As vacas têm chifres?

William Mason 06-08-2023
William Mason

Não há nada como a magnífica visão de uma manada de gado a pastar pacificamente num campo de erva luxuriante. É demasiado fácil tomar estes belos bovinos como garantidos, sem olhar duas vezes. Mas olhe com atenção. Olhe para os seus chifres! Todas as vacas têm chifres? Ou são apenas certos tipos ou raças de gado que têm chifres?

Neste guia da vaca e do gado, vamos responder a essa pergunta e mergulhar muito mais fundo no mundo do gado com chifres e do gado sem chifres!

Parece-lhe bem?

As vacas têm chifres?

Sim, mas nem sempre! Tanto as vacas machos como as fêmeas podem ter chifres, mas nem todas as vacas leiteiras ou de carne têm chifres. A algumas vacas são retirados os chifres quando são jovens para evitar que magoem outras vacas. Outras vacas recebem naturalmente polido Por outras palavras, é uma raça que não tem cornos.

As vacas têm chifres? A resposta é sim. Naturalmente, as vacas têm chifres. No entanto, muitos agricultores gostariam que as vacas não tivessem chifres, devido ao risco de ferimentos provocados por vacas leiteiras e gado de carne com chifres. Até lemos um artigo interessante do blogue ANR da Universidade da Califórnia que diz que alguns cientistas querem eliminar a caraterística genética dos chifres.

Todas as vacas têm chifres?

Todas as vacas podem potencialmente desenvolver chifres, exceto se forem especificamente criadas para não os ter.

O tamanho e a forma dos chifres das vacas variam muito e, em algumas raças de gado, são tão pequenos que mal se notam!

Outras raças de gado, como a magnífica vaca das Terras Altas, têm cornos tão grandes que sobressaem mais do dobro da largura da cabeça da vaca.

Porque é que algumas vacas têm chifres e outras não?

Há duas razões pelas quais algumas vacas têm chifres e outras não. Embora os chifres sejam uma parte natural do animal, as vacas com chifres grandes podem ser problemáticas para o agricultor. Um conjunto proeminente de chifres pode ferir outras vacas no rebanho, ou a vaca pode ferir-se a si própria se prender os chifres numa vedação ou portão.

O potencial de ferimentos significa que os agricultores tendem a preferir vacas sem chifres. Tradicionalmente, os chifres dos bovinos eram removidos quando eram jovens - um processo chamado desbudamento.

No entanto, os recentes avanços genéticos significam que é possível criar certos tipos de vacas que nascem sem chifres. O gado que nasce sem chifres é conseguido seleccionando touros sem chifres e cruzando-os com vacas fêmeas, o que resulta numa elevada probabilidade de a descendência também não ter chifres.

Esta é a nossa menina, QT! Os nossos bovinos Lowline são naturalmente polled - uma grande vantagem se as suas vacas forem criadas com outros animais, como cavalos.

Os bovinos fêmeas têm chifres ou só os touros?

Um equívoco comum é que os bovinos com chifres são sempre touros e que as vacas fêmeas não têm chifres. No entanto, o facto de uma vaca ser macho ou fêmea não determina se terá ou não chifres.

Veja também: Mais de 30 ideias de alimentos para furacões para armazenar para emergências

Assim, pode obter-se um touro ou uma vaca com ou sem chifres, pois o género é irrelevante neste caso!

Como se chamam as vacas com chifres?

Quando as vacas têm chifres, são designadas por gado com chifres. As vacas a quem foram retirados os chifres são então conhecidas por gado descornado.

As vacas que nascem sem chifres são chamadas de vacas sem chifres. Essas vacas sem chifres ocorrem devido a um programa de reprodução seletiva que combina touros naturalmente sem chifres com vacas reprodutoras. O resultado? Bezerros com chifres.

Ler mais!

  • As vacas podem comer trevo? [Forragem de trevo, toxicidade e inchaço].
  • As vacas macho têm úberes? [A nossa resposta é absolutamente surpreendente!]
  • Guia Completo da Mini Vaca Teacup [Ordenha, Custo e Treino do Bacio!]
  • 275+ Nomes engraçados e divertidos para vacas, de Moodonna a Donald Rump

As vacas têm chifres quando nascem?

