Índice
A manutenção do relvado requer um determinado conjunto de ferramentas para garantir que a sua propriedade terá um aspeto agradável e bem conservado. Cortadores de relva e aparadores de fio são duas ferramentas de que pode vir a precisar um dia, mas qual é a diferença entre elas?
Analisaremos os prós e os contras das ferramentas de aparar ou de cortar relva, qual a melhor ferramenta para si e se realmente precisa delas.
As ferramentas da biseladora e do aparador podem parecer semelhantes, mas têm funções diferentes. Se tiver uma propriedade maior como eu, provavelmente utilizará o aparador muito mais do que a biseladora!
Por muito que gostasse de tornar perfeitas todas as bordas do meu relvado e dos canteiros do meu jardim com uma fresa de relva, simplesmente não há tempo suficiente num dia para o fazer.
São o acompanhamento perfeito para o cortador de relva - podem ser colocados em qualquer área onde o cortador não consegue chegar.
A diferença entre a biseladora e a aparadora é a seguinte: as biseladoras destinam-se a fazer arestas perfeitas e as aparadoras a cortar as ervas daninhas ou a relva que o cortador não consegue alcançar.
Se alguma vez foi bombardeado por ervas daninhas desagradáveis que tomaram conta do seu jardim, ou se simplesmente tem relva alta que está a crescer fora de controlo, precisa de saber qual destas ferramentas é a melhor para utilizar em função da situação.
Cortador de relva vs aparador - a diferença

- Cortadores de relva são feitas para bordos perfeitos, definindo na perfeição os limites dos seus canteiros, caminhos e relvado.
- Aparadores de cordas Até certo ponto, também podem fazer bordaduras (e para a maior parte de nós, isso é suficientemente bom), mas não se consegue isso perfeitamente Os aparadores tendem a ser muito mais versáteis do que os aparadores e, a não ser que queira aquele aspeto de faca cortada através da manteiga, um aparador de fio é a sua ferramenta de eleição. (Veja os melhores aparadores de fio aqui!)
Cortadores de relva

Também conhecido como aparador de arestas, um aparador de relva foi concebido para cortar e definir os limites do seu quintal .
Utiliza-se esta ferramenta ao longo das bordas para estabelecer a distinção entre o relvado e o passeio, a entrada da garagem ou os canteiros de flores.
A relva tem o hábito de crescer sobre os bordos, o que faz com que o seu jardim pareça desarrumado. lâmina giratória vertical para cortar a relva, o que eliminará estas fronteiras desnecessárias.
É possível ter um cortador de relva manual ou motorizado Mas vale a pena notar que as facas manuais custam menos do que as motorizadas.
Veja também: 14 plantas que repelem as pulgas e como as utilizar (seguras para animais de estimação)Desbastadores manuais (veja este!) são, na sua maioria, como ferramentas de pá, enquanto cortadores de relva motorizados (como esta fantástica máquina de cortar relva a pilhas da Greenworks) possuem uma lâmina rotativa que é alimentada a gás, a eletricidade com fio ou a uma bateria.
A nossa escolha
Na maioria das biseladoras motorizadas existe uma roda de guia que lhe permite fazer rolar a biseladora ao longo da borda que está a cortar.
Desbastadores manuais exigem mais esforço em comparação e podem não ser ideais se tiver um quintal maior.
Desbastadores a gás são tipicamente as mais potentes máquinas de cortar relva motorizadas do mercado, especialmente as de 4 ciclos, como esta Earthquake 79cc de condutor apeado!

