Melhores províncias para viver no Canadá para jardineiros, agricultores e cultivadores

William Mason 12-10-2023
William Mason

O Canadá pode ter a reputação de ser frio, mas deixe-me tranquilizá-lo, é possível jardinar em todas as províncias do Grande Norte Branco. Mas se está a pensar em imigrar para o Canadá, pode perguntar-se quais os locais que satisfazem o seu polegar verde. Por isso - vamos ver quais são as melhores províncias canadianas para os jardineiros!

Parece-lhe bem?

Vamos começar!

Zonas climáticas canadianas

Existem dez províncias no Canadá! Cada região provincial é enorme e mede mais de 1.000 quilómetros de norte a sul. Uma vez que é tão vasto, o clima pode variar muito, dependendo do local onde se instala. O Canadá também tem três territórios (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut) que constituem a parte mais a norte do país, mas não nos vamos concentrar neles hoje.

Esta tabela descreve as zonas climáticas que podem ser encontradas em cada província. Se é novo na leitura das zonas climáticas, é simples! Quanto mais baixo o número, mais frio é o clima. Quanto mais quente é o clima, mais alto é o número. Victoria, na Colúmbia Britânica, e St. Catherines, no Ontário, são duas das zonas canadianas com o clima mais quente.

Província Zonas climáticas

Província canadiana Zonas climáticas
Colúmbia Britânica 1b - 9a
Alberta 0b - 4b
Saskatchewan 0a - 4a
Manitoba 0a - 4a
Ontário 0b - 7a
Quebeque 0a - 5b
Terra Nova 0a - 6a
Nova Brunswick 3a - 5b
Nova Escócia 5b - 6b
Ilha do Príncipe Eduardo 5b
Zonas climáticas e de resistência das províncias canadianas

Jardinagem no Canadá

Vamos discutir mais pormenorizadamente as melhores províncias do Canadá para os jardineiros.

Preparado?

Vamos começar!

Colúmbia Britânica

Aninhada ao longo do Oceano Pacífico, a Colúmbia Britânica tem o maior número de dias sem geada, menos neve e menos tempestades de inverno do que o resto do país. Para os jardineiros domésticos, isto significa que é mais fácil cultivar uma maior variedade de frutos e vegetais sem a ajuda de uma estufa.

Uma das maiores vantagens de uma estação de crescimento mais longa é o facto de ser possível cultivar plantas com datas de maturação mais longas. Assim, os habitantes da Colúmbia Britânica comem menos tomates verdes!

O Fraser Valley é um centro de atividade agrícola onde se cultivam milho, bagas, abóboras e vários legumes. A região de Okanogan, na Colúmbia Britânica, é famosa pela sua fruta. Os pomares e as vinhas são abundantes e as auto-estradas são ladeadas por vinhas bem cuidadas e pessegueiros, pereiras e macieiras.

A Colúmbia Britânica é uma das províncias mais caras para se viver. Os preços da habitação, da alimentação e do gás são notoriamente mais elevados em comparação com outros locais. No entanto, é também o lar de Vancouver, uma das maiores e mais cosmopolitas cidades do Canadá.

Oh! Há uma vantagem vital de viver nas zonas costeiras: é possível passar a maior parte do ano sem usar a pá de neve. No Canadá, isso é uma vantagem!

Para saber mais, leia o nosso artigo sobre jardinagem na Colúmbia Britânica.

As cenouras são um dos nossos legumes preferidos para cultivar nas províncias canadianas! São a cultura perfeita para o tempo frio. Não se importam com temperaturas na casa dos 60 e 70 graus (Fahrenheit) - e detestam temperaturas do solo muito superiores a 70 graus. Perfeitas para os jardins do Ontário - e não só.

Províncias da Pradaria

Alberta, Saskatchewan e Manitoba formam as províncias das pradarias, por vezes designadas por A cesta de pão do mundo porque os campos de trigo, canola, milho, linho, cevada, mostarda e quinoa dominam grande parte desta área. Em meados do verão, os campos de trigo tornam-se produtivos, altura em que a paisagem parece uma bela manta de retalhos.

Se quiser que a agricultura seja o seu meio de subsistência, vai encaixar-se perfeitamente! Muitas quintas foram passadas de geração em geração e abrangem centenas de hectares.

Os jardineiros das pradarias são alguns dos mais experientes do Canadá e têm muitas soluções geniais para proteger as plantas do vento, da neve e da seca.

O clima nas Pradarias pode ser intenso. Os Verões podem ultrapassar os 40°C (104°F) e os Invernos podem descer abaixo dos -40°C (-40°F). E o vento das Pradarias também não é brincadeira! O clima é marcadamente seco, por isso tenha sempre à mão o seu creme hidratante e batom.

O lado positivo é que o sol nunca falta nas pradarias. Calgary, Alberta, é a cidade mais ensolarada do Canadá, com uma média de 333 dias de sol por ano. O solo também é muito fértil e tende a ser relativamente livre de rochas.

