Guia de criação de codornizes - Ovos, criação e muito mais!

William Mason 12-10-2023
William Mason

Mergulhar no mundo das aves de capoeira é, muitas vezes, o primeiro passo para a criação de gado para muitos proprietários rurais, sendo que as galinhas estão sempre no topo da lista.

Muitos de nós já pensámos em criar patos ou perus, mas criação de codornizes está a aumentar rapidamente a sua popularidade!

Quais são as vantagens de criação de codornizes Estas pequenas aves compactas ocupam muito menos espaço do que outros tipos de aves de capoeira, permitindo que até mesmo o mais pequeno agricultor ou jardineiro urbano se torne autossuficiente em carne e ovos.

Talvez tenha adiado a criação de codornizes quando viu o preço dos seus ovos na loja - como é que uma coisa tão cara pode ser custo-eficaz para a retaguarda tu?!

Mas a criação de codornizes é uma opção acessível, quer pretenda criar codornizes em quantidade suficiente para si próprio ou produzir ovos e carne para vender.

No entanto, não se deve cometer o erro de pensar que as codornizes são como as galinhas!

Existem alguns grandes diferenças A criação e o maneio das codornizes é um processo que deve ser conhecido. nuances da criação de codornizes antes de iniciar uma nova carreira como criador de codornizes!

Vamos dar uma vista de olhos ao mundo da criação de codornizes e descobrir se estas pequenas aves maravilhosas têm lugar na sua exploração agrícola!

É fácil criar codornizes?

As codornizes podem ter penas brancas, pretas, castanhas, cor de laranja ou azuis - e bicos curtos e volumosos. Não são os mais prolíficos voadores de longa distância do mundo. No entanto, as codornizes correm surpreendentemente rápido e podem atingir velocidades de até 15 milhas por hora. Cuidado - estes pequenos pássaros podem mover-se!

As codornizes, tal como qualquer outro tipo de ave, têm as suas próprias necessidades de cuidados. No entanto, as codornizes não são particularmente complicadas de manter e podem ser fácil de cultivar .

Como qualquer outro animal, precisam de comida, água e abrigo, sendo este último particularmente importante para as codornizes, que, na natureza, passam a maior parte do tempo no chão, abrigando-se debaixo de arbustos.

Na nossa herdade em Portugal, as pequenas aves são vítimas das aves de rapina - uma codorniz daria um jantar saboroso para uma águia!

Se quiser criar codornizes apenas pelos seus ovos, é extremamente fácil começar - crie o seu alojamento para codornizes, compre algumas aves e pronto!

A criação de codornizes é um pouco mais complicada, mas com a ajuda de uma incubadora, pode começar a criar os seus pintos sem grandes dificuldades.

Quais são as vantagens da criação de codornizes?

As codornizes são algumas das aves mais pequenas da exploração agrícola, mas, peso por peso, não se pode subestimar o valor que as codornizes trazem a qualquer exploração agrícola.

Eis porquê!

Grandes razões para experimentar a criação de codornizes:

  • Eficiente - As codornizes ocupam muito menos espaço do que as galinhas e, graças ao seu tamanho modesto, poupam espaço e reduzem os custos de cama.
  • Economia - as suas pequenas dimensões tornam-nas perfeitas para quintas urbanas e pequenas propriedades rurais.
  • Rentável - estas pequenas aves são baratas para alimentar, mas os seus ovos são considerados uma iguaria e vendem-se por mais do que os ovos de galinha!
  • Dócil - As codornizes são pequenas aves tímidas e silenciosas, que gostam de se alimentar, mas que, de resto, se mantêm isoladas, preferindo abrigar-se num local seguro em vez de passarem os dias a preparar planos de fuga.
  • Produtivo - As codornizes começam a pôr ovos numa idade relativamente jovem. 300 ovos no seu primeiro ano de vida.
  • Valioso - se quiser criar codornizes, pode vendê-las em qualquer fase da vida, quer como juvenis, poedeiras adultas ou aves de carne.
  • Tranquilo - a codorniz macho não canta! faz uma bela e suave cooing Muito menos hipóteses de incomodar os vizinhos, ou no meu caso, o meu marido! (Felizmente, os tampões para os ouvidos resolveram o problema dos gritos irritantes de manhã cedo da nossa Brahma!)

