Como fazer uma vedação de madeira de acácia

William Mason 20-08-2023
William Mason

Mas, primeiro, imagine-se a criar uma vedação de jardim altamente eficiente e fácil de usar, ou uma barreira para pequenos animais, com pouco ou nenhum dinheiro e um esforço físico mínimo.

Parece demasiado bom para ser verdade? Desde o Neolítico que os povos da terra sabem que é verdade. É há tanto tempo que o conceito de uma vedação de acácia ou de talhadia tem estado connosco!

Só que nós, os humanos modernos, desviámo-nos um pouco e esquecemo-nos de que podíamos resolver muitos desafios relacionados com a agricultura, a horticultura e a agricultura num estilo "faça você mesmo", sem a ajuda do mercado ou da indústria. E a vedação de acácia é o exemplo perfeito do que queremos dizer.

Por isso, se tem estado a pensar como fazer uma vedação de jardim com ramos de árvores Este artigo explica-lhe o que é uma vedação de acácia e como fazê-la você mesmo, passo a passo!

Preparado?

Vamos começar!

O que é um Wattle?

A acácia é qualquer material de vedação ou de parede com ramos, rebentos e galhos entrelaçados. Tome como exemplo a deslumbrante vedação de acácia na fotografia acima. Aqui vê-se uma camada espessa de flores de camomila selvagem a crescer em frente a uma vedação de acácia. A vedação de acácia combina maravilhosamente com as flores selvagens e cria um poderoso ecrã de privacidade. As flores selvagens não sobreviverão ao tempo gelado, mas aSe cultivar uma sebe viva em frente à sua vedação de acácia para aumentar a privacidade, diversifique as suas plantações! E tente escolher cultivares nativas.

A acácia é um termo antigo para designar armações, paredes, cercas e telhados feitos de ramos e galhos. Estas estruturas eram tão vitais e omnipresentes que têm um substantivo (o mesmo que partilham com a pele facial solta das aves de capoeira, também chamada acácia, mas isso é outro assunto).

O técnica de "wattle and daub"! Ou seja, a acácia, em combinação com um gesso natural pegajoso feito de terra, argila, areia, excrementos de animais e palha - foi utilizada para criar estruturas ainda mais complexas - desde cestos a casas. Mais interessante ainda é o facto de esta técnica ter evoluído de forma aparentemente independente em todo o mundo - África, Ásia, Europa e América do Norte.

Facto curioso: Na Austrália, os primeiros colonos britânicos deram o nome de "Wattles" às Acácias, porque utilizavam os ramos para construir cabanas com o método "wattle and daub".

Mas agora, voltemos às cercas de acácia.

Como é feita a acácia?

Pode fazer uma vedação de acácia erguendo postes de vedação e depois entrelaçando restos de rebentos de árvores, ramos ou aparas de árvores de fruto. Uma mistura de ramos rectos e rebentos flexíveis ajudará a contribuir para uma vedação de acácia bem formada. Ao construir postes de vedação de acácia, tente erguer estacas verticais robustas. Uma excelente ideia do sítio Web da Extensão da Universidade do Maine Coop sugeriu a utilização demateriais resistentes ao apodrecimento, como o cedro ou a alfarroba.

Criamos uma acácia tecendo horizontalmente ramos finos e elásticos - inteiros ou divididos em dois - entre estacas verticais firmemente cravadas no solo.

Por vezes, também se vêem ramos verticais entrelaçados em estruturas horizontais, tipo escada - embora estes desenhos exijam um martelo, pregos ou parafusos e uma pistola de parafusos.

Existem dois tipos básicos de vedações de acácia.

  • Uma vedação de acácia fixa ou contínua A sua dimensão depende das suas necessidades e da superfície que pretende envolver
  • Barreiras de acácia são painéis tecidos que podem ser deslocados e colocados onde for necessário. Podem ser ligados a outros obstáculos para criar uma vedação contínua, mas ainda assim móvel.

De que é feita a acácia, exatamente?

Quais são os melhores materiais para construir uma vedação de acácia? Seja criativo! O salgueiro, a aveleira, o amieiro, o ácer e a bétula são excelentes para construir vedações de acácia e ramos de tecelão. Também vimos vários materiais naturais utilizados para construir painéis de acácia, incluindo paus de bambu, videiras e outros ramos flexíveis apanhados em bosques próximos.O blogue do Museu de História Natural utilizou mesmo o dogwood de tronco vermelho - uma excelente fonte de madeira maleável.

