Índice
A utilização de pedras e plantas para evitar a erosão do solo começou provavelmente com a segunda colheita semeada pelo homem na base de uma colina. A primeira colheita foi arrastada! É por isso que estamos prestes a partilhar as nossas melhores dicas sobre como colocar pedras numa encosta para parar a erosão.
Independentemente do grau de inclinação, é geralmente possível parar ou abrandar a erosão utilizando diferentes tipos de rochas e plantas. Vamos fornecer algumas indicações úteis para que tenha mais sucesso.
Parece-lhe bem?
Então vamos começar a cavar!
É possível colocar pedras num declive?

Sim, mas antes de arrastar pedregulhos colina acima, consulte este Relatório de Controlo da Erosão da Southern California Watershed Recovery e da NRCS. É o nosso recurso favorito para o controlo da erosão no quintal. E o relatório ensina-nos que muito do que se pode fazer com as pedras é determinado pelo ângulo de inclinação.
- Declive inferior a 33% (3 para 1). Pode conceber e utilizar quase todos os métodos de controlo da erosão, incluindo pedras, cascalho e enrocamento, de acordo com o NRCS.
- Inclinação de 33% a 50%. Pode utilizar árvores e enrocamentos, de acordo com o NRCS.
- Inclinação superior a 50%. Qualquer pedra que se utilize tem de ser em forma de muros de contenção para manter os campos em socalcos, ou, no mínimo, parcialmente enterrada no solo para evitar deslizamentos ou rolamentos.
Nota: As rochas de enrocamento são famosas por controlarem a erosão em linhas costeiras, diques, canais de escoamento, etc. Em qualquer lugar onde a água possa fluir rápida e fortemente. As dimensões das rochas de enrocamento variam geralmente entre 4 e 30 polegadas. Consulte este excelente guia de rochas de enrocamento da Ayres Associates para obter muito mais informações sobre a utilização de enrocamento para parar ou abrandar a erosão.
As rochas numa encosta impedem a erosão?

Sim. As pedras num declive previnem a erosão, desde que sejam colocadas corretamente! Geralmente, a erosão é causada por grandes chuvas ou pelo derretimento rápido da neve, combinados com pouca ou nenhuma cobertura do solo. O cultivo, os incêndios ou o solo não produtivo (ou solo solto) podem causar a falta de cobertura do solo. A colocação de pedras estrategicamente nos declives pode ajudar a abrandar e desviar o fluxo de água.
Fico sempre surpreendido com as quantidades de precipitação intensa registadas nos estados do sul e do leste dos EUA.
A questão é que não é preciso muito para corroer o solo. Há alguns anos, tivemos 5 cm de chuva em 6 horas, um tubo de queda entupido (ver o nosso artigo Ideias criativas para a drenagem de calhas e tubos de queda) e um jardim acabado de trabalhar e semeado. É extraordinário a quantidade de terra que uma inclinação de 5% pode depositar no seu relvado!

Prevenção da erosão em taludes

Dependendo do declive e do tipo de solo, pode ser necessário utilizar uma combinação de cobertura vegetal, sebes, árvores, pedras e nivelamento para evitar a erosão. Eu passaria um pouco mais de tempo a observar as encostas naturais à volta da minha casa do que a tentar igualar a Mãe Natureza.

Cobertura do solo que evita a erosão
Aprender a colocar pedras numa encosta para travar a erosão não é a única forma de a travar! Também pode utilizar plantas. Se desejar que a sua encosta permaneça semi-natural, aqui estão algumas das plantas estabilizadoras mais populares que pode utilizar.
- Gramíneas A Buffalo Grass e a Kentucky Blue Grass têm excelentes estruturas de raízes que mantêm o solo no lugar durante o vento e o escoamento da água. Para mais selecções de relva compatíveis com zonas de crescimento, visite Southland Organics e o seu guia sobre a utilização de sementes e relva para controlo da erosão.
- Leguminosas A alfafa e o trevo vermelho também têm um sistema radicular enorme, mas não se meta nos trevos doces, pois alguns deles atingem 1,5 m de altura.
- Folhas largas Variegated Snow on the Mountain (erva daninha de Bishop ou goutweed) porque vive no nosso quintal e é impermeável a tudo - incluindo água, corta-ervas, rototiller e fogo. Para mais sugestões, consulte este excelente guia de coberturas de solo para encostas.
- Arbustos & Árvores Algo resistente que requer poucos ou nenhuns cuidados, como a caragana, o lilás ou os arbustos de zimbro, que têm estruturas radiculares que requerem uma retroescavadora para serem removidas e que crescem rente ao solo para abrandar a velocidade da água.
Outra nota! O grau de inclinação e a escolha da cobertura do solo podem exigir uma cabra para o controlo da vegetação. (As cabras têm uma agilidade famosa, o que as torna ideais para cortar relva em declives!)

Colocação de rochas em canais de drenagem
É raro que a encosta tenha um fluxo de água uniforme. Há quase sempre declives dentro da encosta. Por outras palavras - pode ter de sair à chuva e observar para onde a água corre antes de planear a colocação das pedras.
Um dos métodos de controlo da erosão mais bem sucedidos é a criação de canais dedicados, que ajudam a escoar a água. Encontrar um, dois ou três canais naturais permite-lhe ajudar um pouco a natureza.
Com alguma sorte, apenas serão necessárias pequenas quantidades de alargamento, aprofundamento e re-inclinação para direcionar a água para onde se pretende.
Nota importante! A ideia é abrandar a velocidade da água, mesmo num canal específico, deixando alguns ressaltos e curvas suaves.
Forre o canal com tecido paisagístico e prenda-o à área de cobertura do solo com pedra de rio ou riprap. Também pode colocar pedras no canal dedicado sem o tecido. Saltar o tecido paisagístico proporciona uma melhor oportunidade de cavar pedras no solo para as manter no lugar em declives mais acentuados.
Nunca esquecer o seguinte. A água corre através das aberturas no seu leito rochoso. Sem tecido paisagístico, a água pode cortar as suas rochas e permitir que estas se afundem ou se desloquem para baixo. Também pode ter um problema maior de ervas daninhas mais cedo, que irá obstruir ou abrandar a drenagem.