Quais são os benefícios dos ovos de codorniz?

Os ovos de codorniz são uma iguaria subestimada que pode melhorar a sua quinta e ajudá-lo a preparar-se para um dia de trabalho árduo. Experimente cozer os seus ovos de codorniz, depois corte-os ao meio. Em seguida, polvilhe as suas fatias de ovos de codorniz com pimenta fresca moída e sal. Ou - atire os seus ovos cozidos para uma salada fresca de jardim para uma atualização instantânea!

Os ovos de codorniz são minúsculos e são necessários cerca de três ovos de codorniz para obter a mesma quantidade que um ovo de galinha. No entanto, o que lhes falta em tamanho, compensam em substância!

Veja também: Como construir um abrigo fácil para porcos

Estes ovos minúsculos não só contêm mais proteínas do que os ovos de galinha, como também são mais baixos em gordura e colesterol. Cada ovo de codorniz contém apenas 14 calorias!

Os ovos de codorniz também têm níveis elevados de antioxidantes, vitamina B12, selénio, riboflavina e colina.

Uma tigela de ovos de codorniz salpicados de minuto atrairá sempre o interesse dos amigos e das visitas!

Quais são os benefícios da criação de codornizes para carne?

Se quiser cozinhar a carne de codorniz, certifique-se de que pincela a codorniz com o seu azeite preferido e tempera com pimenta fresca moída - e sal. Para ganhar pontos extra, recheie a codorniz com cebola, manteiga, cogumelos, cenouras ou maçãs para uma infusão de sabores explosiva!

Muitas pessoas acham a ideia de criar qualquer coisa mais pequeno do que uma galinha para a carne, pois o trabalho que implica a sua preparação para a mesa ultrapassa a pequena porção de carne que constitui a sua (humilde) recompensa.

No entanto, as codornizes são tão rápidas e fáceis de criar para carne que a maioria dos criadores de codornizes concorda que vale a pena o esforço!

Pode demorar algum tempo a preparar a sua primeira codorniz para a mesa, mas quando apanhar o jeito, não vai olhar para trás.

Os criadores de codornizes experientes dizem que podem preparar 30 aves em 30 minutos - impressionante!

A carne de codorniz é uma iguaria popular - e é muito nutritiva. Ao contrário de algumas outras aves, a carne de codorniz não tem um sabor demasiado a caça e tem um sabor ligeiramente saboroso.

A carne está repleta de proteínas de alta qualidade e ácidos gordos essenciais , bem como uma vasta gama de vitaminas e minerais .

Com um período de incubação curto e uma taxa de crescimento rápida, as suas codornizes estarão prontas para a mesa em menos de três meses no total.

Se está a pensar em criar codornizes, sugiro que compre um pouco de carne de codorniz para experimentar primeiro. Não vale a pena embarcar num projeto se não gostar do produto final!

Como são criadas as codornizes?

As codornizes criadas ao ar livre são um pouco complicadas por algumas razões. Em primeiro lugar, as codornizes são corredoras rápidas e excelentes escondedoras! Se as suas codornizes fugirem e não quiserem voltar, podem ter desaparecido para sempre. Muitos predadores também adoram apanhar codornizes como almoço grátis, por isso mantenha os olhos abertos e proteja o seu bando!

Tal como a maioria das aves de capoeira, a criação de codornizes é feita de muitas formas diferentes. A forma que escolher dependerá da intensidade com que as quer criar - e dos seus objectivos.

Para o caso de ainda não se ter apercebido, estas aves são minúsculas É perfeitamente normal manter as codornizes de criação em gaiolas. Mesmo um galinheiro de tamanho moderado dá-lhes espaço para exprimirem o seu comportamento normal.

Estas aves tímidas não tendem a vaguear ou a voar para longe na natureza, e pode criar um ambiente muito natural para elas dentro de um abrigo ou gaiola.

