Índice
A maioria dos jardineiros tem dificuldade em descobrir porque é que as suas folhas de pepino ficaram amarelas. Descobrir porque é que as suas folhas de pepino ficaram amarelas não é fácil, mas se conseguir resolver o mistério, pode muitas vezes corrigir as folhas de pepino amarelas e salvar a sua colheita.
Porque é que as folhas do pepino ficam amarelas?

"A clorose ocorre quando a clorofila, um ingrediente essencial para a fotossíntese, está em falta. Como a capacidade de fotossíntese da planta é afetada, esta tem dificuldade em produzir açúcar suficiente para se alimentar.
O amarelecimento das folhas pode ser causado por:
Veja também: 15 ideias para pequenos alpendres com um orçamento limitado- Pragas
- Rega incorrecta
- Iluminação insuficiente
- Doença
- Má alimentação
Em última análise, uma planta de pepino com folhas amarelas está stressada e precisa de atenção.
Então, como é que se descobre o que está a causar o problema?
Um guia de diagnóstico para folhas de pepino que estão a ficar amarelas
Eis cinco factores a considerar:
1. há insectos nas folhas?
Inspecionar com atenção, verificando o fundos de folhas especialmente os que estão a enrolar.
Os pulgões, as cigarrinhas da batata, os ácaros e as moscas brancas são pragas comuns que sugam a seiva da folha e provocam o amarelecimento das folhas.
Uma inspeção visual revelará frequentemente se estes insectos são a fonte do seu problema. As colónias de pulgões podem ser bastante significativas, o que as torna fáceis de detetar.
2) Está a regar a mais ou a menos?
Quando se trata de regar, os pepinos são um pouco como os Cachinhos Dourados. Adoram aquele ponto doce no meio. Quando os pepinos recebem demasiada água, as folhas ficam amarelas, tornam-se moles e podem cair. Demasiada pouca água e rapidamente ficam estaladiços e morrem.
Para testar a humidade, enfie o dedo no solo até à primeira junta. O solo deve estar húmido, mas não encharcado .
Idealmente, uma planta de pepino deve receber um a dois centímetros de água por semana.
3. Quantas horas de luz solar recebe o seu pepino?
Os pepinos são adoradores do sol, precisam de um mínimo de seis horas de luz solar direta Se estiver a cultivar os seus pepinos em vasos, pode ser uma opção mudar as suas plantas para um local mais luminoso.
Veja também: Guia de cultivo de espinafres de Okinawa - Plantação, colheita e muito maisSe estiver a cultivar sob luzes artificiais, precisará de entre doze e dezasseis horas, uma vez que as luzes de cultivo não são tão potentes como o sol.
4. como identificar plantas de pepino doentes
Várias doenças também podem causar o amarelecimento das folhas do pepino. As doenças mais prováveis de afetar os pepinos são
Vírus do mosaico

"Mosaico do pepino, causado pelo vírus do mosaico do pepino (CMV)" por Pragas e doenças de plantas está licenciado sob CC0 1.0
- Sintomas: As folhas enrugam, curvam-se para baixo, têm manchas amarelas e são quebradiças.
- Causas: O fungo vive no solo e é propagado por insectos como as cigarrinhas e os pulgões.
Murchidão de Verticillium

"Ficheiro:Verticillium wilt on hops.jpg" de David Gent está licenciado sob CC BY-SA 4.0
- Sintomas: As folhas inferiores murcham, morrem e secam. Muitas vezes, apenas um lado da planta é afetado.
- Causas: O agente patogénico vive no solo, muitas vezes em canteiros onde anteriormente se cultivavam beladonas, podendo viver no solo até uma década.
Murchidão de Fusarium

"Tomates com Fusarium Wilt 2013" por F. D. Richards está licenciado sob CC BY-SA 2.0
- Sintomas: Algumas folhas amarelam e outras tornam-se cinzentas-esverdeadas, com manchas castanhas escuras na parte inferior do caule.
- Causas: O fungo vive no solo e é propagado pelos escaravelhos do pepino.
No caso das três doenças acima referidas, recomenda-se a remoção das plantas afectadas para evitar a propagação da doença.
Oídio

- Sintomas: Manchas brancas e pulverulentas que se formam nas folhas e nos caules dos pepinos.
- Causas: Humidade elevada, humidade prolongada das folhas, temperaturas frias e sobrelotação.
Uma planta pode muitas vezes sobreviver a um caso ligeiro de oídio sem que a produção de frutos seja fortemente afetada.
Míldio

"Míldio da couve (Brassica oleracea) causado por Peronospora parasitica" por Pragas e doenças de plantas está licenciado sob CC0 1.0
- Sintomas: As folhas têm manchas amarelas que depois se tornam castanhas. Por vezes, a penugem cinzenta está presente na parte inferior das folhas.
- Causas: Humidade elevada, humidade prolongada das folhas, temperaturas frias e sobrelotação.
O tratamento para os problemas causados pelo míldio inclui a melhoria da circulação do ar, cortando as folhas danificadas e evitando a rega excessiva.
5. como identificar deficiências minerais em pepinos
Os pepinos alimentam-se muito, e serão os primeiros a queixar-se se não estiverem a receber os minerais de que necessitam.
Muitas vezes, é possível saber se uma planta é deficiente em nutrientes porque toda a planta fica verde pálido. As folhas inferiores ficam amarelas. O crescimento é lento e as plantas ficam atrofiadas.
Os pepinos requerem níveis mais elevados de azoto e potássio do que muitas outras plantas. Adicionar alguns centímetros de composto de alta qualidade à volta das bases das plantas é uma excelente solução. Os fertilizantes comprados em lojas também podem ser usados para dar um impulso aos níveis de N-P-K.
Se souber exatamente quais os minerais que faltam às suas plantas, pode administrar tratamentos muito específicos para aumentar os níveis de ferro, zinco, potássio, magnésio, etc.
Por exemplo, uma colher de sopa de sais de Epsom num regador do tamanho de um galão irá reabastecer o solo com magnésio e enxofre - dois minerais essenciais. Pode ser aplicado como um spray foliar ou na base da planta. Muitos jardineiros juram que esta mistura é a chave para o sucesso dos seus pepinos.
Para descobrir quais os minerais em falta, é normalmente necessário efetuar um teste ao solo, que pode ser realizado num laboratório por um preço razoável e que pode ser uma ferramenta de diagnóstico valiosa para o jardineiro doméstico.
O que fazer com as folhas de pepino amarelo
Se suspeitar que a causa do amarelecimento é uma doença, cortar as folhas amarelas do pepino ajudará a evitar a propagação da doença. A poda também melhora a circulação do ar, o que ajuda a combater as doenças fúngicas.
Se todas as suas folhas estiverem a mostrar sinais de amarelecimento, considere remover apenas as folhas mais afectadas e deixar as mais bonitas para trás. As folhas são os painéis solares da sua planta, e a sua planta precisa delas para transformar a luz solar nos açúcares que a alimentam.
Descobrir porque é que as folhas do seu pepino ficaram amarelas pode ser uma aventura cheia de inspecções visuais, pesquisa e uma grande quantidade de experiências de adivinhação e teste.
No entanto, muitas vezes os problemas mais difíceis são os nossos melhores professores. Tudo parece valer a pena quando se desfruta da colheita abundante dos seus pepinos saudáveis.