Índice
As crianças são seres curiosos e não há melhor lugar do que a natureza e o seu jardim para se desligarem da tecnologia e terem experiências de aprendizagem práticas.
Um jardim é mais do que as plantas que se vêem; é também muitas coisas que não se vêem - tais como bactérias, reacções químicas e vapor de água. De facto, a interligação de um jardim pode inspirar todo o tipo de explorações científicas para crianças de todas as idades.
Siga a sua curiosidade, vá para o jardim e para a natureza e experimente estas experiências científicas.
Projectos de ciências do pré-escolar em Natureza

Jardins sensoriais
Os jovens cientistas precisam de saber como dominar a arte da observação .
Para as crianças mais pequenas, um jardim sensorial é uma óptima forma de explorar o mundo que as rodeia e de despertar os seus sentidos.
Ao conceber um jardim sensorial, deve ter em conta os cinco sentidos.
- Visão O que é que as plantas têm? Que cores, tipos e tamanhos estão presentes? Que formas?
- Tato Como é que a textura felpuda da orelha de borrego se compara com as folhas lisas de um feijoeiro? E a penugem do dente-de-leão?
- Som Bambu, milho ou gramíneas ornamentais fazem sons sussurrantes e sedutores quando o vento sopra. As plantas favoritas das abelhas (como a borragem ou o botão de bacharel) encorajarão o zumbido das abelhas no seu jardim.
- Cheiro Ervas como o alecrim e a lavanda são deliciosamente perfumadas.
- Gosto Numa horta, o paladar é o melhor sentido a explorar! Nada se compara à doçura das ervilhas cultivadas em casa ou à complexidade das cenouras frescas da horta.
Experiência de tingimento de flores

Todos os seres vivos precisam de água, e as plantas não são exceção.
Isto pode ser observado através de uma experiência simples.
- Escolher algumas flores (as flores brancas ou pálidas são as melhores)
- Colocar cada flor no seu próprio copo de água.
- Deite várias gotas de corante alimentar em cada copo.
- Observa o que acontece à flor.
Uma planta utiliza o seu caule para transportar água até às folhas e flores. Como a água está tingida, é possível observar como a água percorre a planta .
A água será utilizada pela planta para realizar um processo importante chamado fotossíntese .

As crianças mais velhas podem realizar esta experiência e refletir sobre as implicações do que estão a ver. Neste caso, foi adicionado um corante alimentar inofensivo.
O que acontece quando a água que usamos nos nossos jardins fica contaminada com substâncias mais nocivas do que os corantes alimentares?
Favorito para crianças
Herbalism for Kids é uma maravilhosa viagem de 4 semanas ao herbalismo para crianças de todas as idades. Está repleto de actividades educativas práticas e divertidas, concebidas para despertar a sua curiosidade e interesse pelo mundo selvagem das plantas.
A semana 3 é a minha favorita - Divirta-se na Cozinha! Esta lição está cheia de receitas de ervas e guloseimas para crianças - que tal um gelado de ervas, deliciosos gelados ou Flower Power Jigglers? Depois, vamos fazer uma massinha de ervas!
Inscreva um único campista ou toda a sua família!
Obter mais informações em The Herbal Academy Podemos ganhar uma comissão se fizer uma compra, sem qualquer custo adicional para si.Experiências científicas no jardim para crianças em idade escolar

Germinação
A germinação refere-se ao momento em que uma semente quebra a dormência e começa a sua vida como planta.
Cada semente tem energia suficiente para fazer brotar um par de "folhas de plântula" e uma raiz. Este processo não necessita de solo nem de luz solar, apenas de água.
Os legumes, como as ervilhas e os feijões, podem germinar em apenas alguns dias, enquanto os pimentos e algumas flores podem demorar algumas semanas!
Escolha uma variedade de sementes etiquete-os e coloque-os entre pedaços de papel de cozinha embebidos.
As crianças cientistas podem registar o tempo que a planta demora a emergir da semente e observar as diferenças de forma e tamanho.
Este é um excelente recurso sobre como realizar uma experiência de germinação, que inclui um diário de observação.
Uma das minhas formas preferidas de estudar o processo de germinação é durante o cultivo de rebentos. Adoro o facto de podermos não só observar o processo a desenrolar-se diante dos nossos olhos, mas também comer o resultado!
O ciclo da água

