Criação de porcos com fins lucrativos - Será que vai partir o banco ou o seu coração?

William Mason 12-10-2023
William Mason

A criação de porcos com fins lucrativos é uma ideia fantástica, mas antes de iniciar o negócio, é necessário saber quanto custa um leitão e um porco adulto, bem como quanto tempo é necessário para criar um porco para abate antes de obter algum rendimento.

Adoro os porcos, com os seus narizes empinados e os seus roncos de contentamento quando adormecem numa pilha de trotadores. Adoro a forma como o meu javali de 800 lb se abaixa quando o coço atrás da orelha e como a nossa porca grávida nos segue no nosso passeio vespertino com os cães.

Nos últimos 10 anos, os porcos contribuíram muito para a nossa herdade: limparam a vegetação invasora, arrancaram árvores não indígenas, aprofundaram barragens e criaram novas barragens, e também limparam os meus resíduos de cozinha e os subprodutos da horta.

No entanto, como em todas as coisas, é importante pesar os custos e os benefícios lado a lado e avaliar se os porcos serão rentáveis para si antes de iniciar o seu próprio negócio.

Criação de suínos com fins lucrativos

Os porcos tornaram-se parte da nossa vida quotidiana e adoramos tê-los por perto, mas há muito que ignoramos a questão: "Será que mantê-los aqui é financeiramente rentável?"

Após uma década a criar porcos e a vender carne de porco, reavaliámos a situação, perguntando-nos: "É rentável criar porcos?"

Afinal de contas, os nossos porcos precisam de ser alimentados duas vezes por dia, além de necessitarem de infra-estruturas robustas e de acesso a muita água fresca para beberem e chafurdarem.

Há também que considerar a mão de obra, a alimentação, as vedações, a medicação e o impacto na terra.

Talvez, pensámos, fosse mais barato comprar leitões e criá-los para abate do que para reprodução.

Após deliberação e alguns cálculos complexos que não segui, estas foram as questões que colocámos a nós próprios:

Quanto custam os leitões?

Os leitões custam entre $50 e $200, É possível encontrar leitões das raças Duroc e American Yorkshire à venda por apenas No entanto, os leitões de raça pura e registados custam cerca de 200 dólares por peça.

Temos vindo a criar uma mistura de Large White e Duroc. No entanto, muitos criadores americanos preferem o Yorkshire americano, de crescimento mais rápido, que produz uma carne mais magra.

Quanto custa a criação de porcos?

O Yorkshire americano é um dos porcos mais rentáveis para criar com fins lucrativos, uma vez que tem um elevado rácio de conversão alimentar, o que permite poupar dinheiro em rações.

O custo de manter um porco varia tanto como o preço dos leitões, sendo que tanto a raça como o ambiente influenciam os seus custos de alimentação.

Por exemplo, os porcos que podem forragear e têm acesso a água fresca e a condições de vida sanitárias serão mais saudáveis e, por conseguinte mais barato para criar .

Do mesmo modo, um porco com acesso a uma boa pastagem ou forragem não necessitará de tanta alimentação comercial.

Veja também: Como colher e cultivar espargos

A raça e a genética desempenham um papel importante no rácio de conversão alimentar (FCR), ou seja, na quantidade de energia que um porco pode obter a partir de uma determinada quantidade de alimento.

Uma das razões pelas quais o Yorkshire americano é popular é o facto de ter um rácio de conversão alimentar eficiente.

A Landrace e a Yorkshire superam a Duroc em termos de "ganho médio diário, taxa de conversão alimentar, índice de seleção e idade aos 90 kg de peso corporal".

Tivemos a sorte de poder complementar a alimentação dos nossos porcos com leite barato da fábrica de lacticínios local, legumes da horta e alimentos que nós próprios cultivamos, como cevada e aveia.

No entanto, continuámos a alimentar os porcos com cerca de 1,5 kg de cereais por dia, uma combinação de ração para animais em crescimento e milho cozido e demolhado durante a noite, o que constitui um bom alimento completo para os porcos.

