17 factos divertidos que não sabia sobre as cabras

William Mason 04-08-2023
William Mason

Os caprinos têm um respeito saudável pelas cabras e apreciam a sua robustez, versatilidade e capacidade de comer praticamente tudo. Mas isso é apenas metade da história. As cabras são animais incríveis e têm sido celebradas ao longo da história.

Sabias que, segundo a lenda etíope, se não fossem as cabras, nunca teríamos descoberto " o grão de café mágico " ?

Na Suécia, as pessoas festejavam o bode de Yule há centenas de anos. Acreditava-se que, em caso de acidente ou avaria de um trenó, O Pai Natal subia para a sua cabra e entregar os presentes dessa forma.

Para além dos mitos e lendas, há outras coisas surpreendentes que provavelmente não sabia sobre as cabras. No entanto, fiz a minha pesquisa e estou aqui para partilhar algumas verdades inesperadas sobre as suas criaturas caprinas.

17 coisas que não sabia sobre as cabras

Aqui estão os factos sobre cabras a que vamos responder hoje!

  1. Porque é que as cabras caem?
  2. As cabras sabem nadar?
  3. Quantos dentes tem uma cabra?
  4. Quantos estômagos têm as cabras?
  5. Porque é que as cabras dão cabeçadas umas nas outras?
  6. É possível treinar uma cabra em casa?
  7. As cabras podem comer maçãs?
  8. As cabras comem carne?
  9. Todas as cabras têm chifres?
  10. Quanto pesa uma cabra?
  11. As cabras podem subir às árvores?
  12. É possível ordenhar uma cabra pigmeia?
  13. Porque é que as cabras gritam?
  14. As cabras têm sotaque?
  15. As cabras comem hera venenosa?
  16. As cabras conseguem ver no escuro?
  17. As cabras têm pulgas?

Desfrutar!

1) Porque é que as cabras caem?

A maior parte das cabras não cai com muita frequência, embora eu tenha acabado de ver um cabrito deslizar do telhado do seu cercado e cair num emaranhado de pernas.

No entanto, o mesmo não acontece com a cabra miotónica ou a cabra desmaiada do Tenessee. Estas peculiares criaturas caem ao menor indício de perigo. Em vez de darem a habitual resposta de "fuga ou luta", as cabras miotónicas endurecem e caem.

Embora vulgarmente conhecido como cabras que desmaiam No entanto, estas estranhas criaturas nunca perdem a consciência, mas sofrem "de uma doença genética chamada miotonia congénita, que faz com que os seus músculos endureçam brevemente depois de serem assustados".

Em suma, é por isso que as cabras caem. Mas nem todas as cabras, algumas são apenas desajeitadas!

2) As cabras sabem nadar?

As cabras não só sabem nadar, como também são conhecidas por percorrer grandes distâncias Isso não quer dizer que eles se atirem para o lago mais próximo com um abandono semelhante ao dos patos!

A maior parte das cabras evita a água e não opta por nadar como meio de transporte preferido. Se uma cabra passar demasiado tempo na água, será tão suscetível à hipotermia como qualquer outra criatura - com ou sem duas patas.

Curiosamente, no entanto, as cabras eram companheiras populares dos navios de guerra, mas não devido às suas capacidades de jogar póquer! Nos dias anteriores à refrigeração, as cabras eram mantidas a bordo como sacos de lixo para alimentos indesejáveis e como fontes sustentáveis de leite, manteiga e carne.

Não só eram mais pequenos e mais fáceis de alimentar do que uma vaca, como também eram muito melhores nadadores, pelo que sobreviveriam a um desastre ocasional de cabra ao mar.

Cortesia: Navy Times

3. quantos dentes tem uma cabra?

Uma cabra adulta tem 32 dentes Os incisivos estão presentes apenas na mandíbula inferior, sendo que a parte frontal da mandíbula superior possui uma almofada dentária. Esta combinação é perfeita para recolher grandes quantidades de folhas, ramos e outras matérias vegetais.

As cabras bebés, tal como as crianças humanas, recebem um conjunto de dentes decíduos ou "de leite As crianças nascem com oito dentes de leite de tamanho igual na parte da frente do maxilar inferior e recebem os seus primeiros dentes permanentes por volta de um ano de idade, até completarem quatro anos, altura em que todos os dentes decíduos são substituídos.

O envelhecimento das cabras com mais de quatro anos pode ser efectuado em função do desgaste dos dentes, embora isso varie em função do seu habitat e da sua alimentação.

