O que plantar numa associação de ameixeiras

William Mason 12-10-2023
William Mason

Para tirar o máximo proveito de um grupo de ameixeiras, é sempre importante colocá-lo no local certo e selecionar as melhores plantas companheiras para ajudar o seu grupo de ameixeiras a prosperar. Compreender o tipo de solo que as ameixeiras preferem e as suas necessidades de luz é vital para o sucesso.

A escolha de plantas adequadas da família das árvores de fruto e a reflexão holística sobre a conceção do seu jardim podem ajudá-lo a obter rendimentos mais elevados e a tirar mais partido do seu jardim.

O que plantar numa família de ameixeiras?

Para decidir o que plantar num viveiro de ameixeiras, seguimos sempre os conselhos da mãe natureza! Comece por analisar os arbustos, as flores, as árvores de fruto e as plantas da sua zona. O que cresce naturalmente na sua zona? Comece por aí!

As culturas de cobertura do solo frutíferas, as flores silvestres autóctones, os bolbos e os arbustos são excelentes companheiros da família das ameixeiras.

A vida selvagem local, os polinizadores benéficos e as criaturas indígenas do jardim prosperam com uma sebe e uma floresta alimentar diversificadas, tal como a sua associação de ameixeiras.

Mas - lembrem-se sempre disso quando decidirem o que cultivar no vosso grémio de ameixeiras... A vossa ameixeira está sempre em primeiro lugar!

O que quero dizer é o seguinte.

O que deve plantar numa associação de ameixeiras? Plante mais variedades de ameixeiras! Embora algumas cultivares de ameixeiras europeias possam ser auto-férteis, a adição de várias variedades de ameixeiras pode aumentar o rendimento das suas ameixeiras. Em grande escala! Também descobrirá que as ameixeiras produzem algumas das flores mais deslumbrantes de qualquer membro da associação de árvores de fruto - fazendo com que os seus esforços valham a pena dez vezes mais.

Escolher uma ameixeira

A escolha de uma família de ameixeiras começa com a escolha da árvore central. Existem várias ameixeiras (Prunus) diferentes que pode considerar cultivar no seu jardim.

Pode escolher a Prunus domestica - ameixa europeia ou os seus híbridos. Pode também considerar as ameixas asiáticas. Tem também a ameixa americana, ou Prunus Americana.

Uma vez que sabe qual é o tipo de ameixeira que deseja cultivar, é claro que terá de pensar quais são as melhores companheiras da ameixeira. É sempre uma excelente ideia falar com os produtores locais e pedir conselhos para encontrar uma variedade de cultivares de ameixa bem adaptados às condições de crescimento locais.

Lembre-se de que, ao escolher árvores enxertadas, é preciso considerar também o porta-enxerto no qual elas são cultivadas. Os porta-enxertos de ameixeira determinarão o tamanho da sua árvore.

Escolher um local para uma ameixeira & Guilda

Ao escolher uma ameixeira, é evidentemente essencial refletir sobre as condições de crescimento que pode proporcionar. A análise das necessidades da ameixeira ajudá-lo-á a escolher um local adequado para ela e para a sua família de árvores de fruto.

Ameixeiras & Níveis de luz solar

Um aspeto importante a ter em conta é a luz solar. A maioria das ameixas necessita de muita luz para produzir frutos abundantes, mas se vive numa zona de clima mais quente, então as condições de crescimento com sombra podem ser benéficas.

De que tipo de solo gostam mais as ameixeiras?

A maior parte das ameixeiras europeias tem necessidades hídricas (relativamente) elevadas, florescendo melhor em solos argilosos ou argilosos que retêm a humidade, mas também precisam de condições de drenagem livre e não gostam de locais que ficam encharcados.

A adição de bastante matéria orgânica ajuda a melhorar a drenagem das ameixeiras. A matéria orgânica também ajuda a reter a humidade em solos mais leves. E a matéria orgânica também dará às ameixeiras as condições férteis e ricas em nutrientes de que necessitam.

O solo ligeiramente ácido é o ideal, mas as ameixeiras são frequentemente tolerantes a uma grande variedade de solos, desde que sejam razoavelmente bem drenados.

As ameixas asiáticas são frequentemente mais tolerantes ao calor, mas menos tolerantes às geadas. Evite plantá-las num local da paisagem que se torne uma bolsa de geada. Escolha um local abrigado e ensolarado para obter os melhores resultados.

As ameixas americanas podem ser uma boa escolha onde os níveis de água são mais baixos. São razoavelmente tolerantes à seca e podem lidar com diferentes tipos e condições de solo dentro da sua área de distribuição nativa.

Seleção de uma guilda - O que cresce debaixo das ameixieiras?

Compreender o que as ameixeiras precisam e o ambiente em que crescem melhor também pode ajudá-lo a combiná-las com plantas da guilda que possam desfrutar de condições semelhantes.

Então - o que plantar num grémio de ameixeiras à volta e debaixo das árvores?

A chave para criar uma associação para a ameixeira é encontrar plantas que gostem de condições semelhantes, mas mais do que isso, trata-se de encontrar plantas que trabalhem bem umas com as outras sem aumentar demasiado a concorrência e que ajudem a própria ameixeira de várias maneiras.

As ameixeiras mantêm a sua herdade alimentada. As ameixeiras maduras podem produzir cerca de cinquenta a oitenta quilos de ameixeiras por ano. A única desvantagem é que as ameixeiras bebés demoram até três anos a dar frutos. Esta é uma das razões pelas quais adoramos plantar muitas culturas de cobertura do solo, como morangos, à volta das nossas árvores de fruto mais impressionantes (mas de desenvolvimento mais lento)!

Que flores funcionam bem à volta das ameixieiras?

As guildas de ameixieiras devem sempre incluir uma variedade de flores, pois as flores trazem frequentemente polinizadores e outros animais selvagens benéficos que ajudam a manter o número de pragas baixo.

Algumas plantas com flores também proporcionam outros benefícios dentro de uma guilda, como a fixação de azoto, a acumulação dinâmica através de raízes profundas, etc. Algumas flores também podem proporcionar rendimentos adicionais e ser comestíveis ou benéficas para nós de outras formas.

  • Escolha muitas plantas autóctones bem adaptadas à sua região, que trazem benefícios para a vida selvagem.
  • Seleccione opções que floresçam durante todo o ano! Concentre-se especialmente no início da primavera, para que já haja polinizadores por perto quando as árvores de fruto estiverem em flor.

Pode-se plantar bolbos à volta de ameixeiras?

Os bolbos de floração primaveril e os bolbos comestíveis, como os alliums, podem ser colocados à volta dos bordos do grémio para impedir que a erva cresça neles.

As plantas efémeras da primavera ajudam a captar e armazenar água e nutrientes antes de os libertarem de novo no sistema quando as folhas morrem.

Os Alliums são particularmente benéficos porque repelem, confundem ou distraem uma miríade de espécies de pragas.

Que ervas funcionam bem com ameixeiras?

Muitas ervas aromáticas também são perfeitas para as guildas de ameixeiras, pois podem atrair insectos benéficos e ajudar a repelir as pragas que não quer. (Pragas que ninguém quer!)

Yarrow, arruda, tansy, borragem, hortelã (em locais mais sombreados), endro, amor-perfeito e, nas franjas ensolaradas de uma guilda, tomilho, lavanda e outras ervas mediterrânicas, podem ser extremamente benéficas numa guilda de ameixeiras.

Deve-se plantar morangos debaixo de ameixeiras?

Não se esqueça que uma boa plantação de ameixeiras pode não só ajudar a árvore no seu cerne, mas também proporcionar uma série de rendimentos adicionais através da plantação em camadas.

Os morangos são apenas uma planta comestível que pode considerar plantar à volta das bordas exteriores de um grupo de ameixeiras. Mas lembre-se, os morangos silvestres (Fragaria virginiana ou Fragaria vesca) dão-se melhor à sombra do que os morangos de jardim. Os morangos de jardim preferem um local mais solarengo!

Também é possível cultivar uma série de outras plantas comestíveis em torno de uma ameixeira, incluindo arbustos frutíferos (Rubus, Ribes, Vaccinium, etc.), folhas verdes perenes e alliums perenes, para dar apenas alguns exemplos comuns.

Deve-se aplicar a cobertura morta numa ameixeira?

Se tiver um grupo de árvores de fruto ou outros arbustos e ecossistemas arbóreos no seu jardim, a cobertura morta deve fazer parte da sua rotina anual de jardinagem.

Enquanto as plantas de folha caduca deixam cair as suas folhas e devolvem os seus nutrientes ao sistema, também pode dar uma ajuda às plantas cortando e deixando cair certas culturas. Também pode adicionar compostos e outros materiais orgânicos como lascas de madeira, especialmente durante o estabelecimento do sistema.

Exemplo: Grémio das Ameixeiras

Planear um grupo de ameixeiras com muitas companheiras de ameixa é uma excelente forma de transformar o seu quintal numa bela floresta de alimentos!

Aqui está um exemplo de uma guilda de ameixeiras com colheitas abundantes para considerar.

  • Ameixoeira - Encontrar uma cultivar de ameixeira que se desenvolva bem na sua região é um bom começo.
  • Amorpha fruticosa (falso anil) - Fixação de nitrogénio, alguma repulsão de insectos e outros rendimentos menores.
  • Groselha (Ribes ssp.) - Excelente rendimento e comestível. Atractor de polinizadores.
  • Yarrow - Acumulador dinâmico (mulch). Medicinal. Atrativo para a vida selvagem.
  • Alexandres - A alexandrina, também chamada smyrnium olusatrum, é a salsa romana! É comestível e é um excelente atrativo para a vida selvagem.
  • Camassia quamash - Raiz comestível. Atrativo para a vida selvagem.
  • Claytonia virginica - É uma bela planta perene, comestível e que também atrai polinizadores simpáticos.
  • Alazão de madeira violeta - Comestível e excelente para atrair polinizadores.
  • Morango silvestre - Bagas comestíveis. Boa cobertura do solo.
  • Tomilho - Erva aromática comestível e medicinal. Cobertura do solo. Atração da vida selvagem.
  • Cebolinho - Repelente de pragas, atrativo para a vida selvagem, rendimento comestível.
As ameixeiras dão frutos abundantes ao seu jardim de permacultura, atraem polinizadores nativos e melhoram a camada de copa de quase todas as florestas alimentares. As suas lindas flores brancas (e cor-de-rosa) também atraem uma legião de abelhas - e fornecem abrigo para pássaros e outras criaturas amáveis do jardim.

O que é que se deve evitar plantar perto de ameixeiras?

Embora muitos pomares comerciais recorram à relva como cobertura do solo, ter relva à volta das suas ameixeiras não é o ideal. Uma cobertura de relva promove uma ecologia bacteriana do solo, enquanto as árvores, incluindo as ameixeiras, preferem um ambiente de solo dominado por fungos.

Para além disso, deve evitar plantar qualquer coisa que faça demasiada sombra à sua ameixeira e deve ter cuidado com a introdução de árvores ou arbustos grandes e vigorosos, que se tornam demasiado competitivos com a ameixeira em termos de água e de nutrientes.

Que tamanho deve ter uma guilda de ameixeiras?

Uma associação de ameixeiras deve estender-se (pelo menos) até à linha de gotejamento da árvore, mas lembre-se que pode ser muito maior e estender-se para incorporar áreas muito mais consideráveis do seu jardim, fundindo-se com a plantação circundante.

Pode juntar várias associações de árvores e plantações associadas e transformar todo o seu quintal num jardim florestal ou numa floresta alimentar.

Pode-se plantar pêssegos e ameixas juntos?

Não é aconselhável plantar todas as ameixeiras juntas, nem plantar apenas espécies aparentadas que tenham doenças e pragas em comum. No entanto, não há problema em plantar ameixeiras e pessegueiros próximos uns dos outros.

Numa floresta de alimentos mista, ou quando escolher várias árvores de fruto para o seu espaço, intercale as suas diferentes variedades para criar uma comunidade de plantas vibrante e ecologicamente funcional.

Se o fizer, os seus rendimentos serão mais elevados e terá menos probabilidades de encontrar outros problemas, uma vez que o ecossistema, como um todo, estará saudável e em equilíbrio. Há muito mais para aprender, claro! Mas o que foi dito acima deve ajudá-lo a começar e a planear a sua associação de ameixeiras perfeita.

As melhores flores da guilda das ameixeiras

As guildas de ameixeiras beneficiam das abelhas e dos polinizadores!

As ameixeiras atraem as abelhas selvagens, mas recomendamos que complemente as suas ameixeiras com muitas flores silvestres companheiras.

Elaborámos uma lista das ameixeiras mais deslumbrantes que irão convocar um enxame benéfico de polinizadores, abelhas, beija-flores, vespas e muito mais.

Perfeito para mais ameixas e mais fruta!

  1. Sementes de flor de tremoço anual azul
  2. Se quer complementar as suas ameixeiras com uma série de borboletas, então o tremoço azul é um dos nossos favoritos! Estas flores emitem uma poderosa tonalidade de azul no seu jardim - e são famosas por atraírem borboletas. As flores também são altas e podem atingir até um metro e meio. A única desvantagem é que os tremoços preferem sol pleno - por isso não são os melhores para plantar diretamente debaixo das suas ameixeiras. Plantarà volta das árvores!

    Veja também: Os melhores aquecedores de pátio montados na parede - Não deixe que o frio o impeça! Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  3. Sementes de flores de viola Johnny Jump Up
  4. Espere até ver as bonitas combinações de cores da viola Johnny Jump Up. Adoram o clima fresco e a sombra - por isso são companheiras perfeitas das ameixeiras. Só crescem até cerca de 4 centímetros. Também se replantam e podem ajudar a povoar áreas que precisam de mais cor. E mais vida!

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  5. Sementes de flor de linho azul anual
  6. Estas flores de linho azul são a companhia perfeita para o seu grupo de ameixeiras. Não só são de cortar a respiração, como também se desenvolvem bem à sombra do pomar de ameixeiras, sobrevivem ao frio e suportam o calor e a seca. São lindas, de um azul de sonho e resistentes.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  7. Sulphur Bright Lights Sementes de flores Cosmos
  8. Estas flores vermelhas e cor de laranja vão dar mais vida às borboletas e aos beija-flores da sua família de ameixeiras. Perfeito! As flores são enormes, com cerca de 2,5 cm de diâmetro, o que permite às borboletas pousar, empoleirar-se e comer.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  9. Sementes de orégãos comuns
  10. Os orégãos selvagens são um dos nossos companheiros preferidos das árvores de fruto e das ameixeiras. As folhas são excelentes ervas para a sua despensa - e as abelhas adoram as flores. As flores destes orégãos selvagens são roxas - ou violetas! Não são como as variedades de orégãos com flores brancas. Combinarão perfeitamente com o seu jardim de ameixeiras.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  11. Lance Leaf Sunburst Coreopsis Sementes de flores
  12. As flores perenes da coreopsis Sunburst são perfeitas para as guildas de ameixeiras. Começam a florir vigorosamente no verão e produzem flores amarelas requintadas. Também duram no inverno - até à geada. São outra companheira resistente das ameixeiras - e suportam o solo seco e o tempo quente. As abelhas também as adoram!

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  13. Sementes de flores de bálsamo de abelha de bergamota selvagem
  14. O bálsamo de bergamota é ideal para pomares de ameixas e árvores de fruto! As suas abelhas vão zumbir loucamente. Os humanos também os adoram! As plantas têm pétalas saborosas e salgadas que pode adicionar a bebidas doces, chás ou saladas de jardim. As bonitas flores violetas (arroxeadas) crescem juntas em grupos de cerca de 2,5 cm. Também são perenes em algumas áreas - se o inverno não for demasiado frio.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

  15. Sementes de flores de columbina gigante McKana
  16. As sementes de columbina gigante deixam-no a si e aos seus polinizadores na dúvida. As cores variam entre o rosa, o branco e o azul e o amarelo. Uma coisa consistente é o tamanho da flor. São grandes! Espere flores com flores de cerca de três polegadas. Uma vez que as flores são coloridas e grandes, pode esperar visitas de beija-flores amigáveis.

    Obter mais informações

    Podemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.

Conclusão

Até alguns dos nossos amigos agricultores e jardineiros perguntam o que plantar numa ameixeira!

Aconselhamos a manter-se no seu ambiente natural.

Que culturas de cobertura do solo, flores nativas, sebes e árvores de fruto florescem na sua área? Estes são excelentes locais para começar.

Veja também: Ecografias e sinais do úbere: Como saber se uma cabra está grávida

Lembre-se também que, por vezes, os grupos de ameixeiras beneficiam dos polinizadores, e muito!

Quais são as flores silvestres que têm a reputação de florescerem muito bem na sua região? Essas são sempre as melhores companheiras das ameixeiras!

E a vossa associação de ameixeiras?

Quais são as companheiras da ameixeira que parecem mais interessantes - e prósperas para a sua zona de crescimento?

Gostaríamos de ouvir a sua opinião!

Ou - se tiver dicas para cultivar guildas de ameixeiras perfeitas - diga-nos nos comentários!

Mais uma vez, obrigado pela leitura.

Tenha um ótimo dia!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.