Aos preços actuais, estávamos a gastar cerca de 3,50 dólares em ração para cada porco por dia, o que equivale a 1.277,50 dólares por ano.

Purina Animal Nutrition Nature's Match Ração completa para porcas e suínos

Este é um excelente exemplo de um alimento completo para porcos. Eles precisam de todas as vitaminas, minerais e nutrientes que este alimento inclui, e é por isso que normalmente o combino com o meu jardim e restos de comida para manter os meus porcos saudáveis.

Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si.

Quanto tempo demora a criação de um porco para abate?

Durante muito tempo, o peso padrão de abate de suínos na indústria foi de 250 libras, mas, nos últimos anos, "subiu lentamente para a faixa de 290-300 libras".

Demora cerca de seis meses Depois de um porco atingir cerca de 250 lbs, há uma queda notável na sua eficiência de conversão alimentar, o que significa que os custos de alimentação são de cerca de $650 por porco se optarem por não os abater na marca dos 250 kg.

Se abater um porco de 250 lb, pode esperar um peso de enforcamento de cerca de 175 lb. Os agricultores comerciais vendem normalmente porcos inteiros ou meios por $5 por libra. Isto significa que tem aproximadamente $875 de carne .

Não só fica quites, como ganha uns sorrateiros 100 dólares para poder comprar o próximo leitão, tendo apenas de esperar mais uns seis meses para poder abater os próximos porcos.

Discriminação dos custos de criação de suínos

Assim, agora que já sabe quanto custa comprar um leitão, quanto tempo demora a criá-lo para abate e o custo da sua alimentação, vamos decompor os custos e o lucro:

Leitões (6) $600
Ração (para 6 porcos) $3,900
Despesas totais $4,500
Custo total por suíno $750
Preço da carne por suíno $875
Lucro/perda por suíno +$125

Se optar pela via biológica, pode aumentar ainda mais o valor da carne de porco.

A carne de porco biológica custa, em média, cerca de $6.50 por lb O bacon biológico pode custar até 9,99 dólares. Por isso, optar por produtos biológicos é uma excelente forma de tornar a criação de porcos ainda mais rentável.

É mais barato comprar um porco inteiro do que criá-lo?

A criação de porcos para abate exige algum dinheiro, tempo e esforço, mas ainda assim é possível ganhar dinheiro com a venda ou utilização da carne.

Não é mais barato comprar um porco inteiro do que criá-lo. No entanto, criar os seus próprios porcos para carne demora muito tempo e não é assim tão rentável. Assim, criar porcos para carne é mais rentável se fizer o seu próprio abate e utilizar a carne.

Comprar um porco inteiro já abatido custar-lhe-á cerca de $875 No entanto, uma vez que este montante cobre todos os custos de abate, alimentação, corte e embalagem, o preço é praticamente o mesmo que o de uma criação própria, partindo do princípio de que o abate e o corte são efectuados pelo próprio e que a mão de obra é gratuita.

Se decidir não abater os seus porcos, o lucro de 125 dólares que obteve será rapidamente consumido pelo custo do abate e da desmancha.

Por outras palavras, do ponto de vista financeiro, a criação de porcos com fins lucrativos é muito pouco rentável.

É claro que, se comprar um porco abatido, nunca experimentará as alegrias de passear com uma porca grávida ou de jogar um jogo de cabo de guerra (reconhecidamente muito curto) com um javali jovem.

Por outro lado, não terá de pensar na Sra. Piggie a brincar no campo enquanto come um prato de costeletas de porco!

A criação de leitões é mais rentável do que a compra?

A criação de porcos pode ser muito gratificante, mas nem sempre é a melhor forma de obter lucro.

Se decidir criar os seus próprios leitões, poupará os 100 a 200 dólares que gastaria em cada leitão.

Partindo do princípio de que se obtém uma ninhada de cerca de 10 leitões, isso significa uma poupança de, pelo menos, 1000 dólares - ou será que não?

Uma porca com uma ninhada de 10 porquinhos para alimentar precisa de comer muito Por isso, se depender da alimentação dos porcos, todos os seus potenciais lucros desaparecerão no estômago dela.

