Como construir uma colmeia de macieiras

William Mason 26-08-2023
William Mason

Se quiser plantar uma macieira no seu jardim, não deve cultivá-la sozinho. Na natureza, as plantas não crescem isoladas, crescem em comunidades de plantas. No seu jardim? Deve imitar os ecossistemas naturais e rodear qualquer nova macieira que plante com uma guilda de macieiras.

O que é uma Apple Guild?

Uma macieira é uma coleção de plantas escolhidas de forma específica e cuidadosa para colocar à volta de uma macieira num determinado local. As plantas são seleccionadas para ajudar a macieira, formar um ecossistema funcional e fornecer-lhe rendimentos adicionais para o ajudar a tirar o máximo partido do seu espaço.

Aqui está uma amostra perfeita de uma associação de macieiras e árvores de fruto! Pode ver pereiras anãs e macieiras bebés. Repare também na abundante vegetação rasteira de morangos. Os morangos são a nossa cultura de cobertura do solo preferida. Os morangos têm o melhor rendimento quando há muitos polinizadores benéficos. Tal como as macieiras!

Porquê criar uma guilda de macieiras?

Criar uma associação de macieiras é algo que se faz por várias razões. A associação de macieiras perfeita deve

  • Ajudar a árvore no coração do grémio.
  • Formar interacções benéficas entre plantas e com a vida do solo local e outros animais selvagens.
  • Fornecer-lhe uma gama de rendimentos comestíveis e outros.

O objetivo é criar uma simbiose para que todos os elementos trabalhem em conjunto para criar um ecossistema harmonioso, um ecossistema que se sustenta ao longo do tempo e que cria um jardim de manutenção relativamente reduzida.

Sem aumentar demasiado a competição entre as plantas, o seu objetivo ao criar uma guilda de macieiras é aumentar a biodiversidade no seu espaço, trazendo benefícios para a própria macieira, para a vida selvagem local, para si e para a sua família.

O que devo plantar no viveiro de árvores de fruto?

A coisa mais importante a ter em conta quando se decide o que plantar em qualquer associação de árvores de fruto é que as plantas devem ser sempre escolhidas em função do local onde se vive e do sítio específico.

Considere o seguinte.

  • A sua localização geográfica.
  • O clima e o microclima do local onde vive.
  • A luz solar, a sombra, o vento e a água.
  • O tipo de solo, o pH e outras características.
  • O que é que deseja que o grémio forneça?

Há alturas em que pode querer introduzir plantas não nativas no seu projeto. No entanto, para obter os melhores resultados possíveis, recomendo sempre a inclusão do maior número possível de plantas nativas para preencher os nichos do ecossistema.

Pode ser útil olhar para as plantas nativas da sua área enquanto considera quais as plantas que estão dentro de cada camada da sua guilda e quais as funções que podem ser capazes de cumprir.

Uma vez que as peras e as maçãs têm requisitos de propagação semelhantes, são os companheiros de equipa perfeitos para as florestas alimentares. As peras são também tremendamente fáceis de cultivar, o que as torna a cultura ideal para as florestas alimentares.

Os elementos de base de um viveiro de árvores de fruto

Ao criar um grémio de árvores de fruto, pode ser útil considerar as diferentes camadas de vida vegetal:

  • A macieira propriamente dita (que deve ser cuidadosamente escolhida em função da sua localização e do seu sítio específico).
  • Muitas vezes, arbustos ou mesmo árvores mais pequenas.
  • Talvez trepadeiras e videiras subam a uma árvore mais madura ou cresçam nas proximidades.
  • Toda uma gama de plantas herbáceas perenes, tanto as mais altas como as de cobertura do solo.
  • Por vezes, plantas anuais ou bienais que se auto-semeiam.
  • Bolbos, raízes e tubérculos na rizosfera (zona radicular).

Nem todos os grémios incluirão todos estes elementos, mas a consideração de cada um deles ajudá-lo-á a desenvolver um design completo e holístico para o grémio da macieira.

Funções que as plantas de uma associação de macieiras devem cumprir

Numa associação de macieiras, deve ter os seguintes elementos

  • Plantas para melhorar as condições ambientais (proporcionando sombra ou cobertura do solo, por exemplo, e impedindo que a erva e as ervas daninhas cresçam na zona).
  • Plantas que ajudam a aumentar ou a manter a fertilidade através da fixação de azoto e plantas que podem recolher nutrientes de forma dinâmica (de níveis inferiores do solo, por exemplo). Estas podem fornecer nutrientes às plantas que crescem nas proximidades, mas são muitas vezes cortadas e lançadas como cobertura vegetal para alimentar o sistema.
  • As espécies que atraem polinizadores e outros animais selvagens benéficos ajudam a manter o ecossistema equilibrado, ajudando também a manter baixo o número de pragas através da predação.
  • Elementos que confundem, distraem ou repelem certas pragas.
  • Escolha plantas que proporcionem colheitas comestíveis ou outros rendimentos, como ervas medicinais, corantes, materiais de artesanato, etc.