Veja também: O que dar de comer aos patos bebés - Qual é a melhor comida para os patos bebés?

Pode manter uma codorniz por metro quadrado de espaço Por isso, mesmo uma coelheira deve ter espaço suficiente para albergar um pequeno bando.

Outra razão para manter as codornizes em gaiolas é a luz do dia. As codornizes precisam de, pelo menos 14 horas de luz solar por dia para uma produção máxima de ovos!

Assim, onde quer que viva no mundo, pode considerar a possibilidade de acrescentar luz natural artificial para ajudar a manter a produção de ovos.

Currais ou galinheiros para o seu bando de codornizes

Se vai criar as suas codornizes num recinto fechado, certifique-se de que procura em cada centímetro quadrado da vedação para garantir que os predadores não conseguem passar despercebidos! Um pequeno buraco, fenda, abertura ou lacuna é tudo o que uma cobra ou doninha precisa para surpreender o seu bando e causar estragos nas suas queridas aves - ou nos seus ovos!

Falemos de recintos e gaiolas para as suas codornizes.

Mas primeiro - e se não conseguir suportar a ideia de aves em gaiolas - as suas codornizes podem sair para o exterior?

Uma dúzia de pequenas codornizes a vaguear pela sua propriedade não serão as aves mais produtivas, mas se não está a fazer isto para ganhar milhões, então elas podem vaguear livremente no exterior.

Mas, aconselho a ter cuidado!

As suas pequenas codornizes são vulneráveis aos predadores, tanto no solo como no ar Por isso, certifique-se de que têm muito espaço para se esconderem.

As codornizes criadas ao ar livre devem aprender a vir quando são chamadas, para evitar que voltem ao seu estado selvagem e desapareçam na vegetação rasteira!

Se nenhuma destas soluções lhe parece ideal, então vale a pena analisar e considerar uma caneta de chão.

No sistema de recintos fechados, as codornizes ficam num recinto à prova de predadores O que lhes permite procurar alimentos e coçar-se, mantendo os predadores afastados.

O recinto no solo necessita de um teto para evitar que as codornizes voem para longe e impedir os predadores aéreos, bem como de um galinheiro seguro para nidificar e dormir.

Quanto custa começar a criar codornizes?

Como qualquer novo projeto, haverá alguns custos iniciais A exploração de codornizes pode demorar algum tempo a tornar-se rentável.

Vejamos o que podem incluir os custos iniciais de instalação:

Aves de codorniz

Os criadores de codornizes de todo o mundo elogiam o Codorniz Coturnix , também conhecido como Codorniz japonesa .

A codorniz japonesa é uma pequena codorniz robusta e resistente com boa resistência às doenças , adequado para vida interior ou exterior .

O Coturnix é também um codornizes polivalentes , que lhe dará um ave de tamanho decente para a mesa e produzir um número razoável de ovos.

Então, quanto é que se espera pagar por uma codorniz?

O preço da codorniz depende inteiramente da idade da codorniz - pode obter galinhas em ponto de postura, pintos ou mesmo ovos férteis.

Se quiser criar codornizes, precisará também de um galo! Sugiro um macho por cada quatro ou cinco galinhas para manter a fertilidade máxima.

Alojamento

Antes de se apressar a comprar um galinheiro novo e elegante, lembre-se de que estas pequenas aves não querem muito Pode ser possível reutilizar um barracão existente, e mesmo uma coelheira pode ser suficientemente grande para um pequeno bando de codornizes.

Necessitará de comedouros e bebedouros, que devem ser elevados do chão. Eleve os seus comedouros e bebedouros do chão para ajudar a impedir aves necrófagas do solo de os derrubar.

Certifique-se de que o alojamento é bem ventilado. Cobrir eventuais lacunas em rede de arame para manter os predadores afastados.

As codornizes também adoram pequenas caixas de nidificação e gostam de privacidade durante a postura, por isso, dê-lhes uma cortina para se esconderem!

Vedação

E muitos predadores de codornizes, como as cobras, não se importam de passar por buracos minúsculos. esgueirar-se pelas frestas e banquetear-se com o seu novo rebanho.

