

Muito bem - chegou a altura de conhecermos algumas das melhores raças de ovelhas para uma carne saborosa!

1. ovelhas Cheviot

Vamos começar a nossa lista das melhores raças de carne de ovelha com uma das nossas principais escolhas: a ovelha Cheviot! As ovelhas Cheviot têm uma carne excecional e a sua lã também é excelente. As ovelhas Cheviot também são famosamente resistentes. E são tremendamente antigas - a sua história remonta ao início de 1372. A Wikipédia afirma que a origem da raça Cheviot está ligada a Ovelha espanhola naufragada que resistiram e nadaram até à costa. Não há nada mais resistente do que isso. São os derradeiros sobreviventes!
Descrição: Raça elegante que é também muito ativa e alerta.
Utilizações: Carne e lã.
Peso do carneiro: Entre 165 e 200 libras.
Peso da ovelha: 125 a 160 libras.
Sociedade: Sociedade Americana de Ovinos Cheviot
Perfil da ovelha Cheviot

Oriundas do norte de Inglaterra, as ovelhas Cheviot são uma raça resistente e não são estranhas ao frio, à humidade e a outras condições climatéricas adversas, o que as torna uma escolha popular para os criadores de gado em climas frios.

Ao longo do tempo, estas ovelhas resilientes evoluíram para animais fortes e resistentes que requerem pouca intervenção humana ou alimentação suplementar. São excelentes forrageadoras e até se dão muito bem em pastagens de má qualidade. E o seu corpo atarracado e curto permite-lhes manobrar em terrenos rochosos e acidentados.

A carne de ovelha Cheviot tem um sabor suave, com um sabor agradável, mas ligeiramente almiscarado, devido ao seu teor de lanolina. As ovelhas Cheviot atingem entre 120 e 160 libras, enquanto os carneiros atingem cerca de 200 libras.

2. ovelhas Dorper

Se vive num ambiente difícil, então considere criar ovelhas Dorper. As ovelhas Dorper são famosamente resistentes e adaptam-se a muitos climas e ambientes. E vai reparar que estas ovelhas Dorper têm pelo preto na cara. Mas nem todas as ovelhas Dorper o têm! Há Dorpers de cabeça branca e Dorpers de cabeça preta também. Ambas as variedades são famosas pela sua carne de carneiro saborosa e apetitosa.
Descrição: Raça sem cornos e fértil, com cabeça preta ou branca.
Utilizações: Principalmente carne de carneiro.
Peso do carneiro: 190 a 250 libras.
Peso da ovelha: 125 a 160 libras.
Sociedade: Sociedade Americana de Criadores de Ovinos Dorper
Perfil da ovelha Dorper

As ovelhas Dorper são originárias da África do Sul e, tal como as Cheviot, suportam condições climatéricas tremendamente desagradáveis. As ovelhas com pelo, como as Dorper e as Katahdin, não produzem lanolina, a substância cerosa e malcheirosa que se encontra na lã das ovelhas de outras raças de lã. Em concentrações suficientemente elevadas, a lanolina pode afetar o sabor da carne, tornando-a mais carnuda - e menos lambida.

Para além do seu sabor suave, a carne de ovelha Dorper é tenra. Devido à falta de lanolina na carne Dorper, é preferida em todo o mundo como cordeiro e carneiro. Os cordeiros Dorper também crescem rapidamente, atingindo cerca de 80 libras em três a quatro meses. Além disso, a sua relação carne/osso é tremendamente boa, o que significa que terá um desperdício mínimo ao criar ovelhas Dorper.

3. ovelhas Dorset

Aqui vê-se uma ovelha Poll Dorset adulta acompanhada por dois belos cordeiros. As ovelhas Dorset são uma raça excelente, famosa pela sua qualidade superior da carne. Devemos também notar que existem várias variedades de Dorset - incluindo Dorsets Polacos Modificados, Dorset Downs, Dorset Horns, Poll Dorsets e Polled Dorsets. (Há uma diferença entre os Poll Dorsets e os Polled Dorsets. Não é um erro de digitação!)
Descrição: Ovelha grande com patas cobertas de lã preta.
Utilizações: Principalmente carne - mas também lã e leite.
Peso do carneiro: 230 a 270 libras.
Peso da ovelha: 160 a 200 libras.
Sociedade: Associação de Criadores de Ovinos Dorset Horn e Poll Dorset
Perfil dos ovinos Dorset

As ovelhas Dorset são famosas em todo o mundo por serem excelentes produtoras de carne, sendo facilmente uma das raças de ovelhas para carne mais comuns nos EUA. São também excelentes para a produção de leite e lã, o que faz desta raça de dupla finalidade uma boa escolha para os criadores de gado que se iniciam na criação de ovelhas e precisam de ganhar uma experiência de criação mais abrangente.

Originários da Inglaterra do século XIX, os Dorsets são populares porque amadurecem rapidamente e não se importam de se reproduzir durante todo o ano. Além disso, crescem magros e musculados, o que significa que a sua carne é rica em proteínas. No entanto, tem um teor de gordura suficiente para criar uma textura suculenta e tenra. É ligeiramente carnuda e é considerada por muitos como a melhor carne de ovelha em termos de sabor e qualidade combinados.

