As galinhas podem comer alfafa? E os rebentos de alfafa e os cubos de alfafa?

William Mason 12-10-2023
William Mason

Se na sua propriedade vivem vacas, ovelhas ou cavalos, é provável que já tenha encontrado alfafa. Este versátil alimento para animais contém imensos benefícios nutricionais e é excelente para manter o seu gado em óptimas condições.

Mas e as galinhas do seu quintal? As galinhas também podem comer alfafa? Talvez tenha pensado em cultivar alfafa para alimentar as suas galinhas? Vamos descobrir se este superalimento animal é saudável para as nossas aves domésticas!

As galinhas podem comer alfafa?

Sim! As galinhas podem comer alfafa A alfafa é fornecida às galinhas sob a forma de pellets, feno ou rebentos de alfafa. No entanto, grandes quantidades de alfafa podem causar perturbações digestivas e problemas de saúde nas galinhas, pelo que não recomendamos uma alimentação excessiva.

Em vez de depender inteiramente da luzerna, encorajamos uma dieta diversificada que consiste principalmente numa ração nutricionalmente equilibrada. A forragem e o pasto constituem normalmente uma pequena percentagem da dieta das suas galinhas.

As galinhas podem comer alfafa? Sim! Encontrámos uma coleção lendária de experiências com galinhas e alfafa da Estação Experimental Agrícola do Kansas. Os estudos analisam se as galinhas podem comer alfafa e comparam-nas com outros alimentos de pastagem. Os estudos têm quase 100 anos! No entanto, são os estudos mais completos sobre galinhas com alfafa que encontrámos.

O que é a alfafa?

A alfafa é uma forragem (saborosa) habitualmente utilizada na alimentação de bovinos, ovinos e equinos. Faz parte da família das leguminosas, estreitamente relacionada com plantas conhecidas como a ervilha, o feijão e o trevo. A alfafa está repleta de nutrientes e é cultivada em muitos países do mundo como alimento para animais.

A alfafa é fornecida aos animais de muitas formas diferentes. Para os animais de grande porte, como vacas e ovelhas, a alfafa é colhida e transformada em feno seco, forragem, pellets ou cubos. Ocasionalmente, também é cultivada para animais de pasto. Mas esta não é normalmente a forma mais eficiente de alimentar os animais com alfafa.

A alfafa é um alimento valioso para os animais porque tem um ciclo de vida de crescimento extremamente eficiente. A planta pode desenvolver um sistema de raízes intrincado que se estende por mais de seis metros de profundidade no solo, permitindo-lhe aceder a nutrientes que muitas plantas não conseguem alcançar. É também fácil de cultivar e armazenar. É também altamente palatável para os animais.

A alfafa é tóxica para as galinhas?

As nossas galinhas são criadas em regime de semi-liberdade, andam à solta pelo terreno durante várias horas por dia e, de alguma forma, acabam sempre por ir parar a um sítio onde não deviam estar, como dentro de casa ou a espreitar para dentro do politúnel!

Mas e se as suas galinhas invadirem a sua loja de rações - será que um petisco de alguns cubos de luzerna lhes faria mal?

A alfafa não é tóxica para as galinhas, mas devem ser tomadas algumas precauções quando se alimenta as galinhas com alfafa.

Em primeiro lugar, podem ter dificuldade em digerir as fibras longas e secas da luzerna. Alguns fenos de luzerna podem não ser suficientemente macios para serem comidos.

Os elevados níveis de proteínas da luzerna podem também causar problemas de saúde às galinhas se esta for alimentada em grandes quantidades.

E, tal como acontece com qualquer novo tipo de alimentação, uma mudança súbita na dieta pode causar uma perturbação digestiva.

Acreditamos que o pastoreio de luzerna beneficia as suas galinhas de uma forma que a maioria dos criadores de gado ignora! Deixar as suas galinhas e galos pastar em pastagens garante-lhes muitos exercícios saudáveis. E - é humano e moral deixar as suas aves esticar as asas, coçar e explorar livremente. Também lemos um estudo que indica que as galinhas que comem muita luzerna e pasto natural podem pôr ovos com mais saúdeGorduras ómega 3. Os bónus e os benefícios acumulam-se.

A alfafa é boa para as galinhas?

A alfafa é utilizada para alimentar animais de grande porte, uma vez que é um alimento forrageiro com elevado teor de fibras. É também uma excelente fonte de proteínas altamente digeríveis e está repleta de cálcio. Se pretende criar animais grandes e fortes, a alfafa é o alimento perfeito!

Mas e as nossas preciosas galinhas - será que alimentar com luzerna também é bom para elas?

A alfafa tem alguns benefícios nutricionais para as galinhas e pode ser dada como alimento suplementar juntamente com a ração normal das galinhas. A alfafa contém vitaminas A e E. Também está repleta de minerais como o cálcio, o potássio, o fósforo, o zinco e o ferro.

