9 insectos que se parecem com tesourinhas

William Mason 12-10-2023
William Mason
Esta entrada é a parte 1 de 3 da série Bug Look-a-Likes

Podemos pensar em alguns insectos que se parecem com as tesourinhas - apesar de as tesourinhas serem um inseto vulgarmente conhecido pela sua aparência distinta. As duas pinças curvas que sobressaem do seu abdómen tornam-nas um pouco únicas entre outros insectos e aracnídeos.

Dito isto, alguns insectos parecem praticamente idênticos Os insectos com pinças ou estruturas semelhantes a pinças, corpos alongados, antenas segmentadas e outras características tornam difícil distingui-los das tesourinhas.

São vários, mas vou apresentar-lhe nove insectos que se parecem com as tesourinhas, as suas características e como diferenciá-los das tesourinhas.

Parece-lhe bem?

Então vamos continuar.

O que são as tesourinhas?

Sabemos que as tesourinhas têm um aspeto ameaçador e que as suas pinças são sinistras. Mas a realidade é que as tesourinhas são relativamente inofensivas. Não picam e, nos raros casos em que beliscam os dedos, não há motivo para preocupação, uma vez que não possuem veneno. Mas e os seus sósias? São igualmente inócuos? Bem, vamos examinar vários insectos que se parecem com as tesourinhas e vamos discutir comopara os identificar e identificar as suas nuances peculiares.

As tesourinhas são insectos que pertencem a uma espécie específica de ordem dos insectos Dermaptera O nome latino significa asas de couro .

O que os torna conhecidos entre os criadores de gado comuns não são as suas asas específicas, mas sim as pinças na sua extremidade traseira - estruturas semelhantes a pinças com um objetivo defensivo.

Aqui estão dez factos sobre as orelhas para os conhecer melhor!

  • As tesourinhas têm um cor vermelho-acastanhada e corpos esguios com cabeças visivelmente separadas.
  • A espécie mais comum de tesourinha é a tesourinha europeia, Forficula auricularia. Originária da Europa, de partes da Ásia e do Norte de África, foi disseminada para outras regiões temperadas - América do Norte, Austrália e Nova Zelândia, provavelmente através do transporte de culturas.
  • Como já foi dito, as tesourinhas têm estruturas longas, semelhantes a pinças, cientificamente designadas por cercos Os cercos das tesourinhas são membros modificados e servem para defesa - Uma tesourinha perturbada levanta muitas vezes o traseiro e estende as pinças.
  • Embora possa parecer ineficaz, as tesourinhas têm a sua armas na parte de trás e não na parte da frente do corpo, porque assim é mais fácil espremê-los em passagens estreitas e túneis subterrâneos.
  • As tesourinhas vivem em microhabitats frescos, húmidos e escuros, tais como chão de floresta, debaixo de pedras e cascas de árvores e em folhas molhadas Encontram-se habitualmente em jardins (por exemplo, debaixo de vasos) e em pomares tradicionais. Também gostam de se aconchegar em maçãs caídas e meio podres. Podem ser atraídas pelas luzes do alpendre e das casas durante a noite, entrando assim em casas térreas. As tesourinhas também gostam de se abrigar em caves e armazéns de fruta.
  • As tesourinhas comem todo o tipo de matéria vegetal em decomposição, abundante no seu habitat, mas também comem oportunisticamente outros artrópodes mais pequenos e os seus restos.
  • Embora os seus hábitos alimentares variáveis possam causar alguns danos às culturas, as tesourinhas europeias não são pragas típicas de jardim e não requerem controlo de pragas. Muitos agricultores e jardineiros consideram-nas um incómodo, uma vez que gostam de se esconder entre frutos e legumes armazenados. Podem também ser insectos benéficos, uma vez que comem pequenas pragas comuns de jardim. Outras espécies nativas de tesourinhas não são significativas do ponto de vista agrícola.
  • As tesourinhas apresentam cuidados parentais extensivos - uma coisa rara no mundo dos insectos. as fêmeas guardam os ovos, protegê-los de intrusos e limpá-los de agentes patogénicos.
  • Para além da já cosmopolita pernilonga europeia, algumas das 2000 espécies de pernilongos incluem Bicho da costa ou Bicho-da-farinha ( Labidura riparia cosmopolita), o Bicho-da-índia de manchas amarelas ( Vostox brunneipennis (América), e o Orelha da praia ( Anisolabis littorea, Austrália e Nova Zelândia).
  • Duas espécies exóticas de tesourinhas do género Arixeina são parasitas de morcegos. Arixenia esau raspa a camada superior da pele do morcego buldogue nu asiático sem pelo ( Cheiromeles torquatus ) - mas também come o seu cocó (que vida!).
Por isso, partilhamos um vídeo ilustrativo da PBS Studios e da Deep Look, que examina as pinças das tesourinhas com muito mais pormenor. Admitimos que as pinças têm um aspeto assustador, mas é provável que tenha menos medo quando souber mais sobre a sua verdadeira natureza.