Os jardins precisam de chuva, mas de onde vem a chuva? A resposta pode ser encontrada no ciclo da água e nas suas quatro fases: evaporação , condensação , precipitação e coleção .
Esta experiência simples permite-lhe fazer um mini-ciclo da água numa tigela utilizando alguns artigos domésticos: Criar um Mini Ciclo da Água por The Water Project .
O ciclo da água afecta o jardim de várias formas: a precipitação é a mais óbvia, mas a evaporação é outra. Os jardineiros, em particular, querem evitar a evaporação para não terem de regar com tanta frequência.
Uma forma de as crianças verem provas de que a evaporação está a ocorrer é tentar fazer a seguinte experiência num dia de sol:
- Encher duas chávenas com terra.
- Molhe as duas chávenas de terra com uma chávena de água.
- Colocar uma camada de uma polegada de palha ou de aparas de relva em cima do um das chávenas.
- Colocar as chávenas à luz direta do sol.
- Volte a verificar algumas horas mais tarde. Qual é a chávena com solo mais húmido?
Esta experiência demonstra como a evaporação retira água do solo e como algo tão simples como um pouco de cobertura vegetal pode evitar que isso aconteça.
Decomposição
Toda a gente sabe que os jardins são para crescer, mas nem toda a gente pensa na decomposição que também está presente no jardim. As plantas estão sempre a perder folhas velhas.
Quando consumimos alimentos, há muitas vezes partes que não comemos, como os corações dos pimentos e as espigas de milho.
Entrar decomposição As bactérias decompõem estes materiais ao longo do tempo para produzir matéria rica em nutrientes que alimenta as futuras plantas.
A compostagem pode ser um processo moroso que demora vários meses, mas com algumas modificações e alguns cortes, o processo pode ser acelerado para algumas semanas.
Veja também: Sintomas de velas de ignição danificadas: como saber se uma vela de ignição está danificadaAqui está um exemplo de como isto pode ser feito em algo tão simples como um saco de sandes.
Ou as crianças mais velhas podem gostar de construir um sistema maior utilizando garrafas de 2 litros.
Experiências científicas avançadas no jardim
Ensaios de sementes de cidadãos

Participei recentemente num ensaio de sementes para cidadãos e penso que todos deviam ter essa oportunidade.
Eis como funciona.
Um grupo de jardineiros voluntários recolhe dados sobre o crescimento de duas ou três variedades de um determinado legume, no meu caso, duas variedades de ervilhas.
As sementes são enviadas por correio para o participante (muitas vezes gratuitamente), e depois o cidadão cientista preenche um registo de crescimento que inclui informações sobre a taxa de germinação, taxa de crescimento, resistência a doenças, rendimento, sabor e outros factores.
No final, os dados são comparados com os dados recolhidos por outras pessoas e pode ver como a sua experiência se compara à dos outros. Por vezes, os outros jardineiros estão do outro lado do continente!
Este tipo de projeto exige que os jovens ponham em prática as suas capacidades de observação científica no mundo real.
Fotossíntese

A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas transformam a luz e a água em glucose e oxigénio .
Este processo não só permite que uma planta se alimente (com glicose), como também fornece uma importante fonte de oxigénio para criaturas como nós respirarem.
A experiência seguinte utiliza uma amostra de um planta aquática (muitas vezes são vendidos na secção de aquários das lojas de animais por alguns dólares ou online na Amazon), bicarbonato de sódio e alguns outros objectos domésticos.
Estes são utilizados para criar um cenário onde se pode observar uma planta a produzir oxigénio e ver como a quantidade de luz a que a planta é exposta afecta a quantidade de oxigénio produzida.
Esta experiência é ideal para jovens que frequentam o ensino secundário e que já têm alguns conhecimentos sobre métodos científicos.
Actividades na natureza para crianças [8 actividades divertidas ao ar livre!]
Porque é que estar ao ar livre é tão bom para as crianças? Claro, elas apanham ar fresco e sol, mas também lhes dá tempo para se desconectarem, aprenderem algo novo ou criarem uma ligação significativa com a natureza. Felizmente, não há falta de actividades na natureza para crianças!
Aqui estão oito excelentes formas de as crianças passarem tempo na natureza e, ao mesmo tempo, divertirem-se imenso.
As aventuras ao ar livre esperam-no!
Geocaching
O geocaching é como uma caça ao tesouro dos tempos modernos. Em vez de utilizarem mapas em papel e bússolas, os geocachers confiam na aplicação Geocache nos seus telemóveis e no GPS para encontrar o tesouro.
E como é que esse tesouro se parece, podem perguntar-se?
A cache pode ser tão simples como um Tupperware, ou pode ser um recipiente à prova de intempéries especificamente para geocaching. Normalmente, não há nada de valor monetário na cache. Em vez disso, encontrará bugigangas personalizadas que outros deixaram para trás ou talvez pequenos medalhões de metal chamados moedas geográficas .