As ovelhas Dorset produzem normalmente até três cordeiros por ano, em comparação com a média de todas as raças domésticas, que é de apenas 1,3 por ano. As Dorset são também ligeiramente mais robustas do que as Dorpers, com os carneiros a atingirem 275 libras ou mais e as ovelhas a atingirem normalmente 200 libras.

O talhante doméstico

Aqui está um excelente recurso para qualquer agricultor que processe carne caseira. É o The Home Butcher, de James O. Fraioli O livro ensina técnicas práticas de abate de bovinos, ovinos, cordeiros, caprinos, galinhas, aves, coelhos, veados e outros animais de caça em casa. Contém também 75 receitas saborosas, ideais para qualquer agricultor ou pecuarista que aspire a cozinhar comida caseira suculenta e deliciosa.

Obter mais informações 07/21/2023 08:20 am GMT

4. ovelhas islandesas

Aqui está uma das nossas raças de ovelhas favoritas: a poderosa ovelha islandesa! A maior parte das ovelhas islandesas que vimos têm chifres. No entanto, existem indivíduos sem chifres (tanto machos como fêmeas). Avisamos que, embora as ovelhas islandesas sejam resistentes e resistentes, também são extremamente individualistas, activas e atentas. (Não se surpreenda se elas se aventurarem sozinhas e evitarem o rebanho).são forrageadores e conseguem encontrar alimento nas pastagens mais deficientes, o que os torna ideais se as suas culturas forrageiras não forem necessariamente as melhores.
Descrição: Ovinos de tamanho médio, individualistas, geralmente com chifres - mas nem sempre.
Utilizações: Carne e, por vezes, lã.
Peso do carneiro: Cerca de 90 quilos.
Peso da ovelha: Cerca de 150 libras.
Sociedade: Criadores de ovinos islandeses da América do Norte
Perfil das ovelhas islandesas

Uma das raças de ovelhas mais populares, as ovelhas islandesas são animais resistentes, capazes de encontrar a nutrição de que necessitam mesmo nos cenários de terreno mais escasso.

Além disso, após séculos de vida no coração do clima islandês, estas ovelhas resistentes atingem normalmente a maturidade sexual muito mais cedo do que a maioria das outras raças, no prazo de sete meses para as ovelhas. As ovelhas islandesas crescem rapidamente, o que as torna uma escolha popular para os proprietários que pretendem criar ovelhas para carne. Na maturidade, as ovelhas pesam normalmente cerca de 150 libras, com os carneiros a pesarem em média quase 210.

A carne de ovelha islandesa é saborosa, embora um pouco magra. No entanto, o seu teor relativamente baixo de gordura não a impede de ter um sabor delicioso e uma textura tenra - pelo menos quando devidamente preparada. Quando as ovelhas islandesas são abatidas entre os quatro e os cinco meses de idade, diz-se que a carne é uma das mais delicadas e deliciosas de qualquer raça.

5. ovelhas Katahdin

As ovelhas Katahdin não são a raça de carne mais famosa, mas são notáveis por algumas razões. Em primeiro lugar, possuem um pelo bonito e fácil de manejar. São também uma raça marcadamente resistente e, uma vez que não necessitam de tosquia, requerem menos recursos do que outras raças de carne. Não são as maiores nem as mais populares, mas são perfeitas se quiser uma raça de ovelhas de porte médio e robusto, fácil de manejar e que não dê muito trabalho.para levantar e manusear.
Descrição: Excelentes animais de carne com bons instintos maternais.
Utilizações: Carne e utilidade.
Peso do carneiro: Até 250 libras.
Peso da ovelha: Cerca de 135 libras.
Sociedade: Katahdin Hair Sheep International
Perfil da ovelha Katahdin

Tal como as ovelhas Dorper, as ovelhas Katahdin não produzem lanolina, são ovelhas de pelo. A ausência de lanolina significa uma carne mais suave, delicada e tenra. As raças de pelo, como a Katahdin e a Dorper, também toleram melhor o calor excessivo do que as raças de ovelhas de lã.

As ovelhas Katahdin são um pouco pequenas, pelo menos quando comparadas com as Suffolks, mas também são flexíveis e de baixa manutenção. As Katahdins amadurecem rapidamente, estando normalmente prontas para serem levadas para o mercado ou para o talho dentro de três meses, mesmo que vivam num pasto sem muita supervisão.

Além disso, as ovelhas Katahdin têm uma imunidade natural superior a infecções parasitárias. A imunidade é importante porque minimiza a necessidade de cuidados veterinários. O borrego e o carneiro Katahdin são suaves, não são de caça. E apesar de não terem um elevado teor de gordura, a carne magra é tenra e suculenta quando cozinhada com cuidado.

