Pulgões nas plantas de tomate - Guia completo para a prevenção e controlo natural dos pulgões

William Mason 12-10-2023
William Mason

Os pulgões nos tomateiros podem ser uma verdadeira ameaça, arruinando todos os seus esforços e reduzindo a sua colheita a quase nada. Mas pode livrar-se dos pulgões nos tomateiros de forma natural, ou os insecticidas são a única solução?

Temos muita experiência no cultivo de tomates e já nos deparámos com muitos pulgões e queremos partilhar consigo alguns dos nossos melhores métodos de controlo de pulgões.

Parece-lhe bem?

Então vamos continuar!

O que são pulgões?

Se encontrar pulgões nas suas plantas, a reação instintiva é livrar-se deles o mais rapidamente possível! No entanto, saber o que são os pulgões e porque é que eles adoram os nossos vegetais é parte da chave para eliminar completamente o problema.

Os pulgões são pequenos insectos alados que sobrevivem sugando a seiva de várias espécies de plantas. Estão na base da cadeia alimentar e são um petisco saboroso que muitos outros insectos, aves e animais adoram. Reproduzem-se rapidamente em grandes quantidades e têm um ciclo de vida curto. E parecem não ter qualquer objetivo!

Existem mais de 4.000 espécies de pulgões em todo o mundo, alguns dos quais sobrevivem apenas num tipo de planta, enquanto outros se alimentam de tudo o que encontram pela frente.

Se tem pulgões nos tomateiros, não entre em pânico! A sua horta de tomate pode normalmente lidar com uma pequena infestação. E, embora os pulgões sejam antagonistas naturais, alguns pulgões não causam normalmente a perda de frutos. Dito isto, qualquer acumulação detetável é suficiente para o stressar. É por isso que analisamos todas as espécies de plantas na nossa horta, incluindo a parte inferior das folhas.(Lemos que os vermes dos chifres, os vermes da fruta e os percevejos são predadores mais importantes dos tomates. A minha experiência de jardinagem também diz que os pulgões são uma ameaça menor).

Os pulgões vivem no solo?

A maior parte dos pulgões são insectos aéreos, que voam de planta em planta à procura do seu alimento favorito. No entanto, certas espécies de pulgões adaptaram-se para viver no solo, alimentando-se das raízes das plantas.

Se as suas plantas são atrofiadas, de crescimento lento ou têm um crescimento anormal, os pulgões das raízes (Pemphigus espécies) pode ser o problema.

Como detetar pulgões nas suas plantas de tomate

Se encontrou pequenos insectos verdes nos tomateiros, é provável que sejam pulgões. O tipo mais comum de pulgão é também conhecido como mosca verde. O nome mosca verde vem da sua cor verde fluorescente brilhante caraterística. A aparência verde néon pode torná-los difíceis de detetar contra o novo crescimento das plantas vegetais - um disfarce diabolicamente astuto!

Os pulgões vivem na parte inferior das folhas e podem ser difíceis de detetar. Muitas vezes, o primeiro sinal que vemos de pulgões são os danos na própria planta. Se vir algum folhas enroladas e deformadas Se vir um amontoado de pequenos insectos verdes, sabe que se trata de insectos como os pulgões verdes do pêssego (Myzus pérsicas ) são os culpados.

Os afídeos também tendem a deixar um resíduo pegajoso nas folhas, chamado melada Este resíduo é marcadamente doce e pode atrair outros insectos. As formigas, em particular, adoram a melada. As formigas fazenda pulgões para poderem colher o melado para si próprios.

A relação entre os pulgões e as formigas é benéfica para ambas as espécies: as formigas alimentam-se da melada e, em contrapartida, protegem os pulgões dos inimigos.

Algumas formigas chegam mesmo a construir pequenos abrigos para os pulgões ou a manter os pulgões que se alimentam das raízes dentro dos seus próprios ninhos. Algumas espécies de pulgões tornaram-se tão dependentes das suas formigas que nem sequer excretam melada se não forem estimuladas por uma formiga!

Universidade de Wisconsin-Madison - Extensão de Horticultura

Por isso, se vir formigas a subir e a descer os caules dos seus tomateiros, o mais provável é encontrar uma quinta de pulgões no topo!

A jardinagem é uma batalha. É preciso conhecer o inimigo! Há dois ou três pulgões comuns que podem invadir o seu tomateiro. O primeiro é o pulgão verde do pêssego, como se pode ver na imagem acima. Também pode encontrar pulgões da batata, pulgões pretos e pulgões brancos. Os pulgões da batata são vermelhos e também maiores do que os pulgões do pêssego. Felizmente, o melhor remédio para os pulgões é 100% natural. Estamos a falar de pulgões naturaisOs predadores mais conhecidos são as vespas parasitas, os crisopídeos, as donzelas e as joaninhas (evite utilizar pesticidas que possam matar estes predadores e deixe a natureza seguir o seu curso).

Pulgões vermelhos em plantas de tomate

Infelizmente, os tomateiros não sofrem apenas com as moscas verdes - pode também encontrar pulgões vermelhos escondidos debaixo das folhas. Estes pulgões vermelhos são provavelmente pulgões da batata. Os pulgões vermelhos, apesar do nome, adoram banquetear-se com os tomateiros (afinal, os tomates e as batatas são parentes!).

Identificar exatamente que espécie de pulgão está a habitar a sua planta pode ser incrivelmente confuso. A Extensão de Horticultura da Universidade de Wisconsin menciona:

Muitas espécies têm dois tipos de cores, como o pulgão verde do pêssego, que tem uma forma verde e uma vermelha.

Universidade de Wisconsin-Madison - Extensão de Horticultura

Assim, embora os seus pulgões sejam verdes, não são necessariamente pulgões verdes do pêssego!

Os pulgões não são apenas verdes e brancos. Existem em muitas cores! Os jardineiros de tomate também encontrarão muitos pulgões com vários tons de vermelho - incluindo rosa, castanho, carmesim, vermelho vivo e laranja. Desprezamo-los a todos da mesma forma. E não discriminamos. Pegue na mangueira e lave-os a todos!

Pulgões pretos em plantas de tomate

Os pulgões pretos nos tomateiros são menos comuns mas são mais fáceis de detetar. Os pulgões pretos, também conhecidos como moscas pretas, tendem a preferir os feijoeiros mas também colonizam os tomateiros.

Mas, ao contrário dos pulgões verdes, que se misturam perfeitamente nos caules e nas folhas do tomateiro, os pulgões pretos são muito mais fáceis de detetar nas suas plantas hortícolas. No início, podem ser facilmente confundidos com sujidade ao longo do ramo. Até reparar que se estão a mexer.

Pulgões brancos em plantas de tomate

Os pulgões brancos parecem-se muitas vezes com uma mancha de bolor ou de crescimento de fungos, aparecendo como uma mancha lanosa na parte inferior da folha. Olhe com atenção e verá pequenas moscas brancas a sugar a seiva dos seus tomateiros.

Aqui vê-se uma infestação desagradável de moscas brancas. Mas a remoção destas pragas é fácil. O primeiro passo é pegar numa mangueira de jardim e humedecer suavemente as folhas. A maior parte das moscas brancas será lavada. Se uma folha ficar infestada para além da capacidade da mangueira de ajudar, é melhor cortar a folha infetada com uma tesoura de jardim afiada.

Porque é que os meus tomates têm pulgões?

Se eu não visse pulgões no meu jardim, ficaria preocupado se algo estivesse muito errado! Os pulgões procuram as suas plantas favoritas para se alimentarem, e os tomateiros estão no topo da lista.

Um dos melhores conselhos de jardinagem que me lembro de ouvir foi o seguinte. "Se algo não está a comer as tuas plantas, o teu jardim não faz parte do ecossistema!"

Muitos proprietários rurais estão a aperceber-se de que trabalhar com a natureza, e não contra ela, é a chave para uma horta florescente e abundante.

E, como os pulgões estão na base da cadeia alimentar, são essenciais para apoiar muitos outros insectos benéficos.

Por isso, se encontrar sinais de ataques de pulgões nos seus tomateiros, não entre em pânico! Se tiver o equilíbrio certo no seu jardim, os predadores naturais não tardarão a aparecer para desfrutar de um buffet à vontade dos seus petiscos favoritos.

Os pulgões prejudicam os tomates?

Os tomateiros são resistentes aos pulgões e uma planta saudável pode tolerar um número surpreendente de pulgões antes que a saúde da planta comece a sofrer.

O principal problema ocorre quando as folhas ficam danificadas, reduzindo a capacidade da planta de fotossintetizar Esta deterioração das folhas pode abrandar o crescimento das plantas e conduzir a uma menor produção de tomate.

Uma cobertura foliar reduzida também pode ser problemática em climas mais quentes, uma vez que os frutos do tomateiro ficam expostos e são mais susceptíveis de sol escaldante .

Os tomateiros podem sobreviver aos pulgões?

As plantas de tomate são resistentes, resilientes, de crescimento rápido e recuperam rapidamente de uma infestação de pulgões. Certifique-se de que a sua planta tem tudo o que precisa para prosperar - água, nutrientes e calor - e que um crescimento novo e saudável substituirá em breve a folhagem enrolada ou danificada.

Como se livrar dos pulgões nas plantas de tomate

A maior parte dos tomateiros tolera sem problemas alguns pulgões, mas estes multiplicam-se rapidamente e podem rapidamente tornar-se prejudiciais para a saúde da planta e para o rendimento da colheita.

Mais tarde, vamos analisar as soluções permanentes para os problemas dos pulgões, mas vamos também analisar algumas soluções rápidas para trazer a sua planta de volta à vida.

Qual é o melhor inseticida contra pulgões?

Vou arriscar o meu pescoço e dizer que não existe um bom produto para matar pulgões!

Utilizar um inseticida nos pulgões seria tão eficaz como pulverizar mosquitos à volta de um lago no verão - teria de se afogar toda a área em produtos químicos para fazer a mais pequena redução na população.

Os pulgões multiplicam-se rapidamente e, mesmo que sejam poucos, podem infestar toda a sua plantação de tomates assim que se vira as costas. Felizmente, a natureza tem a solução perfeita para o seu problema!

Aqui vê-se um pulgão verde pousado numa folha de tomate no interior de uma estufa. As infestações de pulgões em estufas de tomate constituem um desafio único para os pulgões! A razão é que as estufas podem não conter muitos predadores naturais de pulgões - enquanto que as plantas de exterior têm mais probabilidades de ter joaninhas, vespas, etc. Neste caso, continuamos a recomendar a utilização de um jato de água constante para expulsar os pulgões do tomateiro.Se a infestação se tornar incontrolável, os pesticidas naturais, como o óleo de canola ou de neem, são um método de controlo orgânico e seguro dos pulgões.

Como se livrar dos pulgões nas plantas de tomate de forma natural

A longo prazo, a chave para a gestão dos pulgões é atrair insectos predadores benéficos para o seu jardim. Nos últimos anos, as populações de insectos caíram a pique devido à utilização excessiva de insecticidas, pelo que todos nós podemos fazer a nossa parte, ajudando-os a fazer parte dos nossos pequenos ecossistemas.

A minha forma preferida de eliminar os pulgões nos tomateiros é deixar um ou dois plantas de sacrifício Muitos dos nossos amigos jardineiros observaram que os pulgões preferem plantas mais fracas, pelo que não é uma grande perda se os pulgões colonizarem estas plantas.

O raciocínio por detrás disto é que, quando os pulgões aparecem, uma vasta gama de insectos predadores benéficos não fica muito atrás! Estes incluem joaninhas, larvas de moscas syrphid, insectos donzela e pequenas vespas parasitas.

Pode ser um jogo divertido detetar estes inimigos naturais à medida que vão chegando, e o trabalho que fazem na remoção dos pulgões é notável. Uma só joaninha pode comer 50 pulgões por dia - que apetite!

Ler mais!

  • Quanto tempo de luz solar os tomates precisam para amadurecer? Sem rachaduras ou escaldões!
  • 13 Tomates mais saborosos e melhores para recipientes e vasos!
  • 9 Melhores Plantas de Tomate para Cestos Suspensos - Variedades Super Prolíficas!
  • 10 dicas deliciosas para cultivar tomates-cereja em vasos!
  • Quando colher os tomates - A melhor altura para colher mais de 11 variedades!

Que remédio natural mata os pulgões?

Se é verdade que devemos deixar alguns pulgões sem serem perturbados para atrair predadores benéficos, mas e o resto das nossas plantas? Embora não me importe de sacrificar um ou dois tomateiros pela causa de um ecossistema equilibrado, não me importo de perder toda a colheita.

Veja também: Guia da galinha saudável para a fermentação de alimentos para galinhas

Para as plantas restantes, os métodos naturais são perfeitos para matar os pulgões. Lembre-se de verificar primeiro se existem inimigos naturais - se encontrar larvas de joaninhas, elas farão um trabalho muito melhor do que você jamais poderia fazer! Se alguma coisa já está a tentar eliminar a sua infestação de pulgões? A melhor coisa a fazer é deixá-los trabalhar.

Se notarmos que as plantas estão infestadas de pulgões, colocamos um litro de água dentro de um frasco de spray. Em seguida, adicionamos uma pitada de detergente líquido e misturamos. Depois, pulverizamos os pulgões com um jato forte. Isso faz com que os pulgões se soltem em tempo recorde - permanentemente desalojados da planta. Os sprays com sabão podem matar os pulgões de uma vez, juntamente com outras pragas de plantas irritantes, como moscas brancas, lesmas-das-rosas, cigarrinhas e cochonilhas.O sabão é um remédio orgânico e seguro para os pulgões! Mas e se tiver pulgões no tomateiro? Nesse caso, dizemos para não usar o sabão. Pulverize as plantas sem o sabão! O sabão pode prejudicar os tomateiros, dependendo da cultivar do tomateiro. (É verdade. O sabão e a água podem revelar-se uma mistura volátil para os seus tomateiros. Já vimos isso acontecer em primeira mão! Mas uma névoa aquosa pode eliminar os pulgõesa planta sem prejudicar os tomates).

Posso pulverizar pulgões com vinagre?

O vinagre é altamente ácido e mata os pulgões, mas, infelizmente, também danifica os tomateiros e afasta os insectos benéficos.

Pode ter sorte com o vinagre de cidra de maçã diluído, que pode matar os pulgões sem prejudicar a planta. Mas os tomateiros enfraquecidos podem ser particularmente susceptíveis a soluções ácidas, como o vinagre. Se experimentar o vinagre, dilua-o com água usando um rácio de um para três (Uma parte de vinagre, três partes de água.) E experimente-o apenas numa ou duas plantas.

Pode-se pulverizar pulgões com água e sabão?

A água com sabão é frequentemente recomendada como solução para os pulgões e pode ser muito eficaz. A vantagem do sabão é que só mata insectos de corpo mole, como os pulgões, e espera-se que a água com sabão não seja tão prejudicial para os predadores benéficos como o vinagre.

Para matar os pulgões com água e sabão, faça uma solução de sabão a 2% e pulverize-a diretamente sobre os insectos - pode ser necessário levantar cada folha e pulverizar bem a parte de baixo. Os tomateiros são mais sensíveis ao sabão do que a maioria das outras plantas, por isso teste a solução em algumas folhas! Dessa forma, pode avaliar primeiro a resposta da planta antes de a pulverizar toda.

Como é que me livro dos pulgões de forma permanente?

Nunca se livrará dos pulgões de forma permanente, e seria errado tentar fazê-lo. Existe toda uma série de insectos esfomeados à espera de tratar do seu problema com os pulgões, se tiver meia oportunidade!

A chave para reduzir ao mínimo as populações de pulgões é atrair para o seu jardim o melhor tipo de predadores, como as joaninhas, as vespas parasitóides, as moscas varejeiras e os crisopídeos, cujas larvas também se alimentam de pulgões.

Então, como conseguir que a melhor equipa de controlo de pragas entre no seu jardim? Como em qualquer ecossistema, precisam do melhor habitat e da melhor fonte de alimento.

Veja também: 17 planos simples de casas externas que podem ser feitas de forma barata

O ideal é que os predadores estejam no local antes mesmo da chegada dos pulgões. Plante uma variedade de flores que atraiam diferentes insectos na primavera, tais como alyssum , mil-folhas , aneto , girassóis e cosmos . Borragem e phacelia são também boas escolhas e, uma vez estabelecidas, auto-semeia-se alegremente nos cantos e recantos do seu jardim.

Deixem-me parafrasear Kevin Costner em "Campo dos Sonhos". " Se o plantar, eles virão! "

Os pulgões nos tomateiros são suficientes para arruinar o seu dia. Mas felizmente - nós conhecemos os melhores predadores de pulgões para ajudar. Joaninhas! As joaninhas são famosas por devorarem avidamente várias pragas de insectos - e são a nossa forma favorita de controlo orgânico de pulgões. Já vimos enxames de joaninhas a entrar e a minimizar uma infestação grave, devorando avidamente os pulgões a um ritmo alarmante! Quantos pulgões é que as joaninhasPor isso, em vez de usar sabão inseticida nas suas plantas infectadas, convide algumas joaninhas! (Esta é outra razão pela qual não usamos insecticidas! Queremos que as joaninhas floresçam e cacem ao longo dos vários tecidos das plantas sem ficarem doentes).

Conclusão

Obrigado por ler o nosso guia sobre a gestão dos pulgões nos tomateiros.

Todos os anos, os escritores da nossa equipa cultivam tomates de todo o mundo - da Austrália, Massachusetts, Ohio e Portugal!

Sabemos que os pulgões podem causar stress, mas lembre-se que a natureza sabe como lidar com eles.

Então, em vez de pegar no inseticida, deixe a natureza seguir o seu curso!

Tudo o que precisa é de algumas joaninhas para encontrar os pulgões. E depois eles não vão durar muito mais tempo, garantimos!

Mais uma vez, obrigado pela leitura.

Tenha um ótimo dia!

Mais uma nota sobre os pulgões nos tomateiros: lembre-se sempre que as formigas protegem os pulgões. (As formigas não resistem ao mel doce e orvalhado que os pulgões criam.) O problema é que as formigas podem atacar as joaninhas e outros predadores de pulgões logo à vista! Por isso, se notar que os pulgões estão a dominar o seu jardim, talvez seja sensato colocar algumas armadilhas para formigas. Dessa forma, livra-se dos guardiões dos pulgões. Alimento para a reflexão!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.