As tesourinhas são perigosas?

Como o seu nome sugere, as tesourinhas são mais conhecidas pela superstição popular europeia de que estes insectos se aproximam de uma pessoa adormecida e desprevenida e rastejam para dentro do ouvido, entrando no canal auditivo e mastigando ou cortando o tímpano. Nas versões mais horrendas da história, as tesourinhas chegam a comer o cérebro das vítimas ou a entrar no cérebro, causando insanidade.

Será que estas histórias são verdadeiras? Será que as tesourinhas entram no ouvido? Pior ainda - será que as tesourinhas mordem o ouvido?

A resposta simples é que o mito não é verdadeiro. Depois de pesquisarmos durante dias, não encontrámos nenhum caso documentado de pernilongos a penetrar no canal auditivo interno, muito menos a comer o tímpano e o cérebro.

Ainda assim, pernilongos pode entrar acidentalmente nos ouvidos humanos Em nenhum destes casos houve qualquer dano no ouvido ou na audição do paciente. No entanto, estes eventos são tremendamente raros - pode dizer-se que se trata de um acidente bizarro - pelo que não há razão para temer as tesourinhas na nossa vida quotidiana.

9 insectos que se parecem com tesourinhas (mas não são) - A nossa lista oficial

Agora que sabemos o que são as tesourinhas e o seu aspeto, devemos examinar alguns dos insectos mais famosos que se parecem com as tesourinhas.

Preparado?

Vamos começar!

1. escaravelhos da rocha

Aqui está um inseto que é fácil de confundir com as tesourinhas adultas - e, sem dúvida, o inseto mais frequentemente confundido com as tesourinhas em geral. O escaravelho! Os escaravelhos são insectos alongados que têm um aspeto semelhante ao das tesourinhas - com um tamanho de corpo comparável. Mas lembramos que nem todos os escaravelhos são iguais - e existem 4.000 espécies surpreendentes na sua família. Alguns proprietários consideram-nos valiososuma vez que caçam e adoram comer larvas.

Aqui estão os meus sósias favoritos das tesourinhas - e os mais persuasivos.

Os escaravelhos (Staphylinidae) são um grupo de insectos rápidos e esguios que dificilmente se parecem com escaravelhos. Não se parecem com escaravelhos porque os seus élitros (asas exteriores ou coberturas das asas) são curtos, com as asas firmemente dobradas por baixo - como um para-quedas.

E quem mais tem um par de asas externas encurtadas e um corpo alongado? Sim, as tesourinhas.

Veja também: Como cultivar plantas em vasos de vidro

Entre dezenas de milhares de espécies de escaravelhos, o Cavalo de diligência do diabo ( Staphylinus olens ) Este grande predador negro caça outros invertebrados durante a noite e descansa debaixo de folhas e pedras durante o dia.

Um dos seus movimentos característicos é que, quando se sente ameaçado, este estafilinídeo levanta a parte de trás do seu abdómen para o ar - mais uma vez, semelhante às tesourinhas. No entanto, também pode pulverizar uma substância malcheirosa no adversário - algo que as tesourinhas não conseguem fazer.

Mas, pormenores à parte, os dois grupos de insectos continuam a ser diferentes: para além de ecologias e estilos de vida completamente distintos, as diferenças físicas permitem diferenciar facilmente estes escaravelhos das tesourinhas.

