Ideias para um jardim zen com um orçamento limitado - Paisagens naturais, paz e meditação!

William Mason 12-10-2023
William Mason

O mundo está um caos e isso mexe com a nossa mente. Felizmente, existe ajuda e é muito mais barata do que um terapeuta! Estamos a referir-nos a estas ideias de jardins zen elegantes, serenos e bonitos com um orçamento reduzido.

É possível criar um ambiente tranquilo, baixa manutenção Jardim zen no seu quintal utilizando paisagismo natural que não custa muito!

Mas quais são as melhores ideias para um jardim zen se começar sem muitos recursos? Vamos fazer uma viagem ao jardim do "no-mind de Mushin, o núcleo do Zen! Lá, encontraremos respostas.

Preparado?

Então vamos começar!

Ideias para um jardim zen com um orçamento limitado

Um jardim zen económico combina os princípios clássicos da jardinagem japonesa para criar uma síntese minimalista e equilibrada de elementos naturais de baixo custo, incluindo gravilha, rocha, pedra, madeira, água, musgo e plantas. Estátuas, lanternas, assentos, pérgolas e telas acrescentam pontos focais meditativos, conforto e privacidade.

Os jardins zen fazem parte da vida espiritual japonesa e da cultura de jardinagem há mais de 500 anos. Historicamente e atualmente, os templos e mosteiros zen incorporaram os jardins zen na vida quotidiana dos monges zen durante meditação sentada (zazen) e Mushin (não-mente) através do cuidado físico do jardim Zen.

  • As sociedades seculares de todo o mundo adoptaram os benefícios holísticos para a saúde dos jardins Zen.
  • Têm sido fundamentais para o aumento do interesse pelo Oriente filosofia e misticismo nos países ocidentais.

Do ponto de vista da jardinagem, os jardins zen oferecem um desafio paisagístico único para os jardineiros aventureiros realizarem o seguinte.

  • Criar um jardim harmonioso e tranquilo, fusão de um conjunto limitado de elementos naturais para criar uma sensação de vastidão, de infinito e de incognoscível, para inspirar uma mentalidade meditativa e promover a cessação dos padrões de pensamento habituais e pouco saudáveis da "mente de macaco".
  • Crie um jardim zen que alivie o stress e o traga para o vosso centro. Para o instante, o eterno AGORA !

" Se está deprimido, está a viver no passado. Se está ansioso, está a viver no futuro. Se está em paz, está a viver no presente. "

Lao Tzu Os jardins zen podem conter várias características paisagísticas - incluindo pontes em arco, pequenas formações rochosas, musgos, bambus, degraus, rododendros e outras plantas. Mas acima de tudo - os jardins zen devem conter uma componente da sua natureza. Como quer que o seu jardim zen seja? Como quer que ele o faça sentir? Comece sempre por aí. E trabalhepara fora!

Os elementos-chave de um jardim zen tradicional

Os jardins Zen tradicionais são escassos na utilização de elementos naturais. paisagismo A prática de jardinagem conhecida como Karesansui mistura pedra, areia ou cascalho e madeira com um mínimo de plantas e sem água. Estes jardins Zen secos incluem elementos fabricados como estátuas, lanternas e pontes.

O princípios estéticos A orientação do design do jardim Zen inclui:

  • O Aqui e Agora (Koko)
  • Natureza Primordial (Shinzen)
  • Assimetria (Fukinsei)
  • O Místico (Yugen)
  • Tranquilidade (Seijaku)
  • Simplicidade (Kanso)
  • Outro Mundo (Datsuzoku)

O histórico Templo Ryoan-ji em Quioto exemplifica Karesansui. Espere rochas solitárias que repousam num mar de cascalho pálido, diariamente revolvido em forma de onda por monges Zen. É uma prática chamada Karenagare.

  • Os jardins zen possuem uma simplicidade e uma austeridade felizes, profundamente enraizadas na filosofia espiritual e na disciplina monástica.

Experimentar o mesmo por si próprio é simples, basta ter um orçamento Jardim Zen DIY que melhorias a sua vida, exprime a sua estética paisagística, e ajuda-o a relaxar!

Vamos a isso.