Colocação de rochas para evitar a erosão de taludes
Muitos (se não a maioria) dos declives do terreno são demasiado irreflectidos para fazer correr a água para dois ou três locais convenientes. Por isso, poderá ter de aprender a colocar pedras num declive para parar a erosão com alguma colocação estratégica de pedras para abrandar ou desviar o fluxo de água.
Nota de advertência! O lado positivo de plantar uma boa cobertura de solo é que ela manterá o solo no lugar. O lado negativo é que ela pode ficar tão ligada às raízes que não pode absorver adequadamente nada mais do que um orvalho pesado - permitindo que a água desça a encosta ainda mais rapidamente.
A maior parte dos declives não são áreas lisas ou consistentes, tendem a ser aquilo que a última idade do gelo e a mãe natureza fizeram deles. Passe algum tempo a observar a chuva e o escoamento. Depois, planeie molhar-se e marque as áreas que beneficiarão de uma colocação judiciosa de pedras.
O objetivo da colocação de rochas não é parar a água. Não é possível. As rochas individuais, os enrocamentos e as colecções de cascalho abrandam, desviam e espalham o fluxo de água para ajudar a evitar a erosão.

Colocação de pedras na base da encosta

Independentemente do sistema que utilizar para levar a água até ao fundo do talude sem solo superficial, terá de fazer algo com ela quando lá chegar. Um dreno francês ou um dreno cego instalado perpendicularmente ao talude do jardim pode ser utilizado para absorver ou transportar o escoamento.
A construção de um muro de contenção de rocha ou a colocação de pedras grandes ao pé dos canais de drenagem dissipará a força da água que desce a colina. A colocação estratégica de pedras pode ajudar a proteger a parte mais plana do seu quintal.
Instale o seu sumidouro entre a base do declive e o seu muro de contenção. A água será absorvida pelo sumidouro e levada para longe do seu jardim.
(Ver construção de drenos franceses em wikihow.com/Build-a-French-Drain).

Outra nota !
Veja também: As galinhas podem comer cascas de banana?As ideias e os projectos de sumidouros são limitados pela imaginação das pessoas. Existem centenas de ideias de sumidouros na Internet, quase todas utilizando tubos perfurados e muitas pedras.
Os sistemas de drenagem francesa podem ter um muro de contenção de pedra, tijolo ou betão. A ideia do muro é parar a água o tempo suficiente para que esta seja absorvida pelo dreno.

Jardinagem e controlo da erosão em socalcos
A construção de uma encosta em socalcos é provavelmente o melhor método de controlo da erosão e de utilização do solo. A construção de socalcos é utilizada há séculos em todo o mundo para tirar o melhor partido das encostas, mas também requer muito tempo e esforço.
Historicamente, a construção de terraços consiste em tornar uma secção da encosta suficientemente larga e plana para permitir a construção de um muro de contenção em rocha e, em seguida, aplanar adequadamente a área por detrás do muro para a utilizar como jardim ou campo.
A área do jardim é suavemente inclinada para baixo para permitir uma drenagem suave. Muitas vezes, a parte inferior dos muros tem aberturas para eliminar o excesso de água. A maioria dos muros de pedra do terraço segue os contornos da encosta. Estes desenhos são menos trabalhosos e dão um aspeto mais suave e natural.
Ler mais!
- 5 maneiras de parar o escoamento de água do quintal do vizinho [Rainwater + Stormwater].
- Ideias Práticas para a Drenagem de Calhas e Sumidouros [Barris de Chuva, Cisternas, e Mais]
- As melhores botas de fazenda para mulheres - Marcas de segurança, botas de chuva e muito mais!
- Como dar bom aspeto a uma vala de drenagem [25+ Ideias!]
- Limpeza do quintal cheio de mato fácil em 5 passos [+ 9 dicas para cortar a relva!]
Conclusão
Aprender a colocar pedras num declive para travar a erosão é uma competência útil - as pedras são um ótimo complemento para o seu arsenal de prevenção da erosão!
Não apodrecem. Se forem colocados corretamente, raramente se deslocam. Não se desgastam - pelo menos durante vários milénios. E se viver numa zona rochosa, são fáceis e baratos de adquirir. (Qualquer quinta com rochas terá uma pilha de enrocamento instantâneo no canto de um campo).
Um pé cúbico de rocha pesa, em média, cerca de 165 libras. (Aqui tem muito mais informação sobre o peso das pedras e rochas.) A sua natureza pesada significa que não está a atirar algumas para o carrinho de mão e a correr com elas colina acima.
Por isso, não se engane quanto à utilização de rochas para gerir a erosão! A utilização de rochas no jardim - especialmente num declive - é difícil, pesada e trabalhosa. Normalmente, requer equipamento motorizado e um investimento significativo de tempo. Mas o resultado pode ser tremendamente eficaz na prevenção da erosão do solo. E os resultados também podem ser surpreendentemente atractivos!
Veja também: Porque é que as folhas do meu cato de Natal estão moles?Se tiver perguntas ou dicas sobre como colocar pedras numa encosta para parar a erosão ou como utilizar pedras para gerir a erosão, partilhe-as.
Gostamos de ouvir os colegas proprietários rurais, jardineiros de rochas ornamentais e entusiastas do controlo da erosão!
Mais uma vez, obrigado pela leitura.
Tenha um ótimo dia!