O Geocaching ajuda as crianças (e os adultos também!) a melhorar as suas capacidades de leitura de mapas, leva os exploradores a locais desconhecidos fora dos circuitos habituais e pode ser uma forma hilariante de testar as suas capacidades de detetive. 2000 .
A nossa escolha
Um navegador de mão robusto e muito bem avaliado, com suporte para geocaching sem papel e até 20 horas de utilização com duas pilhas AA. À prova de água IPX7, com WAAS e pré-carregado com um mapa de base mundial.
Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 07/21/2023 12:50 am GMTPode encontrar opções de geocaching que vão desde fácil e adequado para crianças a muito difícil.
Se não tem a certeza de onde encontrar as melhores geocaches na sua região, consulte a aplicação Geocaching no Google Play e na App Store.
(Existem inúmeros milhares de geocaches na aplicação gratuita Geocaching. Não acredito que haja tantas. O Geocaching está a crescer!)
Fazer um passeio pedagógico

De certa forma, dar um passeio parece demasiado simples para ser divertido, especialmente quando comparado com algo tão cativante e indutor de adrenalina como um jogo de vídeo ou um filme.
No entanto, um passeio não tem de ser um assunto aborrecido e monótono. Um passeio envolvente pode ser uma experiência educativa ou um exercício de atenção plena.
Se tiver uma criança em idade pré-escolar, leve-a a passear e desafie-a a fazê-lo:
Veja também: A gordura do bacon estraga-se? Sim, mas aqui está como mantê-la boa- Encontrar uma série de objectos, um para cada cor do arco-íris
- Ver quantas formas diferentes conseguem identificar
- Procurem unicórnios, pássaros ou coelhinhos (ou qualquer criatura divertida que se esconda por perto!)
Se tiver um filho em idade escolar, encarregue-o de:
- Concentrar-se no mundo a nossos pés (quantos insectos conseguem detetar?)
- Repita o passeio algumas vezes ao longo de um mês e observe a evolução das plantas.
Actividades divertidas para crianças mais velhas:
- Utilizar a caminhada como um momento para praticar a atenção plena, fazendo com que se concentrem em limpar a mente e relaxar o corpo.
- Contemplar a história de um lugar: como é que eles pensam que este lugar era dez anos atrás? 50 ? 100 ?
- Instilar os benefícios do exercício físico e de desfrutar do ar livre!
Estas e outras ideias foram retiradas do livro de Gillian Judson, A Walking Curriculum: Evoking Wonder and Developing Sense of Place.
A nossa escolha
Este é um excelente recurso para educadores e pais que pretendem levar a aprendizagem dos alunos para o exterior. Inclui 60 actividades fáceis, centradas na caminhada, concebidas para alargar a consciência e a admiração das crianças pela natureza.
Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem custos adicionais para si. 20/07/2023 06:15 pm GMTAprender a caminhar

As caminhadas são a forma perfeita para as crianças mais velhas e os adolescentes construírem uma relação positiva com o exercício desde tenra idade, explorarem a sua comunidade, mergulharem na natureza e aprenderem mais sobre a flora e a fauna locais.
O programa Hug-a-Tree and Survive ensina as crianças a como manter-se seguro se se perderem.
Também é aconselhável ensinar aos jovens caminhantes a importância de estarem preparados. Faça um plano de viagem que descreva a duração da caminhada, o percurso que vai fazer e a hora aproximada de regresso.
Deixe o seu plano de viagem com um amigo! Assim, se acontecer alguma coisa, há alguém que sabe onde o procurar.
Os caminhantes preparados devem ter os seguintes artigos nas suas mochilas para uma viagem de um dia:
- Roupa extra (o melhor é vestir-se em camadas!), incluindo roupa para a chuva
- Lanterna
- Materiais para fazer fogo
- Faca/ferramenta múltipla
- Chapéu
- Mistura para trilhos e água
- Cobertor de emergência
- Mapa ou GPS
- Apito
- Espelho de sinalização
- Kit de primeiros socorros
É também crucial que sejamos bons administradores do nosso ambiente quando visitamos os grandes espaços ao ar livre. Estes espaços selvagens podem ser surpreendentemente frágil e queremos que durem muitos anos.
Lembre-se das seguintes dicas enquanto estiver na floresta:
- Dar muito espaço aos animais.
- Manter os animais de estimação sempre sob controlo.
- Tirar apenas fotografias e deixar apenas pegadas.
- Passe pelas poças e não à volta delas, para reduzir a erosão do trilho.