Os jardins zen ajudam-no a aproximar-se da natureza. É por isso que os adoramos - e pensamos que qualquer pessoa pode beneficiar ao passar mais tempo com uma rotina meditativa. Os jardins zen também são ricos em simbolismo. As rochas dos jardins zen simbolizam muitas vezes a força e a natureza duradoura. As pontes podem representar a mudança e a capacidade de seguir em frente. A água representa a cura, o rejuvenescimento e também pode significar relaxamento,O tema geral pode representá-lo a si - e ao seu respeito pela natureza. É isso que o torna único e especial.

Opções de design de jardins zen modernos

Os jardins zen modernos utilizam clássico Os jardins zen juntam vários elementos naturais e manufacturados que, em conjunto, formam um ambiente informal , distintivo, e sereno Os elementos de design populares incluem elementos de água, musgo e pequenas árvores, seixos coloridos, pontes, decks e casas de chá, lanternas e telas de bambu.

Concentre-se no seu orçamento Conceção de um jardim zen no seguinte elementos rudimentares :

  • Cascalho fino - litro de areia de sílica, brita lavada, cascalho de ervilha ou cascalho de rio.

- Nota A areia num jardim zen não é uma boa ideia se o seu jardim estiver sujeito a muito vento. Ela voa e os gatos pensam que é areia para gatos!

  • Rochas - recolher pedras de vários tamanhos e texturas em riachos e encostas.
  • Pequenas árvores - uma cerejeira japonesa ou um ácer dão uma cor subtil, enquanto um ou dois bonsais acrescentam charme a um jardim zen.
  • Musgo - procurar variedades de musgo numa floresta ou num riacho.
  • Madeira - A madeira de refugo, os restos de madeira e a madeira de palete podem fazer uma ponte, um convés de meditação e uma casa de chá.
  • Bambu - utiliza várias espessuras e comprimentos de bambu para fazer telas e pérgulas.
  • Água - uma pequena fonte de água com água bombeada pode ser feita com banheiras velhas e materiais baratos.
  • Estátuas - uma pequena estátua de Buda e pedras de equilíbrio acrescentam serenidade contemplativa.
  • Lanternas - utilize uma lanterna Zen tradicional ou uma mistura eclética de tochas de bambu e luzes solares para relaxar à noite.
  • Estrutura de entrada - um jardim zen é um espaço sagrado, e ter um portal ou uma entrada para o jardim confere ao local a devida reverência e respeito.

E, se ainda está a ler, é porque está a entrar no espírito zen!

Agora para o Ideias para um jardim zen, que podem ser feitas por si com um orçamento limitado .

1. Faça você mesmo um canteiro de cascalho para jardim zen

Quer ideias para um jardim zen com um orçamento limitado? Comece com um pouco de gravilha! A gravilha pode ser a base para a topografia do seu jardim zen de baixa manutenção. Um jardim de areia também funciona magnificamente - e é relativamente fácil de manter. Os arbustos e plantas nativas também desempenham um papel fundamental. Os bordos japoneses, as coníferas, o bambu ou os musgos também acrescentam, sem dúvida, mais vida ao seu jardim japonês.(Os bordos japoneses são sempre um complemento fantástico para quase todos os espaços exteriores e paisagens naturais).

Depois de ter reservado uma parte do seu quintal para o seu jardim zen, comece por criar um nível área Remova a relva e os arbustos de modo a que apenas solo puro restos.

Veja também: 10 melhores legumes para Alberta
  • Coloque o tecido de proteção contra as ervas daninhas sobre o solo do canteiro.
  • Borde o canteiro de gravilha com um rebordo de jardim para manter a gravilha no canteiro e para que a sua manutenção seja menos complicada.
  • Considere um segundo cascalho escuro para contrastar. Utilize o rebordo do jardim para fazer um esboço entre os canteiros de cascalho claro e escuro.
  • Deite o cascalho da sua escolha no canteiro e remexa-o até ficar nivelado. profundidade da gravilha de 1,5 polegadas se não planear remexer ondas de paisagem extravagantes no cascalho. Para remexer, procure uma profundidade de cascalho de 3 polegadas.

Aqui! Tem a tela para começar a pintar as outras personagens na narrativa do seu jardim zen.

