Porque é que os porcos abanam a cauda (e como saber se o seu porco está feliz!)

William Mason 07-08-2023
William Mason

Quando os cães abanam a cauda, normalmente significa que estão felizes ou excitados, mas porque é que os porcos abanam a cauda? É uma forma de mostrarem afeto aos humanos, ou é um sinal de angústia? Vamos descobrir!

No outro dia, reparei que o meu porco, o Hamilton, abanava a cauda e fiquei a pensar se ele também usava este método para exprimir prazer ou se se passava algo muito diferente.

Por isso, neste guia, vamos falar mais sobre porque é que os porcos abanam a cauda Também discutiremos como saber se o seu porco é feliz Então, vamos aos factos e descobrir se os porcos abanam a cauda para mostrar afeto aos humanos ou se estão a tentar dizer-nos outra coisa.

Porque é que os porcos abanam a cauda?

Alguns agricultores acreditam que os porcos só abanam a cauda quando estão felizes e contentes - tal como os cães. Mas - a ciência não é 100% conclusiva!

Os porcos abanam a cauda quando querem exprimir emoções Os porcos podem abanar a cauda quando se sentem ameaçados, estão excitados ou têm dores, mas também podem abanar a cauda para espantar os animais nocivos.

É fácil observar os porcos a abanar a cauda quando comem, e muitas pessoas assumem que o abanar da cauda de um porco indica felicidade ou contentamento, tal como acontece com um cão.

Como os meus porcos abanam sempre a cauda durante as refeições, costumava pensar que isso significava que estavam felizes e entusiasmados. Afinal, todos nós ficamos entusiasmados quando é hora do jantar!

No entanto, a razão pela qual os porcos abanam a cauda é mais complicado do que a maioria de nós pensa, de acordo com estudos científicos.

A investigação ainda não é 100% conclusiva quanto ao facto de sabermos ou não a razão pela qual os porcos abanam a cauda, mas parece que os porcos utilizam este comportamento para expressar emoções negativas e positivas.

Por exemplo, li recentemente um excelente estudo da Universidade de Wageningen, nos Países Baixos. O estudo analisa a postura da cauda como um possível indicador do estado emocional. O estudo encontrou uma correlação entre o comportamento social negativo e o abanar da cauda. Assim, em alguns casos, um porco pode abanar a cauda quando se sente ameaçado ou agressivo.

Também encontrámos um estudo fascinante sobre porcos que diz que os porcos abanam as caudas quando sentem dor física (revelaremos mais pormenores sobre o estudo mais à frente neste artigo).

Então, se os porcos nem sempre demonstram afeto pelos humanos ou felicidade quando abanam a cauda, o que é que isso significa?

O que significa quando um porco abana a cauda?

A maioria dos porcos com muito entretenimento, comida, espaço e um ambiente seguro não recorre à crueldade ou a travessuras (ou a morder a cauda!).

Quando um porco abana a cauda, isso significa que está alerta e ativo Os porcos podem abanar a cauda por nervosismo, excitação, agressividade ou qualquer outro estado de emoção elevada. No entanto, a ciência sugere que o abanar da cauda é um sintoma de stress.

A postura e o movimento da cauda de um porco comunicam informações sociais sobre as experiências e emoções do porco.

Tal como os outros animais, os porcos utilizam as suas caudas para afastar as pragas irritantes, mas também as utilizam para comunicar eficazmente.

Depois de estudar 96 comportamentos diferentes de porcos, Jordy Groffen concluiu que os porcos normalmente ficam de pé com a cauda enrolada ou pendurada entre as pernas. Esta descoberta provou que a postura da cauda do porco depende em grande parte do nível de atividade do porco.

Um porco em repouso tem geralmente a cauda pendurado numa posição relaxada enquanto que um porco ativo manterá o seu em mais uma ondulação para cima .

Além disso, os porcos têm tendência para enrolam a cauda enquanto comem Durante estes períodos, o porco está alerta, ativo e empenhado em alguma coisa, pelo que o seu corpo está pronto para se mexer.