Muitos criadores de gado procuram fontes de alimentação alternativas para reduzir o custo da criação de porcos, o que é uma excelente opção, mas é necessário fornecer às porcas uma alimentação enriquecida.

Os restos de comida dos restaurantes locais podem fornecer alguns quilos de alimento por dia. A fruta e os legumes do mercado também são uma boa opção, assim como os restos da sua própria horta e cozinha.

Com 10 leitões, pode vender metade da ninhada No entanto, é necessário contrabalançar esse rendimento com o custo da castração dos machos que se pretende vender para abate.

Tendo em conta que os javalis se tornam sexualmente activos aos sete meses, o ideal é abatê-los antes dessa altura, caso contrário, poderá ter de enfrentar cruzamentos indesejados e a mancha do javali.

O odor de javali ocorre em suínos machos não castrados, dando à carne um sabor ou odor desagradável.

Criação de porcos com fins lucrativos: vale a pena?

Apesar do tempo que demora a criar leitões com fins lucrativos e de quanto custa, ter porcos por perto, com as suas atitudes engraçadas e personalidades divertidas, é algo que não vou sacrificar tão cedo.

Depois de uma década a viver com porcos, não estamos preparados para os abandonar completamente, mas decidimos deixar de os criar por enquanto.

A compra de suínos de engorda uma vez por ano dar-nos-á mais flexibilidade e proporcionará às nossas terras uma pausa anual de seis meses, o que, por sua vez, deverá ajudar a reduzir os nossos custos de alimentação.

Se comprarmos um par de leitões por ano, teremos carne de porco de criação ao ar livre suficiente para nós, e teremos também um excedente que pode ser transformado em costeletas de porco e outros cortes populares para vender, o que compensará ainda mais os nossos custos.

Antes de se apressar a comprar uma seleção de leitões bonitos e com nariz de lula, certifique-se de que dispõe das infra-estruturas necessárias para manter os porcos fora do seu jardim e de qualquer outro lugar que não queira arar!

Embora os porcos possam ser destrutivos, também podem ser muito engraçados, por isso deve ter a certeza de que tem os meios necessários para proceder ao abate quando chegar a altura.

Há mais comida disponível durante o verão, pelo que é mais barato criar porcos durante essa altura. Normalmente, o ideal é comprar os leitões na primavera.

Um jovem desmamado comprado em março ou abril deve estar pronto para ser abatido logo que começa o tempo mais frio e a oferta de alimentos diminui.

Perguntas frequentes (FAQ)

Antes de terminar, pensei em abordar algumas das questões que as pessoas me colocam frequentemente sobre a criação de porcos para abate:

Quantos porcos são necessários para obter lucro?

No entanto, os porcos são animais sociais e desenvolvem-se em grupos, pelo que recomendo que comece com seis leitões se tenciona vendê-los para abate.

A criação de porcos é um bom investimento?

A criação de porcos é um bom investimento se pretender comer a carne dos seus porcos e vender os cortes de qualidade. Pode ganhar pouco mais de $100 por porco, tendo em conta os custos de alimentação e o preço da carne. No entanto, uma vez que os leitões custam cerca de $100, muitas vezes só conseguirá atingir o ponto de equilíbrio.

Considerações finais

A criação de porcos raramente tem a ver com dinheiro, a não ser que se trate de uma atividade comercial.

Inicialmente, arranjámos porcos para limpar as nossas terras e para nos fornecerem carne de porco feliz, saudável e criada ao ar livre, mas eles trouxeram-nos muito mais. Os nossos porcos desempenharam um papel significativo na nossa viagem rumo à auto-sustentabilidade, ao mesmo tempo que nos trouxeram muita alegria e inúmeras refeições deliciosas pelo caminho.

Por isso, apesar do tempo que demora a criar um porco para abate e do seu custo, os porcos vieram para ficar na nossa quinta. Os lucros financeiros podem não ser muito elevados, mas ter porcos por perto é uma recompensa por si só.

Veja também: 7 Receitas de queijo caseiro que são super fáceis de fazer você mesmo

Mais leituras sobre a criação de porcos

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.