Índice
Na nossa exploração dos estratos da floresta alimentar temperada, temos vindo a analisar mais de perto cada um dos sete estratos, o que podemos plantar neles e como conceber cada estrato para obter os melhores resultados em toda a horta.
Até agora, analisámos o estrato radicular de uma floresta alimentar, as coberturas de solo e o estrato herbáceo, e os arbustos.
Neste artigo, vamos analisar as culturas arbóreas, grandes e pequenas... os papéis que desempenham e como as podemos incorporar no resto do ecossistema que compõe o jardim florestal.

As duas categorias do estrato arbóreo numa floresta alimentar
- O sub-bosque - Árvores mais pequenas e arbustos maiores, como maçãs, ameixas e aveleiras, até cerca de 6 metros.
- O estrato de copa - Árvores mais altas como castanheiros, pinheiros e amieiros que se elevam acima do sub-bosque.
Os estratos arbóreos desempenham múltiplas funções no horto florestal
- Proporcionar a quantidade certa de sombra e abrigo para que o resto do sistema se desenvolva.
- Extrair água e minerais das profundezas do subsolo - uma parte integrante de vários biociclos.
- Sequestro de grandes volumes de carbono da atmosfera, acumulando biomassa.
- Depositar grandes volumes de carbono de volta à superfície do solo através da queda anual das folhas, construindo o solo.
- Oferecem um habitat e um sustento inestimáveis a inúmeras aves, mamíferos, insectos e microfauna.
- Produção de culturas comestíveis, medicinais e outras úteis para o jardineiro!

Vejamos com mais pormenor o que podemos cultivar em cada uma das duas camadas.
O estrato sub-bosque de uma floresta alimentar
Frutos
Culturas como maçãs , ameixas , cerejas , pêras , pêssegos , alperces, e figos são espécies de árvores de fruto que a maioria das pessoas provavelmente conhece, mas há muitas outras possibilidades interessantes para o sub-bosque de jardins de florestas temperadas...
Cerejeira da Cornualha (Cornus mas)

Cereja Corneliana ( Cornus mas ) é um fruto bem conhecido no sudeste da Europa, mas que ainda não encontrou muita popularidade no resto do mundo. Pergunto-me porquê, porque esta é uma das minhas bagas favoritas.
Quando completamente maduros, explodem com um cocktail de sabores, incluindo tons de cereja muito ricos - daí o nome. É também um arbusto muito bonito, com flores amarelas brilhantes no final do inverno, oferecendo às abelhas um sustento precoce.
Amora
Amoras são outro dos meus frutos favoritos que merecem ser plantados em maior escala.
Embora os frutos secos estejam agora a tornar-se mais populares no panorama da alimentação saudável, o prazer de comer as bagas frescas está reservado exclusivamente ao jardineiro - são tão delicadas que nem sequer conseguem chegar ao mercado sem "derreter"!

- Morus Pakistani (amora) uma planta inicial, raiz nua, 3-6 polegadas de altura
- Exposição solar: Sol pleno
Árvore da salsicha azul (Decaisnea fargesii)
O Árvore de salsichas azuis ( Decaisnea fargesii) é uma árvore dos Himalaias e da China, de aparência e som muito invulgares, cujo parente mais próximo e conhecido é a família Akebia.
Acho o seu outro nome "feijão azul" um pouco enganador, uma vez que as suas sementes não são comestíveis - mas a polpa viscosa que as envolve é de facto doce e agradável! Desde que ninguém à sua volta se importe com o ataque de sementes disparadas da sua boca após cada dentada!

- Frutos ornamentais.
Espinheiro-alvar (Crataegus sp.)

Outra família de árvores que pode ser incluída no sub-bosque é Espinheiro-alvar (Crataegus sp.) - várias das quais produzem frutos do tamanho de uma cereja que sabem mais a polpa de maçã doce.
Os espinheiros tendem a ser plantas robustas e resistentes à seca que também servem de banquete anual para os polinizadores.

Nêspera (Mespilus germanica)
Medlars , que estão intimamente relacionadas com os espinheiros e as peras, são árvores bonitas e choronas que produzem frutos com um sabor que se situa entre a tâmara, a banana seca e a maçã assada.
Muito saboroso, desde que não se importe com a pele dura e cuspa as sementes duras como pedra!

