Porque é que as galinhas deixam de pôr ovos?

William Mason 12-10-2023
William Mason

As minhas galinhas sabem mais sobre os costumes antigos do que eu! Todas as Páscoas, elas deixam prontamente de pôr ovos, respeitando obviamente a tradição medieval que proibia o consumo de ovos durante a Quaresma. Tradição à parte, porque é que as galinhas deixam de pôr ovos? E, podemos ajudar as nossas galinhas a voltar ao ritmo das coisas?

Não é de admirar que as galinhas deixem de pôr ovos de vez em quando, especialmente se tivermos em conta que, no caso de uma galinha de alta produção, como a Legião Branca, a sua produção anual de ovos é mais de dez vezes superior ao seu peso corporal!

Vamos explorar algumas das razões pelas quais as galinhas deixam de pôr ovos e como podemos ajudá-las a regressar à produção regular.

Porque é que as galinhas deixam de pôr ovos?

Há muitas razões para que as galinhas deixem de pôr ovos, entre as quais se destacam as seguintes

  1. A época do ano As galinhas deixam de pôr ovos devido à redução do número de horas de luz do dia.
  2. Muda Toda a produção de proteínas é orientada para a produção de penas e não para a produção de ovos.
  3. Stress As galinhas são criaturas sensíveis e todos os tipos de coisas podem stressá-las e fazer com que deixem de pôr ovos.
  4. Má alimentação As galinhas precisam de muitas proteínas, cálcio, vitaminas e um pouco de areia para facilitar a digestão.
  5. Idade À medida que as galinhas envelhecem, a sua produção de ovos abranda e acaba por parar completamente.
  6. Broodiness Uma galinha está a pôr toda a sua energia a chocar ovos em vez de os pôr.
  7. Doença Uma galinha que não se sinta bem não será capaz de produzir tantos ovos como uma galinha saudável.
  8. Pragas As pragas e os insectos causam desconforto, irritação e perda de penas.
  9. Clima extremo As condições climatéricas não só podem causar stress (o que tem um impacto negativo na produção de ovos), como também podem provocar alterações fisiológicas.
  10. Galos de briga As galinhas que se sentem assediadas por um galo ficam tão stressadas que podem deixar de comer e de pôr ovos, recorrendo antes a esconder-se.

Embora algumas razões sejam inevitáveis, outras podem ser remediadas com os métodos simples que se seguem, para que você e as suas galinhas possam obter uma produção óptima de ovos.

Vejamos em pormenor porque é que as galinhas deixam de pôr ovos e quais as soluções para ajudar as nossas galinhas a sentirem-se felizes e saudáveis.

1. dias mais curtos

O inverno significa geralmente menos ovos. As suas galinhas podem começar a fazer a muda à medida que os dias encurtam! Consequentemente, a produção de ovos irá provavelmente parar. A iluminação artificial é uma das formas mais comuns de ultrapassar as horas de luz do dia mais curtas durante o inverno.

Tal como nós temos tendência para hibernar no inverno, tornando-nos menos activos e produtivos, também as galinhas têm mais relutância em pôr ovos quando os dias se tornam mais curtos e frios.

Podemos censurá-los?

Embora seja natural que as galinhas ponham menos ovos durante o inverno, isso nem sempre é conveniente para os seus donos.

No hemisfério norte, os dias começam a encurtar no final de junho e só volta a aumentar depois do Natal.

Durante este período, pode haver apenas oito horas de luz por dia .

Algumas raças de galinhas mais resistentes, como a Rhode Island Red e a Australorp, continuarão a lutar, produzindo quase tantos ovos como nos meses de verão. Outras, no entanto, precisam de dar um pouco de descanso ao seu corpo.

A melhor maneira de combater este declínio natural é utilizar iluminação artificial para enganar as galinhas e fazê-las pensar que é verão.

As luzes do galinheiro não têm de ser particularmente caras ou muito brilhantes.

A regra geral que todos os agricultores defendem é que a luz no galinheiro deve ser suficientemente clara para se poder ler - presumivelmente para que as galinhas possam contar histórias de embalar umas às outras.

Um simples temporizador permite-lhe controlar facilmente quando as luzes se acendem e apagam. O ideal é que se acendam de manhã cedo e se desliguem logo após o nascer do sol, para que as galinhas possam descansar. sem stress no galinheiro!

O cenário ideal dá às suas galinhas 15 horas de luz por dia , pelo que se obtiver oito horas de luz natural , sete horas de luz artificial deve ser suficiente para manter uma produção estável de ovos durante todo o inverno.