Por exemplo, os escaravelhos não têm pinças na parte de trás, mas as espécies maiores têm mandíbulas em forma de pinça na parte da frente. Além disso, a cor preta do cavalo da carruagem do diabo não é visível nas tesourinhas castanhas escuras ou castanhas claras.

2. peixe-prata

Aqui estão algumas pragas domésticas indesejáveis, conhecidas por se parecerem com a tesourinha comum. Estamos a falar do peixe-prata. Como muitas pragas domésticas, o peixe-prata rouba grãos de cereais, alimentos secos, açúcar e farinha armazenados dentro dos armários da cozinha. Mas, ao contrário da maioria das outras pragas de insectos, também adora comer celulose! Por outras palavras - comem livros velhos, lençóis, algodão, documentos, cola e até(Também encontrámos um registo fóssil de um inseto insanamente antigo, alegadamente com mais de 380 milhões de anos, que se assemelha a um peixe prateado).

Peixe-prata são insectos antigos - e os nossos companheiros de quarto (ou de casa de banho).

Estes insectos brilhantes e sem asas pertencem à ordem primitiva Zygentoma e adoram habitar nas zonas escuras e húmidas das nossas casas, como casas de banho, cozinhas e caves.

Os peixes-prata têm uma boa razão para andar por cá. Alimentam-se de amido Por isso, podem ser pragas em museus e bibliotecas. À escala doméstica, podem causar alguns danos, mas o seu impacto é geralmente minúsculo.

Veja também: Guia de cultivo de espinafres de Okinawa - Plantação, colheita e muito mais

A forma alongada do corpo é uma das principais características que fazem lembrar uma tesourinha. As semelhanças mais superficiais são as estruturas longas e delgadas, semelhantes a pêlos (filamentos ou cercos) na parte posterior - uma caraterística distintiva de toda a ordem. Embora muito mais finos, estes filamentos podem ser confundidos com pinças de tesourinha.

A cor é uma caraterística distintiva que separa imediatamente as tesourinhas e os peixes prateados. Independentemente da tonalidade - prateada ou dourada - os peixes prateados são de cor clara, enquanto as tesourinhas são escuras. Em segundo lugar, os peixes prateados movem-se de forma errática e semelhante a um peixe; as tesourinhas movem-se de forma mais lenta e constante.

3. caudas de cerdas

Os insectos de aspeto esquisito passam a maior parte do tempo debaixo de pedras, detritos de árvores e folhas caídas. Passam a maior parte do dia escondidos e depois emergem à noite para procurar as suas fontes de alimento favoritas, como musgos, matéria orgânica e plantas mortas. Têm um aspeto assustador, mas não fazem mal aos seres humanos (muitos entusiastas da agricultura doméstica e da vida selvagem não os consideram pragas).

Os Bristletails (Archeognata) são parentes próximos dos peixes prateados - e têm um aspeto bastante semelhante. Os seus corpos são prateados, alongados e sem asas. Também têm três caudas (cerci) na parte traseira.

O que distingue os bristletails são as suas peças bucais externas muito primitivas que inspiraram o nome científico do grupo. O que também os diferencia dos peixes-prata são os seus grandes olhos e o facto de se poderem lançar no ar (como os springtails) quando em perigo.

Além disso, não se encontram em casa - são variedades de exterior. Pode encontrá-las debaixo de pedras, na folhagem da floresta ou debaixo da casca de árvore. Aí, alimentam-se de algas, líquenes e material vegetal em decomposição.

Insectos da América do Norte

Se quer identificar insectos desconhecidos que rastejam pelo seu jardim ou pela sua casa, então aqui está um excelente manual de identificação e taxonomia de insectos, o Insects Of North America Princeton Field Guide de Dr. John C. Abbott e Kendra K. Abbott O guia de campo de insectos revela todas as 783 famílias de insectos da América do Norte e inclui mais de 3.700 fotografias para uma fácil identificação.

