Índice
Sabia que estava grávida quando começou a desejar Pringles de natas azedas mergulhadas em Nutella, mas a sua cabra não mostra sinais tão óbvios. Infelizmente, nem mesmo uma barriga a crescer é fiável, por isso terá de pensar fora da caixa - e da barriga - se quiser saber como saber se uma cabra está grávida.
Há muitas maneiras de saber se uma cabra está grávida, mas nem todas são fiáveis. A maneira mais fiável de testar a gravidez nas cabras é através de ultra-sons. No entanto, os sinais físicos de gravidez e as análises ao sangue também podem ser benéficos para determinar o estado de gestação das cabras.
Em primeiro lugar, vamos falar-lhe dos testes clínicos e de outras coisas que pode utilizar para determinar o estado de gestação das suas cabras. Além disso, vamos falar de alguns dos sinais mais fiáveis de gestação em cabras e de como os reconhecer em cabras de diferentes idades.
Então, vamos a isso!
Como saber se uma cabra está grávida

As cabras são como as mulheres: algumas têm uma barriga enorme nas primeiras semanas, enquanto outras não mostram nada até os filhos nascerem.
Algumas cabras podem ficar com os tornozelos inchados e tornar-se mal-humoradas ou exigentes em relação à comida, enquanto outras se transformam em seres bonitos, ávidos de afeto e radiantes de contentamento.
Tentar descobrir como saber se uma cabra está grávida é especialmente difícil na primeira vez, uma vez que as fêmeas jovens têm úberes e tetas menos pronunciadas e vulvas mais apertadas O que torna mais difícil saber em que fase se encontram.
No outro extremo da escala, as mulheres mais velhas podem parecer permanentemente grávidas porque os seus músculos abdominais, tetas e úberes esticaram sob o esforço de tantas crianças.
De quantos meses é a gravidez de uma cabra?
O período médio de gestação de uma cabra prenha (independentemente da raça) é de cerca de 150 dias ou cinco meses. Assim, após cerca de cinco meses a partir da data da conceção, pode esperar que um ou dois pequenos feixes de alegria apareçam no seu mundo.
Os períodos de gestação variam em certa medida, sendo o período de gestação mais curto de 145 dias e o mais longo de 152. Estudos indicam que algumas raças, como a cabra leiteira Granadina, têm períodos de gestação mais curtos, de cerca de 149 dias, enquanto as cabras Alpinas e Toggenburg só podem parir após 151 dias.
A duração da gravidez pode variar ligeiramente em função da altura em que acasalou as suas cabras - as as fêmeas acasaladas no verão têm provavelmente um período de gestação mais longo do que as fêmeas acasaladas no outono por exemplo, mas apenas por um período de cerca de 24 horas.
A jovem égua que estou a vigiar atualmente mostra sinais de um parto iminente. O seu estômago está apertado e dilatado e os seus úberes começam a inchar, assim como a sua vulva. No entanto, há cinco dias que está assim e ainda não há sinais de um filho.
Acho que está a tentar bater o recorde mundial do maior período de gestação conhecido pelas cabras, embora seja mais provável que, como muitos animais selvagens, esteja a aguentar-se na esperança de que as primeiras chuvas de verão caiam antes de os seus filhos nascerem.
11 maneiras de saber se uma cabra está grávida

Embora existam muitos dos chamados "testes" que podem ser efectuados para determinar se a cabra está perto de parir, nenhum deles será tão exato como um diagnóstico clínico .
Infelizmente, estes processos são dispendiosos e raramente utilizados por proprietários casuais. Além disso, mesmo estes não são 100% exactos.
Veja também: Moagem de cepos vs remoção de cepos - Qual é o melhor?Existem também outros testes menos clínicos que podem ser efectuados para determinar se as cabras estão prenhes. Embora nenhum deles seja um sinal revelador de gravidez, são normalmente utilizados por criadores e criadores em casa e podem ser úteis para determinar o estado de gestação das cabras.
Com uma combinação de vários métodos, deverá ser capaz de saber se a sua coelha está grávida ou não. Assim, sem mais demoras, vejamos as melhores formas de identificar a gravidez no seu rebanho.
1. fazer um exame de ultrassom
Uma ecografia vai dar-lhe a informações mais exactas sobre a gravidez e a data de parto da sua cabra Pode optar por pedir a um veterinário que faça a ecografia por si.
Caso contrário, se tiver um efetivo suficientemente grande para o tornar financeiramente viável, invista numa máquina de ultra-sons portátil .
Uma máquina de ultra-sons custa entre 600 e 1500 dólares, ao passo que um ultrassom realizado por um veterinário lhe custará muito menos (cerca de 10 a 20 dólares por cabra + custos de deslocação).
A melhor altura para fazer uma ecografia é por volta do 25º dia após a procriação. Nesta altura, uma ecografia transabdominal pode estabelecer com segurança a gravidez e, por volta do 27º dia, também detectará o batimento cardíaco do feto.
2) Acompanhe os ciclos de cio das suas cadelas