Veja também: É legal viver numa tenda no seu terreno? ou não?!

O custo de vida nas Pradarias é relativamente acessível em comparação com outras províncias. O conforto da cidade é vital para si? Então vai querer instalar-se perto de Calgary, Edmonton, Regina ou Winnipeg, todas elas grandes cidades.

Se optar por se instalar nas Pradarias, está a inscrever-se para ver um dos pores-do-sol mais espectaculares do país.

As pradarias canadianas são famosas por fornecerem grande parte das colheitas de trigo do mundo. Mas estas pradarias luxuriantes fornecem mais do que trigo! Também oferecem potássio, gás natural e petróleo.

Ontário & Quebeque

Ontário e Quebec são o lar de algumas das cidades mais importantes do Canadá. Toronto, Ottawa e Montreal atraem muitas pessoas devido à riqueza de oportunidades de emprego e educação disponíveis nessas cidades.

O Canadá tem duas línguas nacionais: o inglês e o francês. O inglês é mais falado em todo o Canadá. A exceção é o Quebeque, o centro da cultura franco-canadiana. A maioria das pessoas no Quebeque também fala inglês, mas um pouco de francês pode ser útil.

Veja também: Quando é que um cabrito pode deixar a mãe?

Os jardineiros destas províncias enfrentarão algumas tempestades de inverno e vento, mas a área da Grande Ferradura Dourada é um local com alguns dos melhores solos do país. E com um planeamento cuidadoso, os meses de verão são suficientemente longos e quentes para que a maioria dos vegetais possa ser cultivada aqui.

Para mais pormenores, leia sobre a jardinagem no Ontário aqui.

O calendário de jardinagem - O que fazer em cada mês

Este curso ensina aos jardineiros o que fazer durante todo o ano para ter um jardim produtivo. Os jardineiros têm tanto que fazer - e o tempo é essencial! Não se preocupe - agora tem um plano passo a passo. Instrutor Mark Shorter É também fácil de seguir - as aulas do curso são divididas em partes fáceis de digerir.

Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si.

Maritimes

Na costa leste do Canadá, a Nova Escócia, a Terra Nova, a Ilha do Príncipe Eduardo e o Novo Brunswick formam as províncias marítimas. Geograficamente, estas são algumas das regiões mais pequenas do Canadá, mas compensam-no com a sua rica cultura atlântica.

Viver ao longo do Oceano Atlântico é incrivelmente bonito, mas também tem desvantagens, e os jardineiros devem preparar-se para as tempestades de inverno e para a terra rochosa. Em algumas partes do Maritimes, há uma camada relativamente fina de solo superficial. Devido ao solo menos do que desejável - os canteiros elevados são populares em algumas partes da costa leste do Canadá.

Embora os Maritimes possam ter invernos intensos, estas províncias continuam a ser mais quentes do que as Pradarias. Saiba tudo sobre jardinagem na Nova Escócia no nosso guia.

O espinafre é outra cultura perfeita para a Nova Escócia, Terra Nova e outras províncias canadianas frias ao longo do Atlântico. O espinafre resiste a temperaturas tão baixas quanto 20 graus Fahrenheit - o que o torna um dos melhores e mais produtivos vegetais para climas frios. Províncias marítimas incluídas!

O que se pode cultivar no Canadá?

Os jardineiros canadianos são capazes de cultivar uma enorme quantidade de alimentos!

Aqui estão apenas alguns dos legumes que podem ser cultivados em todo o Canadá:

  • Alcachofra
  • Espargos
  • Beterraba
  • Couve
  • Cenouras
  • Milho
  • Alho
  • Couve
  • Alface
  • Cebola
  • Ervilhas
  • Batatas
  • Abóbora
  • Rabanete
  • Espinafres
  • Abóbora
  • Acelga suíça
  • Tomate
  • Nabo
  • Abobrinhas

As frutas que podem ser cultivadas no Canadá incluem:

  • Maçãs
  • Damascos
  • Amoras
  • Mirtilos
  • Uvas
  • Pêssegos
  • Pera
  • Framboesas
  • Ruibarbo
  • Baga de Saskatoon
  • Morangos

Curiosamente, as árvores de fruto, como as maçãs e as pêras, necessitam de um determinado número de dias de frio para produzirem frutos. (Lemos um excelente guia da Penn State que fala mais sobre os requisitos de frio das árvores de fruto.)

A couve é uma das nossas culturas favoritas para todas as províncias canadianas! As plantas de couve maduras são super-resistentes e toleram temperaturas tão baixas como 24 graus Fahrenheit. Embora não tenha entrado na nossa lista oficial de culturas que poupam dinheiro, a couve é tremendamente versátil, deliciosa e saborosa. Perfeita para os jardins canadianos - e para os produtores de climas frios!