No entanto, o facto de os suínos serem empurrados ou mordidos por outros que se dedicam a abanar intensamente a cauda .

Este abanar de cauda sugere que os porcos abanam as suas caudas durante um comportamento social negativo ou manipulação, em vez de felicidade.

Alguns dados sugerem que os porcos em situações de frustração alimentar Além disso, os porcos que foram submetidos recentemente a uma intervenção cirúrgica abanam mais a cauda.

Outros estudos indicam que o abanar da cauda de um porco pode refletir dor ou desconforto Os leitões com lesões na cauda ou irritação da pele foram vistos a abanar intensamente a cauda com mais frequência do que os outros.

As melhores fontes que encontrámos dizem que os leitões podem abanar excessivamente a cauda quando respondem a uma grande dor - como durante o corte da cauda e a castração. (YIKES!) Os leitões também tremiam, encolhiam-se, coçavam o rabo e ficavam rígidos quando expostos à dor.

Os investigadores descobriram também que os porcos enrolam a cauda quando estão contentes ou satisfeitos, em vez de a abanarem.

Mordedura da cauda e corte da cauda

Veja este adorável grupo de leitões felizes! Pode ajudar a fazer os seus porcos felizes dando-lhes muito espaço, comida, água - e brinquedos!

Por outro lado, um leitão que tenha a cauda permanentemente enfiada entre as patas traseiras pode ser vítima de mordedura da cauda.

Morder a cauda é um comportamento anormal que ocorre frequentemente em porcos alojados em condições não óptimas Para aliviar o stress e o tédio, os porcos mordem e mastigam as caudas dos outros, causando dor e ferimentos significativos.

Os leitões expostos a este comportamento enfiam muitas vezes a cauda debaixo do corpo para se manterem afastados dos outros porcos. Esta postura tornou-se sinónimo de um surto de mordedura da cauda .

Pode ajudar a prevenir a mordedura da cauda dando aos seus porcos muito espaço, água, entretenimento, guloseimas e comida!

Se quiser saber mais sobre como pode manter os seus porcos felizes e confortáveis, pode querer ler sobre as nossas ideias de vedações baratas para porcos. Colocar vedações para expandir o espaço do seu porco pode dar-lhe acesso a mais comida e liberdade, o que evitará o tédio e hábitos pouco saudáveis como morder a cauda.

Já ouvi falar de criadores de porcos que cortaram as caudas dos seus porcos para evitar este comportamento. já não se enrolam nem comunicam a mesma gama de emoções.

Esta questão é controversa entre alguns agricultores - muitos acreditam agora que o corte da cauda afecta negativamente o porco mais tarde na vida.

No entanto, o corte da cauda também torna mais difícil para o proprietário utilizar as posturas e os movimentos da cauda para determinar o bem-estar fisiológico dos seus animais.

(Alguns agricultores também acham que é desumano! Mas - as opiniões variam sobre este assunto).

Melhor quebra-galho Tapete de actividades para porcos - 35" x 35" $29.99

Os porcos são criaturas intelectualmente curiosas e precisam de estímulos mentais para se manterem felizes. Este tapete de actividades para porcos vai mantê-los ocupados durante horas.

Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 07/21/2023 04:29 am GMT

Como é que os porcos comunicam a felicidade?

Os porcos felizes gostam de dormir cerca de 6 a 8 horas por dia. Normalmente, deitam-se de lado, mas por vezes adormecem nos seus braços! (O porco parece tremendamente feliz - mesmo sem ver a cauda a abanar!)

Assim, se o abanar da cauda está associado a um estado emocional negativo, como a frustração ou a inquietação, como é que se pode saber se um porco está feliz e como é que os porcos demonstram afeto pelos humanos?

Os ruídos e a linguagem corporal permitem saber se um porco está feliz. Os porcos utilizam várias vocalizações para comunicar as suas emoções. As suas vozes e tons são muitas vezes mais fiáveis do que observar as suas caudas.