Obter mais informações 07/21/2023 08:05 am GMT

4. centopeias

As centopeias têm muitas partes móveis e podem facilmente assustar o proprietário desprevenido! Felizmente, a maioria das centopeias em sua casa atinge apenas alguns centímetros. Quando são pequenas, são fáceis de confundir com as tesourinhas. (Descobrimos que as pernas e antenas longas das centopeias são facilmente confundidas com pinças de tesourinhas - ou cerci.) Mas nem todas as centopeias permanecem pequenas e algumas variedades podem crescer mais de 30 centímetros!não são fãs de centopeias - porque algumas espécies têm mordeduras desagradáveis - incluindo patas e presas venenosas. (Há uma grande variedade de centopeias - com mais de 3.000 espécies).

Centopeias estão relacionadas com os insectos - mas pertencem a um grupo de artrópodes separado chamado Myriapoda, juntamente com os milípedes.

As centopeias são invertebrados predadores com corpos alongados e segmentados, numerosas patas, antenas longas e um último par de patas em forma de pinça na extremidade posterior.

Embora existam muitas centopeias maciças, as espécies mais pequenas são mais comuns e podem ser confundidas com as tesourinhas devido à sua velocidade, ao par de patas que se assemelham a pinças e ao facto de se encontrarem frequentemente em locais ou micro-habitats húmidos e escuros semelhantes - por exemplo, debaixo de pedras e de folhas.

5. térmitas

As térmitas são, sem dúvida, os piores insectos que se parecem com tesourinhas. São o pior pesadelo de um proprietário de casa. E não estamos a ser dramáticos. Comem a sua casa, por amor de Deus! Também causam milhares de milhões de dólares em danos imobiliários só nos EUA - são criaturas aterradoras que eu nunca gostaria de encontrar na minha propriedade ou à sua volta.

As térmitas são insectos sociais que vivem em colónias semelhantes às das formigas (embora não sejam parentes das formigas, mas sim das baratas!). Alimentam-se de celulose, ou seja, consomem madeira, folhas, húmus e outros materiais vegetais. A sua afinidade com a madeira afecta por vezes, infelizmente, as habitações humanas.

As térmitas operárias têm corpos pálidos e ligeiramente achatados. As grandes cabeças redondas terminam com mandíbulas alongadas em forma de pinça. Estas pinças podem ser facilmente confundidas com pinças de tesourinhas. No entanto, as pinças destes dois insectos encontram-se em extremidades opostas dos seus corpos.

6. moscas Dobsonflies

Os dobsonflies são indiscutivelmente os insectos mais pesados da nossa lista. Estes insectos são enormes - e atingem quatro a cinco centímetros de comprimento. Uma coisa que irá reparar nos dobsonflies é que os machos têm mandíbulas enormes - enquanto as fêmeas têm um par muito mais pequeno. As mandíbulas dos machos parecem muito mais ameaçadoras. Mas é às fêmeas que tem de estar atento. Isto porque as fêmeasA picada da mosca dobsonfly pode perfurar a pele humana - mas as pinças maciças do macho são tão grandes que são difíceis de manejar e incapazes de ferir os seres humanos.

Os Dobsonflies são insectos voadores grandes e impressionantes, de aspeto primitivo. Estão entre os insectos mais maciços dos EUA. Têm imensas (e ameaçadoras) peças bucais em forma de pinça que sobressaem da cabeça. Várias espécies encontram-se nas Américas, na Ásia e na África do Sul e estão associadas a habitats aquáticos de água doce - sobretudo riachos.

A espécie mais famosa é a mosca-do-dobson oriental, Corydalus cornutus As dobsonflies podem ser confundidas com as tesourinhas, devido à presença das suas mandíbulas em forma de pinça, o que não é muito provável, uma vez que as dobsonflies são grandes e têm asas longas e pinças ridiculamente largas.

7. grilos

Os grilos não são os primeiros insectos a serem considerados quando se pensa nos insectos que se assemelham às tesourinhas, mas incluímo-los devido às suas antenas enormes e às suas patas traseiras ridiculamente longas, que podem parecer pinças de tesourinhas à primeira vista. Felizmente, os grilos são insectos relativamente inofensivos. Só nos incomodam quando entram sorrateiramente na nossa cave e os conseguimos ouvir a chilrear, mas nunca os conseguimos encontrar!