2. como utilizar as pedras num jardim zen

Aqui vê um jardim de pedras japonês de cortar a respiração. Em vez de canteiros de flores coloridos, vê um espaço de jardim sereno com areia e pedras maiores. É a derradeira atmosfera pacífica para uma contemplação tranquila. E dá origem a um belo jardim - em qualquer parte do mundo. Melhor ainda - as pedras são muitas vezes um ponto de partida surpreendentemente acessível quando se pensa em ideias de jardins Zen com um orçamento limitado. (Não háA natureza não precisa de comprar rochas maciças ou de luxo, olhe à volta da sua casa e veja que rochas a natureza lhe oferece).

As rochas simbolizam a solidão na filosofia Zen e são tradicionalmente colocadas no leito de gravilha, afastadas e assimetricamente, mas em equilíbrio umas com as outras. Cada rocha deve ser uma ilha em si mesma.

  • Os jardins zen com elementos de água utilizam pedras para criar quedas de água.
  • Utilize pequenas pedras de jardim para demarcar os canteiros das árvores.
  • As pedras de jardim com topos planos são perfeitas como plintos para estátuas, bonsai e outros objectos decorativos zen.
  • As rochas são locais perfeitos para o crescimento do musgo.
  • A ardósia e as rochas irregulares acrescentam variedade textural a um jardim zen.
  • As pedras planas e a ardósia são óptimas pedras de pavimentação.

3. como fazer crescer musgo nas pedras do jardim zen

Muitos jardins japoneses não dispõem de água, sendo famosos pelas suas paisagens secas. E, em vez de água e flores coloridas, as rochas são muitas vezes a peça central de um jardim japonês ou de areia. As nossas disposições favoritas de rochas num jardim zen incluem muitas vezes rochas de estilos e cores semelhantes, mas de tamanhos e posições diferentes.fiel à natureza.

Como viu nos nossos exemplos até agora, o musgo tem um encanto distinto e nenhum jardim zen deve ficar sem ele!

  • Aqui está um artigo interessante sobre como cultivar musgo a partir do zero!
  • Crescer musgo em rochas , em solo , e em madeira !

Pode comprar musgo num viveiro, mas porquê gastar dinheiro quando pode obter musgo de graça na natureza? Ou cultivá-lo em casa? (O zen tem tudo a ver com a natureza. Utilize-o para a decoração do quintal!)

4. Faça você mesmo um elemento de água para um jardim zen

Aqui está uma excelente ideia de jardim zen com um orçamento limitado da SerpaDesign. Adoramos a forma como este design apresenta uma tonelada de folhagem num pequeno pacote. E embora o autor nunca tenha chegado a enchê-lo com Orange Rice Fish no vídeo - essa era a intenção original. Achamos que fica majestoso - com ou sem peixes. Também é acessível - e suficientemente arrumado para caber no alpendre, pátio ou deck do seu jardim zen.

Quer o seu jardim Zen seja no interior ou no exterior, uma fonte de água acrescenta um elemento essencial à equação, proporcionando um ambiente intemporal visual e auricular imersão!

- BRICOLAGE uma cascata interior com um jardim de pedras e um viveiro de peixes .

  • Utilize um vaso de barril de uísque (com um tampão incluído) como alojamento do lago.
  • Uma caixa de ovos serve de prateleira para as pedras.
  • Crie um forte fluxo de água com uma bomba submersível de qualidade.

- BRICOLAGE uma ideia super-simples e económica de elemento de água para jardim zen no exterior.

Tudo o que precisa para entrar no o estado de fluxo é:

  • Um balde de plástico de 5 galões.
  • Tubagem de plástico.
  • Bambu espesso.
  • Uma bomba de água submersível.
  • Pedras decorativas e cobertura vegetal.

Verificar se há uma rústico Jardim Zen. Menos é mais!

Jardins japoneses autênticos

Aqui está a nossa inspiração favorita para jardins Zen DIY no quintal. É o melhor recurso de Jardins Japoneses Autênticos do autor Yoko Kawaguchi O livro contém 150 fotografias de jardins Zen de cortar a respiração para ajudar a inspirar a decoração do seu quintal. Yoko também aborda temas de disposição de jardins Zen e um enorme diretório de plantas para ajudar a cultivar os melhores musgos, arbustos, árvores, bagas, ervas e fetos que ajudarão o seu jardim Zen a ganhar vida.