Quanto ao tipo de madeira que pode ser utilizado para a vedação de acácia, não há gravado em pedra Regras: Pode utilizar quaisquer ramos, rebentos ou ventos disponíveis que sejam suficientemente flexíveis e duráveis para serem dobrados e entrelaçados entre as estacas.

As estacas têm de ser rectas e podem ser provenientes de árvores jovens ou de tábuas, geralmente recicladas (tábuas de vedação velhas e desgastadas pelo tempo podem ter um aspeto tremendamente encantador).

O que é que se utiliza para uma vedação de madeira de acácia?

A principal vantagem da vedação de acácia é que pode utilizar praticamente qualquer ramo ou pau flexível para ajudar a construir a vedação. Ao pesquisar como construir uma vedação de acácia, também encontrámos um estudo fascinante sobre a vedação de acácia que revela alguns outros potenciais benefícios da vedação de acácia. Uma equipa de investigadores ergueu vedações de acácia ao longo do solo erodido da montanha para estudar o impacto. Determinaram que as vedações de acácia melhoravam o soloO estudo foi realizado em pequena escala e é necessária mais investigação para determinar se as cercas de acácia podem melhorar a estabilidade do solo em grande escala. No entanto, achámos que os resultados são empolgantes - e vale a pena partilhá-los!

Embora tenha liberdade para escolher os seus materiais, alguns têm sido consistentemente favoritos para o efeito, especialmente na Europa. Estes incluem os seguintes.

  • Avelã
  • Salgueiro
  • Amieiro

A bétula e o ácer também são opções dignas de nota, embora devam ser muito frescos.

Avelã como madeira de acácia

Para além de nos fornecer deliciosos frutos secos, a aveleira é utilizada como madeira de talhadia há séculos, uma vez que os seus troncos múltiplos se regeneram continuamente após o corte. Quando estes troncos e caules são jovens, podem ser facilmente entrelaçados numa cerca de acácia.

Dependendo do diâmetro e do comprimento, pode utilizar a madeira de aveleira para tecer ou para fazer estacas.

Salgueiro como madeira de acácia

O salgueiro é outro favorito, porque os seus ramos ondulados são naturalmente flexíveis e duráveis. Tal como a aveleira, é adequado para tecelagem horizontal e estacaria.

Outra vantagem subestimada da utilização do salgueiro, especialmente para estacas, é que a madeira ganha muitas vezes vida meses ou mesmo anos depois de as colocar no solo, criando uma vedação viva que pode aparar como sebes.

Ler mais!

  • 15 ideias e projectos de vedações baratas para privacidade e utilidade
  • Como construir um portão de vedação que não ceda - 11 passos fáceis!
  • As 5+ vedações mais fáceis de instalar por si próprio - sem um grande orçamento!
  • 10 plantas lindas para cultivar contra uma cerca - de flores a plantas comestíveis!
  • Qual deve ser a altura de uma vedação para galinhas para manter as galinhas dentro e os predadores fora?

Amieiro como madeira de acácia

Nos dias de hoje, o amieiro é uma árvore muito pouco apreciada, considerada incómoda devido à sua capacidade de colonizar os terrenos, mas que, no entanto, possui muitas qualidades.

O amieiro, por exemplo, cresce rapidamente e enriquece o solo em azoto. Tal como os nossos candidatos anteriores à madeira de acácia, tem caules e ramos direitos com uma capacidade de rebrota acentuada, o que faz dele uma boa madeira de talhadia.

Árvore de fruto Madeira de acácia

Não se esqueça das suas estacas de árvores de fruto quando planear uma vedação para o seu jardim de acácia! As árvores de fruto têm muitos ramos delgados - e muitos paus em excesso, perfeitos para a acácia. Um excelente guia de permacultura da NC State Extension também promove a utilização de figueiras como material de acácia. O seu guia de permacultura propõe os inúmeros benefícios das figueiras e das árvores de fruto - utilizá-las como método de acácia é apenas um delesbenefício de nota. Há muitos mais!

