Como abrir uma vala para drenagem em 5 passos simples!

William Mason 12-10-2023
William Mason

Escavar uma vala de drenagem pode ser a melhor opção para movimentar a água no seu quintal. As valas de drenagem também são úteis na herdade porque Deus tem sentido de humor e muitas vezes dá-lhe demasiada água no sítio errado e na altura errada.

As valas de drenagem podem ser escavadas à mão ou à máquina. Não, não está a desenterrar o Grand Canyon! Mas provavelmente terá mais sujidade do que o esperado de uma vala de 12 polegadas de largura por 24 polegadas de profundidade. E uma boa parte dela precisará de uma nova casa.

Começar é complicado, a menos que se tenha um guia prático de abertura de valas Não se preocupe. Fizemos um para si.

Aqui está ele!

Escavar uma vala para drenagem em cinco passos simples

Encontrámos vários tutoriais sobre trincheiras de infiltração quando pesquisámos como escavar uma trincheira para drenagem. Uma trincheira de infiltração é uma trincheira estreita com gravilha. As trincheiras de infiltração ajudam a gerir o excesso de água, as chuvas fortes, os pátios húmidos e as inundações no quintal! No entanto, não são ideais para grandes propriedades comerciais ou herdades e são mais adequadas para herdades mais pequenas, com menos de dois hectares.Também pode escavar uma vala semelhante à volta da sua casa com gravilha grossa para ajudar a reduzir os danos causados pela água e pela água das chuvas fortes.

Temos muita experiência com pátios lamacentos, neve e escoamento de tempestades, e problemas de drenagem de água. É por isso que somos apaixonados pelo seguinte plano de jogo de escavação de valas em cinco passos.

  • Passo 1: Planear e conceber a sua vala de drenagem
  • Passo 2: Calcular a profundidade da vala e o declive da vala
  • Passo 3: Reúna o seu equipamento de escavação de valas
  • Passo 4: Cavar a sua vala
  • Etapa 5: Acabamento da vala de drenagem

Vamos também examinar mais detalhadamente estas cinco etapas de abertura de valas.

Vamos?

Eis como planear, conceber e escavar a sua vala corretamente à primeira!

Passo 1: Planear e conceber a sua vala de drenagem

Escavar uma vala é um trabalho árduo e perigoso! Esticar a zona lombar a lutar contra raízes de árvores ou a levantar canos de água pesados ou cascalho adicional é a menor das suas preocupações. Estamos a falar de lesões e colapsos em valas - que são mais comuns do que possa suspeitar. Lemos que dois metros cúbicos de solo de jardim podem pesar mais de 6.000 libras! Por essa razão - recomendamos sempre queE se escavar uma vala com mais de alguns metros de inclinação - não se acanhe, peça ajuda a um empreiteiro competente em gestão de águas!

Provavelmente conhece bem o seu quintal - onde a água se acumula e para onde gostaria que ela fosse. Antes de começar, faça um plano. Se tiver um ponto baixo natural para onde possa direcionar o escoamento sem causar problemas?

É necessário um nível para obter a inclinação de drenagem adequada na vala quando escava. E utilizar um nível de 1,5 m (ou um nível laser) para mapear a disposição da sua área de drenagem pode surpreendê-lo. Pode haver mais ou menos inclinação do que pensa. Ter esta informação permite-lhe planear a sua drenagem de forma eficiente.

Outra forma rápida de encontrar elevações é passar linhas de fio entre estacas sólidas. Depois, pendure níveis de linha de fio a partir delas. Uma vez que todas as linhas estejam niveladas, torna-se uma questão de medir da linha ao solo. Este processo de medição dir-lhe-á a queda natural da área.

A sua vala não precisa de ser reta. Pode desenhá-la com curvas para passar por áreas que quer drenar - desde que o declive se mantenha consistente. Deve ter como objetivo pelo menos uma inclinação de uma polegada por cada dez pés de corrida .

Eu sei que parece uma queda muito superficial, mas não se esqueçam que se começarem 12 polegadas de profundidade e uma vala de 120 pés de comprimento , acaba por 24 polegadas de profundidade . Passe uma linha de cordel ao longo de um dos bordos do buraco proposto para a trincheira para ajudar a orientar a escavação.

Nota do Editor! Em quase todo o território dos EUA e do Canadá, uma chamada ou um sítio na Internet fará com que todos os serviços públicos locais se desloquem ao seu local para marcar os canos, fios e drenos subterrâneos. FAÇA-O - mesmo que saiba onde e a que profundidade tudo se encontra.

Passo 2: Calcular a profundidade da vala e o declive da vala

Cavar a vala de drenagem é a parte mais crítica, mas também é fácil errar. Vamos com calma e analisar a profundidade e a inclinação da vala - antes de cavar!

Que profundidade deve ter a sua vala de drenagem?

As valas de drenagem têm normalmente cerca de 12 polegadas de largura e 18 a 24 polegadas de profundidade A maioria dos sumidouros utiliza um Tubo de medição de 4 polegadas Por outras palavras, um Vala de 12 polegadas de largura deixa espaço para a gravilha e o enchimento. 18 polegadas de profundidade permite espaço para um leito de cascalho, tubagem, cascalho de pedra e solo superficial, se assim o desejar.

Qual é a inclinação necessária para a drenagem?

A sua vala ou tubo deve ter uma inclinação de pelo menos uma polegada por cada 10 pés de extensão. Mais inclinação equivale a um buraco de vala mais profundo. Estará pelo menos 10 polegadas mais profundo na extremidade de saída de uma extensão de 100 pés. E 20 polegadas mais profundo se quiser uma inclinação de 2 polegadas. Mais terra para mover. Mais cascalho para encher.

Desde que o tubo do seu esgoto seja perfurado, não deverá congelar, independentemente da profundidade da linha de gelo ou da inclinação do declive.

Ler mais!

  • 5 maneiras de parar o escoamento de água do quintal do vizinho! Água da chuva + águas pluviais!
  • Ideias Práticas para a Drenagem de Calhas e Sumidouros - Barris de Chuva, Cisternas e Mais!
  • Como dar bom aspeto a uma vala de drenagem - 25+ ideias!
  • Como tapar a lama no quintal - 5 maneiras fáceis
  • Como colocar pedras numa encosta para parar a erosão - desde pedrinhas minúsculas a pedras enormes

Passo 3: Reúna o seu equipamento de escavação de valas

Pesquisámos como escavar um dreno francês no blogue da Extensão da Universidade do Estado do Mississippi. É um dos melhores recursos para os proprietários rurais que precisam de escavar uma vala normal para ajudar a gerir um quintal encharcado ou problemas de drenagem. A primeira dica que mencionaram e que nos chamou a atenção foi a de garantir que a saída do tubo se faz numa inclinação descendente.Leia o guia de conservação da água para obter mais dicas sobre drenagem de águas pluviais - incluindo mais sobre jardins de chuva, biofiltros e valas.

Quer esteja a abrir uma vala à mão ou com uma máquina, necessitará de equipamento. Algumas das coisas de que provavelmente necessitará para qualquer tipo de vala são as seguintes

  • Nível Para garantir que a inclinação se mantém constante.
  • Carrinho de mão Para transportar cascalho e retirar o excesso de terra.
  • Espada Para remover a sujidade da vala. Para lançar a pedra, o cascalho ou a rocha na cavidade da vala. Para substituir a terra e a relva.
  • Enxada Alisar a vala de drenagem e a gravilha de pedra.
  • Fita métrica Uma fita métrica de 25 pés (com uma lâmina de pelo menos 1 polegada) e uma de 100 pés para medir profundidades e comprimentos.
  • Luvas de trabalho As minhas são luvas de montaria para rodeos e ranchos de trabalho. Adoro luvas de montaria! Menos costuras = menos bolhas.

Ferramentas necessárias para abrir uma vala à mão

  • Pá de trincheira As pás de trincheira também se encaixam na trincheira e cortam o solo.
  • Enxada de arranque (Picareta) Pontas de picareta para quebrar o solo compactado e pontas de enxada para as raízes.
  • Pá de fundo plano São ferramentas úteis para limpar a vala e manter a camada inferior plana e lisa.

Opções de abertura de valas mecanizadas

  • Escavadora de valas Provavelmente, não vale a pena alugar um destes.
  • Retroescavadora Se tiver uma retroescavadora, se tiver acesso a uma ou se tiver um amigo com uma, esta é a forma mais rápida e mais fácil de escavar uma vala, colocar o cascalho e fechá-la.

Passo 4: Cavar a sua vala

Uma das partes mais complicadas da escavação de uma vala para evitar problemas de água é o cálculo do declive natural. Uma dica útil que lemos no sítio Web da Universidade do Estado de Washington é ter como objetivo uma inclinação de meio a um por cento. Dão o exemplo de que, por cada 100 pés de vala, esta deve descer cerca de um pé. (Dizem para ter como objetivo meio a um por cento. No entanto, gostamos dea ideia de uma vala mais íngreme é melhor!)

Agora que já planeámos a nossa vala de drenagem, está na hora de pôr as mãos na massa. Vamos começar a cavar a nossa vala à mão!

Depois de todos os preparativos terem sido feitos, é altura de ter as costas fortes! Enquanto estiver a cavar, verifique regularmente a inclinação. Eu usaria um nível de 1,80 m. Se for mais curto, arrisca-se a construir um canteiro em balanço.

Outra opção é deixar a linha nivelada num dos lados da vala e medir até ao leito da vala de poucos em poucos metros.

(Pode também considerar a escavação mecanizada de valas utilizando equipamento pesado).

Veja também: Melhor linha de aparador para aparadores de cordas

Nota do Editor! Se a área estiver seca, a escavação é muito mais fácil se a regar durante cerca de uma hora na noite anterior.