Aparadores de cordas

Mais conhecidos como cortadores de ervas daninhas, os aparadores de cordas são normalmente utilizados para aparar a relva e remover ervas daninhas em locais que são impossíveis de alcançar pelo seu grande cortador de relva, incluindo áreas à volta de árvores e edifícios.
Um fio flexível sem filamentos pode ser encontrado no interior de um aparador de fio, o que o ajuda a cortar a relva nos locais de difícil acesso. Os aparadores de fio podem utilizar gás, eletricidade ou baterias para alimentar uma cabeça rotativa horizontal.
Um aparador de fios é um ótimo companheiro para a sua sessão de corte de relva - acaba com todos os pontos a que não conseguiu chegar, fazendo com que o seu jardim pareça perfeito.
É uma questão de saber como vai utilizar o seu aparador antes de decidir qual o modelo certo.
Aparadores a gás são as opções mais pesadas a considerar, mas fornecem mais potência e cortam as plantas mais resistentes e teimosas.
Aparadores a pilhas ou sem fios são mais leves e práticos, mas têm menos potência do que os aparadores a gás ou eléctricos com fio.
Se a sua propriedade for pequena, não precisa de se preocupar com o facto de um aparador sem fios ficar sem carga antes de terminar o trabalho.
Cortador de relva vs aparador - as diferenças
Se quiser criar um novo limite no seu quintal ou manter uma borda definida, então utilizará um cortador de relva.
Se pretender manter um limite já existente no seu quintal ou limpar áreas de ervas daninhas e relva que o seu cortador de relva não consegue alcançar, então utilizará um aparador de fios.
Depois de cortar a relva, pega-se num aparador de fios e usa-se para aparar a relva ao longo das bordas e à volta de obstáculos para que o seu jardim continue a ter um aspeto bonito.
Pode reposicionar um aparador de relva na vertical, de modo a poder utilizá-lo para bordar os seus limites existentes. No entanto, se já tiver um aparador de relva, não há necessidade de o fazer.
Tipos de aparadores de cordas
No que diz respeito aos aspectos técnicos destas ferramentas, há alguns aspectos a ter em conta.
Se comprar um corta-relvas e preferir utilizar gás, então existem diferentes tipos de corta-relvas a gás que pode adquirir.
O primeiro é um Aparador de 2 ciclos que requer uma mistura de óleo e gás, o que significa que terá de reservar um recipiente separado para o abastecimento de combustível deste aparador.
O outro tipo é um Aparador de 4 ciclos O óleo é mantido separado da gasolina num outro reservatório do motor.
E, atualmente, é possível adquirir aparadores de mochila para que a maior parte do peso fique nas costas e não pendurada nos ombros!
Tal como os cortadores de relva e os aparadores de relva a gás (de que falarei em breve), os aparadores de fio a gás tendem a ser mais ruidosos do que os aparadores eléctricos, mas são geralmente mais potentes.
Aparadores eléctricos de fio com fio são leves e portáteis e produzem menos ruído do que os seus homólogos a gás.
São também muito a preços acessíveis - olha para este!

Aparadores de fio sem fio também estão disponíveis no mercado, mas prepare-se para recarregar as baterias ou mudar o conjunto de baterias algumas vezes antes de terminar o trabalho no seu relvado.
Que tal um aparador e uma fresa sem fios num só?

Tipos de cortadores de relva
Tal como os aparadores de fio, os corta-relvas também podem ser alimentados a gás ou eletricidade. Se preferir não utilizar nenhum destes recursos, pode utilizar um corta-relvas manual.
Para algumas pessoas, cortadores de relva manuais A maioria das fresas manuais tem a forma de uma pá e o aspeto de um machado.

No que diz respeito à sua carteira, os cortadores de relva manuais tendem a ser menos dispendiosos, requerem menos manutenção e têm uma maior durabilidade.
Se a sua relva é espessa ou se está a ser bombardeado por ervas daninhas a cada esquina, é melhor comprar um cortador de relva a gás .
Utilizar uma fresa manual para lidar com relva pesada seria, em comparação, uma provação stressante e morosa.
A desvantagem das facas a gás é que, embora possam cortar a relva pesada e as ervas daninhas, são os tipos de facas mais pesados para transportar.
Os cortadores de relva a gás também fazem mais barulho do que os cortadores de relva eléctricos e podem causar um impacto considerável na sua carteira.

Uma alternativa sólida ao cortador de relva a gás é a cortador de relva elétrico Estas fresas podem ser com fio ou sem fio (por outras palavras, alimentadas por bateria).
As biseladoras sem fios são tão portáteis como os outros tipos de biseladoras, mas não espere que estas produzam o mesmo tipo de potência que as biseladoras a gás.
É possível encontrar uma ferramenta que corte e apare?
Ainda bem que perguntou! As inovações nas ferramentas de jardinagem hoje em dia têm muito poucos limites (se é que têm algum), e o exemplo seguinte é uma ferramenta que pode atuar como um cortador de relva e um aparador de fios .
A Worx acredita que é uma boa ideia ter uma combinação de aparador e cortador de relva para uma ferramenta, e eu tendo a concordar com eles. A Worx criou o PowerShare 12-inch Cordless String Trimmer and Edger, que permite a transição fácil das funções de uma ferramenta para a outra.
Prima um botão "Command Feed" para obter mais linha, o que significa que, se ficar sem linha, o premir do botão substituirá a linha que acabou de perder. Esta ferramenta 2-1n-1 é leve como uma pena, pesando apenas 5,3 libras.
Tem uma cabeça ajustável que pode ser inclinada 90°, o que faz com que a mudança entre aparar e aparar pareça e seja perfeita. É necessário um par de baterias de iões de lítio de 20 Volts 2.0 Ah para esta ferramenta especial.
Cortador de relva vs Aparador FAQ e Guia do Comprador

Nem todos os corta-relvas foram concebidos para utilizar o mesmo tamanho de fio. O fio utilizado nos corta-relvas tem uma espessura diferente e nem todos os corta-relvas são compatíveis com vários tamanhos de fio diferentes.
Se o fio o incomoda há anos, compre um modelo que se adapte a diferentes espessuras. aparador sem fio ou uma roçadora - utilizam uma lâmina de plástico ou de metal, e nunca mais terá de mexer no fio!
É possível utilizar um aparador de cordas para aparar e um cortador de relva para aparar?É possível utilizar um aparador de cordas para aparar. Também é possível utilizar um aparador de relva para aparar. O diferença fundamental O que faz com que os aparadores de fio cortem em ângulo é o ângulo em que cortam. horizontalmente e cortadores de relva cortam verticalmente .
O mesmo princípio se aplica ao aparador de relva, uma vez que basta rodá-lo para o lado para que comece a cortar num ângulo horizontal.
No entanto, nem todos os aparadores e cortadores de relva o permitem fazer, porque alguns modelos têm rodas acopladas e outros podem ser demasiado volumosos para serem orientados de forma diferente.
É provável que consiga fazer isto durante algum tempo, mas começa a ficar pesado muito rapidamente!
Deve-se cortar ou aparar a relva antes ou depois de a cortar?Pode cortar ou aparar a relva em qualquer altura. O resultado final será sempre o mesmo depois de utilizar um aparador de relva ou um aparador de fio. Prefiro cortar a relva primeiro porque é muito mais fácil sentar-me no cortador e fazer a maior parte do trabalho possível.
Depois de ter cortado a relva o mais possível, aparo o resto. Gosto de aparar o menos possível!
O que é melhor: uma máquina de corte reta ou curva?Tanto os aparadores rectos como os curvos permitem aparar a relva à volta de elementos paisagísticos, incluindo árvores, arbustos, plantas e qualquer área que o seu grande cortador de relva não consiga alcançar.
Veja também: Guia completo sobre as melhores minhocas para o sucesso da hortaAparadores rectos têm veios rectos, e aparadores curvos Os aparadores de fio curvos são mais adequados para pessoas mais baixas (com menos de 1,80 m de altura) e os aparadores rectos são mais adequados para pessoas mais altas.
Esteja atento a este tópico futuro - vamos fazer um artigo completo sobre as diferenças entre aparadores de veio reto e curvo muito em breve.
O que acha - cortador de relva ou aparador?
O longo debate sobre se um aparador de relva ou um aparador de fio é mais adequado para o seu jardim não deveria ser de todo um debate. Ambas as ferramentas têm as suas finalidades específicas para o cuidado do relvado e é uma questão de saber como lidar com ambas as ferramentas.
Saber a diferença entre uma fresa e um aparador ajudá-lo-á a tomar melhores decisões quanto ao que o seu jardim realmente precisa. No final do dia, tudo se resume ao ângulo em que estas ferramentas cortam a relva e à quantidade de trabalho que lhes dá.
Ao longo dos anos, habituei-me aos aparadores de fio porque precisava de cortar a relva comprida do meu quintal.
Qual é a ferramenta que considera mais necessária para o seu jardim? Possui alguma destas ferramentas? Se sim, quais são as suas experiências com estas ferramentas? Não hesite em deixar um comentário em baixo!
Publicado originalmente em abril de 2021, renovado em janeiro de 2022.