Um temporizador de encaixe facilita a definição do tempo perfeito para a iluminação artificial.

2) A muda

Durante o processo de muda, é provável que as suas galinhas deixem de pôr ovos. A muda permite que as galinhas substituam as penas gastas e regenera o oviduto da galinha - um órgão obrigatório para a produção de ovos!

As galinhas fazem a muda todos os anos durante cerca de oito a 12 semanas O ambiente, a idade da galinha e a nutrição têm todos um impacto na duração da muda.

Este processo natural permite que a galinha liberte as suas penas velhas e as substitua por penas novas, sendo também uma oportunidade para rejuvenescer o seu oviduto - o órgão responsável pela produção de ovos.

É lógico que ela também deixará de pôr ovos durante este período.

A muda pode ser uma altura stressante tanto para a galinha como para o dono, mas há formas de reduzir essa ansiedade. Considere que as penas contêm 80 a 85% de proteínas!

Uma ingestão elevada de proteínas pode estimular o crescimento das penas e ajudá-las a recomeçar a postura.

Para o fazer, pode aumentar a sua dieta com uma ração comercial rica em proteínas ou preparar uns muffins de muda caseiros com uma combinação de ingredientes ricos em proteínas, como farinha de aveia, girassóis e bananas.

3. má alimentação

Muitos proprietários de galinhas dão às suas galinhas alimentos comerciais especificamente concebidos para galinhas poedeiras.

Estes alimentos para galinhas poedeiras satisfazem todas as necessidades nutricionais das galinhas e contêm muitas proteínas, cálcio, vitaminas e um pouco de areia para facilitar a digestão.

Também é possível aumentar a produção de ovos dar às suas galinhas um acesso fácil a um suplemento de conchas de ostra t. Os suplementos de conchas de ostra (como estes) podem fornecer ao seu querido rebanho vitaminas adicionais, minerais e um aumento extra de proteínas.

Para além de uma dieta equilibrada, as galinhas também precisam de ter acesso a muita água potável fresca e limpa, especialmente no tempo quente.

Se as suas galinhas tiverem sede ou ficarem sem água durante uma hora ou mais, isso pode perturbar o seu padrão de postura, levando a uma queda na produção de ovos.

4) Stress

A manutenção da saúde do seu bando começa com uma dieta diversificada e nutritiva! Mas as suas galinhas também preferem um ambiente seguro e acolhedor. O stress, os predadores e até um galinheiro desarrumado podem fazer com que as suas galinhas se tornem menos produtivas - e infelizes!

Há alguns anos, uma amiga trouxe os filhos à quinta e, sem que nós soubéssemos, eles entraram à socapa no galinheiro e tentaram apanhar e acariciar uma das galinhas!

Veja também: Como começar uma quinta sem dinheiro

Para duas semanas depois desse acontecimento, as nossas galinhas ficaram tão ansiosas que não produziram nenhum ovo. coitadas!

As galinhas são criaturas sensíveis, e todo o tipo de coisas pode stressá-las e fazer com que deixem de pôr ovos. Os factores de stress incluem

  • Demasiados galos no bando
  • Falta de proteção contra predadores
  • Deslocação ou manipulação das galinhas
  • Alteração da dieta
  • Má ventilação no galinheiro
  • Introduzir novas galinhas no bando
  • Condições climatéricas extremas

Faça um inventário dos factores de stress na vida das suas galinhas.

Remova-os e veja a felicidade (e a produtividade) do seu rebanho disparar.

E - as suas galinhas vão agradecer-lhe por lhes ter tornado a vida mais feliz!

A nossa escolha Manna Pro Layer Pellets

O bem-estar das suas galinhas começa com uma dieta diversificada e saudável! Os granulados Manna Pro Layer Pellets não são OGM e são biológicos do USDA. Servem como uma excelente base para as galinhas poedeiras.

Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si.

5. a ninhada

Quando uma galinha decide que é altura de se sentar numa ninhada de ovos e de os chocar, deixa de pôr ovos, dedicando toda a sua energia à incubação.

Algumas galinhas chocas não comem tanto! podem não ter a nutrição necessária para produzir ovos.

Deixamos que as nossas galinhas passem pelos seus períodos de choco naturalmente, mas - apesar disso - parece que nunca conseguimos ter pintos com os nossos esforços.

É por isso que alguns donos de galinhas de quintal preferem refrear esses instintos.

