As galinhas podem voar? E os galos ou galinhas selvagens?

William Mason 12-10-2023
William Mason

Todos sabemos que as galinhas são aves, mas será que conseguem voar? Afinal de contas, não é como se víssemos bandos de galinhas a voar pelos céus todos os dias!

Vamos mergulhar no delicioso mundo do voo das galinhas (ou da falta dele) e resolver este mistério alado de uma vez por todas!

Vamos?

As galinhas podem voar?

As galinhas podem voar, sem dúvida, mas não espere acrobacias aéreas de uma galinha doméstica ou de um galo. As capacidades de voo de uma galinha assemelham-se mais a uma rotina cómica de saltos e abanões, com uma completa ausência de graça ou dignidade. É muito improvável que veja uma galinha a voar pelos céus e, no máximo, ela viajará alguns metros antes de regressar à Terra.

(Gostaria de pedir desculpa às minhas galinhas por esta descrição - embora adore o meu pequeno bando, voar não é um dos seus pontos fortes!)

As galinhas passam a maior parte do seu tempo com os pés bem assentes no chão e só por alguns instantes sobem aos céus antes de descerem graciosamente (ou não tão graciosamente) de volta a terra firme.

As galinhas podem voar? Sim, mas há muitas nuances a ter em conta. A maioria das galinhas - especialmente as galinhas domesticadas - não são voadoras habilidosas. Uma galinha comum pode voar distâncias curtas - e apenas a baixa altitude. Mas não se surpreenda se vir as galinhas ou galos do seu quintal a voar. Ou, pelo menos, a tentar. Isto faz-nos lembrar um excelente artigo que lemos na Health New Florida. Dois novos proprietários de galinhasO que mostra que os bandos de galinhas de quintal estão cheios de surpresas. E mesmo as galinhas que põem ovos no quintal não estão isentas de todas as capacidades de voo!

As galinhas dos ovos podem voar?

As galinhas poedeiras não são exatamente famosas pelas suas capacidades de voo. As suas asas são relativamente pouco desenvolvidas, tendo em conta o tamanho total da ave, e não as podem sustentar durante longos períodos de voo. Assim, embora as suas galinhas o possam surpreender com uma pequena explosão de ar, geralmente preferem manter os pés firmemente plantados no chão.

Os galos podem voar?

Os galos podem parecer um pouco mais hábeis no departamento de voo do que as suas congéneres femininas. As suas asas mais longas são alimentadas por músculos mais desenvolvidos, o que torna o voo menos árduo.

Mas embora alguns galos possam voar, não estou a falar de voarem majestosamente pelo céu como uma galinha super-heroína. Eles têm mais potência para descolar no ar, mas só conseguem fazer voos curtos.

O Mary, o nosso fabuloso galo Brahma, raramente voa, mas de vez em quando surpreende-nos com uma súbita explosão de capacidade acrobática. Ainda na semana passada, voou subitamente para se empoleirar no topo de um dos postes da vedação que rodeia o galinheiro - ficámos espantados com a forma como uma ave tão grande e desajeitada conseguiu aterrar num alvo tão preciso!

As galinhas não são as melhores voadoras, mas também não são aves totalmente desprovidas de voo. E encontrámos provas científicas que confirmam as nossas afirmações! Lemos como os investigadores da SNR realizaram uma experiência de localização de galinhas. Começaram por marcar várias galinhas da pradaria não domesticadas com transmissores de muito alta frequência (VHF) ou com etiquetas de satélite. A sua recolha de dados sofreu uma reviravolta fascinante quando um caçadorOs investigadores não sabem exatamente quando é que a galinha fez o seu percurso de 30 milhas (uau!), mas é tremendamente impressionante - especialmente para aves com reputação de ficarem quietas durante toda a estação.

A que altura pode voar uma galinha?

Não espere que as galinhas atinjam alturas vertiginosas quando levantam voo. Se e quando levantam voo, é por pouco tempo para cima, para cima e para longe momento.

As galinhas podem chegar a alguns metros acima do chão antes de voltarem ao nível do solo - quando começam numa superfície plana. Também não espere uma descida elegante - tende a ser mais uma aterragem de queda acompanhada pelo bater frenético das asas!

No entanto, quando uma galinha voa do chão para um objeto sólido, pode atingir alturas muito maiores. Vivemos num olival em socalcos e as nossas galinhas voam frequentemente do nível do chão para o socalco seguinte - uma altura de um metro e meio ou mais. Ter uma superfície sólida para apontar parece aumentar as suas capacidades de voo. Mas continua a não ser gracioso!

Ler mais!