A melhor maneira de saber se as cabras estão prenhes é ser observador e tomar notas Quando a sua égua está no período de cio, na altura da reprodução e, se possível, quando foi coberta.
Muitos proprietários de cabras acreditam que o facto de uma fêmea "não voltar ao estro após a reprodução... sugere gravidez." O problema é que as gravidezes falsas também podem afetar o estro e produzir "abdomens grandes e pendentes" indicativos de gravidez.
Infelizmente, não tenho podido estar tão vigilante na minha pequena exploração, pois o meu macho anão camaronês/anão nigeriano é um artista de fugas que poderia dar a Harry Houdini uma corrida pelo seu dinheiro. Consequentemente, as minhas fêmeas estão grávidas, quer queiram quer não.
Não estou a sugerir que faça com que as suas coelhas anotem o primeiro dia de cio ou que mantenha um diário das suas interacções românticas com o seu macho. Infelizmente, como os donos são os únicos que têm polegares oponíveis, esta obrigação recai sobre eles.
Dito isto, se souber quando é que a sua égua vai entrar no cio e quando é que ela foi coberta pela última vez, terá uma boa ideia de quando esperar os seus filhos.
Um excelente recurso que vale a pena mencionar é a Calculadora de Gestação da Sociedade Americana de Caprinos. Esta calculadora pode ajudá-lo a determinar quando é que a sua égua vai parir se introduzir a data de exposição. Muito útil!
Também pode utilizar outro tipo de calendário de gestação de cabras, como esta roda útil, para o ajudar a planear as datas de parto das suas cabras e a melhor altura para trazer um macho:

Esta ferramenta útil é fantástica para ter por perto quando marca o calendário para as alturas ideais para criar as suas cabras e para marcar as datas de parto. Também é óptima para planear as gravidezes em grandes rebanhos, o que pode ser complicado sem um guia.
Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 07/20/2023 03:20 pm GMT3. usar um teste do leite para saber se uma cabra está grávida

A teste do leite ou do soro Este teste é semelhante a um teste de gravidez humano, mas requer um pouco de leite de cabra. O kit detecta as hormonas no leite e ajuda a identificar se estão associadas à gravidez ou não.
Ainda assim, de acordo com o Merck Veterinarian Manual, "os níveis baixos de progesterona podem confirmar um estado não grávido, a progesterona elevada não é um teste de gravidez positivo porque não consegue distinguir entre meio do ciclo, gravidez verdadeira ou falsa gravidez" (Merck)
4. utilizar um teste de gravidez caseiro