Se uma vaca é de uma raça ou tipo que tem naturalmente chifres, não nascerá com chifres. Pense nisso - seria chocantemente doloroso para a mamã vaca se tivesse de dar à luz um bebé com chifres!

Os cornos de uma vaca começam a desenvolver-se quando o vitelo tem cerca de três meses de idade e podem demorar vários anos a atingir o seu tamanho máximo.

Ao pesquisar se todas as vacas têm chifres, tivemos de olhar para além do gado nas quintas. Mergulhámos na genética animal. Quem diria que a criação de gado era tão complicada? Felizmente, o sítio Web do Jardim Zoológico Nacional Smithsonian deu-nos uma resposta clara. Tanto o gado de carne como as raças leiteiras podem ter chifres. No entanto, as vacas com chifres não têm chifres e são geneticamente sem chifres. Por outro lado, as vacas existentes na natureza quase sempretêm chifres.

Como é que se sabe se um bezerro vai ter chifres?

Geneticamente, pode ser relativamente fácil dizer se um vitelo terá chifres, dependendo dos seus pais. Esta determinação levou a um aumento das raças de gado com chifres, que muitos agricultores preferem à desagradável tarefa de descorna.

O gene das vacas com chifres é recessivo e pode ser sobreposto pelo gene dominante que cria uma vaca com chifres. Os criadores tendem a usar um touro que é homozigoto para a condição de chifre. Este processo de reprodução produz duas cópias do gene de chifre e resulta em bezerros com chifres, mesmo que as vacas com as quais ele é criado sejam com chifres.

Uma vez que o bezerro tenha nascido, um exame minucioso dirá se ele terá chifres. Os bezerros com chifres nascerão com duas pequenas protuberâncias na cabeça chamadas de botões de chifre. Estes se fundem ao crânio do bezerro durante os primeiros três meses de vida e depois crescem em chifres.

Aqui está uma bela visão familiar a todas as explorações leiteiras de todo o mundo. Uma vaca Holstein! Como vê, esta Holstein tem chifres. Mas será que os chifres do gado são perigosos? Muitos agricultores pensam que sim. E não os podemos culpar! Lemos um artigo interessante do blogue PennState Extension que cita como mais de 22 seres humanos são mortos por gado nos EUA anualmente! Não pensamos que os chifres sejam os culpados em todos os casos. Mas o gado sem chifrespode tornar a criação de vacas mais segura.

Porque é que os chifres das vacas são removidos?

A forma menos dolorosa de o fazer é remover os botões dos cornos quando o vitelo é jovem. A descorna da vaca numa fase posterior é mais dolorosa e acarreta riscos mais elevados.

As vacas são animais de grande porte, e as que têm chifres têm duas armas potenciais presas às suas cabeças! Muitas vezes não têm intenção de causar danos, mas podem acidentalmente ferir ou lacerar outros bovinos ou os seus tratadores humanos com os seus chifres.

Outro problema com os cornos é que podem ficar danificados se a vaca os prender na vedação. Um corno partido ou danificado pode resultar numa hemorragia grave ou numa infeção.

Lemos no blogue do UC Davis Vet Genetics Laboratory que a natureza sem chifres dos bovinos é uma caraterística dominante. Se um touro tiver duas mutações sem chifres, os seus descendentes não terão chifres. A caraterística sem chifres das vacas é extremamente desejável para as raças leiteiras e para os animais destinados à alimentação. Uma das razões para isso é o processo de descorna das vacas nas explorações leiteiras. Muitos críticos da indústria leiteira dizemFelizmente, os bovinos com chifres não têm chifres naturalmente, pelo que não é necessário um processo de descorna controverso ou doloroso.

5 Vacas sem chifres

A remoção dos botões dos cornos de um vitelo é uma prática tradicional que muitos agricultores modernos tentam evitar. Embora, por vezes, não seja um problema criar vacas com cornos, outra opção popular é selecionar uma raça de vaca com polinização natural.