Se decidir deixar as suas codornizes no exterior, utilize uma rede de arame muito estreita para manter tudo onde deve estar. Terá também de vedar o chão do recinto e cobrir o topo para evitar predadores aéreos.

Alimentação

O custo da ração varia a nível mundial, mas o preço dos granulados para codornizes é praticamente o mesmo que o da ração equivalente para galinhas. No entanto, as codornizes são muito mais eficientes a conversão de alimentos em ovos do que as galinhas do seu quintal!

As codornizes também apreciarão alguns dos seus restos de cozinha e aparas de legumes Pendurar uma espiga de milho no galinheiro é uma óptima maneira de entreter as suas codornizes!

Se as suas codornizes tiverem acesso ao mundo exterior, irão procurar sementes e grãos. Também gostam de comer insectos voadores, larvas e minhocas. A procura de alimentos pode reduzir os seus custos globais de alimentação!

Uma visão geral dos alimentos que as minhocas adoram e das coisas que não deve dar às minhocas. Os bons alimentos para dar às suas minhocas incluem vegetais, frutas, aparas de jardim e restos de papel. Não dê às suas minhocas fezes de animais, ovos, carne, gorduras ou citrinos.

Incubadora

Se comprar uma incubadora de ovos para as suas codornizes, certifique-se de que a incubadora roda os ovos de codorniz corretamente. Se comprar a incubadora errada, o virador de ovos pode ser demasiado áspero (ou grande) para acomodar os ovos de codorniz com suavidade suficiente.

Uma caraterística invulgar das codornizes é o facto de serem muito ineficiente na criação Como os pintos de codorniz podem ser caros, a maioria dos criadores de codornizes cria os seus próprios pintos numa incubadora.

As incubadoras são um investimento que vale a pena, uma vez que as codornizes podem passar de um ovo a pôr ovos em apenas dois meses e estarão prontas para a mesa em três meses.

Quão rentável é a criação de codornizes?

A criação de codornizes pode ser extremamente rentável e a maior parte dos proprietários rurais considera que o investimento inicial vale a pena.

Para um criador de codornizes principiante, seria mais fácil concentrar-se na produção de ovos do que na produção de carne, e terá sempre a opção de diversificar mais tarde.

Vejamos os números envolvidos na criação de codornizes:

Aqui estão alguns dos números mais importantes que os criadores de codornizes (e os pais das codornizes) precisam de saber!

Quantos ovos põem as codornizes por dia?

As galinhas de codorniz mantidas sob luzes só viverão durante até 2 anos E as galinhas codornizes começam a pôr ovos com apenas seis semanas de idade.

Durante o seu primeiro ano mais produtivo, estas galinhas codornizes podem pôr até 300 ovos por ano .

Se tenciona criar as suas codornizes sem luzes, a produção de ovos será menor, mas as galinhas viverão mais tempo até 4 anos .

Porque é que os ovos de codorniz são tão caros?

Estas pequenas aves são fáceis de manter e produzem muitos ovos, porquê o preço elevado Como agricultor, isto pode parecer desconcertante, e não há nenhuma razão real para isso!

Os ovos de codorniz podem ser mais caros por serem mais raros do que os ovos de galinha, ou simplesmente porque o cliente os considera uma iguaria e é com prazer de pagar o preço mais elevado.

Seja qual for a razão - se está a planear venda dos seus ovos de codorniz , deve ter um bom lucro!

As codornizes são mais rentáveis do que as galinhas?

No papel, a criação de codornizes é mais rentável do que a criação de galinhas. O preço de venda a retalho dos ovos e da carne de galinha é geralmente baixo, tendo o agricultor familiar de competir com sistemas complexos de criação intensiva.

O baixo custo dos ovos significa que é tremendamente difícil obter algum lucro com as galinhas do quintal.

A codorniz, por outro lado, é uma história diferente Os ovos, a carne e as aves vivas têm um preço respeitável. O preço elevado dos ovos de codorniz reflecte o esforço que foi feito para os produzir.