Os grilos são insectos conhecidos pelo seu chilrear nas noites de verão canções que usam para atrair o seu companheiro.

No entanto, a maioria das espécies de grilos tem antenas compridas e pernas curvas que podem ser confundidas com pinças de tesourinhas.

Além disso, muitos grilos têm um par de cercos visíveis, mas não do tipo que belisca.

Embora os grilos não tenham pinças, podem dar uma mordidela com as suas mandíbulas quando mal manuseados!

8. insectos assassinos

Aqui vê-se um dos nossos insectos menos favoritos que se parecem com as tesourinhas - o poderoso inseto assassino! Adoramos o desenho preto e vermelho que este tem. Mas nem todas as variedades de insectos assassinos têm o mesmo aspeto. Alguns insectos assassinos são pretos, castanhos, verdes ou cor de laranja - e alguns têm uma mistura. Não gostamos do inseto assassino porque vive no jardim e caça outros insectos - incluindo joaninhas, abelhas e(Também podem comer insectos nocivos, mas tudo o que come joaninhas e abelhas é terrível para o nosso jardim).

Ah, verdadeiros bugs na lista de bugs. Finalmente!

Os insectos assassinos são predadores verdadeiros insectos (Hemiptera) com corpos alongados, relativamente magros e finos e peças bucais sugadoras. Muitas espécies têm patas traseiras longas e curvadas que, à primeira vista, se assemelham a pinças de tesourinhas.

No entanto, a forma geral do seu corpo e a sua ecologia são muito diferentes das das tesourinhas.

9. escaravelhos do solo

Veja um dos insectos mais prolíficos que se assemelham às tesourinhas - o épico e robusto escaravelho do solo! Como muitos outros escaravelhos, os escaravelhos do solo escondem-se principalmente durante o dia. Surgem à noite para se alimentarem de lagartas, larvas, larvas de moscas e qualquer outro inseto em que consigam pôr as mandíbulas. Podem entrar em sua casa ocasionalmente. No entanto, não invadem a sua despensa ou armário de roupa de cama. (Se os encontrarDentro de casa, é muito provável que estejam num local frio e húmido - como na cave, debaixo de uma caixa de cartão).

Os escaravelhos terrestres (Carabidae) são um grupo bastante grande de escaravelhos predadores que vivem, se deslocam e caçam principalmente no solo - e são surpreendentemente rápidos. São amigos de todos os jardineiros, uma vez que são predadores naturais de lesmas, lagartas e muitos outros insectos e artrópodes que danificam as plantas e habitam perto do solo.

Algumas espécies de escaravelhos terrestres têm corpos alongados e achatados com mandíbulas visíveis em forma de pinça, que podem assemelhar-se às pinças das tesourinhas - embora, mais uma vez, tal como no caso das térmitas, se encontrem na extremidade oposta do corpo.

Por falar em velocidade - os escaravelhos são muito, muito mais rápidos do que as tesourinhas, por isso, se for muito rápido, é provável que seja um escaravelho.

Ler mais!

  • Como ganhar dinheiro cultivando 5 acres ou menos [não apenas jardinagem de mercado!]
  • Cultivo de aipo em recipientes - O melhor guia para a horta de aipo!
  • 9 Desvantagens das camas de jardim elevadas [e dicas para as tornar funcionais]
  • Como começar uma horta do zero no seu quintal [Guia passo a passo].

Conclusão

As tesourinhas são um grupo extraordinário de insectos com características físicas e comportamentos únicos.

Embora existam são A verdade é que nenhum deles se parece com as tesourinhas. Seria ótimo começar a apreciar estes corajosos portadores de pinças em vez de os temer sem fundamento.

E tu, já viste insectos que se parecem com tesourinhas nas tuas viagens?

Ou - talvez tenha um inseto de aspeto estranho que não consegue identificar?

Diga-nos!

Somos uma equipa de jardineiros e criadores de casas de todo o mundo e já encontrámos inúmeros insectos rastejantes!

Mais uma vez, obrigado pela leitura.

E tenha um excelente dia!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.