Aqui estão algumas das nossas raças de gado com chifres favoritas!

1. galgo cintado

A vaca Belted Galloway, originária de Galloway, no sudoeste da Escócia, é uma vaca polida que se adapta perfeitamente às pastagens de montanha e às charnecas ventosas e que é apreciada pela sua carne de alta qualidade. cinto branco distintivo à volta do seu corpo de cor escura - o que lhe valeu o nome de Vaca Oreo !

2) Murray Grey

Esta raça bovina polida australiana é originária do vale do rio Murray, na fronteira entre Victoria e Nova Gales do Sul, e é conhecida pela sua capacidade de produzir grandes quantidades de leite, mesmo em ambientes mais severos.

3) Sondagem vermelha

A Red Poll é uma vaca de dupla finalidade, que produz quantidades razoáveis de leite e que também oferece vitelos de boa qualidade para aleitamento. A Red Polls foi uma das primeiras raças bovinas de polinização natural, originária de Inglaterra há mais de 150 anos.

4. angus

O Angus é um dos bovinos de carne mais populares do planeta. É originário da Escócia e também é famoso por não ter chifres. É conhecido por sua pelagem preta, corpo grosso e excelente carne. Foi introduzido na América em 1873 e desde então tem sido uma raça de carne favorecida.

5) Gado de linha baixa

Os bovinos Lowline são uma raça de bovinos de raça polaca originária da Austrália, que não têm chifres, são geralmente pretos ou vermelhos e, por vezes, têm manchas brancas na parte inferior do corpo. São famosos pela sua baixa estatura (mas bem proporcionada) e pelo seu excelente temperamento.

Aqui está a nossa mamã, Pancake, com o seu bebé, Syrup. O gado de linha baixa foi a melhor escolha para nós. Não só têm o tamanho perfeito para uma herdade mais pequena, como também são resistentes e auto-suficientes. Mantêm-se gordos sem alimentação dura, são mães excepcionais e a sua simpatia é inigualável.

Outro aspeto que consideramos importante é a excelente qualidade da carne - provavelmente devido à sua calma e à relação osso/carne. Também têm poucos problemas quando dão à luz - outra grande vantagem!

Esta vaca nunca foi desbudada - o que significa que o criador de gado nunca lhe retirou os cornos em tenra idade. Lemos nas fontes mais fiáveis (incluindo o blogue da Universidade de Cornell) que o desbudamento das vacas nas explorações pecuárias ocorre antes de a vaca atingir as oito semanas de idade.Alguns animais de criação de gado também têm os chifres removidos mais tarde na vida. Se uma vaca mais velha tiver os chifres removidos, chama-se descorna. Não gostamos desta técnica porque a remoção dos chifres é suscetível de causar mais dor após o desenvolvimento dos chifres.

Conclusão - As vacas têm chifres ou não?!

Como se pode ver, determinar se as vacas têm chifres é mais complexo do que a maioria das pessoas imagina! Algumas vacas têm chifres, outras têm os seus removidos, e as vacas polonesas nascem sem chifres!

Uma vaca com chifres pode ser uma visão bonita e majestosa, e muitos de nós somos fãs de gado com chifres. No entanto, escolher manter vacas com chifres não é uma decisão que deva ser tomada de ânimo leve, e para muitos proprietários rurais, uma vaca sem chifres seria uma opção mais segura e sem problemas.

Veja também: 11 Fabulosas plantas companheiras do tomilho! As vacas têm chifres? Sabemos que a resposta é confusa, por isso vamos terminar com estas duas belezas com chifres! Aqui estão duas vacas escocesas Highlander com chifres naturais num belo cenário invernal. Quando se aventurar na natureza, espere ver espécimes de gado com chifres, como na imagem acima. As vacas selvagens têm chifres! Mas a maioria das vacas domésticas em fazendas de gado e leite não tem chifres. Normalmente, as vacas de gado eAs vacas leiteiras são desbastadas numa idade jovem. Ou são o resultado de uma criação com chifres. Por outras palavras - alguns bovinos domésticos são desbastados. E algumas raças leiteiras e bovinas foram criadas para não terem chifres.

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.