Por isso, se é um agricultor ou um criador de galinhas de quintal, adicionar um pouco de alfafa à ração diária das suas galinhas pode ser uma óptima forma de melhorar a sua dieta. Estas adoráveis galinhas dão-nos ovos frescos todos os dias e merecem os melhores petiscos e guloseimas que podemos oferecer.

Que quantidade de alfafa devo dar às minhas galinhas?

Embora a luzerna seja um bom alimento para as galinhas, só deve ser utilizada como suplemento da dieta principal. Felizmente, as galinhas parecem ter um instinto inato sobre o que é bom para elas. E reparámos que as nossas galinhas normalmente não exageram numa só coisa.

Por exemplo, quando as nossas galinhas saem para o seu passeio diário, alimentam-se avidamente de todos os insectos que encontram durante a primeira meia hora. Após esta caça inicial, passam o seu tempo a apanhar as ervas e as plantas, mordiscando folhas, flores e rebentos. Desde que comam a sua ração diária de alimentos comerciais, são livres de obter uma dieta totalmente equilibrada nas suas expedições de procura de alimentos.

Tal como acontece com qualquer alimento novo, é aconselhável introduzir a alfafa gradualmente. Dê uma pequena quantidade às suas galinhas algumas vezes por semana durante algumas semanas. Depois, lentamente, dê-lhes acesso a mais. Se notar que elas não estão a comer a ração comercial, reduza novamente a quantidade de alfafa.

Por outras palavras - as suas aves devem sempre comer primeiro a sua ração comercial e equilibrada, que é sempre mais vital para a sua saúde. A alfafa é apenas um snack suplementar à sua dieta equilibrada.

As galinhas podem comer rebentos de alfafa?

Se está à procura de uma forma divertida e fácil de alimentar as suas galinhas com alfafa, então os rebentos de alfafa são um ótimo petisco para as galinhas. Os rebentos de alfafa são os rebentos em crescimento da semente de alfafa, e as galinhas adoram-nos!

Dependendo do espaço disponível, existem algumas formas de cultivar rebentos de luzerna para as galinhas. Se tiver um sistema de rotação de recintos, em que as galinhas se deslocam de uma área para outra, semeie sementes de luzerna num dos recintos vazios. Quando os rebentos tiverem alguns centímetros de comprimento, deixe as galinhas voltarem para o recinto e veja-as a desfrutar do seu banquete!

Se tiver pouco espaço ou se tiver duas ou três galinhas, plante alguns rebentos de alfafa num tabuleiro de sementes. Estas pequenas sementes germinam sem esforço numa fina camada de composto e, quando estiverem suficientemente grandes, basta colocar o tabuleiro no galinheiro para que as galinhas as mordisquem.

No entanto, não são apenas os rebentos de luzerna que as galinhas apreciam. Se tiver tempo e espaço, deixe algumas sementes de luzerna crescerem e transformarem-se em plantas de tamanho normal para as suas aves petiscarem quando tiverem fome - ou estiverem aborrecidas. Os rebentos de luzerna são um petisco económico e nutritivo para as suas galinhas. E por muito pouco dinheiro!

Os cubos de alfafa são bons para as galinhas?

Com moderação, os cubos de alfafa são um excelente petisco para as suas aves. Os cubos de alfafa são uma forma conveniente e sem confusão de alimentar as galinhas com alfafa, embora nem todas as galinhas estejam interessadas em comer os cubos secos ou os granulados de alfafa. Mas lembre-se, as raças de galinhas pequenas não conseguem lidar com os cubos de alfafa maciços para gado de carne. Os cubos de alfafa da sua galinha podem precisar de ser esmagados em pedaços mais pequenos, oupode pô-los de molho em água para os tornar macios e saborosos.

Tradicionalmente, muitos criadores de gado suplementam a dieta das suas galinhas com alfafa durante os meses frios de inverno. As proteínas e o cálcio extra podem ajudar a alimentá-las durante uma época difícil do ano, especialmente durante a muda.

É possível utilizar feno de alfafa para as galinhas?

De um modo geral, as galinhas não se interessam por grandes pilhas de feno de luzerna, pois os talos duros da erva são demasiado difíceis de digerir e elas preferem comer erva fresca e verde.

No entanto, quando se trata de um feno de alfafa fofo e solto, a história é completamente diferente! A alfafa é diferente da erva; tem caules finos e uma grande quantidade de folhas. A natureza mais leve do feno de alfafa significa que, mesmo quando seco, é palatável e fácil de digerir pelas galinhas.