  • Qual deve ser a altura de uma vedação para galinhas para manter as galinhas dentro e os predadores fora?
  • O que é que as galinhas podem comer? Lista definitiva de 134 alimentos que as galinhas podem e não podem comer!
  • Que galinhas põem ovos brancos - galinhas poedeiras de ovos brancos Top 19!
  • O custo da criação de galinhas nos EUA - Galinhas para carne e ovos!

Quanto tempo pode uma galinha voar?

Embora as galinhas não consigam atingir grandes alturas no ar, podem percorrer uma distância considerável nas condições certas. Não estou a falar de um voo de longo curso, mas é frequente voarem em vez de correrem quando querem chegar a algum lado rapidamente.

Um bom exemplo é quando chamamos o nosso bando para o jantar depois de uma tarde de liberdade no campo. Elas sabem que é nessa altura que recebem as melhores guloseimas, por isso a corrida é para regressar o mais rapidamente possível. As galinhas mais jovens e mais ágeis voam vários metros de cada vez, o que lhes dá uma vantagem considerável sobre as que optam por correr.

Veja também: Vivendo fora da terra 101 - Dicas de Homesteading, OffGrid, e mais!

E se por acaso voarem numa descida, a distância que conseguem percorrer torna-se de repente muito impressionante! Quando voam numa descida, algumas galinhas podem facilmente percorrer 30 metros ou mais.

Aqui vê-se uma ave de quintal, pertencente a um bando de galinhas felizes, a exibir a sua poderosa envergadura para si! Repare também que as asas não são assim tão grandes em comparação com o corpo da ave. Esta é uma das razões pelas quais muitas galinhas domésticas não conseguem voar durante mais de um minuto ou dois. Mover os seus corpos pesados e gordos com aquelas asas minúsculas exige demasiado esforço. Por isso, as galinhas podem voar durante algunsminutos. Mas não são muito eficientes a voar e cansam-se rapidamente!

Porque é que as galinhas não voam?

Então, porque é que as galinhas não são boas aviadoras? Bem, a resposta está na sua anatomia básica. As galinhas têm uma conceção aerodinâmica deficiente e não conseguem atingir as mesmas capacidades de voo que as outras aves. A sua forma é redonda. E muitas delas são gordas!

Ao longo de milhares de anos, as galinhas foram criadas seletivamente pelos humanos, concentrando-se em características que as tornam melhores para a domesticação, como a produção de ovos ou a qualidade da carne.

Na natureza, os antepassados das galinhas modernas eram galinhas da selva, e eram muito mais hábeis a voar. No entanto, os seus corpos tornaram-se mais pesados e as suas asas mais curtas e menos robustas do que as dos seus homólogos selvagens.

Estas alterações resultaram de adaptações evolutivas que favoreceram características que tornaram as galinhas mais adequadas a um estilo de vida terrestre. As galinhas adaptaram-se a actividades baseadas no solo, como a procura de alimentos, a caminhada e o empoleiramento, em vez de dependerem fortemente do voo para sobreviverem.

Assim, embora as galinhas ainda mantenham a capacidade de voar até certo ponto, e algumas tentem voar para os céus, a sua capacidade de voo foi significativamente reduzida devido às alterações evolutivas provocadas pela domesticação.

Aqui está mais uma prova de que as galinhas podem voar, mesmo as galinhas de capoeira! No entanto, sempre que os nossos amigos nos perguntam se as galinhas podem voar, lembramos-lhes que é uma questão complexa. As galinhas têm ossos pneumáticos que são leves e feitos para voar. Mas lembrem-se de que os humanos tiveram um papel significativo no desenvolvimento das galinhas de capoeira modernas e, infelizmente, muitas aves de carne foram criadas seletivamente para produzirAs gerações de reprodução selectiva deram origem a muitas raças de frangos gordos com asas de tamanho inadequado, incapazes de voar longas distâncias.

Benefícios das galinhas que voam

Antes de se apressar a cortar-lhes as asas, considere algumas das vantagens de ter galinhas que voam:

  • O voo permite que as galinhas fujam mais eficazmente dos predadores terrestres.
  • As galinhas que podem voar têm uma maior flexibilidade na escolha dos seus locais de repouso.
  • As galinhas que voam podem explorar uma grande área à procura de alimentos, especialmente em ambientes de criação ao ar livre ou semi-ao ar livre.

É importante notar que os benefícios da capacidade de voar das galinhas são relativamente limitados em comparação com outras espécies de aves - as galinhas não dependem do voo para sobreviver. No entanto, as suas capacidades de voo reduzidas continuam a oferecer vantagens no ambiente natural da galinha.