Herbalism for Kids é uma maravilhosa viagem de 4 semanas ao herbalismo para crianças de todas as idades. Está repleto de actividades educativas práticas e divertidas, concebidas para despertar a sua curiosidade e interesse pelo mundo selvagem das plantas.
A semana 3 é a minha favorita - Divirta-se na Cozinha! Esta lição está cheia de receitas de ervas e guloseimas para crianças - que tal um gelado de ervas, deliciosos gelados ou Flower Power Jigglers? Depois, vamos fazer uma massinha de ervas!
Inscreva um único campista ou toda a sua família!
Obter mais informações em The Herbal Academy Podemos ganhar uma comissão se fizer uma compra, sem qualquer custo adicional para si.Caça às rochas

Algumas rochas têm características próprias!
O que quero dizer é o seguinte.
O jaspe é vermelho vivo, o quartzo tem um brilho que o denuncia, as rochas vulcânicas estão cheias de buracos e os jactos formam-se quando a madeira é submetida a uma enorme pressão e, muitas vezes, flutua.
Os caçadores de pedras utilizam os seus conhecimentos de geologia local para encontrar minerais únicos Cada lugar tem uma pedra preciosa no seu ambiente. geologia única - e pode ser divertido ver o que torna a sua casa única.
Muitas comunidades têm clubes de caça às pedras para adultos e crianças, e há muitos livros excelentes sobre a identificação de pedras.
Ótimo guia
As crianças podem identificar e catalogar as suas rochas e minerais com este fascinante guia de campo! Explore 150 rochas diferentes, com instruções passo a passo para testar e identificar a que encontrar. Inclui muito espaço no caderno para registar os seus dados!
Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 20/07/2023 08:00 am GMTEste sítio tem um guia completo sobre como começar a explorar as rochas.
Comece hoje mesmo uma coleção de pedras!
Construir uma casa para pássaros

As crianças adoram construir casas para pássaros, pois realizam um pequeno projeto de carpintaria e gostam de ver os pássaros a utilizá-las. As casas para pássaros são também uma excelente oportunidade para aprender mais sobre as variedades de aves locais e os seus ciclos de vida.
Há muitas maneiras de construir uma casa para pássaros! Além disso - diferentes pássaros são atraídos por vários tipos de casas para pássaros Por isso, se os seus filhos gostaram de fazer uma casa para pássaros, considere construir outra e veja quem vem para o poleiro.
A nossa escolha
Fácil de fazer e adequado para crianças a partir dos 5 anos, inclui as peças de madeira, uma corrente para pendurar, tinta, pincel, pregos, cola e instruções.
Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 07/21/2023 07:30 pm GMTDeixem-me partilhar um método que utiliza pedaços de registos que caso contrário, acabam como lenha !
Aqui está um tutorial de casa de pássaros artesanal do SunCatcherStudio que utiliza pedaços de troncos que caso contrário, atirar para a lareira !
Se está à procura de uma casa de pássaros clássica, veja a casa de pássaros de Ana White, que custa $2. A casa de pássaros de Ana White utiliza de forma inteligente materiais de vedação de estacas e é uma inspiração perfeita!
Apicultura

As abelhas pedreiras são abelhas solitárias que nidificam em quase toda a América do Norte e que se instalam frequentemente em zonas arenosas ou nos caules ocos de plantas mortas.
Estas abelhas não produzem mel, mas são polinizadores poderosos que são grandes amigos para ter no jardim.
Fazer uma casa para abelhas de pedreiro pode ser uma forma divertida de apoiar as populações locais de polinizadores na sua área e aumentar a polinização no seu jardim.
É possível fazer uma casa para abelhas perfurando uma série de buracos num 4×4 não tratado Ou pode utilizar uma série de pedaços de bambu ocos ou palhinhas de papel. Um tubo com uma diâmetro de 5/16 deve servir maravilhosamente às suas abelhas pedreiro!
PS: Se quiser aprender a fazer uma casa de pedreiro com alguma madeira de refugo, veja este lendário tutorial de casa de pedreiro para abelhas da Hobby Farms!
Fornos solares

