Porque é que a minha galinha está a perder penas? Guia completo para a perda de penas nas galinhas

William Mason 12-10-2023
William Mason

Não há nada mais adorável do que ver o seu pequeno bando de galinhas rechonchudas e cheias de penas a explorar livremente a sua quinta! Mas a dada altura da vida de cada galinha, ela perderá as suas penas, aparecendo então num estado deplorável e deplorável. Mas porque é que as galinhas perdem as suas penas em primeiro lugar?

Vamos explorar a perda de penas nas galinhas - com muito mais pormenor.

Vamos?

Porque é que a minha galinha está a perder penas de repente?

Existem algumas razões pelas quais as galinhas perdem as penas. Mas, em primeiro lugar, se notar que uma ou mais das suas galinhas perdem subitamente as penas, não entre em pânico! Pode haver uma razão perfeitamente normal e natural para as suas galinhas estarem a perder as penas, mas vale a pena investigar mais para excluir quaisquer causas mais sinistras.

Há quatro razões principais pelas quais as galinhas perdem as suas penas:

  • Muda sazonal
  • Comportamento das galinhas
  • Parasitas
  • Doença
O processo de muda é a razão mais provável pela qual as suas galinhas perdem penas. As galinhas mudam de penas todos os anos. A muda é um processo natural e saudável de eliminação de penas velhas e de crescimento de penas novas. As nossas galinhas perdem quase sempre primeiro as penas da cabeça - seguidas do pescoço, do corpo e do peito. Perdem as penas da cauda em último lugar. É de esperar que as suas galinhas ponham menos vezes durante este período.

É normal as galinhas perderem as penas?

Sim, na maior parte dos casos. A muda sazonal, em que as galinhas perdem as penas e crescem novas, é natural e normal. Há também algumas formas de comportamento das galinhas em que estas podem perder penas, como durante o acasalamento ou quando se preparam para chocar uma ninhada de ovos.

Se notar que as suas galinhas estão a perder a plumagem e que não estão a crescer novas penas, a culpa pode ser de um problema subjacente.

Qual é o aspeto da muda das galinhas?

As galinhas em muda não têm penas e podem parecer doentes, frágeis ou indispostas - pelo menos a olho nu. E pode entrar em pânico se nunca tiver visto uma galinha em muda na sua quinta! As suas belas galinhas de penas inteiras parecem de repente uma ave resgatada de um quinta de baterias de pesadelos - que raio se está a passar?!

É altura de relaxar. A muda é natural. Tal como o cabelo humano, as penas das galinhas não duram para sempre. Precisam de perder as penas velhas para que haja um novo crescimento de penas. Mas ao contrário do nosso cabelo, que cai um pouco de cada vez, as galinhas tendem a mudar grandes aglomerados de penas durante um curto período de tempo.

Durante a muda, a perda de penas começa na cabeça e vai descendo ao longo do corpo, terminando na cauda. Deverá ver rapidamente o aparecimento de penas fofas e felpudas, que são o início do crescimento de novas penas. Se examinar atentamente as suas galinhas, notará penas em forma de alfinete a sair dos folículos das penas.

Os nossos amigos agricultores perguntam muitas vezes se há alguma coisa que possam fazer para ajudar as suas galinhas durante a muda. A resposta é sim! Em primeiro lugar, evite manusear as suas galinhas durante a muda. Lembre-se de que as suas penas novas são surpreendentemente frágeis e que as galinhas são extremamente sensíveis durante este período. As galinhas também beneficiam de uma dieta especializada durante a muda. Experimente rações para galinhas com proteínas extra - muitos avicultoresconcordam que uma dieta com 20% de proteínas é perfeita para galinhas em muda (elas precisam de mais proteínas para ajudar a regenerar as penas, o que não deve ser confundido com uma dieta rica em cálcio, que é ideal para galinhas poedeiras).

Em que altura do ano é que as galinhas fazem a muda?

A altura mais comum para as galinhas fazerem a muda é no outono, o que lhes permite desenvolver uma nova plumagem antes dos meses mais frios do inverno. Um bando de galinhas tende a fazer a muda todas ao mesmo tempo, o que muitas vezes faz com que o seu quintal pareça uma luta de almofadas!

Uma muda típica pode durar até oito semanas, prolongando-se até ao início do inverno. Algumas galinhas deixam de pôr ovos enquanto fazem a muda, ou pode apenas notar uma ligeira queda na produção de ovos. Por exemplo, algumas raças de galinhas antigas podem deixar de pôr ovos enquanto perdem as penas, enquanto as galinhas híbridas põem ovos durante todo o ano.

As galinhas mais jovens não tendem a fazer a muda durante o seu primeiro outono e a sua primeira muda (normalmente) ocorre pouco antes de entrarem no seu segundo inverno, quando têm 15-18 meses de idade. Esta primeira muda pode ser severa e stressante e é natural que deixem de pôr ovos durante várias semanas durante este período.

As nossas galinhas mudam normalmente no final do outono e no inverno devido à redução da duração do dia. Felizmente, a muda dura apenas dois a três meses no máximo. Mas lembre-se de que as penas ajudam as galinhas a manter a temperatura corporal. Por isso, as galinhas precisam de ajuda extra para se manterem quentes quando perdem as penas - especialmente durante o inverno! Pode acrescentar uma ou duas lâmpadas de aquecimento no seu galinheiro para ajudar a apoiar as galinhas em muda.se várias das suas galinhas estiverem a fazer a muda, certifique-se de que todas as aves têm acesso equitativo ao aquecedor. Caso contrário, pode ocorrer bullying ou stress! (Preferimos lâmpadas de aquecimento e aquecedores radiantes que se podem desligar automaticamente. Estamos sempre preocupados com incêndios acidentais em galinheiros. Esteja atento!)

A muda das galinhas é dolorosa?

Sim. Potencialmente! As galinhas são aves resistentes e resilientes e tendem a continuar a sua rotina diária durante a muda. No entanto, a muda pode ser desconfortável e até dolorosa para a ave. Não há dúvida de que a muda é uma altura stressante para uma galinha.

O nosso adorável galo Brahma, Mary (não é um erro de digitação!), passa por um período tremendamente difícil quando faz a muda. As suas belas penas das pernas parecem causar muita dor quando crescem, e ele fica muito menos ativo durante este período. Ficamos sempre contentes quando este período stressante termina para ele. Mas em pouco tempo, ele volta a ser adorável, alegre e alegre!

Que alimentos devo dar às galinhas em muda?

Uma ração completa que contenha 20 por cento de proteínas é adequada, ou pode complementar a sua dieta regular com guloseimas ricas em proteínas.

As suas fontes de proteína favoritas incluem ovos cozinhados, restos de peixe e de carne, nozes e sementes. Também gostam de feijões germinados e leguminosas como o feijão-mungo, lentilhas e rebentos de ervilha.

Larvas de farinha secas

As larvas de farinha não geneticamente modificadas são o petisco perfeito para as aves em muda! As suas galinhas precisam de proteínas extra quando desenvolvem novas penas no peito, pescoço e cauda. Estas larvas de farinha contêm 50% de proteína bruta, 25% de gordura bruta e 7% de fibra bruta. Mas a parte mais importante é que as galinhas adoram comê-las. Outras aves também as adoram - perus, patos, codornizes, pássaros canoros, pintarroxos, pavões e pica-paus nunca conseguem obter as suaspreencher.

Obter mais informações 07/20/2023 07:35 am GMT

Porque é que as galinhas arrancam as penas?

Se vir uma galinha a puxar as penas, pode ser que esteja a fazer preening - um comportamento natural em que usam os bicos para remover a sujidade e os resíduos da pele e das penas. As penas não estão a ser arrancadas. É mais provável que seja a forma de a galinha se arranjar.

Por vezes, é normal que as galinhas arranquem as suas penas. Por exemplo, quando uma galinha fica choca, prepara uma ninhada de ovos num ninho confortável. A galinha arranca as penas mais macias do seu peito e utiliza-as para forrar o ninho - é aqui que o termo a fazer o seu ninho vem de!

No entanto, algumas galinhas arrancam as suas penas ou até arrancam as penas umas das outras. Tenha cuidado com este comportamento! Trata-se de um comportamento anormal de intimidação que pode prejudicar o seu bando e que pode levar a uma diminuição da produção de ovos, a aves pouco saudáveis, ao stress, à fuga do galinheiro, etc.

Se suspeitar que as penas estão a ser debicadas, examine os alojamentos das suas galinhas - foram satisfeitas todas as suas necessidades? A maior parte dos comportamentos não naturais ocorre porque as aves não conseguem satisfazer as suas necessidades e condutas diárias, tais como deambular e procurar alimentos.

Assegure-se de que as suas galinhas dispõem de um enriquecimento ambiental e de uma estimulação mental abundantes, com espaço para vaguear e ciscar e muito material para forragear no seu recinto.

Se o problema for uma galinha particularmente dominante com um comportamento agressivo, pode ser necessário separá-la do bando de galinhas. Separar as galinhas que causam problemas permitirá que o resto das galinhas desenvolva uma nova ordem de bicadas. As aves agressoras terão dificuldade em recuperar o seu domínio quando regressarem ao bando.

Quando os nossos amigos perguntam porque é que a minha galinha está a perder penas, normalmente há outra pergunta que se segue: porque é que as suas galinhas deixaram de pôr de repente? As galinhas põem muito menos vezes quando fazem a muda, porque o crescimento das penas requer imensa energia. É uma altura stressante para as suas galinhas. Essa é outra razão pela qual aconselhamos a não as manusear quando perdem penas. E - tente o seu melhor para minimizar o contacto com o exteriorA muda é uma altura para deixar as galinhas recuperarem, rejuvenescerem e relaxarem. Deixe-as concentrarem-se na saúde das suas penas!

As galinhas perdem as penas quando estão stressadas?

Sim, uma galinha saudável é aquela que tem uma plumagem abundante, mas qualquer galinha que esteja stressada ou com mau tempo pode começar a perder penas.

Todos nós nos esforçamos por manter as nossas galinhas felizes e saudáveis, mas algumas circunstâncias fora do nosso controlo podem causar stress. O calor excessivo, os ataques de predadores e a intimidação são as causas mais comuns do aumento dos níveis de stress nas galinhas.

As situações de vida menos que ideais podem também ser muito stressantes para as galinhas. Por exemplo, os factores ambientais indesejáveis incluem a sobrelotação, a privação de água e horários irregulares de alimentação.

Se o seu bando não estiver a prosperar, poderá ser necessário reavaliar o seu galinheiro e o seu espaço - tem demasiadas aves para o espaço disponível? Todas têm acesso suficiente a uma alimentação adequada, água e abrigo?

À medida que o seu bando se expande, é provável que tenha de acrescentar mais estações de alimentação e água para garantir que todas as aves têm acesso livre ao pequeno-almoço, almoço e jantar!

A muda não é a única razão pela qual as galinhas perdem penas. Também pode reparar que as galinhas arrancam penas umas às outras. Estamos a falar de galinhas rufias! Normalmente, descobrimos que o arrancar de penas e as galinhas rufias se devem à falta de espaço dentro do galinheiro ou à volta do local onde comem ou se deitam. As galinhas precisam de espaço para se esticarem, coçarem e desfrutarem de um banho de pó sem chocarem umas com as outras. Ofereça às suas galinhasAlém disso, assegure-se de que as suas aves têm espaço suficiente para comer e beber, sem que haja sobrelotação. E tenha pelo menos uma caixa de nidificação por cada poucas galinhas. (Quanto mais espaço oferecer às suas aves - menor será a probabilidade de elas se desentenderem, discutirem e lutarem!)

Como é que se sabe se a galinha está a mudar de penas ou tem ácaros?

Os ácaros são a ruína da vida de qualquer criador de galinhas! Uma infestação de ácaros pode surgir sem que se dê conta, fazendo com que as suas galinhas saudáveis e cheias de penas pareçam miseráveis e desgrenhadas.

Mas se as suas galinhas têm perda de penas, como é que pode saber se a causa é a muda ou os ácaros?

Durante uma muda normal, as suas galinhas devem ter um aspeto limpo, apesar da perda de penas. As galinhas com ácaros têm frequentemente um aspeto sujo, particularmente em torno da zona de ventilação.

Também vale a pena observar atentamente a galinha - vê o aparecimento de penas de alfinete? Se for esse o caso, ela está apenas a passar por uma muda normal. As galinhas com ácaros normalmente não voltam a crescer as suas penas até que os ácaros sejam eliminados.

Infelizmente, os ácaros podem ser difíceis de detetar e algumas espécies de ácaros escondem-se no galinheiro durante o dia, saindo à noite para se alimentarem das galinhas.

Qual é o aspeto dos ácaros da galinha?

O parasita mais comum encontrado nas galinhas é o ácaro vermelho da galinha, Dermanyssus gallinae .

Os ácaros vermelhos das aves recém-nascidos são cinzentos pálidos e podem ser muito difíceis de detetar entre as penas da galinha. No entanto, quando têm a oportunidade de se alimentar, adquirem uma cor vermelha escura e tornam-se muito mais visíveis.

Os ácaros das galinhas podem ser difíceis de detetar, pois são muito pequenos e escondem-se durante o dia. Muitas vezes é necessário um trabalho de detetive noturno para descobrir se as suas galinhas têm ácaros!

Veja também: As galinhas podem comer melão? Maneiras divertidas de dar melão às galinhas!

Entre no galinheiro à noite e olhe para o poleiro. Vê ácaros a moverem-se ao longo dele? Esfregue um pedaço de tecido branco ao longo da parte inferior do poleiro. Qualquer mancha de sangue vermelho indica que tem uma infestação de ácaros.

Se ainda não tiver a certeza, examine cuidadosamente uma ou duas galinhas - levante as penas à volta da zona de ventilação e poderá ver um grupo de ácaros a saborear a sua refeição nocturna.

Aqui vê-se o pior inimigo das galinhas de todo o mundo. Dermanyssus gallinae! Estas criaturas desagradáveis são pouco visíveis ao olho humano. As fêmeas ingurgitadas têm apenas cerca de 1 milímetro ou um pouco mais. Infectam galinheiros e aviários em todo o mundo - desde a China, Austrália, Nova Inglaterra, Gronelândia, América do Sul, até Madagáscar. E mais além. Também ouvimos histórias horríveis de ácaros que infectam os quintaisFelizmente, os ácaros são famosos por serem fáceis de matar. Quase todos os sabões insecticidas os erradicam (mas encontrar os seus locais de nidificação pode ser complicado).

Qual é a maneira mais rápida de se livrar dos ácaros nas galinhas?

Para o bem do seu bando, é necessário um plano de erradicação agressivo e abrangente para os ácaros. Estes ácaros podem sobreviver durante sete meses sem se alimentarem, pelo que é necessário garantir que o maior número possível seja morto antes de se reproduzirem!

O tratamento dos ácaros nas galinhas é um tema vital para a saúde das galinhas, com muitos métodos diferentes recomendados pelos criadores de gado. Se quiser aprofundar a questão dos ácaros das aves de capoeira, este artigo sobre os ácaros das galinhas é a nossa fonte favorita! Mas, por agora, aqui está o nosso guia rápido para o tratamento dos ácaros nas aves de capoeira.

É necessária uma abordagem dupla quando se trata de uma infestação de ácaros. O galinheiro terá de ser cuidadosamente limpo e as galinhas terão de ser tratadas com medicação anti-ácaros eficaz.

Os ácaros escondem-se em todos os cantos e recantos que conseguem encontrar. Por isso, é essencial esvaziar e desinfetar o seu galinheiro. Queime toda a roupa de cama e esfregue o galinheiro, os poleiros e as caixas de nidificação com uma solução de limpeza orgânica segura para as galinhas.

Em conjunto com uma boa higiene do galinheiro, é também uma ideia perfeita utilizar algum tipo de medicação inseticida nas suas galinhas. Mais uma vez, existem alternativas naturais disponíveis, mas estas podem não ser tão eficazes. Um tratamento conhecido por ser altamente eficaz contra os ácaros é a ivermectina tópica. Mas a ivermectina deve ser utilizada com moderação em diversas explorações agrícolas, uma vez que pode ser tóxica para outros animais.

Ler mais!

  • O custo da criação de galinhas nos EUA - Galinhas para carne e ovos!
  • Os guaxinins comem as galinhas ou matam-nas? + Dicas para proteger os galinheiros!
  • Criar faisões vs. galinhas para obter lucro no seu !
  • 20 galinhas que põem ovos coloridos! Ovos de galinha cor-de-rosa, azuis e azeitona?
  • Quanto tempo é que as galinhas podem ficar sem água? + Dicas de hidratação do bando!

Que doenças das galinhas causam perda de penas?

Se não conseguir encontrar uma causa para a perda de penas, como a muda ou os ácaros, então o seu bando pode estar a sofrer de alguma forma de doença ou enfermidade.

As doenças que causam a perda de penas nas galinhas incluem as seguintes.

  • Varíola aviária
  • Ventilação (cloacite)
  • Marek cutâneo
  • Poliomavírus
  • Dermatite gangrenosa

Se suspeitar que a perda de penas da sua galinha é um sintoma de qualquer uma destas doenças, é vital que procure o conselho de um veterinário especializado em medicina avícola. Nunca diagnostique e trate problemas alarmantes sem o conselho de um veterinário. Pode facilmente piorar a situação.

O que ajuda as galinhas a recuperar as penas?

Depois de ter determinado e, se necessário, eliminado a causa da perda de penas, estas devem voltar a crescer por si próprias. Certifique-se de que as suas galinhas recebem uma nutrição adequada durante este período, de preferência alimentando-as com uma ração rica em proteínas.

Veja também: Guia completo sobre os melhores animais para pequenas explorações agrícolas e herdades

Se as suas galinhas parecem estar muito cansadas e stressadas, adicione um suplemento vitamínico e mineral de boa qualidade à alimentação das galinhas e assegure-se de que elas têm acesso a muita erva para forragear. Cada galinha pode comer até meia chávena de legumes frescos diariamente e um pequeno punhado de alimentos mais calóricos, como sementes, nozes ou arroz cozido.

Conclusão

Obrigado por ler o nosso guia sobre a razão pela qual as galinhas perdem penas.

Sabemos que ver a sua galinha ficar careca é uma situação stressante.

Mas - lembre-se que a muda provoca dez vezes mais stress na sua galinha!

Por isso, aconselhamos sempre a minimizar o stress durante a época da muda.

Tente não os manusear, nunca permita que o frango seja intimidado e ofereça-lhes muitos petiscos ricos em proteínas!

Se seguir estas regras, apostamos que pode melhorar drasticamente a saúde e o bem-estar do seu rebanho!

Mais uma vez, obrigado pela leitura.

E tenham um ótimo dia!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.