Como guardar sementes de abóbora para plantar

William Mason 14-08-2023
William Mason

Não há nada melhor do que cultivar abóboras frescas para colher no outono, mas guardar as sementes de abóbora para plantar no próximo ano é uma forma gratificante e económica de tirar partido dos seus produtos e manter a linha de herança em funcionamento.

Tudo o que precisa de fazer é extrato as sementes, limpo e loja e terá abóbora fresca para os próximos anos.

A nossa pequena loja local tem feito um excelente trabalho para manter a nossa comunidade bem abastecida durante o isolamento. Não estou apenas grato a eles, mas também aos outros membros da comunidade. Ontem, enquanto estava na loja, um homem local deixou um monte de abóboras para a loja oferecer gratuitamente.

Veja também: Como fazer uma vedação de madeira de acácia

Não há melhor oportunidade para mostrar como guardar sementes de abóbora para plantar no próximo ano!

As vinhas de abóbora cultivadas localmente são as melhores para guardar as sementes de abóbora, pois sabe-se que crescem bem na sua área local e, muito provavelmente, são cultivadas com menos produtos químicos do que as compradas em lojas.

No entanto, também é possível guardar as sementes das abóboras compradas em lojas, e porque não? Não demora muito tempo e cada abóbora pode render até 200 sementes, o que dá muitas vinhas de abóbora!

As minhas filhas adoram sopa de abóbora, e eu também! Mas sabe o que mais adoro? Utilizar as sementes de produtos biológicos locais para cultivar a minha própria horta!

Aqui está ela, a minha linda Mãe Butternut

Como guardar sementes de abóbora para plantar

Então, como guardar as sementes de abóbora para plantar no próximo ano? Vamos seguir os passos juntos e fazer o trabalho!

1. cortar a abóbora

Comecemos por cortar a abóbora ao meio no sentido do comprimento.

A melhor parte de colher as sementes é que podemos continuar a desfrutar da abóbora, mas com menos sementes desperdiçadas.

Para tal, é necessário um pouco de força muscular, mas eu acho que a utilização de uma faca de serrilha ajuda a cortar o fruto mais denso, especialmente se utilizar um movimento de balanço para o contornar.

Uma vez aberto, podemos ver todas aquelas belas sementes de abóbora.

Uma colher de sopa redonda é perfeita para retirar as sementes de abóbora.

2) Retirar as sementes

O passo seguinte é cortar as sementes.

Gosto de utilizar uma colher de sopa de metal para este efeito. As minhas colheres de sopa são muito más, porque têm as pontas afiadas e são demasiado grandes para caberem na boca. Ninguém gosta de as utilizar.

Mas...

São perfeitos para retirar as sementes de uma abóbora. A extremidade afiada corta e passa por baixo. Esta abóbora em particular foi fácil. Algumas abóboras dão mais luta, por isso pode precisar de ferramentas mais impressionantes.

Quando tudo o resto falhar, corte a abóbora ao meio novamente (para que fique em quartos). Depois, pode cortar as sementes dessa forma. Eu evito fazer isso porque gosto de assar a abóbora para a sopa de abóbora. Elas assam tão bem com meia cebola no buraco!

Cortar à volta da bola de sementes desta forma:

Trabalhar em movimentos circulares para cortar as sementes em vez de as colher apenas facilita a limpeza.

Agora pode retirar todo o centro assim:

Depois de ter retirado as "tripas da abóbora", pode cozinhar a abóbora e limpar as sementes enquanto espera.

As sementes ainda não têm bom aspeto, mas vão ter, é só esperar! A próxima coisa é....como limpar sementes de abóbora!

3. limpar as sementes de abóbora

Quanto menos polpa houver, melhor será a conservação das sementes de abóbora. Quanto mais limpas e secas estiverem as sementes de abóbora, melhor se conservarão para a plantação do próximo ano. Se forem bem conservadas, podem durar vários anos!

4. lavar as sementes num coador

Deite as sementes de abóbora num escorredor. Não é aconselhável utilizar um escorredor com buracos pequenos para este trabalho, nem uma peneira.

As sementes de abóbora são bastante grandes e a polpa é grosseira. Já tinha experimentado numa peneira e foi um pesadelo. Furos maiores, mais fácil de limpar as sementes de abóbora! O meu coador não é perfeito para isto, não tem furos suficientes para o meu gosto. No entanto, faz o trabalho.

Tentar esfregar suavemente a polpa para retirar o maior número possível de sementes e, ao mesmo tempo, puxar o máximo de polpa possível.

Não me preocupo com as sementes duras, aquelas que não se querem transformar em videiras de abóbora e que se enterram na polpa, agarrando-se ao material viscoso e fibroso.

Bem, se não queres tornar-te uma nova planta, que seja.

No entanto, o meu nível de determinação depende do fruto de que estou a retirar as sementes. Se for uma lima, por exemplo, vou ter de passar por muitos obstáculos para retirar cada semente. Pode ser que só consiga 3 sementes por fruto.

A abóbora é uma história diferente. 200 sementes de 1 abóbora Assim, essas sementes teimosas transformam-se em comida de galinha.

Um coador com orifícios grandes é perfeito, pois permite que a polpa grosseira da abóbora passe por ele.

Em água corrente, esfregue as sementes suavemente entre os dedos. Sentirá a polpa separar-se das sementes. Continue até as sementes estarem bem limpas. Saberá que estão suficientemente limpas quando não estiverem viscosas e não tiverem um tom alaranjado.

Retire os pedaços maiores de polpa com os dedos e os pedaços mais pequenos deslizarão pelos orifícios do coador.

As minhas sementes de abóbora limpas.

5. secar as sementes

Depois de limpas, escorra as sementes e passe-as por um escorredor para retirar o máximo de água possível. É altura de as colocar numa toalha de papel para a primeira secagem. Espalhe as sementes uniformemente para evitar que a água se acumule entre elas.

Retire os pedaços agora se alguma abóbora tiver passado pelo processo de lavagem.

Por vezes, a polpa não se separa e é impossível limpar as sementes de abóbora. Neste caso, utilize o método de limpeza de sementes por "fermentação da polpa". Tenho um artigo dedicado à conservação de sementes que descreve em pormenor o processo de conservação e armazenamento de sementes. Leia!

Deixe as sementes de abóbora no papel de cozinha até ficarem secas. Para mim, isto só demorou uma noite.

6. separar e limpar as sementes

A secagem das sementes pode demorar um pouco mais se estiver num clima mais frio. Quando estiverem secas, separe as sementes de abóbora que estiverem coladas umas às outras.

Os que se colam não secaram bem e podem precisar de mais uma noite para desidratar numa toalha de papel. Retire também os restos de polpa.

Os frutos (ou sementes) do meu trabalho!

7) Plantar de imediato ou guardar para o próximo ano

Estou a apanhar uma mão cheia para plantar diretamente no jardim!

A plantação imediata é também uma óptima maneira de utilizar as sementes que não secaram bem, uma vez que, de qualquer forma, vai ter de as regar novamente.

Eu e os meus assistentes de jardinagem a sair para plantar sementes de abóbora.

É uma óptima época para plantar abóboras aqui, para não termos de guardar todas as nossas sementes de abóbora para plantar no próximo ano!

Plante sempre algumas sementes por local para aumentar as suas hipóteses de sucesso.

Vou escrever um artigo separado sobre como plantar sementes de abóbora, mas já percebeu a ideia. Faça um pequeno buraco e coloque as suas sementes de abóbora. Cubra-as ligeiramente e regue-as bem.

Mantenha-as húmidas e espere que uma nova videira de abóbora diga: " Olá Estou pronto para cultivar muitas abóboras, praticamente sem dinheiro!

Se precisar de alguns utensílios para começar a sua viagem de sementeira, devo dizer que adoro a Bootstrap Farmer no que diz respeito a material de sementeira. Têm uma enorme variedade de tabuleiros, vasos, estufas, kits... tudo o que precisa, na verdade. Visite-os!

Nada melhor do que uma planta que escolhe onde quer crescer, e isso encaixa-se perfeitamente na minha filosofia de floresta alimentar.

Esta abóbora abaixo brotou de uma semente guardada do ano passado. Tinha um monte de sementes que sobraram, por isso os miúdos e eu andámos pelo jardim, a atirar alegremente sementes de abóbora. Este tipo decidiu crescer mesmo junto ao portão da frente e está a fazer crescer a sua primeira abóbora mesmo em cima da cerca.

Esta variedade dá abóboras grandes, por isso só o tempo dirá se tem suporte suficiente para aguentar o peso da abóbora! Talvez tenha de vir com alguns reforços. De qualquer forma, penso que a experiência de atirar sementes foi um sucesso total.

Vêem-no ali sentado no seu trono de vedação?!

Como armazenar sementes de abóbora para plantar no próximo ano

Se preferir guardar as suas sementes para mais tarde, é muito simples fazê-lo. Basta algumas sementes, uma caneta ou marcador e um saco de papel ou outro recipiente que absorva a humidade.

Para guardar as suas sementes, coloque as sementes de abóbora limpas num saco de papel para que possam respirar. O papel também permite que a humidade remanescente se escape. Pode deixar as sementes em sacos de papel ou num filtro de café e guardá-las num envelope para guardar sementes, numa caixa de cartão ou num pano de algodão.

Também utilizei papel de rascunho e cartão da minha reserva de reciclagem e agrafos para fazer alguns pacotes de sementes DIY, o que funcionou muito bem.

Escreva na embalagem quais as sementes que estão lá dentro e a data. Eu fiz isso de forma muito elegante com um marcador permanente azul bem grosso...

Guardar as sementes num local escuro e seco. Os filtros de café são perfeitos para o efeito!

Como manter as pragas afastadas das suas sementes de abóbora

O último passo para armazenar sementes de abóbora é garantir que nada as come.

Pequenas criaturas como os ratos amor Por isso, não se esqueça de guardar as suas sementes num recipiente à prova de pragas.

Veja também: Camadas de uma floresta alimentar de permacultura Parte 4: Sub-bosque e árvores de copa

Se quiser saber mais sobre algumas soluções que encontrei, talvez queira ler o nosso artigo sobre soluções de arrumação à prova de ratos!

Tenho uma pequena prateleira pendurada no meu espaço de plantação; todas as minhas sementes ficam lá. Não forneço muito mais, mas não tenho tido motivos para o fazer.

Esta solução de arrumação funciona quase sempre bem, e os ratos e outros animais semelhantes não parecem conseguir lá entrar.

Por vezes, apanho gorgulhos e insectos, pelo que gosto de acrescentar folhas de ervas secas aos pacotes de sementes e às prateleiras quando isso acontece. O louro, o eucalipto e o alecrim são um bom começo.

Também tenho sempre um pouco de terra de diatomáceas (compro na Amazon) espalhada pelas prateleiras. É um agente de controlo de pragas fantástico, orgânico e para todos os fins, que afasta quase todos os insectos.

A minha área de armazenamento de sementes.

Para os roedores e predadores maiores, guarde as sementes de abóbora em recipientes de plástico, lata ou vidro, ou compre recipientes especiais para guardar sementes.

Tenho de acrescentar que, desde que este artigo foi publicado pela primeira vez, toda a minha reserva de sementes foi destruída. Desastre! Agora utilizo um frigorífico velho. Os frigoríficos são fantásticos para manter as pragas afastadas - e quem não tem um frigorífico avariado por aí?

Tenha cuidado com o bolor no frigorífico, pois são susceptíveis a isso. Adicione um absorvente de humidade ou limpe-o regularmente com óleo de cravinho. O óleo de cravinho é a bomba para eliminar o bolor!

Adicione cristais de sílica se a humidade for um problema ou se viver num clima húmido. Coloque-os com as sementes e eles tratarão de qualquer excesso de humidade. Não queremos que germinem antes de as podermos plantar no próximo ano. Também evita o bolor, que é a maior ameaça para as suas sementes de abóbora.

As sementes de abóbora guardadas devem ser plantadas o mais rapidamente possível, mas se as limpar corretamente, podem durar muitos anos em armazém.

Finalmente, nesta jornada de como guardar sementes de abóbora para plantar no próximo ano, aqui está uma videira de abóbora que preparei anteriormente...

A minha colheita de abóbora das sementes do ano passado.

Perguntas mais frequentes

Agora que já sabe como conservar e guardar sementes de abóbora para uma colheita interminável, deixe-me abordar algumas das perguntas mais comuns que as pessoas me fazem sobre o processo.

Quanto tempo podem as sementes de abóbora ser armazenadas antes da plantação?

As sementes de abóbora podem ser guardadas durante muitos anos antes de serem plantadas, desde que sejam mantidas num local fresco, escuro e seco. O bolor, o mofo e as pragas são os seus piores inimigos quando guarda sementes de abóbora, por isso mantenha-as fechadas num recipiente à prova de pragas com sílica gel.

Como é que se sabe que as sementes de abóbora são viáveis?

As sementes de abóbora são viáveis se se afundarem quando as mergulharmos em água durante cerca de 10 a 15 minutos. As sementes que flutuam são inférteis e podem ir para a pilha de composto.

Conclusão

Espero que tenha gostado desta visão geral sobre como limpar, armazenar e guardar as sementes de abóbora para o próximo ano. Diga-me como está a correr a sua poupança de sementes, quaisquer dicas que queira partilhar connosco e, por favor, mostre-nos a sua vinha de abóbora resultante!

Partilhar o amor! Partilhar o amor!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.