Nêspera
Por último, e também conhecidas como "Medlars japonesas", Nêsperas são um excelente fruto de sub-bosque para climas quentes e temperados.
Quando estive em Espanha, há alguns anos, deliciei-me com quilos delas diretamente das árvores - a sua suculência doce e azeda deixou-me completamente viciada! As folhas também podem ser preparadas para um chá conhecido no Japão como "biwa-cha".

- A nespereira é classificada como uma árvore de fruto subtropical, o que significa que é um pouco mais resistente...
Nozes no estrato inferior
Amêndoas e Avelãs são as duas culturas de frutos secos mais óbvias para crescer no sub-bosque.
Enquanto as avelãs se sentem muito bem à sombra das árvores mais altas, as amêndoas precisam de um dia inteiro de sol para dar as suas melhores colheitas. Procure cultivares de amêndoas resistentes à doença "Peach Leaf Curl", à qual são susceptíveis.
Culturas de especiarias

Uma das coisas mais interessantes dos jardins florestais é a enorme variedade de culturas que se podem cultivar.
Veja também: Balde de 5 galões para jardim DIYPimenta de cheiro (Zanthoxylum sp)
Se ainda não lhe ocorreu cultivar as suas próprias especiarias num clima temperado, talvez fique intrigado ao saber que a Zanthoxylum ou pimenteiras resistentes.
As espécies incluem Szechuan P víbora , Pimenta japonesa, e Pimenta do Nepal e produzem alguns dos frutos e folhas mais aromáticos de todas as plantas do mundo.
Árvore da Baía
O Árvore da Baía ou Louro da Baía ( Lauris nobilis) é uma árvore de especiarias mais conhecida pelas suas folhas muito perfumadas. A sua natureza perene torna-a também útil para abrigo durante os meses de inverno.

O estrato de cobertura do Jardim Florestal Alimentar

Os jardins florestais mais pequenos podem não necessitar da presença de árvores de grande porte para completar a 7ª camada final. Mas, para parcelas maiores, a camada de copa acrescenta uma dimensão extra que dá ao jardim uma sensação muito mais "florestal".
Vejamos algumas das árvores mais altas que podem ser plantadas nesse local.
Nozes
Das árvores mais altas que são comestíveis no jardim florestal, a maior parte são frutos secos.
Para mim, as culturas de frutos secos são das mais interessantes na horta florestal, pois podem realmente fornecer grandes quantidades de hidratos de carbono, proteínas e gorduras que, de outra forma, seriam produzidas por métodos agrícolas muito mais invasivos.
Eis algumas das espécies que melhor se adaptam a um jardim de floresta temperada.
Castanha doce (Castanea sativa)

Castanhas doces são talvez a minha cultura favorita de frutos secos, dando enormes colheitas de um fruto seco com um valor nutricional semelhante ao dos cereais. Podem também ser utilizados da mesma forma - transformados em farinha para fazer pão, tartes e bolos...
Com rendimentos comparáveis, por que não poderíamos estar a cultivá-los em vez de campos de trigo?
Bem, poderíamos E pouparia também enormes recursos.
Noz
Nozes A sua composição nutricional é mais típica de uma noz, sendo muito mais rica em gorduras do que em hidratos de carbono. Tendem a dar-se melhor em climas quentes e secos, mas algumas selecções recentes estão agora a dar bons resultados também no Norte da Europa.

Existem também vários parentes da nogueira que podem ser cultivados para a produção de nozes.
Nozes pretas ( Juglans nigra ) , Amêndoas ( Juglans cinerea ) , e Nozes ( Juglans ailantifolia ) estão a ser testadas em várias partes do mundo, embora muitas vezes ainda tenham cascas bastante duras e menos carne no interior do que a noz clássica.
Diversidade é No entanto, imperativamente e com um pouco mais de trabalho de reprodução, estas espécies poderiam acrescentar a tão necessária variedade ao menu de frutos secos dos jardins florestais.
Um ligeiro inconveniente do cultivo de qualquer tipo de noz é o produto químico Juglone Se quiser cultivar nogueiras no seu jardim florestal, procure companheiros mais tolerantes a esta situação.
Pinhão
Pinhões são, na verdade, colhidos de várias espécies diferentes de pinheiros que produzem pinhas especialmente grandes e amêndoas de tamanho suficiente para valer a pena extrair.
Geralmente, dão-se melhor em zonas com invernos frios e verões quentes e secos, e são necessárias várias árvores para garantir uma boa polinização.

