Como cultivar plantas em vasos de vidro

William Mason 12-10-2023
William Mason

É possível cultivar plantas em vasos de vidro? Sim! O vidro está a fazer um grande e brilhante regresso.

Visto como uma alternativa ao plástico sem resíduos e sem poluentes, os recipientes de vidro estão de volta às nossas vidas com cada vez mais aplicações alternativas para além do armazenamento de alimentos.

Ao mesmo tempo, os entusiastas das plantas e dos interiores procuram sempre novas formas de expor as suas queridas plantas de interior.

Neste contexto, plantação num frasco de vidro parece cómodo, inovador e simples.

No entanto, pode também perguntar-se se é a melhor ideia para as plantas. Afinal, os frascos de vidro não têm orifícios de drenagem. Além disso, pode ter ouvido dizer que as plantas não gostam que as suas raízes fiquem expostas à luz.

Felizmente, o mundo das plantas é tão surpreendentemente diversificado que, para algumas espécies, a plantação em vasos de vidro é uma opção válida para as plantas e para os espectadores.

Vamos explorar que plantas podem ser plantadas em frascos de vidro e como!

Índice
  1. É possível cultivar plantas em vasos de vidro?
  2. Como cultivar plantas em vasos de vidro
  3. Como cultivar plantas em vasos de vidro - Guia passo a passo
    • Como cultivar plantas em terrários de vidro
    • Como cultivar plantas em vasos de vidro
    • Como enraizar plantas em recipientes de vidro
  4. 30+ Melhores plantas para cultivar em vasos de vidro
    • Melhores plantas para vasos de vidro
    • As melhores plantas para terrários de vidro
    • Suculentas para terrário
  5. Os melhores vasos de vidro para cultivar plantas!
  6. Para resumir (sem exagerar)

É possível cultivar plantas em vasos de vidro?

A boa notícia é que sim! É possível cultivar plantas em vasos de vidro - Desde os velhos frascos de pedreiro até às jardineiras e vasos de vidro especialmente concebidos para o efeito. No entanto, existem algumas limitações no que diz respeito às plantas que pode cultivar, bem como certas precauções que deve tomar para garantir que as suas plantas se mantêm saudáveis.

Outra coisa bonita sobre os recipientes de vidro é que pode usar praticamente qualquer recipiente de vidro - só precisa de combinar a planta correcta.

Veja também: As galinhas podem comer alfafa? E os rebentos de alfafa e os cubos de alfafa?

Os recipientes fechados como garrafas, taças e vasos para terrários de mesa funcionam melhor com plantas que gostam de humidade. Quanto aos recipientes de vidro abertos, pode facilmente incluir plantas que preferem condições mais secas.

Como cultivar plantas em vasos de vidro

Existem três formas principais de utilizar os frascos de vidro e outros recipientes para o crescimento das plantas.

  • Como vasos e jardineiras de vidro A utilização de vasos de vidro para cultivar plantas pode ser feita como um vaso normal (com terra) ou como um sistema hidropónico passivo (com água e talvez um substrato hidropónico).
  • Como terrários de vidro
  • Para enraizamento de estacas Embora sejam certamente muito funcionais, os frascos de vidro com estacas enraizadas podem também constituir uma exposição intrigante.

No entanto, existem alguns pontos em comum entre todas as formas de cultivo de plantas em vasos de vidro, que vamos analisar antes de abordar as três formas de cultivo de plantas em vasos de vidro.

Como cultivar plantas em vasos de vidro - Guia passo a passo

Quer cultivar plantas deliciosas em vasos de vidro? Porque não cultivá-las em frascos de pedreiro? Veja este adorável jardim de ervas aromáticas com muito cebolinho, salsa, manjericão, orégãos, tomilho e salva. É a linha de interior perfeita se estiver a cultivar plantas no parapeito de uma janela, num alpendre ou mesmo numa pequena fenda do seu quintal. Se gosta desta ideia tanto quanto nós, encontrámos um guia épico (e fácil de seguir)publicado no sítio Web do Union County Center com mais pormenores. Contém seis passos fáceis para um épico jardim de ervas em frasco, perfeito para pequenas quintas e jardins!

Bem, no início, prometi que haveria alguns passos fáceis para ter sucesso com os vasos de vidro.

Já estou a ver que se sente desanimado com a extensão destas pontos simples !

No entanto, não perca já a paciência, pois o diabo está nos pormenores. Em geral, a utilização de vasos de vidro é simples, mas há alguns pormenores a que devemos prestar atenção e ter em conta.

1) Os vasos de vidro não têm orifícios de drenagem. Assim, exceto para o enraizamento das estacas, aconselhamos que drenagem adequada no fundo de um vaso de vidro Adicione uma camada espessa e adequada de material de drenagem não degradante. Cascalho grosso ou seixos de argila no fundo da plantadeira funcionam perfeitamente.

1.1 Também é possível fazer um furo num frasco de vidro, embora isso seja complicado em muitos frascos e recipientes de vidro.

1.2 Colocar o substrato no topo desta camada Todo o excesso de água do substrato será drenado para a camada de drenagem.

3) A camada de drenagem deve ser suficientemente espessa para que a zona radicular não tenha acesso direto ao excesso de água, sendo esta puxada para cima por capilaridade quando o substrato ficar mais seco.

4. ter cuidado com rega Uma vez que a água não pode sair do vidro e que não há evaporação através das paredes do vaso, as plantas necessitarão de menos rega do que no caso dos vasos normais. Demasiada água nestas condições significa definitivamente o perigo de apodrecimento das raízes.

5. no que diz respeito à iluminação, os vasos de vidro são perfeitos para colocar num local com luz indireta A luminosidade depende das necessidades das plantas escolhidas.

5.1 Expor os vasos de vidro a demasiada luz conduzirá à proliferação de algas verdes, o que significa uma camada verde viscosa e desagradável no interior do vaso de vidro. Além disso, a luz solar direta pode sobreaquecer o vaso de vidro e afetar negativamente o sistema radicular.

5.2 Cobrir o pote de vidro com uma invólucro escuro e não transparente ou colocá-lo num segundo vaso decorativo resolverá a maior parte dos seus problemas em relação à luz indesejada e às algas. Naturalmente, esta solução não funcionará para as pessoas que querem o vidro à mostra devido ao seu valor estético.

Os terrários são provavelmente a nossa forma preferida de cultivar plantas dentro de vasos de vidro. Mas - sabia que os terrários são muito mais antigos do que qualquer um de nós? Lemos de uma fonte fidedigna que os terrários datam de há pelo menos 2.500 anos! Preferimos um tema rústico para os nossos terrários - mas sinta-se à vontade para dar largas à sua imaginação. Tanto para longe como para perto! Também pode usar uma grande variedade de recipientes para o seu terrário -Mas os terrários de garrafas antigas são provavelmente os nossos favoritos.

6) Se utilizar recipientes de vidro para estacas ou para cultivar plantas na água num sistema passivo do tipo hidropónico, o não No entanto, todos os outros pontos sobre a iluminação e a manutenção se aplicam. Além disso, o cultivo de plantas na água exigirá provavelmente o controlo dos níveis de minerais e nutrientes se quiser que a planta prospere durante muito tempo.

7) A maioria dos vasos de vidro requer alguma manutenção e limpeza - remoção periódica de calcário e de algas verdes.

8) Por fim, escolher o melhores espécies vegetais Em geral, procure plantas que não cresçam muito e que não sejam sensíveis a regimes de rega e humidade excessiva. Além disso, evite plantas sensíveis à seca no extremo mais seco do espetro! E para pontos de bónus - tente plantas que sejam não é suscetível de apodrecer as raízes Pensamos que se seguir estas dicas ao escolher um contentor de vidro-destinado planta, eles vão fazer bem.

A escolha exacta da espécie dependerá do estilo particular do seu vaso de vidro.

Continue a ler para descobrir como cultivar plantas em terrários de vidro, plantadores e recipientes de enraizamento e que espécies se adequam a cada aplicação.

Quando os nossos colegas de jardinagem falam sobre o cultivo de plantas em vasos de vidro, esquecem-se sempre das cebolas! Por isso, rimo-nos quando encontrámos estas cebolas a germinar num par de frascos de vidro velhos, num parapeito de uma janela soalheira! Acreditem ou não, estas cebolas são viáveis! Também lemos um excelente guia da Extensão da Universidade do Arizona sobre o cultivo de cebolas.Não são necessárias cultivares de cebola ou sementes de cebola! (Apenas bolbos de cebola frescos. E raízes de cebola!)

Ler mais:

Como cultivar plantas em terrários de vidro

Um terrário É por isso que os terrários são muitas vezes criados utilizando frascos de vidro, garrafas ou outras formações de vidro adequadas.

A partir da descrição, pode concluir-se o quão decorativo pode ser um terrário de plantas bem cuidado. São lindos!

Mas atenção, nem todas as plantas que ficam bem num terrário de vidro são adequadas para um terrário de vidro.

As condições específicas de um mini-ecossistema fechado - o espaço limitado, baixo caudal de ar, e (normalmente) humidade elevada. Nem todas as plantas aguentam estas condições e poucas são as que conseguem durar muito tempo num terrário. Por isso, a escolha das melhores espécies de plantas de terrário é crucial para o sucesso de qualquer projeto de terrário.

A rega adequada também é fundamental. Os terrários são muito sensíveis ao excesso de água devido à drenagem limitada e à fraca evaporação. Adicione sempre água com cuidado. Se notar demasiadas gotas de condensação nos lados do terrário, deixe-o aberto durante algum tempo (se o desenho o permitir), para que a água possa evaporar.

No que diz respeito à iluminação, a necessidade de os terrários de vidro ficarem num local claro com luz indireta é fundamental!

Deixar um terrário de vidro exposto à luz solar direta e quente aumentará a evaporação para níveis indesejáveis e levará a uma acumulação de calor. Toda a humidade e ar quente podem vaporizar as plantas, o que seria um desperdício - a menos que tenha lá espinafres bebés!

Aqui está outra ideia para cultivar plantas em vasos de vidro. Só que desta vez - é um cato bebé a crescer dentro de um frasco de vidro num relvado. Já germinámos várias ervas, legumes e flores dentro de frascos de vidro como experiência. Normalmente germinam sem problemas! No entanto, a maioria dos legumes precisa de muito mais espaço do que um frasco de vidro proporciona. Por isso - só usamos os frascos de vidro como uma casa temporária (se não preguiçosa) paraÉ bastante fácil transplantá-las para um local mais adequado - e permanente - pouco tempo depois.

Como cultivar plantas em vasos de vidro

Nesta secção, utilizarei o termo plantador de vidro muito liberalmente. plantador de vidro pode representar qualquer vidro jarro, garrafa, esfera, taça, plantador comercial, As regras, dicas e truques são praticamente os mesmos para todos os tipos de vasos de vidro - salvo indicação em contrário.

As jardineiras de vidro podem ter um aspeto muito bonito, moderno e rústico ao mesmo tempo. Podem adaptar-se a vários interiores, desde os modernos e minimalistas até aos luxuosos de estilo vitoriano steampunk.

No entanto, todas as floreiras de vidro têm um problema comum: o fundo não tem orifícios de drenagem. Embora seja possível fazer alguns, são necessárias ferramentas e competências que nem todos temos.

De acordo com os nossos passos simples acima, o problema é fácil de resolver. Adicione uma camada adequada e espessa de material de drenagem. Cascalho grosso ou seixos de argila no fundo do plantador funcionam bem. E tenha muito cuidado com a rega! Tente sempre ter uma noção do grau de saturação do solo antes de adicionar mais água.

Aqui está uma das nossas ideias de decoração favoritas para o cultivo de plantas em vasos de vidro. É um jardim suspenso! Obviamente, estes pequenos vasos de vidro não vão dar muito rendimento, mas achamos que o design é apelativo e parece ser uma óptima forma de melhorar o seu alpendre. O cultivo de pothos é perfeito para um pequeno vaso de vidro suspenso, como se pode ver neste adorável expositor suspenso.

Como enraizar plantas em recipientes de vidro

Muitos entusiastas de plantas adquiriram experiência a fazer isto antes de ser uma coisa - enraizar plantas adequadas num frasco de vidro ou noutro recipiente é uma tarefa fácil.

Basta colocar uma estaca num frasco de vidro cheio de água, colocar o frasco de vidro num local com iluminação indireta - e esperar. A transparência do vidro permite-lhe ver quando as raízes começaram a crescer, pelo que nem sequer tem de stressar a estaca pegando nela para verificar.

A moda das plantas modernas também levou as coisas a um novo nível! Hoje em dia, muitas têm um aspeto altamente decorativo. Adoro as esféricas que trazem aquela sensação de laboratório de plantas para o tampo da sua mesa.

Algumas delas, como o pothos ou a hera inglesa, podem continuar a crescer na água indefinidamente. Outras, como a violeta africana, precisam de ser plantadas no solo rapidamente após o enraizamento, se quiser um novo crescimento saudável.

30+ Melhores plantas para cultivar em vasos de vidro

Com a drenagem adequada e as precauções a ter com as plantas de que falámos, é fácil tratar os vasos de vidro como qualquer outro vaso. No entanto, para ser mais cauteloso, escolha plantas que tolerem a humidade e que precisem de luz indireta. Por outras palavras, escolha plantas que necessitem de pouca manutenção em geral. Evite plantas difíceis e sensíveis como as Calatheas.

Para plantar suculentas em vasos de vidro, é necessário assegurar um substrato bem drenado, uma boa camada de drenagem e ventilação. É importante não regar demasiado.

Melhores plantas para vasos de vidro

  • Ervas aromáticas (hortelã, manjericão, endro, agrião e outras especiarias salgadas ou doces!)
  • Oxalis púrpura (Oxalis triangularis)
  • Erva de trigo (Aqui está um ótimo guia de iniciação à erva de trigo!)
  • Vários fetos pequenos
  • Planta-aranha (Chlorophytum comosum)

Plantas que podem ser cultivadas tanto no solo como na água:

Veja também: As galinhas comem carraças ou as carraças comem as suas galinhas?
  • Pothos ou Hera do Diabo (Epipremnum aureum)
  • Judeu errante (Tradescantia)
  • Hera inglesa (Streptocarpus sect. Saintpaulia)

Cactos para cultivar em frascos e vasos de vidro

  • Cato orelhas de coelho ou asas de anjo (Opuntia microdasys, não confundir com a suculenta orelhas de coelho, Monilaria)
  • Astrophytum myriostigma (Astrophytum myriostigma)
  • Espécies compactas de Mammillaria.
Não podíamos deixar de partilhar este lindo mini-jardim de pedras! É uma das nossas formas favoritas de cultivar plantas em vasos de vidro. Achamos que também daria um épico e lendário jardim de fadas de Natal. O Natal vai chegar mais cedo do que pensa. Mas - teríamos de acrescentar algumas mini renas e árvores de Natal. Ou talvez um cato de Natal! (Também encontrámos um guia com dicas DIY para construir o jardim de fadas perfeitomini-jardim de fadas (se gosta tanto de fadas como nós, veja-o).

As melhores plantas para terrários de vidro

Pequenas plantas de terrário

  • Planta nervosa (Fittonia)
  • Planta de bolinhas (Hypoestes phyllostachya)
  • Planta estrela-do-mar (Cryptanthus bivittatus)
  • Lágrimas de bebé (Soleirolia soleirolii)
  • A planta de alumínio (Pilea cadierei)

Plantas de terrário de tamanho médio

  • Feto-botão (Pellaea rotundifolia)
  • Fotos douradas (Epipremnum aureum)
  • Planta de oração (Maranta leuconeura)

Plantas carnívoras para terrários

  • Dionaea muscipula (Dionaea muscipula)
  • Sundews (Drosera)
  • Erva-manteiga (Pinguicula)

Suculentas para terrários

As suculentas de terrário necessitam de um ambiente seco e luminoso. Um terrário aberto que receba luz indireta de dois ou de todos os lados é o mais adequado para elas.

  • Planta de pedra (Sedum sp.)
  • xCremnosedum
  • Cato-zebra (Haworthia attenuata)

As melhores plantas para enraizar em frascos de água/vidro

  • Pothos dourado (Epipremnum aureum)
  • Violeta africana (Saintpaulia sp.)
  • Toca-me-não-toca (Impatiens)
  • Cactos de férias (Schlumbergera)
  • Coelus
  • Hera sueca (Plectranthus australis)

Os melhores vasos de vidro para cultivar plantas!

Adoramos cultivar plantas, flores e suculentas em vasos de vidro, mas é preciso ter o melhor recipiente de vidro para que tudo funcione!

Por isso, procurámos na Internet os melhores recipientes para cultivar plantas em vasos de vidro.

Quais são os que mais lhe agradam? Diga-nos se são do seu agrado.

E - esperamos que ajudem na decoração da sua quinta e na vida das plantas!

  1. Vaso de vidro para plantas Terrário
  2. $19.98

    O cultivo de plantas em vasos de vidro é fácil quando se tem estes vasos de vidro! Adoramos o aspeto da prateleira de madeira em cima de uma secretária, do alpendre ou do parapeito de uma janela. Estes vasos de vidro são perfeitos para cultivar pothos, pequenas plantas trepadeiras, plantas aquáticas e Scindapsus.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    20/07/2023 05:29 pm GMT
  3. Terrário para plantas com suporte de madeira
  4. $20.00 $17.98 ($17.98 / Contagem)

    Aqui está outra excelente opção de mesa para cultivar plantas em vasos de vidro. Os proprietários rústicos vão adorar o design retro destes mini terrários de plantas. São perfeitos para cultivar pothos, violetas africanas, Scindapsus e bambu. As ervas também podem funcionar! Os terrários de vidro transparente acentuam-se perfeitamente contra o suporte giratório de madeira natural contrastante (vintage).

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    20/07/2023 05:30 pm GMT
  5. 6 vasos de terrário suspensos na parede
  6. $27.99 ($4.66 / Contagem)

    Estes seis cabides de parede são uma forma elegante de cultivar plantas em vasos de vidro! Os recipientes de vidro oblato são montados na parede e ajudam a propagar plantas aéreas, plantas hidropónicas e suculentas. Os cabides têm cerca de 4,7 polegadas. São a nossa melhor escolha se quiser um plantador esférico, moderno e elegante.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    20/07/2023 05:30 pm GMT
  7. Terrários em vidro colorido 2 unidades
  8. $29.99 ($29.99 / Contagem)

    Esta é uma das formas mais bonitas de cultivar plantas aéreas em vasos de vidro! O vitral autêntico acrescenta um estilo bonito que ondula à luz do sol. O design em losango fica perfeito no seu escritório, escritório ou cozinha. Estes suportes funcionam para o cultivo de plantas aéreas, pequenas suculentas e cactos. Os suportes são mais pequenos do que outras opções - e têm cerca de 2,2 polegadas por 4,1 polegadas por 7 polegadas.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    20/07/2023 05:45 pm GMT
  9. Terrário de vidro geométrico preto
  10. $29.99 $24.90

    Gosta do design deste vaso de vidro? Achamos que é perfeito para um centro de mesa ou para cultivar plantas de terrário! Este vaso de vidro acomoda plantas aéreas, fetos, cactos, suculentas e musgo. Apresenta um design geométrico de aspeto moderno. Mas tenha em atenção que não é estanque. Recomendamos que regue apenas com um borrifador! (Além disso, coloque um pires por baixo).

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

    20/07/2023 05:50 pm GMT

Para resumir (sem exagerar)

Plantação em recipientes de vidro Para tornar as coisas ainda melhores, com alguns ajustes nos cuidados regulares com as plantas, torna-se uma situação vantajosa tanto para as plantas como para o proprietário.

A grande variabilidade dos novos recipientes de vidro e o número de espécies de plantas que podem acolher convidam-no a brincar com eles!

(Ah, e se ainda não descobriu nas nossas listas, o pothos dourado é o rei absoluto de todas as coisas de vidro).

E tu?

Quais são as plantas em vasos de vidro que mais lhe agradam?

Utiliza vasos de vidro para germinar flores e ervas aromáticas?

Ou - vai até ao fim e cultiva as ervas dentro de recipientes de vidro?

Se sim, quais são as suas cultivares preferidas?

Gostaríamos de o ouvir.

E - agradecemos muito a vossa leitura!

Obrigado mais uma vez - e tenha um ótimo dia!

Gostou de ler o nosso guia sobre como cultivar plantas em vasos de vidro? Por favor, ajude-nos a espalhar a palavra, partilhando esta imagem! 🙂

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.