Se decidir tentar perturbar a ninhada de uma galinha, pode fazê-lo:

  • Retirar regularmente a galinha do ninho, atraindo-a com guloseimas ou apanhando-a fisicamente e colocando-a no exterior
  • Fechar a zona de nidificação
  • Colocar uma garrafa de água fria ou congelada debaixo da galinha enquanto ela está sentada
  • Remover todos os materiais de nidificação

Além disso, tente criar o hábito de recolher os ovos regularmente e esteja atento aos ovos que lhe possam ter escapado!

6. idade

As galinhas produzem apenas um determinado número de ovos durante a sua vida e, à medida que envelhecem, a sua produção de ovos abranda e, posteriormente, pára completamente.

A vida produtiva dos frangos varia de raça para raça, embora a maioria produza uma média de 600 ovos durante a sua vida.

Por conseguinte, uma galinha que põe 300 ovos por ano terá um vida útil produtiva de dois anos , enquanto que uma raça menos prolífica que põe apenas 150 ovos por ano pode continuar a pôr ovos durante até quatro .

Há muito pouco a fazer em relação a uma galinha mais velha que deixa de pôr ovos, a não ser investir numa raça conhecida pela sua longevidade, como a Rhode Island Red ou a Barred Rock.

A nossa escolha Larvas da Mosca Soldado Negro $12.95 ($0.74 / Onça)

As suas galinhas em fase de muda precisam de todas as proteínas e nutrientes que conseguirem obter. Partilhe uma ou duas mãos-cheias destas larvas de criação, ricas em nutrientes, que estão repletas de proteínas e cálcio. As suas galinhas vão adorá-las!

Obter mais informações Podemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 07/20/2023 01:30 pm GMT

7) Pragas

No verão passado, tivemos uma infestação horrível de ácaros no nosso galinheiro que fez com que todas as nossas galinhas entrassem em greve. Não as posso culpar - os ácaros são coisas desagradáveis que causam desconforto, irritação e perda de penas.

Os piolhos causam problemas semelhantes e podem também fazer com que as galinhas deixem de pôr ovos.

Como acontece com a maioria das pragas, é muito mais fácil prevenir uma infestação do que erradicá-la !

Verificando regularmente o seu galinheiro e as galinhas, mantendo as caixas de nidificação limpas e dando às galinhas um bom banho de pó, pode controlar a população de pragas e manter a produção de ovos.

8) Doença

Uma galinha que se sinta um pouco mal não será capaz de produzir tantos ovos como uma galinha saudável.

Uma queda na produção de ovos não é um sinal definitivo de doença mas, quando acompanhada por um ou mais dos seguintes sintomas, a falta de ovos está provavelmente relacionada com problemas de saúde:

  • Pente descaído
  • Diarreia
  • Uma queda nos níveis de energia
  • Descarga de ar
  • Dificuldade em andar
  • Não quer deixar o galinheiro

É difícil diagnosticar a causa exacta da angústia de uma galinha e, se o problema persistir, é melhor consultar um parecer profissional de um veterinário próximo.

Em alternativa, pode isolar a galinha doente durante um ou dois dias, reforçar o seu sistema adicionando electrólitos e vitaminas à sua água e ver se há sinais de melhoria.

9. condições meteorológicas extremas

É difícil criar galinhas no frio intenso! É possível que o seu galinheiro e o seu bando abrandem consideravelmente durante os meses frios de inverno. É difícil culpá-los!

As condições climáticas extremas não só podem causar stress que afecta negativamente a produção de ovos, como também podem causar alterações fisiológicas que têm um efeito semelhante.

Quando o tempo está muito quente, as galinhas deixam de pôr ovos para reduzir o stress sobre o seu corpo.

Dado que a temperatura ideal de postura se situa cerca de 65-75°F As galinhas em estados mais quentes como o Louisiana e o Texas, onde a temperatura média no verão é de cerca de 80-85°F Os animais de estimação precisam de muita sombra, de uma boa ventilação do galinheiro e de acesso a muita água.

Pode até querer colocar uma ventoinha no galinheiro para os encorajar a pôr ovos ou colocar aspersores de água para os manter frescos. Consulte este artigo para mais ideias sobre como manter os animais da sua quinta frescos no verão.

O tempo frio pode ser igualmente problemático para o seu bando no quintal, embora, com os aquecedores de galinheiro amplamente disponíveis e acessíveis, seja mais fácil lidar com ele do que com os verões escaldantes.

Algumas raças de galinhas são também mais resistentes do que outras, sendo que as Australorps e as Plymouth Rocks não se importam com climas frios.

10. Randy e os Galos Rambunctious

Nos dias que correm, parece que todos nós podemos simpatizar com condições meteorológicas caóticas, imprevisíveis e extremas: calor extremo, temperaturas geladas ou ventos violentos. Estes acontecimentos podem causar stress no seu rebanho!