Aproveite o poder do sol para fazer s'mores ou uma sandes de queijo grelhado!
Reúna uma caixa de piza, película aderente, folha de alumínio e fita adesiva. Depois, as crianças podem construir um forno solar improvisado! Esta experiência científica demonstra como a energia solar converte-se em calor Além disso, quem é que não gosta de um bom s'more?
Se os seus filhos decidirem que cozinhar com energia solar é muito divertido - então considere a possibilidade de adquirir uma GoSun Solar Kitchen Pro se quiser fazer uma atualização significativa da cozinha ao ar livre!
Siga as instruções deste vídeo para obter mais informações sobre como construir um forno solar:
Por vezes, não faz mal subornar os amigos e a família com s'mores se eles se recusarem a passar tempo ao ar livre!Prensagem de flores

A prensagem de flores remonta à 1500s Pode ser tão simples como apanhar uma flor e colocá-la entre as páginas de um livro pesado.
Ao longo de algumas semanas, as páginas absorvem a humidade - e a flor conserva-se. As flores secas são perfeitas para uma grande variedade de projectos artísticos.
Ou - pode drapejar as flores secas quase em todo o lado que possa imaginar para uma decoração e um aroma melhorados!
(Experimente colocar as flores secas na entrada da sua porta, ao longo do terraço do seu jardim, no alpendre da sua casa - ou mesmo na sua caravana, veículo de recreio ou passadiço.)

Este kit de prensa de flores inclui uma prensa de 4", cola, pincel, fita adesiva de dupla face e instruções detalhadas - perfeito para crianças a partir dos 5 anos.
Obter mais informações Podemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 20/07/2023 22:45 GMTActividades ao ar livre para crianças e família!
Há um milhão de formas de passar tempo na natureza com os seus filhos e, quando começar, penso que vai querer passar cada vez mais tempo ao ar livre.
Quer estejam a fazer uma caminhada, a procurar pedras raras ou a fazer trabalhos manuais na natureza, espero que vocês e os vossos filhos encontrem formas de criar o hábito de pôr os chapéus e sair à rua!
Mas - que actividades ao ar livre para crianças de que mais gosta?
Ou, talvez tenhamos perdido algumas das as melhores actividades na natureza para crianças ?
Esquecemo-nos de alguma coisa?
Gostaríamos de ouvir as suas ideias!
Muito obrigado pela leitura!
Ler mais - 3 tipos de manjericão para a variedade de ervas aromáticas
Como fazer com que os seus filhos troquem o tempo de ecrã pelo tempo verde
Quando era miúdo, passava muitas horas a brincar no quintal e a explorar o meu bairro rural.
Quer estivesse a correr com latas de refrigerantes nas valas de irrigação ao lado da minha casa, a esgueirar-me para os edifícios abandonados e assustadores atrás da loja do meu pai, ou a criar o último doce para a minha pastelaria de tartes de lama, havia sempre alguma coisa para fazer.
Adorava ajudar o meu pai a tratar dos animais, quer fosse a limpar o galinheiro, a preparar as cabanas para os leitões ou a construir um parque infantil para as nossas cabras, para que não fizessem asneiras!
Alguns dias até subia para a minha árvore preferida com um livro e lia até a minha mãe me chamar para jantar.
Vi o mundo mudar à medida que crescia, à medida que os computadores e depois a Internet avançavam, e o tempo verde dava gradualmente lugar ao tempo de ecrã. E agora os meus filhos estão a crescer num mundo totalmente diferente daquele que me criou.
Atualmente, as crianças entre os 8 e os 18 anos gastam mais de 7 horas por dia em frente a ecrãs Talvez o mais assustador seja o facto de o tempo médio que as crianças passam diariamente no exterior em brincadeiras não estruturadas ser de 4 a 7 minutos .
Alguns cientistas receiam que a nossa falta de exposição à natureza possa ser prejudicial para a nossa saúde mental e física.
Se compararmos os nossos estilos de vida nos últimos séculos com os 99,9% anteriores da história humana, faz sentido; os nossos corpos e cérebros simplesmente não evoluíram em selvas de betão rodeadas de ecrãs.
Favorito para crianças
Herbalism for Kids é uma maravilhosa viagem de 4 semanas ao herbalismo para crianças de todas as idades. Está repleto de actividades educativas práticas e divertidas, concebidas para despertar a sua curiosidade e interesse pelo mundo selvagem das plantas.
A semana 3 é a minha favorita - Divirta-se na Cozinha! Esta lição está cheia de receitas de ervas e guloseimas para crianças - que tal um gelado de ervas, deliciosos gelados ou Flower Power Jigglers? Depois, vamos fazer uma massinha de ervas!
Inscreva um único campista ou toda a sua família!
Obter mais informações em The Herbal Academy Podemos ganhar uma comissão se fizer uma compra, sem qualquer custo adicional para si.Embora ainda não seja claro se a falta de natureza tem um impacto negativo na nossa saúde, sabemos que o aumento do tempo passado na natureza pode melhorá-la. A investigação demonstrou que passar mais tempo na natureza ou perto dela tem uma infinidade de benefícios para a saúde, tanto para adultos como para crianças.
Especificamente para as crianças, mais tempo na natureza pode:
- Incentivar a criatividade
- Reduzir o stress
- Ajuda a atenção e a memória
- Melhorar a função imunitária
- Incentivar a atividade física
- Promover a responsabilidade
- Melhorar as ligações sociais
Ajudar as crianças a aprender a amar a natureza

Quando eu era criança, parecia que o mundo inteiro estava à nossa porta para ser explorado. Para os meus filhos, o mundo inteiro também parece estar aberto para eles - mesmo no ecrã.
Estamos a criar a primeira geração de crianças que nasceram com esta tecnologia - dado o poderoso atrativo da tecnologia, como podemos encorajar os nossos filhos a regressar à natureza?
- Dizer-lhes não faz mal que se sujem Peço desculpa antecipadamente pela roupa suja que se segue, mas vá lá... deixem as crianças serem crianças. Lembrem-se de ter algumas roupas "sujas" que possam usar no exterior e sujarem-se à vontade.
- Dar-lhes as ferramentas de que necessitam Uma rede para apanhar insectos, um balde e uma pá, ou uma lupa podem ser tudo o que é preciso para despertar a imaginação e a aventura.
- Ou não Se quiser realmente dar às crianças um desafio criativo, experimente um "desafio de viagem no tempo". Peça-lhes que passem tempo ou construam algo utilizando apenas o que o seu trisavô teria disponível para utilizar no seu tempo.
- Plantar um jardim Cultivar algo a partir de uma semente pode dar às crianças uma sensação de realização que rivaliza com a de passar o último nível do seu jogo de vídeo favorito.
- Iniciar uma coleção. O seu filho está sempre a chateá-lo para aumentar a sua coleção de brinquedos da última moda? Tente encorajá-lo a começar a colecionar algo da natureza. Recolha pedras, pressione flores ou folhas entre folhas de papel de cera ou comece uma coleção de insectos.
- Sair com eles Enquanto os pais do meu tempo tinham tendência para nos atirar para a rua e dizer "voltem para o jantar!", há muitas razões para se juntar aos seus filhos na rua. Para além de a natureza ter os mesmos benefícios para os adultos e para as crianças, é sempre bom ser um bom exemplo. Quanto mais tempo passar na rua a apreciar a natureza, mais os seus filhos também a valorizarão.
- Se tudo o resto falhar, leve a tecnologia para o exterior. Apesar das armadilhas da tecnologia, esta ainda pode ser uma ferramenta para a criatividade e a ligação. Isso e, por vezes, é preciso escolher as batalhas. Se o seu filho está decidido a ser o próximo influenciador extraordinário do YouTube, considere deixá-lo filmar o seu próximo vídeo no local. Na minha opinião, o tempo de ecrã ao ar livre é uma grande melhoria em relação ao tempo de ecrã dentro de casa.
- Iniciar uma exploração de minhocas Não há nada melhor do que as minhocas para introduzir suavemente as crianças no mundo da natureza - estas criaturas contorcidas não são ameaçadoras e vão apreciar todos os seus restos de vegetais!

As crianças podem identificar e catalogar as suas rochas e minerais com este fascinante guia de campo! Explore 150 rochas diferentes, com instruções passo a passo para testar e identificar a que encontrar. Inclui muito espaço no caderno para registar os seus dados!
Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 20/07/2023 08:00 am GMTAs hortas são mais do que apenas um local para cultivar alimentos. Para todas as idades, são um local para despertar a curiosidade e aprender coisas novas.
Estas são apenas algumas ideias para ajudar a despertar a sua criatividade (e a dos seus filhos); estar na natureza oferece oportunidades infinitas de exploração, inovação e aventura. Quais eram as suas coisas favoritas para fazer ao ar livre enquanto crescia? Diga-nos! Melhor ainda - pegue nos seus filhos, saia e mostre-lhes também.
Que lições aprenderá na sua próxima visita ao jardim?