Lembre-se também que uma guilda pode incluir a vida debaixo do solo! E a outra vida selvagem que partilha o seu espaço também. Estes formarão ligações com as plantas que escolher e garantirão que o ecossistema (global) funciona como deve.

As suas macieiras precisam de polinizadores. Imensos! E uma vez que várias fontes de pólen atraem diferentes polinizadores - recomendamos a plantação de uma guilda diversificada com vários arbustos, flores e plantas! Quanto mais polinizadores - mais maçãs. Ponto final!

Criação de uma guilda de macieiras

  • Escolher um local adequado para plantar uma macieira.
  • Seleccione a macieira e as espécies iniciais da guilda (lembre-se de que pode acrescentar mais espécies à medida que a macieira amadurece e o sistema muda com o tempo). O seu desenho inicial será um ponto de partida e não um destino final.
  • Escolha o tamanho da sua guilda. Normalmente, uma guilda alcança a linha de gotejamento madura da árvore, mas pode estender-se por uma área maior. As guildas de macieiras não têm de ser redondas. Também podem ser feitas em formas irregulares. Também pode fazer guildas lineares - como sebes, ao longo do terreno.
  • Preparar o terreno: Como é que eu preparo o meu solo para as macieiras?

A preparação do solo para as macieiras pode implicar a limpeza manual da vegetação indesejável e a realização de trabalhos de terraplenagem para gerir a água no local. Pode incluir a colocação de camadas de cartão e de cobertura morta.

A cobertura vegetal e o cartão ajudam a suprimir o crescimento de ervas e ervas daninhas e protegem e alimentam o solo antes do estabelecimento da sua família de macieiras.

  • Plantar arbustos e plantas perenes membros da guilda, e semear sementes de certas espécies.
  • Assegure-se de que rega e cuida da macieira e das outras plantas à medida que o sistema se estabelece.
Os arbustos de amora e as macieiras combinam lindamente na sua associação de macieiras. As maçãs requerem uma grande quantidade de polinizadores para a melhor colheita. Os arbustos de amora produzem muito néctar - e as abelhas adoram-nos. O cultivo de amoras é também perfeito para florestas alimentares diversificadas porque toleram sombra parcial.

Exemplo de associação de macieiras

Encontrará um outro exemplo de um grémio de macieiras no meu artigo sobre a disposição dos grémios de árvores de fruto.

Lembre-se de que este exemplo mostra uma guilda criada para um ambiente e local específicos. Pode haver uma imensa variedade de guildas de macieiras, e certamente não precisa de se limitar às plantas mais comuns usadas. Este exemplo é do meu trabalho como designer de jardins de permacultura, e desenhei muitas outras guildas e designs de florestas alimentares para os meus clientes nos últimos anos.

Embora possa escolher os elementos acima referidos para a sua guilda e aprender com eles, deve sempre certificar-se de que compreende o seu sítio específico e esforçar-se por fazer selecções e tomar decisões de design adequadas ao mesmo.

Tenha em atenção que alguns elementos dos exemplos de guildas dados online podem ser invasivos em algumas áreas, embora não constituam um problema noutros locais. Pesquise sempre cuidadosamente as plantas antes de decidir utilizá-las no seu jardim e, se possível, opte por opções nativas.

Há uma maneira fácil de tornar a sua floresta alimentar, herdade ou jardim de permacultura mais equilibrado: adicionar macieiras! A sua região local ditará os melhores arbustos indígenas, culturas nativas e plantas para crescer ao lado da sua macieira. Mas a imagem acima lista alguns dos nossos favoritos.

As melhores flores de macieiras para polinizadores!

Se o seu pomar de maçãs ou floresta alimentar tiver muitas abelhas - apostamos que terá colheitas mais abundantes todos os anos.

O contrário também é verdade!

Se a sua associação de macieiras ou jardim não tiver polinizadores benéficos, como abelhas, abelhas melíferas, vespas e abelhas nativas, é difícil que os seus frutos e legumes tenham o sucesso esperado.

Também lemos que cerca de 75% das culturas dependem dos polinizadores, o que é mais uma razão para cultivar muitas flores silvestres, árvores de fruto, culturas de cobertura do solo e arbustos nativos.

(É também por isso que estamos sempre a pedir aos nossos amigos que deixem de usar herbicidas e pesticidas sintéticos).

Então - quer mais abelhas e polinizadores? Então escrevemos a seguinte lista das nossas flores silvestres favoritas e sementes de flores mistas. Estas sementes vão fazer com que a sua floresta de alimentos e a sua guilda de maçãs se encham de vida.