Veja também: 20 melhores calças de inverno para trabalho ao ar livre

O bom do feno de alfafa é que pode comprá-lo em mini-fardos na loja de alimentos para animais. Estes pequenos fardos são práticos de guardar, perfeitos para dar às suas galinhas um punhado de feno de alfafa de manhã.

Pode pendurar fardos de feno no galinheiro para que as galinhas o possam debicar sempre que quiserem, ou utilizar um mini-cabide de feno para galinhas. Em alternativa, pode colocar o fardo inteiro no galinheiro e deixá-las debicá-lo à vontade!

Que tipo de feno para o interior de um galinheiro?

Falando de feno, qual é o melhor tipo para utilizar num galinheiro? As camadas de feno são utilizadas para forrar as caixas de nidificação, dando aos seus amigos de penas um local agradável e aconchegante para fazerem as suas tarefas diárias. Para o chão do galinheiro? A maioria dos criadores utiliza materiais mais absorventes, como palha cortada, aparas de madeira ou papel picado.

Pode utilizar feno de alfafa no galinheiro, mas aposto que as galinhas o comerão rapidamente - ou uma boa quantidade. Não é necessariamente uma coisa má, mas se não o substituir regularmente, as caixas de nidificação ficarão em breve vazias.

O melhor feno para as caixas de nidificação num galinheiro é o feno de erva macia, como o feno de prado. O feno de prado pode ser comprado em pequenos fardos numa loja de alimentos para animais de estimação ou pode ser comprado em grandes quantidades num agricultor local ou num grossista.

A alfafa é uma excelente cultura forrageira para as suas galinhas. A alfafa é uma planta perene resistente - e como a alfafa é robusta, as suas galinhas não matarão a planta. No entanto - a principal desvantagem é que as suas aves podem não gostar de comer alfafa. Apostamos que o seu bando prefere larvas, larvas de moscas, procurar insectos ou ração para galinhas em vez de alfafa.

Os fardos de feno são bons para as galinhas?

Embora as galinhas adorem um fardo de luzerna, não estão (normalmente) interessadas noutros tipos de feno, mas os fardos de feno continuam a ter um objetivo na nossa criação de galinhas.

Um simples fardo de feno pode ser uma óptima estrutura para as galinhas treparem, e é frequente encontrar as suas adoráveis senhoras empoleiradas em cima de um se deixar um fardo no recinto. Elas também vão gostar de procurar à volta do fardo pequenos insectos para petiscarem quando tiverem fome ou quiserem procurar alimentos.

Por falar em insectos, experimente deixar um fardo de feno no chão durante algumas semanas. Depois vire-o - terá um buffet orgânico a fervilhar para as suas galinhas! Este feno não será bom para alimentar os animais, mas pode espalhá-lo à volta do seu galinheiro no inverno para evitar que se transforme num banho de lama.

A melhor parte deste processo é que, na primavera? as sementes do fardo brotarão, dando às suas galinhas mais um banquete!

Conclusão

Está pronto para experimentar a luzerna para as suas galinhas?

Quer compre um pequeno fardo de feno de alfafa, semeie um tabuleiro de rebentos de alfafa ou até cultive um pedaço de alfafa como forragem de inverno para as suas galinhas, esta é uma forma rápida e fácil de aumentar a dieta das suas galinhas. Mas lembre-se de que este superalimento para galinhas deve ser dado como suplemento e não como dieta principal!

Está a sentir-se inspirado para tentar cultivar alfafa para as suas galinhas? Eu sei que vai fazer parte do meu plano de sementeira da primavera deste ano! Cultivar culturas forrageiras para as galinhas é ótimo para poupar dinheiro. E é algo que todos os criadores de gado deviam experimentar. Mal posso esperar para ver as minhas filhas a encontrarem um pedaço de alfafa nos seus passeios diários de procura de alimentos!

E tu?

Veja também: 49 Coisas Estranhas para Desidratar num Desidratador - Cogumelos Desidratados, Torradas Francesas, Chucrute?!

As suas galinhas comem alfafa? Talvez as suas galinhas adorem alfafa, mas e os seus galos?

Ou - talvez outros animais na sua herdade adorem alfafa? (Talvez ovelhas, perus, vacas ou cabras? diga-nos!)

Muito obrigado pela leitura.

Tenha um excelente dia!

Larvas de farinha secas grandes inteiras

Se as suas galinhas estão cansadas de procurar alimento nos campos de alfafa, então dê-lhes algo mais saboroso! Procurámos em todo o lado o melhor petisco para galinhas que todo o seu bando vai adorar! Aqui estão 11 libras de larvas de mosca-soldado negra 100% não OGM. Sem aditivos ou sprays! Também contêm 50 vezes mais cálcio do que as larvas de farinha - e as críticas são, na sua maioria, excelentes.

Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem custos adicionais para si. 07/20/2023 11:10 am GMT

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.