As galinhas põem ovos?

William Mason 12-10-2023
William Mason

Os gritos estridentes, os cacarejos e os berros que fazem quando põem um ovo são suficientes para que os vizinhos façam queixas por barulho ou, num dia particularmente mau, denunciem uma suspeita de homicídio, mas faz mal às galinhas pôr ovos?

Não quero que nenhum dos meus animais sofra dores desnecessárias, e a ideia de que as minhas galinhas possam estar a sofrer contracções e dores de parto dia sim, dia não, preocupa-me.

Quando ouço o grito estridente de uma das minhas galinhas a pôr o primeiro ovo do dia, não consigo deixar de pensar: "Será que pôr um ovo é como um parto humano?"

Por isso, vamos ao fundo desta questão e ver o que a ciência tem a dizer sobre se as galinhas sentem ou não dor quando põem os ovos.

Índice
  1. A postura de ovos é dolorosa para uma galinha?
    • Opiniões & Investigação sobre se uma galinha sente dor ao pôr um ovo
    • Porque é que as galinhas gritam quando põem ovos?
      • Razões pelas quais as galinhas podem cantar a canção do ovo
  2. O que pode fazer com que uma galinha poedeira sinta dor?
    • A galinha é jovem
    • Os ovos podem ser muito grandes para a galinha
  3. Como tornar uma galinha poedeira confortável
  4. Perguntas frequentes
    • O seu frango para levar

A postura de ovos é dolorosa para uma galinha?

Ao longo da história, muitas pessoas se perguntaram se o cacarejo que as galinhas soltam quando põem ovos é um sinal de que lhes dói pô-lo. Mas só a ciência moderna provou que as galinhas provavelmente não sentem dor quando põem ovos.

O facto de as galinhas comerem imediatamente antes e depois da postura sugere que a sua galinha de quintal básica não está a sentir qualquer dor real durante o processo de postura. Caso contrário, ela deixaria de comer e mostraria sinais de angústia.

Opiniões & Investigação sobre se uma galinha sente dor ao pôr um ovo

Já no século I, Lucius Junius Moderatus Columella acreditava firmemente que as galinhas gritavam de dor quando punham os ovos.

Embora os criadores de galinhas de quintal prefiram pensar nestas vocalizações como o "canto do ovo", Columella estava convencido de que soavam mais como "gritos estridentes e soluços".

Outros acreditavam que estavam a sofrer, enquanto alguns teóricos evidentemente mais imaginativos sugeriam: "Estava a chorar de dor devido ao ar frio que entrava no local de onde o ovo tinha saído".

É verdade que, nalgumas circunstâncias, algumas aves podem sentir dor ao pôr um ovo, mas parece mais do que provável que as galinhas não sintam muita dor, se é que sentem alguma, ao pôr os ovos.

As galinhas jovens, por exemplo, podem ter respiração ofegante durante a postura e sangrar pelo respiradouro, enquanto as galinhas mais velhas, que põem ovos muito grandes, podem fazer algumas "vocalizações ofegantes" durante a passagem.

No entanto, na sua maioria, "Os criadores de galinhas acreditam atualmente que estas vocalizações soam mais a celebração do que a tristeza."

Pôr um ovo é certamente muito diferente de dar à luz. As minhas galinhas passam apenas alguns minutos nas suas caixas de nidificação, para começar, enquanto que nas mulheres humanas o parto "demora em média 9 horas".

Alguns fizeram as suas próprias experiências e estabeleceram que uma galinha come com prazer "até aos últimos 30 segundos a um minuto da postura... E assim que o ovo cai, estão prontas para comer novamente".

Outra investigação da Universidade de Maryland provou que os sons "cacarejantes" que as galinhas fazem quando estão a pôr ovos são diferentes dos sons que fazem quando estão com dores ou stressadas.

Assim, em circunstâncias normais, as galinhas provavelmente não sentem dor quando põem ovos.

Então, porque é que elas fazem aquele som de cacarejar se não faz mal às galinhas pôr ovos? Bem, vamos descobrir.

Tem de ter 40 Projectos para construir o seu quintal $16.95 $14.29

David Toht O seu livro de 40 projectos de herdade tem dezenas de planos para iniciar a sua viagem fora da rede. Aprenderá sobre cercas para animais, estruturas para jardins, galinheiros, barracões, energia solar, hidroponia, colmeias e muito mais!

Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 07/21/2023 12:40 am GMT

Porque é que as galinhas gritam quando põem ovos?

O cacarejar ou "gritar" é um comportamento específico da espécie das galinhas. Praticamente todas as galinhas, em todo o mundo, o fazem.

Seria de pensar que um ovo acabado de pôr é algo que a galinha gostaria de manter em silêncio em vez de o anunciar ao mundo com a voz mais alta. No entanto, a canção do ovo - se é que se pode chamar canção a uma cacofonia total - é executada milhões de vezes por dia, em todo o mundo.

Centenas de anos de estudo e múltiplas hipóteses surgiram sobre a razão pela qual as galinhas sentem a necessidade de gritar de morte cada vez que põem um ovo.

Razões pelas quais as galinhas podem cantar a canção do ovo

As quatro principais teorias sobre a razão pela qual as galinhas gritam ou cacarejam quando põem um ovo são

  1. Uma canção de celebração - há quem acredite que as galinhas fazem toda esta agitação por orgulho, porque estão a gozar a glória do seu feito notável!
  2. Predadores desconcertantes - Muitas aves tentam afastar os predadores dos seus ninhos e dos ovos acabados de pôr. Enquanto algumas aves fazem exibições elaboradas, outras parecem tentar ensurdecer todos os que se encontram nas imediações. Uma teoria sobre o canto do ovo é que foi concebido como uma distração, destinada a "chamar a atenção de um predador para elas e não para o local onde acabaram de pôr o ovo".
  3. Voltar para casa - Esta teoria baseia-se na noção de que as galinhas, sendo aves naturalmente reservadas, preferem pôr os ovos em segredo. Uma vez terminado o trabalho, gritam, berram e cacarejam para que o resto do bando saiba que acabou, sinalizando que os outros podem agora aproximar-se.
  4. Preparados para o regresso do galo - Em um ambiente natural, um pequeno bando de galinhas percorre um grande território, raramente parando em um lugar por muito tempo, "pois o galo as mantém em movimento, procurando comida". Como resultado, uma vez que a galinha poedeira tenha feito o trabalho, por assim dizer, "ela chamará oO galo vem buscá-la e trazê-la de volta para o resto do bando".

O que pode fazer com que uma galinha poedeira sinta dor?

Há algumas circunstâncias em que uma galinha pode mostrar sinais de dor enquanto põe um ovo. Nestes casos, notará vários outros sintomas ou sinais de que a postura dos ovos é dolorosa para as suas galinhas.

Vejamos os casos em que a galinha pode sentir dor durante a postura:

A galinha é jovem

Uma galinha mais jovem é mais suscetível de sentir desconforto ou dor durante a postura.

As frangas e as galinhas jovens apresentam, por vezes, sinais de dor, como um ruído sibilante ou um guincho quando o ovo passa. Mais tarde, pode até encontrar uma mancha de sangue nos ovos ou no cocó da galinha.

No entanto, à medida que as semanas passam e mais ovos são postos, os seus músculos relaxam e "a sua abertura estica-se, e a postura torna-se provavelmente muito mais confortável".

Livro recomendado The er's Natural Chicken Keeping Handbook (Manual de criação natural de galinhas) 24,95 ¤ 21,49

Este é o seu guia completo para criar, alimentar, reproduzir e vender galinhas!

Escrito por Amy Fewell e com um prefácio de Joel Salatin, este livro ensina-o a chocar os seus próprios pintos, a prevenir e a tratar doenças comuns das galinhas, a iniciar um negócio avícola, a confecionar receitas deliciosas com os seus ovos frescos e muito mais.

Perfeito para quem quer adotar uma abordagem natural à criação de galinhas no quintal!

Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 07/19/2023 10:00 pm GMT

Os ovos podem ser muito grandes para a galinha

Se o seu frango emite ruídos de angústia ao pôr um ovo, pode ser passando por um processo árduo, pondo um ovo particularmente grande.

Veja também: Como impedir o crescimento de ervas daninhas em rochas

Em 2009, surgiu uma história no Reino Unido sobre a ética do consumo de ovos de galinha grandes, especialmente os produzidos em explorações avícolas.

Embora Christine Nicol, Professora de Bem-Estar Animal no Royal Veterinary College, admita que "Não existem fortes provas publicadas de dor nas galinhas poedeiras, "A autora considera ainda que "não é descabido pensar que pode haver um desfasamento entre o tamanho das aves e os ovos que produzem".

Outros especialistas apoiam a sua perspetiva, afirmando que a reprodução selectiva, "quer se trate de ovos maiores ou de um maior número de ovos, pode causar uma série de problemas como a osteoporose, a quebra de ossos e o prolapso".

Como tornar uma galinha poedeira confortável

Embora as condições nas explorações de produção de ovos possam provocar dores durante a postura, devido ao ambiente ou à alimentação, não faz mal a uma galinha doméstica saudável pôr ovos... se for bem tratada.

Algumas formas de garantir que as galinhas não sentem desconforto quando põem os ovos incluem

  • Oferecer bastante cálcio e proteínas Se receberem cálcio e proteínas suficientes, as galinhas domésticas devem ser suficientemente saudáveis e robustas para pôr um ovo por dia ou de vez em quando, consoante a espécie.
  • Manter as caixas de nidificação limpas e confortáveis. Do mesmo modo, os galinheiros bem concebidos e as caixas de nidificação forradas com palha cortada ou aparas de pinheiro criam um ambiente confortável e seguro para a postura dos ovos.

Perguntas frequentes

Pode um ovo grande ficar preso numa galinha?

Um ovo grande pode ficar preso dentro do respiradouro da galinha, o que se designa por "ovo preso". Se uma galinha estiver com o ovo preso, sentirá alguma dor e desconforto. A adição de calor, humidade e lubrificação pode ajudar a galinha a passar o ovo.

As galinhas podem sentir dor?

A investigação sobre o sistema nervoso central e os comportamentos das galinhas, como os seus sons, movimentos e processos de aprendizagem, ensinou-nos que as galinhas sentem dor, tal como a maioria das aves e dos mamíferos.

O que é que uma galinha sente quando põe um ovo?

Uma galinha sente pressão quando põe um ovo. As galinhas têm poucos receptores nervosos no seu trato reprodutivo, o que significa que uma galinha sentirá contracções musculares mas pouca ou nenhuma dor quando põe um ovo.

O seu frango para levar

É altamente improvável que as suas galinhas deixem de cantar as canções dos ovos a plenos pulmões todas as manhãs, mas é igualmente improvável que os seus gritos e berros tenham algo a ver com desconforto - é simplesmente a natureza das galinhas.

O melhor que pode fazer pelas suas galinhas poedeiras é criar um ambiente seguro e confortável no qual elas possam pôr ovos naturalmente.

Veja também: Quanto custam os patos para comprar e criar na sua herdade?

Uma dieta equilibrada também ajudará a manter as suas camadas no auge da saúde, pelo que, mesmo que sintam algum desconforto, recuperarão rapidamente.

Comer os ovos das galinhas criadas por si parece-me uma troca justa, mas também evito os granulados e outras formas de alimentos concebidos para aumentar a produção de ovos, optando por ingredientes naturais como sementes fermentadas e germinadas.

Da mesma forma, não coloco luzes no meu galinheiro no inverno, deixando que as minhas galinhas descansem naturalmente da postura, em vez de tentar aumentar as horas de luz para aumentar a produção. A vantagem é que as minhas galinhas vão deixar de cantar os ovos durante algumas semanas, dando-nos a todos a oportunidade de dormir até tarde!

Ler mais:

  • As melhores galinhas com patas de penas
  • As melhores galinhas que põem ovos brancos
  • As melhores raças de galinhas para principiantes
  • 26 Factos sobre as galinhas de quintal que sempre quis saber

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.