Obter mais informações 07/21/2023 03:39 pm GMT

5. fazer uma ponte de jardim zen em arco

Se quiser um jardim zen com um elemento de água impressionante sem gastar muito, não perca esta luxuosa ponte em arco do TheBiteSizedGarden. É a forma perfeita de melhorar o riacho ou o lago do seu jardim zen e é muito mais fácil de construir do que parece.

Uma ponte de jardim Zen tem uma importância profunda, simbolizando a transcendência do mundo mundano para a obtenção da iluminação, e são omnipresentes nos jardins Zen japoneses.

Pode fazer uma pequena ponte de madeira em arco para o seu jardim Zen e realizar o Satori!

Necessita de ferramentas para trabalhar a madeira (é necessária uma serra de recortes) e de competências:

  • Pinho dimensional com tratamento padrão.
  • Suportes e parafusos.
  • Tinta impermeabilizante para madeira.

A ponte em arco pode posição sobre água corrente ou um riacho de cascalho.

Com esta ponte Zen, acabaram-se as águas agitadas!

6. fazer um jardim zen com deck de meditação

Este design de deck flutuante de cortar a respiração melhoraria praticamente qualquer jardim zen com um orçamento limitado. A Spruce mostra como se faz - em pormenor. Uma base ligeiramente elevada, mas uniforme e sólida, é o segredo de um deck flutuante. A Spruce dá excelentes instruções passo a passo sobre como o fazer sem gastar muito. No entanto, como admitem, é menos stressante com uma ajuda!

Para ter a melhor perspetiva do seu jardim zen enquanto medita ou simplesmente relaxa, vai precisar de um elevado um deck, de preferência um deck flutuante!

O Construção de um deck DIY Neste vídeo, é simples: precisa do seguinte.

  • Madeira standard de 1" x 4".
  • Tábuas de deck (podem ser utilizadas paletes de madeira)
  • Bases de fundação (ou blocos de cimento).
  • Suportes angulares e parafusos.
  • Uma tinta para madeira.

O deck acabado no vídeo tem um aspeto deslumbrante! mas - aqui vai uma dica :

  • Posicionar o betão rodapés com um pé para dentro, afastados do bordo A parte superior do convés está virada para o centro do convés para os ocultar da vista, criando um aspeto convincente de convés flutuante.

Mais mágico!

7. Faça você mesmo uma casa de chá zen minimalista

Uma casa de chá de jardim zen é o seu refúgio secreto onde pode relaxar, descontrair, meditar e contemplar a vida. É também um refúgio repousante para passar tempo com os seus entes queridos, desfrutar da colheita de chá do seu jardim de ervas e observar a vida selvagem amigável (e pode fazer tudo isto enquanto desfruta do melhor que a natureza tem para oferecer).

O seu terraço de meditação tornar-se-á multifuncional com um pérgula/gazebo Aqui está uma ideia para uma simples cabana de chá Zen que pode ser montada no topo do seu deck numa hora ou duas!

Os materiais necessários incluem:

  • Postes de 4" x 4".
  • Treliças de telhado em madeira de 1" x 4".
  • Parafusos, porcas e anilhas.
  • Parafusos para decks.
  • Âncoras para postes de 4" x 4" (hardware de instalação e chave incluídos).
  • Folhas de lona para o teto e os lados (se desejado).
  • Argolas para a lona.
  • Paracord para fixar a lona ao teto.

Meça a altura necessária dos postes e o comprimento das treliças, depois corte os postes e as treliças do telhado e faça os furos para os parafusos, porcas e anilhas.

  • Instale as âncoras dos postes no convés.
  • Montar os postes e as asnas do telhado.
  • Prenda as folhas de lona (com os ilhós instalados) e fixe-as à estrutura com um paracord.

Agora tem um Casa de chá zen e um deck de meditação com sombra !

8. faça você mesmo um banco de blocos de cimento para jardim zen

Encontrámos este banco de pedra num jardim zen e sabíamos que tínhamos de o partilhar consigo. Confessamos que não temos os conhecimentos de alvenaria para duplicar os resultados desta espetacular caraterística do jardim. No entanto, um banco de cedro, carvalho japonês ou teca também poderia funcionar magnificamente.