Estas pequenas aves necessitam de muito menos comida por ovo do que as galinhas e ocupam muito menos espaço. As codornizes também começam a produzir ovos numa idade mais jovem, pelo que não se desperdiça dinheiro a alimentar aves que não estão a pôr ovos.

É possível criar codornizes com galinhas?

Muitos proprietários rurais acham mais fácil manter as suas aves de capoeira juntas e, normalmente, as galinhas vivem harmoniosamente com outras aves como os patos e os gansos.

Mas quando se trata de codornizes - não é assim tão simples!

As codornizes podem ser criadas na mesma herdade que as galinhas, mas devem ser mantidas em alojamentos separados.

Separar as suas aves é sensato por uma série de razões:

  • Controlo de doenças - Várias doenças podem passar de uma espécie de ave para outra, e algumas delas podem ser fatais para as codornizes. Um exemplo disso é a coriza, que causa apenas sintomas ligeiros nas galinhas, mas é extremamente prejudicial para as minúsculas codornizes. Idealmente, mantenha as suas galinhas e codornizes a pelo menos 50 pés de distância .
  • Diferença de tamanho - As galinhas lutam até ao último pedaço de comida, sendo apenas o galo generoso a partilhar o seu jantar. Se houver comida envolvida, as galinhas atacam as codornizes e, por vezes, até as matam.
  • Diferentes feeds - estas duas espécies de aves têm necessidades nutricionais únicas, pelo que terá de as alimentar separadamente.
  • Ladrões de ovos - as galinhas tentam comer praticamente tudo, incluindo ovos de codorniz!

Como iniciar a criação de codornizes?

Muitos criadores pensam que criar codornizes dá muito trabalho, mas lembrem-se de que o seu trabalho árduo compensa cem vezes mais! Além disso, mantenha as suas codornizes felizes! Se quiser recompensar as suas codornizes com um lanche saudável, elas adoram bagas, insectos, ração para codornizes de primeira qualidade e sementes!

Então, já vos apanhámos a todos? ovo-citado Como criar um pequeno bando de codornizes deve ser fácil até para o mais pequeno proprietário rural!

E - penso que este passarinho divertido e bonito devia ser mais popular do que já é!

Para começar, é necessário criar o seu alojamento. Depois de muita pesquisa, penso que a minha opção preferida seria um pocilga com galinheiro integrado - que dá aos pássaros a oportunidade de se coçarem e vaguearem.

No entanto, se tiver pouco espaço, os seus pássaros ficarão igualmente felizes num abrigo ou numa gaiola!

Em seguida, é necessário decidir sobre as luzes - vai iluminar artificialmente o seu galinheiro A iluminação também pode afetar o tempo de vida das galinhas, sendo que as criadas naturalmente vivem quase o dobro do tempo.

Quer as suas codornizes vivam permanentemente no interior ou tenham acesso ao mundo exterior, precisarão de enriquecimento ambiental no seu galinheiro.

Estas aves são tímidas e detestam o mau tempo, pelo que passarão muito mais tempo dentro de casa do que as suas galinhas! Dê-lhes ramos para se empoleirarem, folhas para se aninharem e muitas guloseimas.

Agora está pronto para receber as suas aves! Compre as suas novas aves de codorniz num criador local de renome ou armazenar e colocá-los no seu novo galinheiro.

Lembre-se que estas aves são assusta-se facilmente - para que possam ser muito arisco Nos primeiros dias, dê-lhe muita paz e não o deixe sair até que ele venha quando o chamarem para comer.

Todo o seu trabalho árduo será recompensado em breve com o seu primeiro lote de pequenos ovos de codorniz!

Espero que tenha gostado deste guia sobre a criação de codornizes! É evidente que estas pequenas aves fascinantes são um investimento divertido e que vale a pena para qualquer pequeno proprietário!

Estou agora muito tentado a criar o nosso pequeno bando de codornizes aqui na nossa Quinta Portuguesa!

Diga-nos se tem histórias divertidas de codornizes nos comentários.

Mais uma vez, obrigado pela leitura!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.