A coisa preferida do Hamilton (depois da comida) é uma massagem na barriga! Se começar a coçá-lo atrás das orelhas, ele cai logo no chão e rola, ofegante e soltando grunhidos silenciosos e satisfeitos enquanto o faz .

Antes de se atirar para o chão, vê-se a sua cauda anteriormente encaracolada O seu corpo também começa a relaxar e o seu corpo começa a ficar mais flexível. os olhos amolecem ou fecham .

Normalmente, ele abre a boca no que parece ser algo semelhante a um sorriso decididamente baboso e aumenta a respiração ofegante até que quase parece uma gargalhada .

No entanto, nem todos os porcos ofegantes estão a rir, e num dia quente de verão, um porco ofegante está provavelmente mais quente do que alegre!

Do mesmo modo, os porcos mostram afeto aos humanos produzindo muitos diferentes grunhidos e vocalizações A observação destes sons e da sua linguagem corporal dar-lhe-á uma boa ideia de como se sente.

De acordo com outro estudo da Universidade de Londres, os porcos utilizam o som para transmitir as suas estado emocional, motivacional e fisiológico.

Podem guinchar de excitação ou de medo, enquanto o grunhido parece estar mais associado à procura de alimentos e a dizer à sua alcateia onde estão.

Assim, o comportamento da cauda de um porco pode dar-nos uma visão geral básica de como ele se sente, mas as vocalizações fornecem uma impressão mais detalhada das personalidades individuais, do comportamento social e da dinâmica de grupo. Estes sons e comportamentos são as melhores formas de os porcos expressarem afeto aos humanos.

As nossas guloseimas preferidas dos porcos Manna Pro Mini-Pig Treats

Estes são os meus doces preferidos para os meus porcos, e são os preferidos dos porcos também. Dar-lhes doces de que eles gostam vai ajudá-los a confiar em si, permitindo-lhes viver uma vida sem stress.

Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si.

Por fim, a Anna tem algumas ideias sobre o facto de os porcos serem muito semelhantes aos cães!

6 maneiras pelas quais os porcos são exatamente como os cães

Os porcos são óptimos animais de estimação! Pode passear com eles à trela, mantê-los em casa e treiná-los como os cães. No entanto, para se manterem felizes, precisam de muito espaço para vaguear, de entretenimento e de uma dieta nutritiva.

O que muitas pessoas não sabem é que os porcos têm muitas características semelhantes às dos cães. Pode imaginar um animal de 90 kg enlameado ao seu colo, mas não é exatamente isso que quero dizer.

Embora não se afeiçoem tanto como o Fido e não os queira de certeza ao seu colo, os seus maneirismos são semelhantes aos da espécie canina, o que pode ser bastante cómico se nunca tiver estado muito perto de porcos.

Razões pelas quais os porcos são como os cães

Quando o meu marido e eu começámos a ter porcos, há alguns anos, recebemos dois de uma troca de galinhas do condado. Não sabíamos bem o que esperar, mesmo depois de vermos horas e horas de vídeos no Youtube. Eis algumas das coisas que nos surpreenderam.

1. os porcos gostam de ser acariciados (e podem fazer truques)

Os porcos são incrivelmente fáceis de treinar, uma vez que são motivados pela comida e querem o seu afeto.

Uma das coisas preferidas dos nossos porcos é serem acariciados por alguém, tal como os cães. Quando os coçamos atrás das orelhas, os seus grunhidos de prazer fazem-nos rir!

Os seus truques podem não ser tão elaborados como os de um cão, mas não deixam de ser truques.

O meu marido conseguiu que um dos nossos porcos se deitasse quando lhe dava ordens. Ele fazia-lhe festas na cabeça, dizia-lhe para se deitar e, na maior parte das vezes, ela rolava para o lado para o meu marido lhe esfregar a barriga.

2. os porcos são rápidos

Apesar da sua baixa estatura, os pics conseguem correr a velocidades incríveis.

Os porcos são extremamente rápidos. Eu diria que os porcos que tivemos no nosso primeiro ano eram tão rápidos como um cão. As principais coisas para que corriam eram para comer e para brincar uns com os outros.