Um pouco mais complexos do que os testes de gravidez caseiros para mulheres, estes kits de bricolage são óptimos se estiver suficientemente confiante e confortável com as suas cabras para não hesitar em recolher amostras de sangue.
Neste ponto, deixem-me confessar que, embora não tenha qualquer problema em tirar sangue ou injetar um cavalo, quando se trata de encontrar uma veia, numa cabra, mais vale estar à procura de uma agulha num palheiro.
Partindo do princípio que tem conhecimentos veterinários que envergonham os meus, pode adquirir um kit de deteção precoce da gravidez BioPRYN, que lhe dará seringas suficientes para testar 12 cabras, embora tenha de enviá-los para um laboratório afiliado para obter os resultados.
Se quiser saber um pouco mais sobre como utilizar um destes testes em segurança, aqui está um ótimo exemplo do Our Organic life:
5) Utilizar o teste do cãozinho
A propósito, isto não tem nada a ver com cães, mas sim com o tamanho e a forma da vulva da sua coelha.
A maioria das vulvas das mulheres começa a soltam-se e incham dias antes do parto As mulheres jovens grávidas pela primeira vez podem apresentar pouco ou nenhum inchaço até poucas horas antes do parto.
6) Verificar a palpação abdominal
Este sinal físico de gravidez requer um pouco de prática e não é uma ciência exacta. No entanto, os especialistas dizem que uma massagem suave à barriga por volta das seis semanas deve revelar um aperto no abdómen que não está presente numa fêmea não grávida.
Para efetuar esta manobra, coloque-se atrás da cabra e ponha as suas mãos no abdómen dela, mesmo em frente dos úberes.
Para aqueles que, como eu, estão apenas a iniciar-se na criação de cabras, esfregar as barrigas não grávidas e as grávidas ajudará a começar a sentir a diferença e a descobrir exatamente o que procuram.
7) Verificar se os ligamentos da cauda estão soltos

No cimo da cauda, a corça tem dois ligamentos que vão desde os ossos do pino até à base da cauda .
Normalmente, os ligamentos da cauda parecem dois lápis, mas, pouco antes do parto, afrouxam ao ponto de praticamente desaparecerem, deixando uma zona afundada de cada lado da base da cauda. Trata-se de uma chamada de atenção de último recurso, uma vez que, quando os ligamentos se afrouxam, o parto é iminente.
8) Controlo das indicações do úbere

A partir das 15 semanas de gravidez, a maioria os úberes das cabras começarão a inchar Inicialmente, o inchaço é ligeiro, mas aumenta substancialmente no último mês ou nos últimos dois meses. As alterações variam de cabra para cabra.
No entanto, algumas cabras só podem apresentar inchaço nos úberes nas últimas horas antes do parto, pelo que os úberes não são assim tão fiáveis para testar o estado de gestação das suas cabras.
9. não confie na barriga de uma cabra para identificar gravidezes
Algumas pessoas acreditam que podem identificar facilmente o período de gestação de uma cabra pelo tamanho do seu estômago, mas isso é um mito.
Todas as minhas cabras parecem prenhes depois de um dia de pastagem, mas recuperam a sua juventude de um dia para o outro (quem me dera!).
Dê uma vista de olhos a estas imagens e veja o que pensa:
Bode A - Plêiades

Só de olhar, não seria capaz de determinar que a Pleiades está grávida, pois nesta imagem ela está grávida de apenas cinco semanas.
O facto de não ser tão roliça deve-se, em grande parte, à sua idade: é uma cabra mais jovem e é por isso que a sua barriga não é tão obviamente inchada.
Cabra B - Ngomso

Ao contrário de Plêiades, Ngosmo mostra realmente as suas gravidezes, o que se deve ao facto de ser uma cabra mais velha que já esteve grávida antes.
Repare que a corça mais velha parece muito mais grávida do que a mais nova, apesar de ter nascido cinco semanas mais tarde.
Cabra C: Estrela

Nesta imagem, a Estrela parece estar tão grávida como a Plêiades, a primeira cabra que observámos. No entanto, na primeira imagem, a Plêiades estava muito mais desenvolvida do que a Estrela.
O tamanho da barriga não é um sinal fiável da gravidez ou da gestação das cabras. Embora o tamanho da barriga possa ser um indicador útil do grau de gestação das cabras mais velhas, para as cabras mais jovens, as palpitações abdominais, as ecografias e o teste do cóccix são as melhores formas de saber se estão grávidas.
Veja também: Começar um negócio de criação de minhocas em casa! Guia de lucro em 6 passos!Além disso, é muito difícil distinguir uma cabra inchada de uma que está prenha. Por isso, mesmo que as suas cabras estejam inchadas e pareçam prenhes, é provável que queira verificar se existem outros sinais de gravidez.
10. sentir pelas crianças
Naturalmente, se a sua égua estiver suficientemente avançada, poderá sentir o movimento do feto na sua barriga algumas semanas antes do parto da cabra. Os filhos são normalmente muito fáceis de sentir quando a égua está com cerca de três meses de gestação, pelo que este é um sinal tardio.
No entanto, se nenhuma das outras formas de saber se uma cabra está grávida funcionar para si, os sinais de gravidez tardia como este podem ajudá-lo a fazer um diagnóstico antes de a sua corça dar à luz!
11) Manter-se atento e utilizar testes múltiplos