Os ramos de árvores de fruto são muitas vezes suficientemente flexíveis e abundantes em muitas zonas, porque as árvores de fruto são geralmente muito podadas.

As canas de framboesa que normalmente são queimadas, compostadas ou deitadas fora no final da estação de crescimento também podem dar uma boa madeira para tecer cercas de acácia, mas não podem ser usadas como canas.

Quanto tempo durará uma vedação de madeira de acácia?

A duração da vedação de acácia depende de muitas circunstâncias, como a escolha do material e factores ambientais. Muitos recursos (e os nossos amigos agricultores) referem que a vida média de uma vedação de acácia é de dez a quinze anos, embora existam certamente vedações de acácia mais antigas do que isso.

Fazer uma vedação de madeira de acácia - Guia passo a passo

Eis como fazer uma vedação de acácia DIY fácil - o tipo estacionário - em três passos obrigatórios e três opcionais.

Passo 1: Recolha e preparação de materiais

Reúna a sua equipa de ajudantes (se houver uma equipa), prepare as ferramentas, armazene os ramos de acácia e afie as pontas das estacas.

As fontes de ramos podem ser múltiplas. Se tem uma propriedade, é provável que já esteja a produzir os seus próprios ramos, pois deve haver frutos, arbustos, sebes ou mudas que exigem poda. Se não, procure na sua vizinhança quando chegar a altura certa - normalmente no outono e no início da primavera - e veja se os seus vizinhos têm ramos que iriam deitar fora de qualquer forma.

Repito que, embora haja espécies lenhosas que são mais convenientes para o efeito do que as outras, pode utilizar quaisquer ramos suficientemente flexíveis para serem entrelaçados numa vedação.

Lembre-se de que o material de tecelagem deve ser cortado recentemente para preservar a elasticidade da madeira viva. Desta forma, poderá dobrá-lo sem rachar e partir, ao contrário do que acontece com paus velhos e secos.

Se estiver a utilizar plantas inteiras já ramificadas, a decisão de remover os ramos pequenos é sua. Talvez seja melhor fazê-lo se quiser fazer uma vedação elegante. No entanto, não tem de perder tempo se precisar de uma vedação utilitária simples. Basta remover os ramos mais baixos que irão interferir com o processo de tecelagem.

Etapa 2 - Colocar em jogo

Uma vez que as vedações de acácia são ágeis em comparação com as vedações de madeira pesadas, os postes da vedação não precisam de ser tão espessos. Além disso, considere quantos centímetros de profundidade deve cavar o buraco do poste da vedação. Recomendamos que enterre os buracos do poste a cerca de um terço do comprimento total do poste. Por isso, se o poste da vedação de acácia tiver um metro de altura, considere colocá-lo a um pé de profundidade no solo. Encontrámos um diagrama útil da vedação de acácia emO sítio Web da EPA ilustra este ponto.

Nota: Se quiser fazer uma vedação de acácia mobilizada ou um obstáculo de acácia, este passo é diferente - vai cravar as estacas num tronco ou numa tábua em vez de no chão.

O espaço entre cada estaca depende do desenho da vedação, mas devem ter pelo menos 30 cm de distância.

O comprimento da estaca (altura) depende da altura desejada para a vedação. Mas não se esqueça de ter em conta a parte que vai para o chão!

O grau de penetração das estacas no solo depende do tipo de solo. Sobre 30 cm de profundidade é suficiente para solos argilosos e duros. Para solos mais macios e soltos, o objetivo é 45-50 cm (A altura da vedação também desempenha um papel importante, pensamos que cerca de um terço do comprimento total dos postes da vedação No entanto, esta é apenas a nossa regra de ouro).

Se estiver a fazer a sua vedação durante um período seco ou de seca, pode encharcar o solo algumas horas antes da instalação da estaca.

Quando terminar o trabalho, faça um teste de resistência às estacas, empurrando-as com uma força moderada. O objetivo não é tentar empurrá-las para fora, mas verificar se estão suficientemente seguras para enfrentar as pressões quotidianas do seu ambiente imediato (ramos que se acomodam, ventos, animais que se chocam contra elas, agricultores que tropeçam nelas, etc.).