Veja também: Como manter as galinhas fora do meu quintal

Imagem de goat-link.com

As minhas cabras, por exemplo, passam muito tempo a pastar em acácias espinhosas e, por isso, os seus dentes desgastam-se mais depressa do que os das cabras da quinta do meu amigo, que têm uma alimentação mais suave, composta por erva e luzerna.

4. quantos estômagos tem uma cabra?

Como ruminantes, as cabras têm quatro câmaras estomacais separadas cada um com um papel único a desempenhar no sistema digestivo.

Os dois primeiros estômagos, o retículo e o rúmen, são utilizados para digerir a fibra celulósica. A cabra regurgita a ruminação do retículo, mastiga-a e engole-a uma segunda vez, enviando-a para o terceiro estômago, o omaso.

Este estômago retira a água do material digerido e passa-o para o abomaso, o quarto estômago, onde as enzimas completam o processo digestivo.

Foto de animalscience.unl.edu

Embora as cabras adultas tenham vários estômagos, os cabritos nascem monogástrico O leite passa diretamente do esófago para o abomaso, através de um sulco reticular ruminal temporário. É importante saber isto porque influencia como se dá o biberão a um bebé .

Se o leite entrar no rúmen, onde não será digerido, porque o rúmen ainda não está a funcionar num cabrito recém-nascido, ficará parado e tornar-se-á tóxico".

Imagem de Goat Graphiks

5) Porque é que as cabras dão cabeçadas umas nas outras?

As cabras dão cabeçadas umas nas outras por várias razões e o o tipo de cabeçada pode dizer muito sobre o que o motivou.

A cabeçada, por exemplo, é uma espécie de ritual que as cabras utilizam para estabelecer a sua posição no rebanho. Também vejo as minhas cabras a dar cabeçadas umas às outras para ver quem fica com o último grão de milho.

As cabras são surpreendentemente rudes umas com as outras e particularmente com os filhos umas das outras. Vejo muitas vezes uma corça a bater com a cabeça no flanco do filho de outra corça, tentando ensinar-lhe alguma disciplina e mantê-lo afastado das suas tetas.

Se tiver um grande rebanho num recinto pequeno, é provável que veja muito mais lutas e cabeçadas do que se tiverem espaço para vaguear. Não é de surpreender que as tensões aumentem quando os recursos são limitados, e o excesso de animais aumenta frequentemente a frustração e a intimidação.

Se tem um bode particularmente agressivo que acha que dar cabeçadas nos donos é um comportamento adequado, pode sempre tentar colar-lhe umas bolas de ténis ou um pouco de massa de piscina nos cornos para evitar ferimentos (e divertir-se à custa dele).

6) As cabras podem ser treinadas em casa?

Por incrível que pareça, mais de 50.000 pessoas no Reino Unido vivem com uma cabra como companhia - muitas delas deixam-nas entrar em casa e nos seus móveis. Embora isso possa parecer apelativo, especialmente quando se tem um pequeno cabrito anão nigeriano para acariciar, tem alguns problemas.

Apesar de as cabras serem inteligentes e relativamente fáceis de treinar, não são tão fáceis de treinar em casa, simplesmente porque nem sempre sabem quando é que a próxima distribuição de pequenas pelotas semelhantes a passas está prestes a descer. Pode ensinar uma cabra a urinar fora de casa, mas ensiná-la a não fazer cocó fora de casa é praticamente impossível.

As cabras são excelentes animais de estimação, mas não são os companheiros ideais para a casa. Gostam de comer feno, o que raramente é ideal numa situação doméstica. Também saltam para cima de todos os móveis disponíveis, danificando-os frequentemente com os seus pequenos cascos afiados. Isto antes de mencionarmos o seu apetite voraz e o seu gosto por mastigar.

Se estiver disposto a comprometer-se com a limpeza e se estiver empenhado num longo regime de treino doméstico, pode achar que uma cabra é o companheiro de casa dos seus sonhos. É o que Tom Horsfield pensa sobre o seu amigo cabra, Benjamin. Se não, provavelmente é melhor manter a sua cabra no jardim (assumindo que não gosta de plantas, claro).

Imagem de Bruce Adams, Daily Mail

7) As cabras podem comer maçãs?

De acordo com os especialistas, as cabras adoram maçãs. De acordo com as minhas cabras, as maçãs são a semente de Satanás e devem ser evitadas a todo o custo. As minhas cabras são estranhas!

As cabras da maioria das pessoas estão dispostas a devorar um balde inteiro de maçãs se tiverem meia oportunidade. Mas não lhes dê essa meia oportunidade - pode acabar num caso de inchaço potencialmente fatal.

Embora as cabras possam comer maçãs, se lhes dermos demasiadas maçãs de uma só vez, corremos o risco de fermentação no sistema digestivo.

Para dar um lanche saudável às suas cabras, corte a maçã em pedaços mais pequenos para que as suas cabras a possam digerir mais facilmente. Desta forma, as suas cabras podem obter todos os benefícios da maçã, sem os perigos do inchaço.

8) As cabras comem carne?

As cabras têm a reputação de comer absolutamente tudo, mas, na realidade, são bastante exigentes e vegans rigorosos.

Enquanto alguns ruminantes, como a girafa, mastigam um osso ocasionalmente para obter o cálcio e o fósforo de que necessitam para fortalecer o esqueleto, as cabras são mais rígidas na sua alimentação. Podem mordiscar um pedaço de carne por curiosidade, mas sabem instintivamente que não têm o sistema digestivo necessário para a processar.

9. todas as cabras têm chifres?

Imagem de //www.betterhensandgardens.com/how-to-tell-whether-baby-goats-are-horned-or-polled/

Muitas pessoas têm a ideia errada de que só os machos e as fêmeas têm chifres. Na maioria das espécies, tanto as fêmeas como os machos têm cornos Alguns criadores e proprietários preferem as cabras sem cornos e retiram-lhes os cornos logo no início.

Por vezes, uma cabra nasce naturalmente sem cornos, o que é conhecido como cabra polida É possível cruzar duas cabras com chifres para obter um cabrito com chifres, mas só há 25% de hipóteses de isso acontecer, a não ser que um dos pais seja homozigótico para a caraterística de chifre.

10. Quanto pesa uma cabra?

As cabras podem pesar entre 20 kg (aproximadamente 44 lbs) e 140 kg (310 lbs), dependendo da raça. As cabras mais leves são as diminutas cabras leiteiras anãs nigerianas, enquanto as mais pesadas são as cabras Boer, que são criadas exclusivamente para carne.

11. as cabras podem trepar às árvores?

Tenho o prazer de dizer que, embora já tenha tido de salvar um cavalo que ficou preso numa árvore (uma história para outro dia), nunca encontrei nenhuma das minhas cabras a equilibrar-se nos ramos. As minhas cabras Boer são provavelmente demasiado pesadas para trepar, embora façam um trabalho de poda impressionante, apoiando-se nas patas traseiras.

Algumas cabras são particularmente hábil a trepar às árvores Em Marrocos, não é raro ver um rebanho inteiro de cabras precariamente empoleiradas a cerca de 30 metros do chão. Nas condições quentes e áridas de Marrocos, não há muito mais para oferecer, pelo que estas cabras desenvolveram um gosto pelo fruto do Argon.

Imagem de: //www.insider.com/morocco-goat-trees-tourist-attraction-2019-4

Com mais de 80% da sua dieta, estes milagres marroquinos adaptaram-se confortavelmente ao seu estilo de vida elevado. Infelizmente, devido ao fascínio dos turistas por esta espécie, alguns criadores amarram as suas cabras à força nas árvores, na esperança de obterem alguns dólares de turistas ansiosos por captarem a estranha visão na câmara.

12. Pode-se ordenhar uma cabra pigmeia?

As cabras pigmeus são normalmente mantidas como animais de estimação ou criadas como cabras de carne, mas também são muito boas leiteiras, produzindo até dois quartos (pouco menos de 2 litros) de leite por dia. O único inconveniente é que só se pode ordenhar estas pequenas cabras durante 120 a 180 dias.

Em comparação, a anã nigeriana pode produzir a mesma quantidade de leite por dia, mas durante 304 dias, enquanto a rainha das cabras leiteiras, a Saanen, produz até 3 litros por dia durante 265 dias.

13. Porque é que as cabras gritam?

No que diz respeito ao meu rebanho, qualquer motivo é motivo para gritar! Tenho uma égua Boer particularmente vocal que grita quando o macho lhe dá atenção e quando não lhe dá.

Infelizmente, esta corça em particular soa muito como uma pessoa a gritar. Nem todas as cabras têm o mesmo som estridente e algumas até são bastante engraçadas - emitindo um som gorgolejante e calmo em vez de um grito completo.

Na maior parte dos casos, as cabras balem quando estão aborrecidas, assustadas, com fome, com sede, com o cio, a dar à luz, a ser cobertas por um macho ou separadas do resto do rebanho.

Embora eu tenha uma cabra Boer muito barulhenta, ela é geralmente considerada uma raça tranquila, ao passo que os Núbios têm a reputação de criar uma cacofonia de ruídos que se assemelha a um parque infantil, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Bebé Nuvem a balir. Foto do autor

14. as cabras têm sotaque?

Não posso dizer que tenha reparado que as minhas cabras Boer gritam com um sotaque africânder, mas talvez o façam.

Os investigadores concluíram que, tal como os humanos, as cabras adaptam os seus chamamentos em função do seu ambiente social.

Os cabritos criados juntos tendem a ter chamamentos semelhantes, "mas os chamamentos dos cabritos criados nos mesmos grupos sociais também eram semelhantes entre si, e tornaram-se mais semelhantes à medida que os cabritos cresciam".

Por outras palavras, "os cabritos modificam os seus chamamentos de acordo com o seu ambiente social, desenvolvendo 'sotaques' semelhantes". Tal como nós, a mudança para uma nova área produz uma mudança na forma como vocalizam. Um pouco como os sul-africanos que se mudam para a Austrália e adoptam quase instantaneamente um sotaque australiano.

15. As cabras podem comer hera venenosa?

Imagem: //www.bostonglobe.com/metro/2015/06/09/boston-expands-goat-powered-landscaping-program/VsMziFBp4zS5qyMzeBUXxM/story.html

Já estabelecemos que as cabras não podem comer tudo mas, ao que parece, podem comer quase tudo, incluindo hera venenosa.

Veja também: 14 melhores cortadores de relva fabricados na América

As cabras são muito eficazes no controlo dos arbustos, tanto que um artigo do New York Daily News apelidou-as de "armas de destruição da erva". Embora as cabras não se aproximem das raízes de uma planta de hera venenosa, a sua persistente navegação "acabará por privar a planta da energia de que necessita para sobreviver".

16. As cabras conseguem ver no escuro?

As cabras vêem muito bem no escuro e as suas peculiares pupilas horizontais podem controlar a quantidade de luz que entra no olho.

Os investigadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, descobriram que essas "pupilas com fendas fornecem a gama dinâmica necessária para os ajudar a ver com pouca luz, mas sem ficarem cegos com o sol do meio-dia".

17. as cabras têm pulgas?

Tal como qualquer outro animal, as cabras são propensas a infestações de parasitas internos e externos, incluindo pulgas, ácaros e carraças.

Aqui, na Costa Selvagem da África do Sul, temos todas as carraças conhecidas pelo homem e mais algumas que só as mulheres e as cabras conhecem.

Felizmente, as nossas cabras raramente têm problemas com pulgas ou ácaros, o que é um alívio, pois há quem diga que dar banho às cabras é a melhor maneira de as livrar dos pequenos parasitas e a ideia de dar banho ao meu rebanho de 13 cabras é uma coisa de pesadelos.

Se não se importar de seguir a via química, recomendo Frontline ou um produto semelhante como prevenção e solução para parasitas externos como as pulgas.

Se preferir manter-se biológico, experimente polvilhar as cabras com terra de diatomáceas, concentrando-se na cara, no pescoço, nas zonas das fossas das pernas e nas próprias pernas.

Os homens que olham para as cabras

Agora que chegou ao fim deste artigo sobre a verdadeira natureza das cabras, nunca mais se deixará enganar por uma história de cabras desgrenhadas. Na verdade, está provavelmente ainda mais bem informado do que aqueles soldados das Forças Especiais dos anos 70, conhecidos como "os homens que olham para as cabras".

Se o seu desejo de saber mais sobre as cabras ainda não está satisfeito, consulte os nossos artigos sobre

  • O que é um Wether Goat?
  • Como saber se a sua cabra está grávida?
  • Como aparar os cascos das cabras
  • 7 dicas para construir o melhor abrigo para cabras
  • 17 dicas sobre os melhores brinquedos para cabras para fazer ou comprar

Se ainda tiver dúvidas sobre as cabras ou um mito sobre estas criaturas caprinas que gostaria de resolver, sinta-se à vontade para comentar abaixo e veremos se conseguimos encontrar as respostas.

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.