Os porcos podem correr até 11 mph , por isso estava um pouco enganado quanto ao facto de o Abílio ter ultrapassado o Fido.

São difíceis de apanhar se saírem, especialmente quando são leitões. Acreditem em mim...

Quando trouxemos a última ronda de porcos para casa, havia um buraco no painel da nossa vedação e os primeiros leitões que deixámos entrar encontraram-no imediatamente.

3. os porcos são sociais

Os porcos sabem olhar diretamente nos olhos dos humanos quando querem alguma coisa, tal como os cães.

Os porcos são animais sociais, por isso não deve ter apenas um. Embora possa ter apenas um filhote, eles criam laços consigo e com a sua família, formando a sua nova alcateia. Os porcos na natureza vivem em grupos de várias porcas e as suas crias. Parece-lhe familiar?

Os cães selvagens e os lobos também vivem em grupos. Do ponto de vista evolutivo, trata-se de uma questão de sobrevivência para ambas as espécies. A necessidade de estar perto de outros porcos está no seu ADN. Os nossos porcos adoram vir cumprimentar-nos - se é porque pensam que temos comida ou porque gostam de nós, não tenho a certeza.

4. os porcos são muito orientados para a alimentação

A expressão "comer como um porco" surgiu por uma razão: os porcos, como forrageadores naturais, são muito motivados pela comida e apreciam muito que os alimente.

Os porcos, tal como os cães, só pensam na comida e sabem exatamente qual é a hora de comer.

A nossa cadela fica louca quando nos aproximamos do saco da comida. Quando a comida chega à sua tigela, é como se ela estivesse num pogo stick!

Alimentamos os nossos porcos com um comedouro automático para veados e, assim que começa a dar comida, os porcos ouvem-no e põem-se a correr. Como já disse, também vêm ter connosco quando saímos, provavelmente porque lhes damos todo o tipo de restos de comida. O seu prato preferido são as cascas de melancia no verão.

5. os porcos gostam de brincar

Os porcos são animais brincalhões e adoram viver em grupos, pelo que têm sempre companheiros de brincadeira.

Os leitões adoram brincar, mas os adultos também! Os leitões adoram brincar uns com os outros, dando cabeçadas, mordidelas e correndo à volta do recinto.

Tal como os cães, quando os porcos se tornam adultos, já não gostam tanto de brincar. No entanto, no cenário certo, gostam certamente. Quando puxámos a mangueira de água, os nossos porcos adoraram correr na água, cavar na lama e lutar uns com os outros.

Mas atenção quando se sujam de lama, pois também sacodem a lama e a água como um cão!

6) Os porcos dormem muito

Não há nada mais giro do que um leitão a dormir, na minha opinião.

Os cães adultos dormem a maior parte do dia. Embora os porcos procurem muito mais alimentos durante o dia, também gostam de dormir uma boa sesta. Os leitões pequenos dormem muito mais do que os porcos adultos.

Os porcos também gostam de dormir até mais tarde, ou pelo menos os nossos gostam, dormem a sesta durante o dia e vão para a cama cedo, quando começa a escurecer.

Perguntas frequentes sobre o abanar da cauda e a felicidade dos porcos

Temos muita experiência em lidar e interagir com porcos de todas as idades - e tamanhos. Também sabemos que a interação com os animais da quinta, especialmente os porcos, é complicada!

São animais tão complexos, bonitos e expressivos, por isso compilámos estas perguntas frequentes sobre porcos e caudas.

Esperamos que o ajudem!

Veja também: 17 ideias criativas para guardar o cortador de relva Como é que os porcos demonstram afeto pelos humanos?

Os porcos que confiam em si também se descontraem quando está por perto, deixando as caudas penduradas em vez de as manterem enroladas.

Dependendo do tamanho do seu porco, um empurrão pode ser desconcertante. O nosso velho javali Humphrey pesava quase 400 kg e era tão alto como a minha anca. Um empurrão suave dele fazia-me cair instantaneamente no chão. No entanto, se ele grunhisse suavemente, eu sabia que ele se contentava em deitar-se para uma massagem na barriga quando eu recuperasse.

Como é que se sabe se um porco está feliz?

Os porcos felizes são enérgicos, não mostram sinais de stress e confiam em si. Podem grunhir alegremente, aproximar-se de si e relaxar na sua presença. Não fazem sons de guinchos ou latidos, não abanam excessivamente a cauda nem a metem entre as pernas.

O Hamilton galopa muitas vezes pelo campo quando vê o meu marido no portão. Tenho a certeza de que fica feliz quando faz isso. Com as orelhas a abanar e o que parece ser um grande sorriso na cara! Parece certamente muito animado. À medida que se aproxima, começa a grunhir baixinho e a cutucar as pernas do meu marido com o focinho.

Em comparação, o Hamilton corre alguns metros antes de parar e dar uma volta se ficar angustiado ou infeliz por um dos cães estar no seu espaço. Também faz ruídos de ladrar e guincha se um cão se aproximar demasiado. Este tipo de comportamento indica medo e stress.

Não confiamos no abanar da cauda para avaliar o nível de satisfação do Hamilton, uma vez que ele só o faz quando está a comer ou quando as moscas estão a irritar os seus quartos traseiros.

Por que é que os porcos nos cutucam?

Os porcos cutucam-no como sinal de afeto na maioria dos casos. Se alguma vez observou um porco a alimentar-se, saberá que este é um comportamento natural para eles. Os porcos usam os focinhos para mover o solo e aceder às saborosas raízes e insectos subterrâneos. Também se cutucam uns aos outros para estabelecer o domínio.

Se um porco o empurrar, não se afaste, pois isso indica que está a recuar. Em vez disso, responda positivamente e reconheça o desejo do porco de comunicar, dando-lhe uma carícia ou um arranhão.

O que é que os porcos fazem com as suas caudas?

Os porcos têm normalmente a cauda enrolada para cima ou solta entre as patas traseiras. Uma cauda enrolada está associada a atividade, enquanto uma cauda pendurada significa normalmente que os porcos estão em repouso.

Um porco que esteja a abanar a cauda tem mais probabilidades de estar frustrado ou angustiado do que feliz, apesar de se abanar frequentemente enquanto come.

Os porcos abanam a cauda?

Os porcos abanam a cauda por várias razões, incluindo quando estão frustrados, angustiados ou intimidados. Também podem abanar as suas provas enquanto comem ou para se livrarem de insectos incómodos.

Conclusão

A postura e o movimento da cauda de um porco comunicam informações sobre o bem-estar emocional e fisiológico do animal, mas um porco não usa a cauda como os cães.

Um porco a abanar a cauda pode estar num estado de grande excitação, mas isso não significa necessariamente que esteja feliz ou confortável! Pelo contrário, um porco cuja cauda está pendurada e mole sente-se provavelmente mais alegre com a vida do que um que está a abanar.

Veja também: Posso cobrir as plantas com sacos do lixo para as proteger do gelo?

Em vez de confiar na cauda do porco para o manter a par do seu estado de espírito, preste atenção às vocalizações que o seu porco faz e observe a sua linguagem corporal, que é a forma como os porcos demonstram afeto aos humanos. Um porco descontraído a grunhir suavemente e a cutucá-lo está muito provavelmente a expressar afeto.

Se ele começar a ofegar, é muito provável que esteja a rir-se de prazer, mesmo que a cauda não esteja a abanar.

Mais leituras sobre a saúde e os cuidados a ter com os suínos...

  • Como preparar o porco para o parto! Guia de criação de suínos 2023!
  • O que é um porco alimentador e como criá-lo?
  • Melhores materiais de cama para porcos explicados [Feno vs Palha vs Folhas!]
  • Criação de porcos com fins lucrativos - Será que vai partir o banco ou o seu coração?
  • Esgrima barata para porcos para manter os seus porcos onde os quer
Partilhe o amor!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.