As cabras que têm filhos pela primeira vez raramente mostram sinais óbvios de gravidez até aos últimos dias, enquanto que as cabras mais velhas parecem estar grávidas depois de um bom dia de alimentação.
Os exames clínicos, como as ecografias e as análises ao leite, são a forma mais fiável Para as grandes explorações de criação, esta é a única maneira de saber se a cabra está prenha, mas para os rebanhos mais pequenos, um pouco de apalpação, palpitação e observação podem ser muito úteis.
Os úberes inchados, as vulvas dilatadas e a ausência de cio são métodos bastante fiáveis para saber se uma cabra está prenhe. À medida que as cabras se aproximam do momento do parto, estes sinais tardios tornam-se cada vez mais óbvios e devem dar-lhe tempo suficiente para levar a cabra para uma área segura e pronta para o parto.
Mas não nos enganemos, estes métodos não são nem 100% exactos nem totalmente infalíveis. Pode acontecer que as cabras abortem ou abortem mal, o que torna tudo ainda mais confuso.
Como em qualquer programa de criação bem-sucedido, a observação é fundamental, afinal, como a mulher mais inteligente do mundo disse uma vez: "Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar".
Perguntas frequentes (FAQs)
Planear a gravidez das cabras é uma parte essencial da sua criação. Não só é importante para garantir que as cabras não estão a parir no meio de um inverno gelado, como também é essencial poder estar presente quando as cabras dão à luz, caso surjam complicações.
Por isso, vamos analisar algumas questões relacionadas com a gestação e a gravidez das cabras para esclarecer qualquer possível confusão que possa ter:
Como se pode saber se uma cabra está a ter uma falsa gravidez?É possível saber se uma cabra está a ter uma falsa gravidez através de uma ecografia. As análises ao sangue podem ser relativamente fiáveis para determinar se a gravidez da cabra é falsa, mas nem sempre são precisas. Uma ecografia revelará positivamente se existe ou não um feto.
Com que idade é que uma cabra deixa de engravidar?As cabras raramente deixam de engravidar, mas à medida que envelhecem, podem ter mais dificuldade em parir. A maioria das cabras torna-se fértil entre os 4 e os 12 meses de idade e, na maior parte dos casos, mantém-se fértil para o resto da vida.
Em que época é que as cabras ficam grávidas?As cabras entram geralmente no "cio", quando os machos se interessam em procriar durante o outono. O outono é uma óptima época de procriação, uma vez que os cabritos nascerão na primavera. No entanto, muitos machos podem interessar-se em acasalar em qualquer altura do ano, quando uma fêmea próxima está em cio ou a ovular.
Pode reproduzir-se uma cabra aos 7 meses?Embora algumas fêmeas possam ser suficientemente férteis para conceber aos 7 meses de idade, poucas estão fisicamente desenvolvidas o suficiente para carregar e dar à luz um cabrito. Procriar uma fêmea tão jovem pode resultar em complicações de parto que podem ser fatais para o cabrito e para a fêmea.
Como é que se sabe se as cabras estão grávidas?
Embora possa ser bastante difícil saber se uma cabra está grávida, se utilizar alguns métodos diferentes para testar a gravidez, deverá ser capaz de deduzir se a cabra está em gestação ou não.
Ao contrário de outros testes e sinais de gravidez, as ecografias também podem ajudar a determinar se uma cabra está a ter uma falsa gravidez.
No entanto, pode utilizar uma combinação de outros métodos para saber se a sua cadela está grávida ou não, mas não espere que um único teste lhe dê uma imagem completa com resultados 100% exactos.
Então, como é que sabe se as suas cabras estão prenhes? Tem alguma dica ou truque de que goste mais? Gostaríamos de ouvir as suas experiências!
Mais informações sobre a criação de animais:
