Como quebrar bem uma galinha choca

William Mason 12-10-2023
William Mason

Qualquer pessoa que tenha galinhas sabe que elas podem ter um carácter muito individual. O que funciona para uma das suas galinhas não funcionará necessariamente para outra. Tentar quebrar uma galinha choca é uma dessas ocasiões em que as suas peculiaridades e carácter podem realmente vir ao de cima. Algumas, como descobrirá, são muito mais teimosas do que outras.

Há vários anos que temos galinhas de resgate. Não temos galo, nem nunca tivemos, mas mesmo sem a oportunidade de uma reprodução viável, já tivemos uma galinha a chocar de vez em quando.

Quando uma galinha fica choca, nem sempre consideramos isso um problema, pois pode simplesmente demonstrar bons instintos maternais. Mas e quando as galinhas ficam chocas quando não têm ovos para chocar?

Como quebrar uma galinha choca

Quando a galinha fica choca, temos de encontrar formas humanas de a libertar da sua choca. Aqui estão cinco opções para o ajudar (e à sua galinha):

  1. Remoção e distração
  2. Remoção do material de nidificação
  3. Banho em água fria
  4. Exclusão de galinheiros e caixas de nidificação
  5. Isolamento e confinamento

Nunca tivemos de recorrer ao número cinco - embora você possa ter de o fazer. Ao percorrer esta lista de opções, uma de cada vez, deverá ajudá-lo a quebrar uma ave choca e a pôr as coisas em ordem.

Iremos aprofundar um pouco mais cada uma destas opções abaixo.

Como quebrar uma galinha choca utilizando cinco métodos humanos.

Por que é que as galinhas ficam chocas?

No entanto, antes de analisarmos as várias opções para quebrar uma galinha choca, pode ser útil dar uma vista de olhos rápida ao que significa uma galinha ficar choca e porque é que isso acontece.

Uma galinha "choca" é simplesmente uma galinha que segue o seu instintos naturais Quer ela esteja ou não sentada em cima de uma ninhada viável, as suas hormonas terão entrado em ação e ela será muitas vezes extremamente tenaz nos seus esforços para fazer o ninho.

Veja também: 7 razões convincentes para criar cabras Oberhasli

As galinhas ficam chocas no curso natural das coisas quando põem ovos viáveis. Mas, por vezes, uma galinha pode ficar choca mesmo quando os ovos não foram fertilizados e, por vezes, mesmo quando nem sequer há ovos, devido aos seus níveis hormonais.

Verificámos que, por vezes, isto pode acontecer com as "senhoras" mais velhas do nosso bando. As hormonas podem mudar à medida que as galinhas envelhecem.

Curiosamente, no nosso bando só de fêmeas, também tivemos algumas que, ao longo dos anos, deixaram de pôr ovos, cantaram como galos e assumiram algumas características masculinas, o que não é invulgar em bandos só de fêmeas e é frequentemente um sinal de desequilíbrios hormonais em idade avançada.

Também já tivemos um par de raparigas chocas - incluindo uma galinha particularmente teimosa.

Como é que se parte uma galinha choca de forma humana?

É claro que ninguém quer fazer nada que magoe ou aflija as suas galinhas. Infelizmente, já ouvi falar de todo o tipo de métodos cruéis utilizados para quebrar uma ave choca.

No entanto, também pode ser desumano deixar uma ave choca a fazer o seu trabalho, por isso aqui estão cinco métodos mais humanos para tentar:

1. remoção e distração

O primeiro método a tentar leva algum tempo, mas pode muitas vezes funcionar se for suficientemente determinado e consistente.

Este método consiste simplesmente em retirar a ave da caixa de nidificação, com cuidado mas com firmeza, sempre que ela tentar sentar-se.

Atenção: uma galinha choca pode tornar-se bastante agressiva, bicando e até rosnando. Poderá ficar surpreendido com a súbita mudança de carácter de uma ave anteriormente amigável.

Mas pegar delicadamente na galinha e afastá-la do ninho de cada vez que ela tenta sentar-se pode muitas vezes quebrar o comportamento de choco.

Tente levá-la para outra parte do quintal e tente distraí-la com muitas guloseimas e estímulos.

Pode nem sempre funcionar de imediato, mas pode descobrir que, com o passar do tempo, a distração encoraja a adoção de diferentes comportamentos.

2) Remoção do material de nidificação

Outra coisa a tentar é remover o material de nidificação das caixas de nidificação onde a galinha choca está a tentar sentar-se. É claro que, se não estiver a tentar chocar ovos, deve remover imediatamente todos os ovos. Mas uma galinha choca pode sentar-se mesmo quando não há ovos presentes.

A remoção do material de nidificação tornará a área um local de nidificação menos atrativo e a galinha não o verá como um local favorável para a incubação, uma vez que não será tão quente e confortável.

A galinha que pensa que está a tentar chocar os seus ovos pode, por vezes, desistir e seguir em frente se der este passo. No entanto, algumas galinhas teimosas podem continuar a chocar.

3. banho de água fria

Quando uma galinha fica choca, o seu peito e o seu respiradouro ficam mais quentes, o que é benéfico quando se pretende que ela seja capaz de fornecer calor corporal aos ovos de um ninho. No entanto, quando a choca não é desejada, arrefecer as partes inferiores da galinha pode ajudar a tirá-la desse estado de espírito.

Não recomendo de forma alguma que se mergulhe uma galinha choca em água fria, mas um banho suave em água tépida não será muito desagradável para ela, desde que o tempo não esteja muito frio.

Pegue num recipiente pouco fundo e encha-o com água fria (mas não gelada). Em seguida, coloque suavemente a galinha na água, de modo a que o seu respiradouro e o seu peito fiquem submersos. Segurando-a suavemente, mantenha-a aí durante alguns minutos.

Distraí-la com alguns bichos-da-farinha ou outras guloseimas pode ajudar a garantir que ela não está demasiado angustiada. A distração, bem como o arrefecimento, podem por vezes ajudar a quebrar o comportamento de choco.

Depois, num dia de sol, pode deixá-la secar naturalmente, mas não se esqueça de a secar um pouco se o ar estiver frio. Certifique-se de que tem à sua disposição um banho de pó, caso ela se liberte suficientemente da ninhada para considerar esta hipótese.

O banho ajudou a quebrar uma das nossas galinhas chocas, que passou de estar constantemente sentada num ninho vazio a apanhar sol e a voltar a coçar-se e a tomar banho de pó no espaço de cerca de uma hora após o banho.

4. exclusão de galinheiros e caixas de nidificação

Se uma galinha se recusar obstinadamente a abandonar a área da caixa de nidificação e voltar sempre à mesma caixa, por mais vezes que a retire de lá, excluí-la da área onde quer criar a sua ninhada é outra opção a considerar.

Por vezes, pode deixar as galinhas acederem às caixas de nidificação apenas durante a postura matinal e depois fechar a secção da caixa de nidificação, ou todo o galinheiro, depois de os ovos terem sido postos pelos outros membros do seu bando.

Por vezes, é necessário certificar-se de que o galinheiro está sempre fora dos limites da galinha choca.

Se excluirmos uma galinha choca da sua área de nidificação, ela pode acabar por desistir e ir-se embora.

No entanto, havia uma rapariga que era particularmente teimosa. Depois de a termos excluído do galinheiro e da área de nidificação, a nossa rapariga de criação livre simplesmente mudou o seu foco para um novo local de nidificação, debaixo de um arbusto.

Mas voltámos ao primeiro passo e simplesmente afastámo-la deste novo local durante mais alguns dias e, com muita distração, ela acabou por sair da fase de choco e voltou ao normal.

5) Isolamento e confinamento

Nem toda a gente achou que os métodos acima descritos funcionavam. Algumas galinhas podem ser ainda mais teimosas.

Assim, embora deva ser considerado como um último recurso, em alguns casos pode ser necessário enviar a galinha para a "prisão das galinhas" - e enjaulá-la durante um período de tempo. Num ambiente em que ela está confinada e isolada o tempo todo, não será capaz de se sentar num ninho.

Se ela continuar a exibir um comportamento de choco, se for agressiva e tentar fazer o ninho, deve voltar a colocá-la no seu recinto.

Se, no entanto, ela se coçar, se alimentar e mostrar outros comportamentos normais - problema resolvido - pode regressar ao bando.

Devo partir a minha galinha choca?

Por vezes, uma galinha choca pode ser uma coisa excelente, ajudando-o a chocar ovos com sucesso - quer sejam os seus próprios ovos ou os de uma mãe menos natural do seu bando.

Tenho de partir uma galinha choca?

Só é necessário quebrar uma galinha choca se ela não estiver a pôr ovos viáveis. Mas se a choca se instalar onde não há ovos para chocar, o comportamento pode ser prejudicial. Também pode ser prejudicial se o comportamento se prolongar por demasiado tempo.

O que é que acontece se não se quebrar uma galinha choca?

O que é importante compreender é que o processo de incubação dos ovos exige muito da galinha, que sofrerá se persistir durante demasiado tempo, gastará muita energia e ficará mais vulnerável a doenças respiratórias e a outros problemas de saúde durante esse período.

As galinhas chocas comem e bebem?

As galinhas chocas saem do ninho apenas por breves instantes e raramente para comer e beber. As suas próprias necessidades tornam-se secundárias, uma vez que se concentram nos seus ovos e permitem que estes eclodam com sucesso. Quando isto não acontece, o comportamento de choco pode continuar e as galinhas podem perder peso. Podem não comer e beber o suficiente e a sua saúde pode também sofrer de várias outras formas.

As galinhas chocas precisam de ser separadas?

As galinhas são criaturas sociais e, por isso, é melhor separá-las do resto do bando apenas se tudo o resto falhar.

As galinhas chocas têm, por vezes, de ser separadas e isoladas para quebrar o comportamento. Podem também tornar-se particularmente agressivas e atacar outras galinhas, caso em que poderá ter de as separar também. No entanto, tente os outros passos acima indicados antes de dar este passo.

Quanto tempo é necessário para quebrar uma galinha choca?

Lembre-se que, normalmente, as galinhas devem sentar-se em cima dos ovos durante 21 dias e que, após esse período, a vontade de se sentar em cima dos ovos deve desaparecer.

No entanto, todas as galinhas chocas são diferentes. Algumas podem demorar apenas um ou dois dias até que a choca desapareça, enquanto outras podem ser muito teimosas e demorar muito mais tempo a desaparecer. Mas seja consistente, persistente e gentil, e o comportamento passará.

O comportamento da galinha choca não é culpa dela e é natural. Ela está a passar por muito.

Como seu cuidador, a sua função é apenas ajudá-la a passar por isso da forma mais útil e humana possível, o mais rapidamente possível, onde não há ovos para chocar.

Veja também: 8 Melhores trituradores de composto para uso doméstico e comercial

Tem boas dicas para quebrar uma galinha choca, um comportamento estranho ou uma galinha particularmente teimosa? Diga-nos nos comentários abaixo!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.