Desenvolver ligações comunitárias

Em todo o país, os canadianos estão a cultivar mais hortas. A pandemia provocou um afluxo de jardinagem em toda a nação. Este afluxo de jardinagem significa que muitas das cidades e vilas do Canadá têm grupos locais de jardinagem impressionantes, onde são partilhadas dicas e truques.

Os grupos do Facebook, como o Toronto Vegetable Gardening e o Calgary Gardening, são recursos inestimáveis repletos de conhecimentos específicos sobre quando plantar, como gerir as pragas e onde obter materiais localmente.

As hortas comunitárias estão a tornar-se cada vez mais populares no Canadá. Num passeio por Vancouver, poderá encontrar canteiros de vegetais elevados ao longo dos passeios no bairro do rio.

Os esforços dos voluntários, das sociedades de bairro e dos grupos sem fins lucrativos que constroem estes espaços comunitários asseguram que a vida urbana não significa desistir completamente da jardinagem.

É possível viver num apartamento e ainda cultivar alguns dos seus alimentos!

Alyssum é uma bela flor anual que é perfeita para muitas províncias canadianas. Tolera temperaturas tão frias como 28 graus Fahrenheit. As suas flores coloridas são perfeitas para os jardineiros dos estados do norte e das províncias do sul que querem embelezar o seu quintal, sem precisarem de confiar numa flor inconstante de estufa!

A melhor província para viver no Canadá para jardineiros - FAQs

Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre a mudança para o Canadá como jardineiro.

Qual é o lugar mais bonito para se viver no Canadá?

O Canadá é um país maravilhosamente diversificado! As Províncias Marítimas estão repletas de vistas deslumbrantes sobre o oceano e formações rochosas de tirar o fôlego. Não se esqueça de Alberta! É o lar das Montanhas Rochosas, um lugar de beleza indomável e natureza selvagem. A diversidade da paisagem da Colúmbia Britânica é deslumbrante, e o pôr do sol de Prairie pode (muito bem) ser o melhor do mundo.

Qual é a província canadiana com mais natureza?

O Canadá tem uma grande variedade de espaços naturais, mas a Colúmbia Britânica alberga mais biomas do que qualquer outra província. A floresta tropical temperada, a floresta boreal, a tundra alpina e um deserto semi-árido constituem a província. Os entusiastas da vida ao ar livre não podem deixar de ficar impressionados com a enorme variedade de espaços que podem ser vistos na Colúmbia Britânica.

Onde está o jardim mais bonito do Canadá?

Alguns dos principais jardins botânicos do Canadá são:

1 - Butchard Gardens - Victoria, Colúmbia Britânica

2 - Conservatório Muttart - Edmonton, Alberta

3 - Conservatório do Parque Assiniboine - Winnipeg, Manitoba

4 - Royal Botanical Gardens - Burlington, Ontário

5 - Jardim Botânico de Montreal - Montreal, Quebec

6 - Jardim Kingsbrae - St. Andrews, New Brunswick

7 - Jardins históricos de Annapolis Royal - Annapolis Royal, Nova Escócia

8 - Jardim Botânico da Universidade Memorial - St. John's, Newfoundland

O melhor lugar para jardinar no Canadá?

É possível fazer jardinagem em quase todas as províncias canadianas, mas os habitantes da Colúmbia Britânica têm uma vantagem. Cidades como Vancouver e Victoria têm invernos notoriamente amenos. Com um planeamento cuidadoso e escolhendo variedades tolerantes à geada, é possível fazer jardinagem durante todo o ano na Colúmbia Britânica.

É possível cultivar uma horta no Canadá?

É mais fácil cultivar na Colúmbia Britânica e no Sul de Ontário, onde a estação de crescimento é mais longa. Mas mesmo nas províncias das Pradarias, uma horta tenaz pode produzir muitos dos seus alimentos.

O ruibarbo é uma joia subestimada para os jardineiros canadianos! O ruibarbo adora quando as temperaturas de verão se mantêm abaixo dos 75 graus Fahrenheit. O ruibarbo também suporta temperaturas tão baixas como 35 graus sem problemas. Também sabe deliciosamente como petisco depois de trabalhar no jardim durante todo o dia!

Conclusão

A vida no Canadá está repleta de oportunidades de educação acessível, crescimento na carreira e aventura. A população do Canadá é minúscula em comparação com o tamanho do país, o que significa que nunca faltam espaços selvagens para explorar. Quer sonhe com praias arenosas, cumes de montanhas nevadas, céus intermináveis das pradarias ou florestas densas, o Canadá tem tudo isso.

E para todos os jardineiros? prometo que, apesar dos meses de inverno, a vida no Canadá também pode incluir enormes oportunidades de jardinagem!

E tu?

Tem alguma história divertida sobre as melhores províncias para viver no Canadá para os jardineiros?

Ou - talvez tenha sucesso com culturas nas províncias canadianas?

Se for o caso, partilhe as suas experiências!

Gostamos muito de ouvir a sua opinião.

Mais uma vez, obrigado pela leitura.

Tenha um ótimo dia!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.