Em pouco tempo!

Esperamos que ajudem - e lembrem-se de continuar a alimentar as abelhas.

Para toda a vida!

  1. Sementes de melão-de-são-caetano
  2. A sua macieira é um exemplo de uma elegante atualização para o seu grupo de macieiras que convida muitas abelhas. Também são fáceis de cultivar - as macieiras florescem nas zonas três a nove.

    As plantas atingem cerca de um metro de altura e as suas belas flores amarelas proporcionam também uma grande superfície para vários polinizadores. Nas zonas de três a sete, funcionam como plantas anuais.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  3. Bright Lights Cosmos Blend Sementes
  4. A Cosmos é uma flor anual vibrante que adora o sol pleno e que atrai uma grande variedade de polinizadores - incluindo beija-flores. A Cosmos é brilhante e colorida - e famosa por ser fácil de cultivar.

    As flores vermelhas, amarelas, brancas e cor de laranja têm cerca de dois a três centímetros e as próprias plantas podem atingir mais de um metro de altura.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  5. Sementes de Candystripe Cosmos
  6. Estas lindas flores anuais crescem até cerca de um metro e meio e adoram sol pleno.

    Mas as cosmos doces também toleram a sombra se forem aninhadas junto a barreiras de árvores de fruto. Amadurecem em cerca de dois a três meses. Ah, sim - as abelhas também as adoram. Muito!

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  7. Sementes Diablo Cosmos
  8. Esta flor de cosmos fofa traz muito néctar para os polinizadores benéficos. Suporta as secas e as condições de crescimento secas melhor do que a maioria.

    Veja também: Como colher e secar bagas de sabugueiro

    Também são famosas por serem fáceis de cultivar - e não se importam de ser deixadas sozinhas.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  9. Sementes mistas de flores de Fairy Meadow
  10. Aqui está uma forma divertida de adicionar uma enorme variedade à sua associação de árvores de fruto, ao seu pomar de maçãs ou à sua quinta.

    Inclui toneladas de sementes, incluindo papoila da Califórnia, olhos azuis bebé, Johny-jump-up, amor-perfeito gigante suíço, snapdragon esporado, tomilho de inverno e muito mais.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  11. Sementes de mistura de flores Hummingbird Haven
  12. Este pacote de sementes tem como objetivo convocar o maior número possível de beija-flores. Parece-nos bem!

    O pacote inclui erva-das-borboletas, bálsamo de abelha, campainhas de coral, dedaleira, penstemon, póquer vermelho e outros favoritos destas aves gloriosas.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  13. Sementes de papoila laranja da Califórnia
  14. As flores da papoila da Califórnia dão um tom brilhante de laranja ao jardim do seu quintal ou à sua guilda de árvores, dando flores de cortar a respiração no verão.

    É outra flor selvagem que cresce no meio do nada - sozinha. É fácil de cultivar - e (aparentemente) não se importa com condições de solo deploráveis.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  15. Sementes de Coreopsis das Planícies
  16. Quer uma flor de verão que ainda floresça no outono? Então a coreopsis é uma das nossas favoritas. Ajuda a atrair abelhas e borboletas para o doce néctar.

    Os pássaros também gostam de petiscar as sementes. É outra flor muito resistente e as estacas dão origem a bouquets perfeitos.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  17. Sementes mistas de flores das colinas e planícies do Sul
  18. Aqui está um pacote de sementes multicoloridas para ajudar a vitalizar a sua guilda de macieiras desde o verão até à neve.

    As sementes misturadas incluem a bluebonnet do Texas, a coneflower púrpura, a sálvia escarlate, o cipreste e a hortelã-limão, e muito mais!

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

Conclusão

Criar uma associação de macieiras à volta das suas árvores centrais é uma excelente forma de promover colheitas abundantes de maçãs.

Lembre-se de que as macieiras precisam de abelhas em abundância para dar um rendimento elevado.

Que arbustos, flores e culturas autóctones ajudam a atrair polinizadores indígenas na sua região?

Comece por aí!

Veja também: Como cultivar, colher e podar hortelã: o guia completo

Esta é uma excelente forma de começar a pensar nos seus companheiros ideais para a guilda da macieira.

Também consideramos que os arbustos de folha perene, as árvores de fruto, as flores autóctones e as culturas de cobertura do solo se adaptam bem a muitos ambientes de associações de macieiras e de florestas alimentares.

E tu?

Quais são os teus companheiros de guilda favoritos da macieira?

Ou - talvez esteja a planear uma macieira mas não consegue decidir qual a cultivar mais adequada para a sua região?

Deixe-nos saber nos comentários!

Adoramos discutir tudo o que diz respeito à permacultura e à jardinagem.

Obrigado por ler - e tenha um ótimo dia!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.