Como propagar um cato de Natal em 5 passos simples

William Mason 20-08-2023
William Mason

Muitos de nós receberão um cato de Natal como presente durante as festas de fim de ano ou quererão oferecê-lo. É fácil (e gratuito) cultivar novas plantas a partir desta linda planta em flor, aprendendo a propagar um cato de Natal. É mais fácil do que pensa!

Os cactos de Natal ficam lindamente aninhados em cima da sua mesa de café e são muito divertidos de decorar durante a época festiva.

Os cactos de Natal também têm outros benefícios!

Pode transformar um cato de Natal em muitas plantas, propagando-as e cultivando-as para seu prazer e dos seus amigos e familiares.

(Dão um presente perfeito! E não vai acreditar quanto tempo duram).

Como propagar um cato de Natal

Transformar um cato de Natal em muitos não é difícil, porque são fáceis de propagar. Pode plantar um cato de Natal a partir de estacas! Eis os passos básicos para propagar uma estaca de cato de Natal. Entraremos em pormenor mais abaixo!

  1. Tomar uma saudável , pequeno corte com limpo , nítido podadores ou tesoura Corte na intersecção entre as folhas. Procure ter pelo menos 3 intersecções deste tipo por corte.
  2. Preparar um pote pequeno (um vaso de 4″ é perfeito) com solo bem drenado, ou solo concebido para cactos e suculentas.
  3. Faça um pequeno buraco no solo e plante a estaca cerca de 1″ de profundidade Pode também colocar a estaca em cima da terra para vasos ou enraizá-la primeiro na água.
  4. Cuide do seu corte regando-a adequadamente e seleccionando uma boa posição - incluiremos todos os detalhes abaixo!

Qualquer um dos dois métodos permite-lhe reproduzir novas plantas! A minha experiência diz-me que iniciá-las durante o estação da primavera produz os melhores resultados.

Penso que o temperatura quente Mas - são fáceis de cultivar, independentemente disso, e pode começar em qualquer altura do ano.

Aqui estão os cinco passos para propagar - e clonar - o seu cato de Natal .

Propagação de um cato de Natal passo a passo

1. começar com um corte de cato de Natal saudável

Ao contrário do que se pensa, os seus cactos de Natal não vieram do deserto! Eles adoram temperaturas frias e condições húmidas Qualquer coisa no entre cinquenta e meados de sessenta graus (F) A gama de produtos serve-lhes perfeitamente.

Não se pode fazer um clone bem sucedido de um cato de Natal a partir de um progenitor não saudável. Por isso, a saúde do progenitor é tudo.

Quanto mais saudável for a estaca utilizada para propagar uma nova planta, melhor!

Observe a sua planta de cactos de Natal antes de a cortar. Preste atenção aos segmentos do caule.

Repare nos segmentos achatados do caule da planta. Certifique-se de que cada corte contém pelo menos três segmentos de caule !

Além disso, experimente fazer pelo menos algumas estacas de cactos por estação. Assim, terá mais hipóteses de um crescimento bem sucedido!

Quando se retira a estaca da planta-mãe - a estaca pode entrar em choque. Acabou de separar o bebé da sua progenitora! Quem não entraria em choque?

Mas, se for saudável, é mais provável que cresça e floresça se cuidarmos dela.

Um corte de cato de Natal saudável será verde brilhante e sem manchas.

É possível remover facilmente um duas a três polegadas secção dos cactos, rodando suavemente a almofada inferior.

A secção da árvore deve encaixar livremente da planta-mãe e não deixar nenhuma extremidade rasgada (pode também utilizar uma tesoura afiada).

Agora, o que vais fazer a seguir? Tens de deixar o teu bebé cato de Natal sarar!

2. deixe curar as suas estacas de cactos de Natal

Aqui está um passo que é fácil de esquecer quando se faz cactos de Natal a partir de estacas - especialmente se não tiver muita experiência com cactos!

Quando tiver as suas estacas, coloque-as no escuro durante 24 a 48 horas Esta medida ajuda o corte a criar calos e a cicatrizar.

O processo de cura não demora muito tempo e, segundo a minha experiência, ajuda a reduzir o apodrecimento, o choque, o stress e a deterioração dos seus cactos.

Depois de 24 a 48 horas É altura de transplantar as suas estacas.

3. transplante a sua estaca de cato de Natal enraizada

Se tem uma divisão da sua casa que recebe muito luz solar indireta - as suas mudas de cactos de Natal vão adorá-lo! Eles não apreciam demasiada luz solar direta - especialmente no meio do longo e quente verão.

Os seus cactos de Natal são fáceis de enraizar, recomendamos uma mistura de turfa, terra e areia.

O vaso que utilizar para cultivar as estacas de cactos de Natal deve ter uma orifício de drenagem e uma camada de gravilha no fundo.

Além disso, pense no futuro.

Depois de o seu cato de Natal começar a criar raízes - podemos transferi-lo para um local mais permanente. Aí, ele pode desenvolver-se, esticar-se e encher-se! Por agora, quatro ou cinco estacas enchem bem um vaso de 15 cm.

Regar ligeiramente as estacas duas a três vezes por semana A rega várias vezes por semana ajuda-as a criar raízes em três a quatro semanas .

Observe as pontas dos cactos de Natal para ver se há novo crescimento!

Veja também: As galinhas podem comer maçãs? E o molho de maçã ou as sementes de maçã?

Em pouco tempo, podemos transplantar os seus cactos bebés para um alojamento mais permanente.

4. plantar estacas de cactos de Natal no solo

Os cactos de Natal só florescem quando os dias ficam mais curtos - e quando os dias ficam mais frios! São famosos por florescerem por altura das festas. São plantas milagrosas oportunas (e bonitas)!

Após algumas semanas - a sua estaca de cato de Natal começará a enraizar! Agora que tem uma estaca bem descansada e pronta - pode plantá-la num vaso limpo com terra para cactos suculentos.

A terra para vasos ajuda a reter a humidade e, usada sozinha, não é o melhor meio para propagar ou cultivar cactos de Natal.

Uma boa mistura de solo para o seu cato de Natal é:

  • Duas partes de terra para vasos.
  • Uma parte de perlite.
  • Uma parte de areia grossa.

Ou então, compre online uma mistura de cactos e suculentas de boa qualidade.

Para uma medida adicional, forre o fundo do vaso com cerca de meio centímetro de cascalho grosso para ajudar a drenagem.

5. cuidados contínuos - e replantação

Os seus cactos de Natal têm mais sede do que as outras plantas de cactos! Não se esqueça de dar bastante água aos seus cactos. De vez em quando, toque na terra. Se estiver demasiado seca, regue profundamente e deixe a drenagem do vaso funcionar.

Nunca deixe de cuidar do seu cato de Natal! Esteja atento às condições do solo - e não o deixe ficar demasiado seco.

Eles adoram humidade - por isso, pode pulverizar o seu cato de Natal com um frasco de spray se a sua casa não tiver muita humidade interior. (Se tiver a sua salamandra a pellets a funcionar em pleno durante o inverno - o seu ar pode ser mais seco do que pensa!)

Mais uma dica que precisa de saber!

É verdade que os cactos de Natal não se importam com condições de crescimento apertadas - têm a reputação de adorar vasos com raízes.

Mas se notar que as raízes se estão a desenvolver para além dos limites do vaso - pode querer transplantar os seus cactos para um vaso que seja alguns centímetros maior .

Recomendamos uma mistura para vasos de suculentas para obter os melhores resultados!

Também escrevemos um guia épico que mostra como repotencializar os seus cactos sem stress!

Ver o artigo abaixo.

Perguntas frequentes sobre a propagação de cactos de Natal

Os cactos de Natal são uma das suculentas mais bonitas que pode ter durante as férias - e são tremendamente fáceis de clonar!

Por isso, elaborámos uma lista das perguntas mais comuns sobre a colheita de cactos de Natal a partir de estacas.

Esperamos que estas perguntas o ajudem!

É possível enraizar um cato na água?

O cato de Natal enraíza-se tão bem na água como no solo. Muitos amadores de plantas têm grande sucesso na propagação de estacas de cactos na água. O mesmo acontece com o cato de Natal, e a água como meio de crescimento funciona bem.

Para enraizar o cato de Natal na água, escolha uma parte saudável da planta e corte-a. Use uma tesoura de jardim afiada. Escolher a parte saudável da planta é o mesmo processo que plantar o seu corte no solo ou na água.

Comece por colocá-lo num frasco de vidro com alguns centímetros de cascalho no fundo. Coloque as estacas cerca de dois centímetros de profundidade Coloque o vaso (ou recipiente) de cactos num local com luz solar filtrada. E seja paciente!

A vantagem de começar o seu cato de Natal na água em vez de no solo é que é possível ver as raízes quando começam a crescer Por isso, não há como adivinhar quando é que este evento ocorre.

Quando é que se deve colocar um cato de Natal no escuro?

Quando comprou o seu cato de Natal ou o recebeu de presente, é provável que estivesse a florir. Então, como fazer com que o seu cato de Natal volte a florir? Porque é que o coloca no escuro, é a questão, não é?

Se quiser que o seu cato de Natal floresça, coloque-o num local escuro e fresco. Pode demorar 8 a 16 semanas antes que as flores comecem a aparecer na sua planta.

Se quiser que floresça durante a época natalícia, deve repousar no escuro, por volta de 1 de setembro.

Se quiser que floresça na Páscoa, terá de a plantar oito a dezasseis anos semanas antes do Domingo de Páscoa, se desejar florescer nessa altura.

A luz e a temperatura são os dois factores mais importantes quando se coloca o cato de Natal no escuro.

Pode ter sol, mas precisará de 12 horas de escuridão por dia. Além disso, a temperatura do local onde a planta é mantida deve ser cerca de 55 graus Fahrenheit para que a sua planta floresça.

Os grãos de café são bons para um cato de Natal?

A borra de café fornece nitrogénio e potássio, nutrientes necessários para o seu cato de Natal. Mas não utilize a borra de café imediatamente! É melhor secá-la antes de a utilizar, pois a borra de café húmida e encharcada pode produzir bolor. Quando aplicar a borra de café seca a uma planta, adicione uma colher de sopa por cima da terra e depois regue-a.

Veja também: O melhor guia para as mini vacas das Terras Altas!

Desta forma, as borras de café libertam os seus nutrientes sempre que as rega.

É possível enraizar um pedaço de cato de Natal na água?

Sim, pode. É um método tão bom como o cultivo em solo de cato e permite-lhe ver as raízes a crescer. Enraizar o seu cato de Natal em água é também menos stressante do que pensa! Comece por encher um copo pequeno com água. Mas não precisa de muita água! O truque é submergir o fundo na água.

O resto do corte não precisa de ser feito debaixo de água. Pode usar areia grossa e grossa ou pequenas pedras para ajudar a sustentar o corte, se quiser.

Quanto tempo demoram as estacas de cactos de Natal a enraizar?

Se colocar o seu cato de Natal saudável numa zona iluminada da sua casa, demorará cerca de três a quatro semanas a crescer consideravelmente. Após quatro a seis semanas, recomendamos que volte a envasar o seu cato de Natal em terra para vasos de suculentas.

Por volta desta altura (quatro a seis semanas), suspeitamos que o crescimento da raiz do seu cato de Natal terá cerca de 2,5 cm de comprimento, o que é o comprimento perfeito para o transplantar para um vaso novo com terra suculenta!

Com que frequência se regam as estacas de cactos de Natal?

Recomendo sempre que regue os seus cactos de Natal duas a três vezes por semana. Tenha cuidado para não os regar em demasia, caso contrário podem apodrecer. Para obter melhores resultados, monitorize o solo diariamente. Quando este parecer seco - forneça um pouco de água para humedecer o solo.

Se plantou os seus cactos de Natal cortados em água, certifique-se de que repõe a água à medida que esta se evapora.

É possível iniciar um cato de Natal a partir de um corte?

Sim! Os cactos de Natal são famosos por serem fáceis de propagar a partir de uma estaca. Por outras palavras - pode retirar uma estaca do caule de um cato de Natal saudável e clonar a planta.

Pode começar o seu corte de cato em mistura de solo para cactos ou em água. Para melhores resultados - comece no início da primavera!

Como é que se faz um corte num cato de Natal?

Escolha um ramo verde brilhante e procure uma secção com cerca de 5 a 10 cm de comprimento. Segure-o com firmeza, mas com cuidado, e torça-o. Também pode usar uma tesoura afiada, se desejar. A secção de cato deve soltar-se sem esforço e estar pronta para ser plantada. Para obter melhores resultados, coloque-a numa mistura de turfa e areia ou água.

Quanto tempo viverá o meu cato de Natal?

Se cuidar bem dos seus cactos de Natal e os regar regularmente, eles podem tornar-se um presente para todas as gerações! Isto porque os seus cactos de Natal podem viver pelo menos duas décadas - ou seja, vinte anos - ou mais.

Como é que se enraíza um pedaço de cato partido?

Se o seu cato se partiu recentemente, então deve dar tempo ao seu cato de Natal para sarar. (Eles criam calos rapidamente!) Deixe o seu cato descansar numa área fresca e escura durante alguns dias.

Depois de o seu cato sarar, após cerca de 48 horas, enraíze-o como faria com um pedaço saudável que tenha retirado para propagação. Enfie-o ou coloque-o em terra para cactos, ou coloque-o em água para que comece a criar raízes.

A nossa escolha Garrafa de spray vazia 6,46

Não se engane, o seu cato de Natal adora condições de humidade. É por isso que ter um pulverizador de névoa à volta dos seus cactos é uma boa ideia. Se notar que as folhas da sua planta de cato estão demasiado secas - ofereça algumas pulverizações!

Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 07/21/2023 08:44 am GMT

Propagação de cactos de Natal fácil - e divertida!

Esperamos que o nosso guia de clonagem de cactos de Natal lhe tenha proporcionado alegria nesta época festiva!

Sabemos que a melhor maneira de aprender a propagar um cato de Natal é começar agora!

Também estamos aqui se tiveres problemas.

Não hesite em contactar-nos!

Além disso, se tiver experiência em cortar e clonar cactos de Natal ou outras suculentas, partilhe as suas dicas!

Gostaríamos de o ouvir - e esperamos receber o seu feedback.

Desejamos-lhe sorte - e Feliz Natal!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.