- CULTIVE OS SEUS PRÓPRIOS PINHÕES
- AGULHAS LONGAS DE COR AZUL-PRATEADA BRILHANTE
- EXTREMAMENTE RESISTENTE À ZONA 2 (-50)
- A CASCA CINZENTA E DESGRENHADA É EXTREMAMENTE VISTOSA E ACRESCENTA UM INTERESSE SIGNIFICATIVO NO INVERNO.
- ÁRVORE DE 2 ANOS - ATINGE 100 PÉS NA MATURIDADE - ENVIADA NUM CONTENTOR COM TERRA - ZONA 2-8
Carvalho

Todos bolotas não são de facto comestíveis!
Apenas necessitam que enxaguemos os taninos amargos antes de os podermos transformar em algo útil.
Algumas espécies com menos taninos podem até ser assadas como castanhas e comidas diretamente. O pão de bolota era um alimento básico dos californianos nativos e as bolotas ainda são consumidas regularmente na Coreia. Há muitas receitas fantásticas para experimentar!

- Cultive o seu próprio carvalho-negro-da-califórnia (Quercus kelloggii), um carvalho de...
- 100% garantido: Se a sua muda perecer, teremos todo o gosto em fornecer uma...
- Sementes cultivadas sem veneno ou pesticidas no nosso viveiro na costa de Redwood na Califórnia
- Instruções de transplante e cuidados incluídos
- As árvores podem constituir uma barreira natural contra ventos fortes, temperaturas, poluição sonora e...
Macaco Puzzle (Araucária)
Puzzle do macaco ( Araucária ) é outra noz que ainda é utilizada em grande quantidade pelos indígenas mapuches do Chile, que se referem à árvore como a sua "família alargada".
Fiquei muito impressionado ao experimentar as nozes desta árvore, que caem de cones enormes, do tamanho de uma bola de futebol. Cada noz tem até 5 cm de comprimento e, para mim, sabia um pouco a amendoim!
Ginkgo biloba

Ginkgo biloba é mais conhecida no Ocidente como uma árvore ornamental ou medicinal, mas as sementes dentro dos frutos de cheiro nojento são, de facto, muito boas para comer!
Na China e no Japão, são muito apreciadas como aperitivos, e penso que é mais do que tempo de o mundo ocidental se familiarizar com as maravilhas das nozes de Ginkgo, que tenho visto a crescer muito bem por toda a Europa.

Outras culturas de cobertura
Existem algumas outras formas de utilizar a nossa camada de cobertura...
Bétula e Bordo são bem conhecidas pela sua seiva comestível e benéfica para a saúde, que também pode ser transformada em xaropes e fermentos.

Espécies fixadoras de azoto, tais como Alders (Alnus sp.) e Alfarroba negra (Robinia pseudoacacia) são muito úteis como "mastros de fertilidade" - formando relações simbióticas com as bactérias do solo para solidificar o azoto atmosférico - um dos elementos-chave para o crescimento das plantas.
As árvores altas também podem fornecer o abrigo necessário para o jardim.
Podem formar-se grandes corta-ventos com espécies caducifólias resistentes, como as amieiras, as bétulas e as faias, e com árvores de folha persistente densas, como os abetos e as tujas.

Recursos de madeira valiosos

A madeira de qualquer espécie de árvore ou arbusto é também um recurso naturalmente valioso em si mesmo!
Se o horto florestal precisar de uma poda ou desbaste substancial, esta madeira pode ser utilizada para todo o tipo de coisas.
Noz , carvalho A madeira de árvores de fruto é muito apreciada no sector da carpintaria e constitui uma alternativa importante às madeiras tropicais de folhosas, muitas vezes provenientes de fontes irresponsáveis.
Muitas espécies como carvalho , faia, e bétula também são óptimos para o cultivo cogumelos em!
Shiitake , Ostra, e Crina de Leão estão entre as variedades mais fáceis e deliciosas de cogumelos gourmet que se podem cultivar.
A madeira também pode ser deixada a apodrecer no chão para enriquecer o solo, ou mesmo enterrada debaixo de culturas que necessitem de fertilidade extra.
Em Hugelkultur No caso da madeira, são enterrados grandes volumes de madeira debaixo de canteiros de legumes para fornecer húmus durante longos períodos de tempo.