Um galo amoroso ou doente de amor pode causar estragos no seu bando no quintal!

As galinhas que se sentem assediadas por um galo ficam tão stressadas que podem deixar de comer e de pôr ovos, recorrendo antes a esconder-se.

Estão a tentar evitar os afectos do galo indisciplinado.

Alguns galos são também rudes com as suas galinhas, causando danos físicos e perda de penas.

Para combater estes problemas, pode retirar o seu galo do bando, dando-lhe apenas um par de dias por semana para desempenhar as suas funções.

Pode também comprar casacos ou selas para as suas galinhas para as proteger de eventuais ferimentos.

Porque é que as suas galinhas deixam de pôr ovos?

Embora seja natural que as galinhas deixem de pôr ovos em determinadas alturas do ano e das suas vidas, isso pode ser frustrante para o proprietário de uma galinha de quintal. Por vezes, parece que estamos a investir muito mais esforço e dinheiro nas nossas galinhas do que estamos a receber de volta sob a forma de ovos.

Descobrir porque é que as suas galinhas deixaram de pôr ovos é o primeiro passo para remediar a situação.

Esperamos que este artigo o ajude a perceber o que está a impedir as suas galinhas de produzir ovos e o que pode fazer para as estimular a voltar a produzir.

Diga-nos se tem dicas para uma produção de ovos saudável - ou como aumentar a produção de ovos de forma segura e humana?

Obrigado pela leitura - e boa postura!

E, antes de ir - a lista abaixo inclui as nossas larvas secas favoritas para aumentar a ingestão nutricional do seu frango. Garantimos que eles vão ficar loucos por elas!

  1. Larvas secas de BSF - Suplemento alimentar natural para frangos
  2. Aqui está a nossa fonte favorita de larvas de mosca-soldado negra e larvas para o nosso bando. Bugs for Birds! São perfeitos para perus, patos, galinhas-da-índia e répteis. Adoramos o facto de virem da América do Norte! Bugs for Birds também tem excelentes críticas. Acreditamos que fazem um produto seguro, limpo e delicioso. Delicioso para as aves, pelo menos!

    Veja também: Como fazer um sabonete de sebo super simples Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  3. Larvas de mosca-soldado-preto, guloseimas saudáveis para frangos
  4. $38.95 ($0.49 / Onça)

    Se quiser dar ao seu rebanho guloseimas de alta qualidade e sem OGM, experimente estas larvas de mosca-soldado negra (larvas!) provenientes do Canadá e dos EUA. São perfeitas para patos, aves selvagens e galinhas. Não contêm conservantes, enchimentos ou aditivos. As larvas de mosca também vêm numa bolsa que pode ser fechada novamente - e mantêm-se frescas até 12 meses.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    21/07/2023 08:30 am GMT
  5. Larvas produzidas nos EUA (larvas de mosca negra) & grãos integrais orgânicos
  6. $39.99 ($0.25 / Fl Oz)

    Adoramos estas guloseimas para galinhas! Vêm num enorme saco de 10 libras que pode ser fechado novamente e são provenientes dos EUA. Contêm uma mistura de larvas de mosca negra (larvas de mosca) e grãos integrais orgânicos. As larvas são ricas em proteínas e cálcio. São excelentes suplementos de forragem para as suas aves criadas ao ar livre. O saco também contém alfafa, milho, ervilhas e sementes de girassol.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    21/07/2023 01:20 am GMT
  7. Larvas secas da mosca-soldado negra - Fabricado nos EUA
  8. $49.99 ($10.00 / Libra)

    Estas larvas de mosca-soldado negra (larvas de mosca) são jóias escondidas. São fabricadas nos EUA e contêm uma grande quantidade de cálcio rico para o seu rebanho. As larvas também são secas e embaladas nos EUA. O saco é transparente e pesa 1,5 kg. Estas larvas contêm cerca de 42% de proteínas e 34% de gordura.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    20/07/2023 07:50 am GMT
  9. BSF seco fortificado com cálcio
  10. Se quiser recompensar e mimar o seu rebanho, pegue numa mão-cheia destas larvas secas. Contêm cerca de 41% de proteína bruta. São perfeitas para galinhas, carpas, patos, aves selvagens e perus. Infelizmente, não temos provas de onde estas larvas são criadas. No entanto, incluímo-las nesta lista porque as críticas são inegavelmente excelentes. (Muitas das críticas às larvas de mosca e às larvas de mosca sãoterrível! - Mas estes têm bons textos).

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.