Etapa 5: Acabamento da vala de drenagem

Procurámos erros populares na escavação de trincheiras no sítio Web do Gabinete de Eficiência Energética e Energias Renováveis. Mencionam que a maior parte das pessoas que escavam trincheiras não as fazem suficientemente largas! Sugerem que escave a sua trincheira com cerca de 14 polegadas de largura e 22 polegadas de profundidade. (Pouco menos de dois pés de profundidade.) Além disso, pode ser sensato consultar a sua empresa de serviços públicos local se estiver em risco deÉ melhor prevenir do que remediar! Uma organização popular em Nova Inglaterra, a Dig Safe, ajudará a notificar gratuitamente as empresas de serviços públicos próximas sobre o seu projeto de escavação de valas! No entanto, não funciona em todos os estados.

Antes de terminarmos, devemos pensar em como garantir a melhor drenagem possível. Considere estes toques finais para a sua operação de abertura de valas!

Dreno de cascalho

Quando a vala estiver concluída, pode enchê-la a três quartos com cascalho ou pedra. Cubra o cascalho ou as pedras com terra e plante relva. Outra opção é encher a vala até ao nível do solo com pedras de jardim ou de terreno. Ao fazê-lo, criará um passeio através do jardim ou um elemento no quintal.

A tela de paisagismo retarda o crescimento de ervas daninhas e evita que as pedras de paisagismo se afundem no fundo da vala de drenagem. (A tela de paisagismo evita que tenha de tapar as pedras da vala irritantes de dois em dois anos!)

Cascalho e tubo de drenagem

Um dreno de cascalho e tubo é essencialmente o mesmo que um dreno de cascalho puro com um tubo perfurado de 4 polegadas incorporado na construção para transportar a água. Coloque 3 ou 4 polegadas de cascalho ou rocha na vala (com ou sem pano de paisagem) e coloque o seu tubo.

Cubra os lados e o topo com 3 ou 4 polegadas de rocha. Tem agora a opção de encher a vala com rocha - ou de a encher com terra e semear. Se utilizou um pano de jardinagem, envolva-o sobre o enchimento de cascalho antes de terminar a vala de drenagem. Isto evita que a sujidade passe através das rochas e tape o tubo.

Dreno de barril

Qualquer vala de drenagem combina perfeitamente com um barril. Em vez de drenar para um local baixo, faça um buraco no final da sua vala. Faça o buraco suficientemente grande para um barril de 55 galões. Faça furos no barril para permitir que a água escorra para o solo circundante. Coloque-o no buraco da vala sobre uma cama de cascalho de 4 polegadas. Preencha entre o barril e o solo da vala com mais cascalho.

Não se esqueça da capa.

Estamos a meio da leitura de um relatório intitulado How to Manage Stormwater (Como gerir as águas pluviais) dos Serviços Ambientais da cidade de Portland. O primeiro passo que aconselham antes de escavar uma vala é fazer um esboço do terreno da vala. Adoramos a ideia! Tente imprimir uma fotografia aérea da sua propriedade. Depois, considere a localização de áreas alagadas, áreas pavimentadas, declives e condutas de água. Isto pode ajudar a determinar a localização idealE o planeamento torna sempre mais fácil a abertura de valas!

Quanto tempo demora a escavação de uma vala de drenagem?

Se estiver em boa forma física e tiver operado pás, pentes, picaretas e enxadas, pode contar com uma taxa de cerca de 10 pés por hora O tipo de solo, a profundidade e vários obstáculos (rochas) alteram o tempo necessário.

Veja também: Fumador de fogueira primitivo DIY - Como fumar carne na natureza

Nota do Editor! O seu filho adolescente não vai estar nem perto dos 3 metros por hora. Não estamos a repreendê-los, mas também não somos assim tão rápidos! 🙂

Sumidouros cegos

A nossa parte do mundo é dotada de nascentes naturais. Quando construímos a casa, encontrámos algumas que corriam para a cave. Resolvemos o problema escavando um poço com cerca de Vala com 4 pés de profundidade ao longo da parte de trás e dos dois lados, acrescentando cerca de 2 pés de cascalho O sistema transporta toda a água da nascente à volta da casa e para a vala em frente.

Encontrámos uma fotografia deste adorável Jack Russell terrier enquanto procurávamos a forma mais fácil de escavar uma vala. Imaginámos que acrescentaria um toque de humor ao nosso guia. Se não, alguma motivação! Estes cães parecem divertir-se sempre a descobrir a terra solta. Infelizmente, achamos que não sabem parar de escavar quando atingem a camada de gravilha. De qualquer forma - agradecemos a sua leitura!

Conclusão

Sabemos que cavar uma vala para drenagem não é o projeto mais divertido ao ar livre.

Mas uma gestão adequada da água pode transformar o seu quintal lamacento num paraíso muito menos lamacento.

Esperamos que as nossas estratégias de abertura de valas no quintal o tenham ajudado.

Se tiver perguntas sobre a abertura de valas ou dicas de gestão da água, partilhe-as!

E obrigado pela leitura.

Tenha um ótimo dia!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.