Passo 3 - Entrelaçar ramos

A tecelagem básica da acácia é surpreendentemente fácil. Coloque o primeiro ramo (carril de acácia) perto do topo das suas estacas, virando a extremidade mais grossa do ramo da árvore para a primeira estaca. Em seguida, comece a tecer alternando para dentro e para fora à medida que passa cada estaca. Continue com o ramo de acácia seguinte quando ficar sem comprimento. Mas certifique-se de que se sobrepõe um pouco ao anterior.

Quando terminar, empurre os carris para baixo até ficarem no lugar junto ao chão. Continue a acrescentar filas.

Depois de tecer duas ou três filas, empurre com mais força os ramos para tornar a construção mais compacta. Repita a pressão extra a cada poucas filas.

Passo 4 (Opcional) Fixação da vedação de madeira

Sabia que as cercas de acácia também podem ajudar a apoiar os polinizadores amigos do jardim? É verdade! Lemos um artigo animador no blogue da Cornell Extension sobre o apoio aos polinizadores. O artigo sobre o apoio aos polinizadores propõe que uma cerca de acácia de galhos dobrados pode ajudar a oferecer abrigo aos polinizadores. Uma vez que os polinizadores estão a desaparecer em todo o mundo, adoramos a ideia de os apoiar como pudermos!

A fixação da primeira e da última travessa de acácia é opcional no caso de uma vedação fixa, mas é praticamente obrigatória se tiver optado por uma barreira de acácia móvel, uma vez que pretende criar uma estrutura resistente.

Para fixar, pregar ou aparafusar o primeiro e o último ramo ou travessa da acácia na estaca final.

Passo 5: (Opcional) Arrumar as extremidades e acrescentar pormenores

A cerca rústica de acácia não é mais do que um acento para a vegetação viva. Apetece-nos pegar na mangueira de jardim e dar de beber às plantas! Mas esperamos chuva em breve, esperemos, por isso pode esperar por agora.

Quando tudo estiver no lugar, as extremidades da sua vedação serão provavelmente constituídas por ramos com pontas rebeldes. Com uma serra manual simples mas resistente, corte as extremidades cerca de 5 cm depois das estacas finais.

Veja também: 6 melhores kits de minhocas e compostores para um incrível composto de jardim

Se quiser tornar a sua vedação visualmente mais apelativa e funcionalmente mais alta, adicione alguns ramos arqueados mais finos entre os espaços que as travessas de acácia criam.

Passo extra: Seja criativo

Uma vez adquiridas as noções básicas do fabrico de acácia, pode experimentar! Utilize materiais não convencionais que considere atraentes, tente criar uma cerca viva inteira ou experimente construções.

Sempre adorei o estilo de acácia tradicional dos Balcãs, chamado "plot". Em vez de estacas, são utilizadas tábuas largas de madeira dura e a acácia é tecida apenas na parte superior da vedação (as várias filas de travessas de acácia mantêm tudo unido!).

E lembra-se dos arcos decorativos que mencionei no Passo 5? Há quem goste de os colocar diretamente no solo e criar uma vedação simples, baixa e entrelaçada, com cantos arredondados.

As vedações de acácia são mais do que uma decoração de jardim elegante. Também são excelentes barreiras de privacidade. Veja este ganso de quinta como prova. Ele adora a arte da acácia tanto como nós! Pensamos que também aprecia ter um quintal isolado e um espaço privado. Dessa forma, pode relaxar tranquilamente sem que ninguém lhe arranhe as penas ou lhe roube o almoço!

Tecendo tudo junto - A conclusão

Parabéns! Agora já sabe como fazer uma vedação de acácia! A jardinagem e a agricultura tornar-se-ão mais fáceis quando tiver a possibilidade de criar uma fronteira física com as suas próprias mãos e com pouco ou nenhum dinheiro.

Mas não se trata apenas de utilidade - a acácia tem um encanto rústico único que dará um toque quente, antigo e medieval ao seu jardim.

Se este artigo foi útil para si, saiba que partilhar é cuidar!

(E se tiver dúvidas sobre como construir uma vedação de acácia - pergunte! Temos muita experiência com projectos de vedação "faça você mesmo" e partilhamos as nossas ideias com todo o gosto).

Veja também: A melhor máquina de ordenha de cabras para tornar a vida na quinta um pouco mais fácil

Mais uma vez, obrigado pela leitura.

E tenham um ótimo dia!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.