E não esqueçamos lenha .
Espécies de crescimento rápido como amieiros e salgueiros pode fornecer grandes quantidades num período de tempo relativamente curto.
E se quiser poupar carbono ao mesmo tempo, pode sempre construir um gaseificador - um tipo de fogão que queima apenas os gases da madeira, produzindo quase zero dióxido de carbono. Fica com um condicionador de solo leve, preto e milenar: biocarvão !
Eis uma solução vantajosa para todos...

Conceber as camadas de sub-bosque e de copa

Maximizar a luz do sol
O mais crítico de todos os elementos no jardim da floresta temperada é geralmente a luz solar.
Devemos organizar cuidadosamente as nossas camadas de copa e sub-bosque para deixar entrar o máximo de luz solar possível para os arbustos frutíferos e a vegetação perene abaixo.
Desta forma, menos é mais !
O erro mais comum que as pessoas cometem quando projectam os seus jardins florestais é incluir demasiadas espécies de árvores, que acabam por fazer demasiada sombra para que as condições de cultivo sejam óptimas.
Marque cuidadosamente a orientação do sol e a forma como esta muda em diferentes alturas do ano.
Embora o sol de verão possa chegar à maior parte do solo do jardim florestal, o sol de outono é também muito importante para as culturas de maturação mais tardia.

A pesquisa das necessidades solares de cada espécie é uma parte importante e demorada deste processo, e recomendo vivamente a leitura de algum material dedicado ao assunto, como o livro sugerido no final do artigo.
O tamanho é importante...
Certifique-se de que conhece a altura e a extensão de cada árvore que vai plantar.
Embora possa ser difícil de imaginar no início, um castanheiro pode facilmente ultrapassar os 10 metros de largura durante a sua vida!
Uma boa maneira de planear as camadas de árvores do jardim florestal é recortar círculos de papel com códigos de cores para representar o tamanho de cada árvore, antes de os colocar num plano de jardim à escala correspondente.
Aqui está um exemplo simples que criei para um jardim florestal Mandala em Sussex, Reino Unido:

Zoneamento das árvores para facilitar a colheita
Outro fator a considerar ao planear as suas camadas de árvores é a colocação das árvores de acordo com a frequência com que os vai colher .
Enquanto muitas culturas arbóreas, como as maçãs de inverno e os frutos secos, podem ser colhidas numa ou duas sessões para armazenamento, outras, como as maçãs de verão e as amoras, proporcionarão um fornecimento constante de produtos frescos durante uma estação mais longa.
Localize árvores que ofereçam produtos regulares e frescos em locais por onde passará frequentemente, e aquelas que só precisa de colher anualmente nos pontos mais afastados do jardim.

Pensar na polinização
A maioria das culturas arbóreas acima referidas são auto-estéril o que significa que precisam de pelo menos um parceiro compatível para as polinizar.
As árvores de fruto são normalmente polinizadas por insectos e precisam simplesmente de se posicionar perto de outras da mesma espécie que floresçam ao mesmo tempo.
As árvores de frutos secos, por outro lado, são na sua maioria polinizadas pelo vento e necessitam muitas vezes de ser plantadas em grupos maiores para obterem bons rendimentos - embora haja excepções. Peça ao seu armazenista que o oriente sobre a polinização se tiver dúvidas!
... e não tenham pressa!
Com tudo isto em mente, a copa e o sub-bosque são dispostos com grande cuidado para que todos os elementos se combinem para produzir rendimentos óptimos ao longo do todo o sistema .
Pode ser um processo longo, mas quando não é apressado, pode ser muito divertido e será recompensado por todo o amor e cuidado que dedicar ao seu plano.

Divirta-se...
Não se esqueça que um dos rendimentos mais importantes é o seu prazer - como jardineiro!
Veja também: Batalha de fornos de pizza Ooni Pro vs Roccbox vs ArdoreDesejo que os raios de sol salpicados, filtrando suavemente através das camadas bem trabalhadas de árvores e arbustos, tragam alegria ao seu coração durante muitos anos.
Martin Crawford's Criar um jardim florestal Incorporando os seus 20 anos de experiência em Devon, no Reino Unido, recomendo vivamente este livro a qualquer candidato a jardineiro florestal num clima temperado.

- Livro usado em bom estado
Ler mais: