Índice
Perguntaram-me recentemente qual é o meu melhor contentor de compostagem. Poder-se-ia imaginar que seria um contentor de compostagem giratório ou um tambor de compostagem, mas não é. A minha forma preferida de fazer compostagem é, na verdade, deitar tudo numa pilha. No entanto, há sítios onde não quero uma pilha e é aí que entra o Geobin. É expansível, barato e funciona lindamente.
Aqui está a minha análise do Geobin.
Geobin - O melhor compostor para o seu dinheiro
O meu compostor preferido é o Geobin. Como tenho uma horta grande, preciso de um compostor de bom tamanho para fazer o trabalho. A maioria dos compostores, incluindo os de tambor, são demasiado pequenos para fazer compostagem a granel. Vai conseguir um pouco de composto, mas vai precisar de vários contentores, o que faz disparar o preço de compra.
Veja também: O melhor moedor de carne para veados, hambúrgueres, caça selvagem e muito maisParece que este caixote do lixo Geobin não é apenas o meu melhor caixote do lixo - tem 872 avaliações na Amazon, 4,4 em 5!
Enumero de seguida alguns prós e contras.

- Fabricado nos EUA
- Grande capacidade - expansível até 4 pés (246 galões)
- A ventilação máxima promove uma decomposição acelerada
- Fabricado em polietileno de alta densidade de primeira qualidade, formulado para uma utilização prolongada no exterior
- O material inerte não se degrada nem é lixiviado para o composto ou para o ambiente
- Reciclar recursos orgânicos valiosos
Quanto adubo se pode fazer
O Geobin é fabricado nos EUA e é super simples de montar. É expansível, pelo que pode deixá-lo no seu diâmetro mais pequeno de 2 pés ou expandi-lo até aos 3,75 pés, o que permite 216 galões de material de compostagem.
É muito melhor do que, por exemplo, o popular tambor Envirocycle, que tem capacidade para 35 galões, no máximo. Pode ser o "compostor mais giro" que existe, mas também custa cerca de 190 dólares!
Como montar o Geobin
O Geobin tem um design muito simples, não lhe dará grandes problemas para o montar. É feito de um plástico flexível, que é mantido unido por chaves, o que também o torna expansível.
Pode ser um pouco frouxo quando está vazio, mas assim que tiver alguns centímetros de composto no fundo, torna-se realmente bastante estável. Se estiver a incomodá-lo, ou se estiver preocupado com tempestades, etc., algumas pessoas utilizam estacas de jardim para fixar o contentor no lugar. Um par de estacas de 1,5 m deve ser suficiente.
Como é que se retira o composto?
Existem algumas opções para retirar o composto acabado do Geobin.
- Retire as chaves de fecho mais baixas para poder abrir o Geobin. Retire a quantidade de composto que está pronta.
- Transfira a parte não utilizada para outro Geobin e utilize o composto acabado por baixo. Esta é uma óptima forma de transformar o seu composto.
- Se não quiser comprar outro Geobin, deslize o seu existente para fora do composto. Coloque-o ao lado da pilha. Coloque o composto inacabado de volta no Geobin. Isso deixa-o com uma pilha de composto acabado e utilizável.
Geobin Pros
- O apoio da Geobin é excelente. Muitas pessoas referiram ter perdido as chaves que mantêm a malha exterior unida, tendo-lhes sido enviado um conjunto gratuito depois de contactarem o vendedor.
- Grande capacidade.
- Fácil e sem complicações
- Fácil de deslocar para um local diferente.
- Barato!
Geobin Cons
- Não parece tão elegante como alguns dos caixotes do lixo mais "giros" que existem por aí.
- Algumas pessoas referiram que pode tombar em caso de vento ou se o equilíbrio não estiver correto.
- Não impede a entrada de animais. Se tiver problemas com a entrada de animais no seu composto, talvez seja melhor optar por um contentor de compostagem fechado.
- Algumas pessoas tiveram dificuldade em montá-lo. É necessário fazer um círculo com o plástico rígido e algumas pessoas referiram que precisavam de duas pessoas para o montar. Eu achei-o extremamente fácil de montar, mas é apenas algo a ter em conta.
Comentários sobre o Geobin
"Este foi o caixote do lixo mais fácil que já utilizei e pude utilizá-lo sozinho sem qualquer ajuda. Muito fácil de montar com as chaves. E quando o desmonto para o virar, basta puxá-lo e as chaves saem. O composto mantém-se no lugar e facilita-me a tarefa de o virar sozinho."
"A configuração foi muito simples e o material é muito durável."
"Dica - Geobin: Coloque um ou dois vergalhões de 4 pés, com um mínimo de 1/2 polegada, dentro da pilha de Geobin para ajudar na aeração no centro. 1/2 é mais fácil de encontrar, se você tiver 3/4 é muito melhor. Coloque seu vergalhão na pilha antes de construir para facilitar o uso. A cada poucas semanas, quando não há geada, eu dou algumas manivelas para introduzir ar.
Veja também: Guia completo da mini vaca em chávena"Este caixote do lixo tem uma excelente relação qualidade-preço. É simples, barato e funciona. Francamente, não faz muito sentido gastar mais de cem dólares por um caixote do lixo, que é o que a maioria custa."
Convencido? Pode comprar o Geobin aqui:
Como fazer compostagem
O truque da compostagem é utilizar bastante material castanho. É mais difícil do que pensa encontrar material castanho suficiente para adicionar ao seu composto, uma vez que, geralmente, terá bastantes aparas de relva e restos de cozinha, mas não tanta palha, folhas mortas ou feno, por exemplo.
Leia mais: O Guia Completo de Compostagem para um Super Solo Simples e Surpreendente
Outros materiais castanhos incluem plantas e ervas daninhas mortas, pequenos galhos e ramos, e serradura. Sem materiais castanhos, o seu composto será uma confusão encharcada e malcheirosa. Os castanhos adicionam ar ao seu composto, o que permite um ambiente de compostagem "aeróbico" (com ar).
Isto é o oposto de "anaeróbico" (sem ar). O composto anaeróbico ainda pode funcionar, mas muitas vezes cheira mal, leva mais tempo a compostar e não gera calor. O composto que não gera calor não mata ervas daninhas e patógenos / doenças ruins. Procure pelo menos ⅓ de materiais marrons.
Os materiais verdes incluem folhas verdes, ervas daninhas, flores e restos de cozinha. Os verdes são ricos em azoto, pelo que activam o processo de aquecimento. Combinados com os castanhos, terá um foguete de uma pilha de composto, pronto em apenas 8 semanas.
A última dica é mantê-lo húmido. Não encharcado, mas húmido. Assim que começar a aquecer, verá que se mantém húmido, mas até lá, dê-lhe um pouco de água quando sentir que está seco. Virar acelera muito o processo, mas envolve esforço. É melhor virá-lo a cada 4-6 semanas. Se considerar que o seu composto pode estar pronto em 2 meses, isso é apenas uma vez.
Que tipo de compostor utiliza? Qual o melhor compostor que recomenda?