Whole Dried Black Soldier Fly Larvae Chicken Treat

Tentamos cuidar das nossas galinhas proporcionando-lhes excelentes condições de vida e espaço livre. E muitos petiscos deliciosos! Este saco de larvas de mosca-soldado negra é uma iguaria para as galinhas. Não são OGM e não contêm aditivos. São super deliciosas para as galinhas - e fazem-nas voltar para mais. Além disso, contêm 35 a 45% de proteínas.

Obter mais informações 07/21/2023 03:20 pm GMT

Desvantagens das galinhas voadoras

Embora algumas galinhas beneficiem do voo, existem outras desvantagens associadas às suas capacidades de voo. Eis algumas desvantagens a considerar:

  • As galinhas que podem voar podem expor-se a predadores aéreos, como falcões ou corujas.
  • As galinhas que voam podem aventurar-se mais facilmente para além dos seus limites designados (tenho a certeza que a maioria dos criadores de galinhas tem histórias para contar sobre aquela galinha que voa sempre para um sítio onde não é suposto estar!)
  • As galinhas que podem voar podem escolher locais de poleiro que sejam inconvenientes ou de difícil acesso, como os ramos de árvores mais altas.

Felizmente, a maioria das raças de galinhas domésticas foram criadas seletivamente para reduzir as suas capacidades de voo, pelo que as galinhas voadoras não são um grande problema.

Veja também: Como manter as galinhas quentes no inverno sem eletricidade Veja esta bela ave de quintal. É uma lendária galinha do Hawaii Kauai! Achamos que a galinha tem uma grande envergadura. No entanto, temos de confessar que não achamos que vá atravessar o mar tão cedo. (Mas talvez possa saltar por cima de uma vedação curta. Quem sabe!)

Algumas raças de galinhas voam melhor do que outras?

Embora a maioria das raças de galinhas modernas seja melhor a produzir ovos do que a voar, algumas raças de galinhas mantiveram ou recuperaram melhores capacidades de voo do que outras:

Raças de galinhas de caça

Certas raças de galinhas de caça, como a Old English Game ou a Phoenix, têm capacidades de voo relativamente sólidas em comparação com muitas outras raças de galinhas, pois mantiveram mais dos seus instintos de voo devido aos seus laços genéticos mais estreitos com as suas congéneres selvagens Jungle Fowl.

Raças mediterrânicas

Algumas raças de galinhas mediterrânicas, como a Leghorn ou a Ancona, são conhecidas por serem aves activas e ágeis que possuem melhores capacidades de voo do que as raças mais pesadas e compactas, sendo mais propensas a efetuar voos curtos e a empoleirar-se em estruturas mais altas.

Raças de galos e galinhas

As raças de galinhas bantam, como a Sebright ou a Serama, são famosas pela sua incrível agilidade e capacidade de voo.

Algumas raças de herança ou raras

Muitas raças de galinhas tradicionais ou raras, que foram menos extensivamente modificadas através de reprodução selectiva, podem ainda exibir melhores capacidades de voo. Raças de galinhas como a Houdan, a Hamburg ou a Campine podem demonstrar melhores capacidades de voo do que as raças de galinhas mais orientadas para o comércio.

É fácil reconhecer que as galinhas domésticas modernas teriam dificuldade em levantar o seu peso a longas distâncias com as suas pequenas asas. Não têm um design aerodinâmico. Dito isto, continuamos a não gostar de cortar as asas das galinhas. As galinhas podem ter de contar com as suas capacidades de voo insignificantes se um inimigoE até mesmo a sua fraca capacidade de voo pode ajudá-las a aceder aos seus poleiros, caixas de alimentação empilhadas, caixas de nidificação e poleiros.

As galinhas podem voar se lhes cortarem as asas?

Muitos criadores de galinhas de quintal cortam as asas das suas galinhas para as impedir de voar. O corte das asas irá diminuir as aventuras de voo das suas galinhas, mas não se surpreenda se elas ainda conseguirem fazer um voo curto (mas provavelmente muito pouco digno). O corte das asas pode limitar a altura e a distância a que as nossas galinhas podem voar. Mas pode ser impossível impedi-las de levantar voo. Afinal, uma vez que voar énatural para estas aves, seria muito mau mantê-las firmemente no chão!

Conclusão

Obrigado por ler o nosso guia sobre se as galinhas podem ou não voar.

A maioria das galinhas domésticas que põem ovos não vai ganhar nenhuma corrida aérea nos próximos tempos.

Mas algumas galinhas selvagens e não domesticadas podem surpreendê-lo com a sua natureza voadora!

E as vossas galinhas, já viram as vossas companheiras de bando voar?

Diga-nos!

E mais uma vez obrigado pela leitura.

Tenha um ótimo dia!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.