É essencial ter um lugar confortável para se sentar no seu jardim zen. Que tal um simples banco para a sua casa de chá/convés? Ou colocar o banco de jardim debaixo de uma árvore perto da fonte de água!

Veja isto engenhoso e super-simples Ideia de banco de blocos de cimento e madeira DIY.

Para uma construção económica, basta-lhe o seguinte.

  • 14 x blocos de cimento.
  • Seis postes de madeira de 4" x 4".
  • Verniz.
  • Pintura exterior.
  • Adesivo de construção.

O blocos de cimento pretos fazer magia Zen com o cascalho pálido e a madeira manchada! Uau !

Ler mais!

  • 20+ Balanços de varanda brancos lindos para inspirar a sua decoração!
  • 5 ideias de quintais no Arizona para uma decoração económica e fácil!
  • Veja como instalar pedras paisagísticas no jardim de pedras do seu quintal!
  • 27+ Ideias de varal para o interior e exterior da sua casa!

9. fazer uma taça de fogo para jardim zen

Passámos o dia todo a pensar nas melhores ideias para um jardim zen com um orçamento limitado e, durante o processo, deparámo-nos com esta deslumbrante lanterna de gel da Modern Builds. É suficientemente pequena para caber num terraço ou deck de um jardim zen e é um excelente ponto focal para o seu espaço exterior.

Eis um projeto de bricolage fácil e empolgante para acompanhar as tochas de bambu do seu jardim zen à noite - uma tigela de fogo para jardim zen!

  • Se nunca elenco concreto Agora é a altura de tornar-se um iniciado !

Veja o vídeo para ver como o pano de ferragem, o gel de fogo e as pedras negras se combinam para criar magia iluminada numa taça de betão!

10. comprar uma Lanterna Pagode Solar para Jardim Zen

Os jardins zen estão na vanguarda no que diz respeito à baixa manutenção. Que tal acrescentar essa toque histórico para o seu jardim Zen com uma lanterna pagode Zen alimentada por energia solar?

Veja também: 8 melhores alternativas de cobertura vegetal para um jardim bonito

Sem fios! Só é necessário o sol para fazer brilhar o seu jardim!

11. Mais inspiração de um jardim zen moderno Slideshow

As lanternas de pedra (Ishidoro), as pontes e as pequenas cercas também podem desempenhar um papel importante no seu jardim zen do quintal. As lanternas não precisam de ser extravagantes, como na representação acima. O mais importante é que a lanterna se enquadre no seu jardim zen de forma natural e intrínseca. Também notamos o magnífico contraste das cerejeiras em flor Sakura ao fundo. A beleza da natureza combina com aE não podemos imaginar um lugar melhor para relaxar e refletir sobre a vida.

Agora que tens um saco cheio de ideias de jardim zen económicas Relaxe e passeie preguiçosamente por esta impressionante galeria de jardins zen modernos.

Cada fotografia tem algo de único para partilhar no que diz respeito a Composição de jardim zen está em causa. dê uma vista de olhos e depois faça você mesmo!

Conclusão - O quê! Não há ancinho Zen DIY?

Obrigado por ler a nossa lista das melhores ideias de jardins zen com um orçamento limitado! Esperamos tê-lo encorajado a sair à rua e a criar um paraíso zen.

Mas primeiro - veja como um monge Zen faz um ancinho Karenagare.

E mais uma vez obrigado pela leitura.

PS - Lembrem-se!

"Não fales muito. Faz o que te faz feliz!"

Sábio Zen.

Mais ideias para um jardim zen com um orçamento limitado - Referências, guias e trabalhos citados

  • Jardins Zen japoneses
  • Jardins secos japoneses
  • Quais são as areias de jardim zen mais adequadas para o raking meditativo?
  • Projeto paisagístico de jardim zen
  • Trazer a serenidade e a beleza dos jardins japoneses para o seu quintal
  • Jardins Zen Japoneses da NBC News
  • Criar o seu próprio jardim zen japonês
  • Mini jardins zen!
  • Criar o seu jardim zen pessoal no seu quintal
  • 7 estilos de jardins zen

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.