Índice
Fazer manteiga a partir de leite cru é simples e satisfatório, e nós vamos mostrar-lhe como fazê-lo em casa! A manteiga de leite cru é uma óptima maneira de utilizar o leite cru em excesso, produzindo um produto delicioso e saudável.
A manteiga tem sido um alimento básico em muitas culturas durante séculos e pode ser rastreada até aos tempos antigos. De facto, o processo de fabrico da manteiga manteve-se relativamente inalterado ao longo dos anos - aplicam-se os mesmos princípios!
Se está a pensar em como fazer manteiga com leite cru, não precisa de procurar mais. Vamos guiá-lo passo a passo para fazer manteiga a partir de leite cru - estará a fazer uma deliciosa manteiga caseira num instante.
Como fazer manteiga com leite cru
Os princípios básicos do fabrico da manteiga são os seguintes: a nata é separada do leite cru para fazer manteiga de leite cru. A nata é então batida até se formarem os sólidos da manteiga e a gordura. A manteiga é então limpa e o excesso de leitelho é drenado.
Vejamos o processo passo-a-passo, começando com um PDF imprimível e, em seguida, entraremos nos pormenores de cada passo.

Como fazer manteiga com leite cru
Fazer manteiga a partir de leite cru é simples e satisfatório, e nós mostramos-lhe como fazê-lo em casa!
Materiais
- Leite fresco e cru
- Água fria para enxaguar
- Opcional: sal ou outros aromas
- Recipiente limpo e hermético para guardar
Ferramentas
- Batedeira, jarro, liquidificador ou batedeira para manteiga
- Colher ou copo medidor
Instruções
- Recolher ou comprar leite fresco e cru (não pasteurizado e não homogeneizado).
- Separe as natas do leite, deixando-as no frigorífico durante várias horas ou durante a noite. Quanto mais tempo ficarem no frigorífico, mais espessas serão as natas.
- As natas sobem para o topo e são retiradas com uma colher ou um copo medidor.
- Para a manteiga de cultura, pode deixar as natas à temperatura ambiente durante algumas horas ou durante a noite para permitir a fermentação natural.
- Depois de as natas terem amadurecido, é altura de as bater, o que pode ser feito agitando-as num frasco, utilizando uma batedeira manual, num liquidificador ou numa batedeira.
- Durante a batedura, os sólidos da manteiga e a gordura separam-se e a mistura começa a solidificar.
- Quando vir uma "massa" amarela a formar-se, é altura de passar à etapa seguinte.
- Separe os sólidos da manteiga do líquido, amassando e espremendo a manteiga para retirar o máximo de leitelho possível.
- Lave a manteiga sob uma torneira fria para retirar ainda mais leitelho. Quanto mais pura for a manteiga, mais tempo durará sem se estragar.
- Tempere com sal ou ervas aromáticas e guarde no frigorífico num recipiente limpo e hermético.
- O restante leitelho pode ser utilizado em qualquer receita que utilize leitelho.

Comprar e preparar o leite cru
A produção de manteiga de leite cru começa com leite cru. Se tiver vacas leiteiras, pode recolher o leite você mesmo. No entanto, pode conseguir comprar leite cru em quintas locais se não tiver uma vaca. Os mercados locais de agricultores, cooperativas e lojas de alimentos saudáveis também podem ter leite cru. O leite cru não é pasteurizado e não é homogeneizado, o que significa que mantém toda a sua bondade.
Agora é hora de separar as natas do leite. Este processo é fácil - deixe-o no frigorífico durante várias horas ou durante a noite. As natas vão subir para o topo e podem ser retiradas com uma colher ou concha.
Para a manteiga de cultura, pode deixar as natas à temperatura ambiente durante algumas horas ou durante a noite para permitir a fermentação natural.
Agitar!

Depois de as natas terem amadurecido, é altura de batê-las. Isto pode ser feito agitando as natas num frasco, utilizando uma batedeira manual, uma liquidificadora ou uma batedeira (o meu método preferido). A liquidificadora é o método mais rápido, mas é quase impossível retirar os sólidos da manteiga à volta do conjunto da faca!
À medida que as natas são batidas, os sólidos da manteiga e a gordura da manteiga separam-se. A mistura começa a solidificar, formando a manteiga. Verá claramente a formação de uma "massa" amarela - um excelente indicador de que os seus esforços de fabrico de manteiga estão a correr bem! Quando vir a massa amarela, está pronto para o passo seguinte.
A propósito, este método é o mesmo para as natas batidas, a única diferença é que se pára de bater um pouco mais cedo, antes de a mistura se transformar em manteiga.
Lavar a manteiga
Quando a manteiga estiver formada, é altura de sujar as mãos! Separe os sólidos da manteiga dos líquidos, amassando e espremendo a manteiga para retirar o máximo de leitelho possível.
Lave a manteiga sob uma torneira fria para retirar ainda mais leitelho. Quanto mais pura for a manteiga, mais tempo durará sem se estragar.
Veja também: 205+ Nomes de cães da quinta Waggish para os seus melhores amigos caninos!Adicionar aromas e guardar

Agora já pode adicionar sabores à sua manteiga de leite cru caseira!
Veja também: Como fazer gelado tradicional à manivela (com receitas)O sabor mais simples é um pouco de sal, mas as possibilidades são infinitas. Aqui estão algumas opções fantásticas:
- Alho e cebolinho
- Xarope de ácer ou mel
- Alecrim
- Canela, noz-moscada e gengibre
- Mostarda e cebolinho
- Jalapeño e lima
Estas manteigas de leite cru aromatizadas são uma óptima maneira de apimentar um almoço de domingo!
Outra vantagem é o belo leitelho caseiro (o líquido que sobra do processo de batedura), que pode ser utilizado em qualquer receita que utilize leitelho.
Conservar num recipiente hermético no frigorífico até um mês ou no congelador durante vários meses.
Terá uma manteiga caseira deliciosa, perfeita para barrar no pão caseiro ou adicionar a qualquer uma das suas receitas favoritas.
Por último, gostaria de partilhar este vídeo convosco: se se sentem culpados por comer manteiga, vejam isto!