6) Ovelhas Suffolk

Aqui estão algumas ovelhas de carne de grande porte. A poderosa ovelha Suffolk! As ovelhas Suffolk têm a cara, as patas e as pernas pretas - e também irá reparar que não têm chifres. As ovelhas Suffolk são uma das raças de carne mais difundidas - suspeitamos que a sua popularidade se deve à sua carne deliciosa, que tem um excelente sabor e textura.para que haja muita carne para partilhar.
Descrição: Raça ovina tremendamente poderosa e pesada.
Utilizações: Principalmente carne, mas alguma lã e lacticínios.
Peso do carneiro: Até 350 libras.
Peso da ovelha: 190 a 250 libras.
Sociedade: Associação Unida de Ovinos Suffolk
Perfil dos ovinos da raça Suffolk

A sua rápida taxa de crescimento significa que a maioria dos borregos Suffolk está pronta para ser comercializada às 12 semanas de idade, o que significa menos tempo, dinheiro e cuidados da sua parte.

Veja também: Como cortar madeira sem uma serra

Os suffolks também apresentam um excelente rácio de conversão alimentar, o que significa que pagará menos para os manter em crescimento. No entanto, necessitam de pastagens ricas para fornecer os nutrientes de que necessitam para se desenvolverem. (São grandes. E têm fome!)

Segundo várias fontes, as ovelhas Suffolk são a primeira escolha do mundo para a criação de carne. Esta raça de grande porte é uma das mais antigas, tendo tido origem no Sul de Inglaterra no início do século XIX. Atualmente, as Suffolks prosperam em todo o mundo e continuam a crescer em popularidade. São uma excelente escolha de ovelhas para carne.

7. ovelhas Texel

Terminamos a nossa lista das melhores raças de ovelhas para carne com uma joia pouco conhecida: a ovelha Texel! Dizemos que é pouco conhecida, mas isso não é necessariamente verdade. Muitos agricultores europeus, australianos e neozelandeses adoram as ovelhas Texel pela sua excelente qualidade de carcaça, carne com baixo teor de gordura e sabor soberbo. Também prevemos que as ovelhas Texel se tornarão mais proeminentes na América nas próximas décadas.
Descrição: Raça de ovinos de grande porte, com polé e de estrutura musculada.
Utilizações: Excelente carne e lã.
Peso do carneiro: Até 250 libras.
Peso da ovelha: Por volta de 175 libras.
Sociedade: Sociedade Britânica de Ovinos Texel
Perfil da ovelha Texel

As ovelhas Texel, de constituição robusta, são fortes e desenvolvem músculos pesados e de crescimento rápido. As Texel são uma das principais raças de carne a nível mundial - incluindo na Austrália, Nova Zelândia e vários países europeus.

Os Texels são conhecidos pelo seu tamanho apreciável e pela sua carne de alta qualidade, que se veste muito bem e oferece uma relação carne/osso muito elevada.

A diminuição do desperdício é complementada pela carne tenra e bem texturizada que não deixa resíduos de gordura na boca. Não é invulgar os borregos atingirem os 30 kg às 24 semanas, o que significa que pode optar por tê-los transformados em apenas seis meses.

Ler mais!

  • As 11 principais raças de ovinos miniatura e pequenas para pequenas explorações e
  • 15 melhores raças de ovelhas para lã! Roupas finas, meias e suéteres!
  • 11 lindas raças de ovelhas pretas e brancas, com fotografias!
  • Quantas ovelhas por acre se podem criar - Guia dos EUA

Como manter uma qualidade consistente da carne de ovino

A criação de ovelhas pode aumentar a sustentabilidade ambiental, reduzir as contas da loja de alimentos e fornecer uma deliciosa adição de carne vermelha à sua dieta saudável.

Independentemente da raça específica de ovinos de carne que escolher para criar, alguns factores determinarão a qualidade e o sabor da carne que produzem.

Em primeiro lugar, a carne de machos castrados tem um sabor nitidamente diferente da carne dos seus homólogos não castrados. Além disso, há uma diferença notável no sabor entre um borrego jovem e uma ovelha velha.

É por isso que muitos criadores de gado optam por abater e esquartejar os seus cordeiros entre os cinco e os oito meses de idade, o que ajuda a evitar o sabor a caça e a dureza associados à carne de ovelhas mais velhas.

O sabor e a qualidade da carne que as ovelhas produzem dependem da sua dieta, da quantidade de exercício, da disponibilidade de água potável e da genética. (O mesmo se aplica a qualquer animal!)

É por isso que muitos criadores de ovelhas experientes determinam a idade em que vão abater os seus cordeiros e mantêm-se fiéis a essa regra, o que, ao longo do tempo, ajuda a desenvolver um sabor e uma textura consistentes na sua carne.

Conclusão

Aprendemos sobre sete raças de ovelhas de carne conhecidas pelo seu sabor delicioso e textura sedutora.

Muito obrigado pela leitura de hoje e espero que tenha achado a informação valiosa. Desejo-lhe muita sorte nos seus esforços de criação de gado e de ovelhas.

Meu, centenas de raças de ovelhas, mais outras tantas raças selvagens, são muitas ovelhas!

Melhores raças de carne de ovino - Recursos, guias e trabalhos citados

  • Raças de ovinos mais adequadas para climas quentes e áridos
  • Ovis aries muflão
  • Nutrição do borrego
  • Factos sobre as ovelhas
  • Queratina
  • Introdução às raças de ovinos

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.