11 ervas daninhas que se parecem com dentes-de-leão - Guia de identificação definitivo!

William Mason 06-08-2023
William Mason

Os dentes-de-leão simbolizam a infância, o verão e a realização de desejos! Quem não se lembra com carinho de dizer as horas com um relógio de dentes-de-leão? No entanto, por muito que estas flores amarelas tenham um lugar no meu coração, muitas ervas daninhas que se parecem com dentes-de-leão não são tão bem-vindas!

Algumas destas ervas daninhas do dente-de-leão podem representar desafios para os proprietários de casas, jardineiros e paisagistas, uma vez que podem espalhar-se rapidamente e competir com plantas desejáveis por recursos. No entanto, outras podem ser benéficas de muitas maneiras, seja para fins culinários ou medicinais ou para atrair polinizadores para o seu quintal.

Compreender as diferenças cruciais entre o dente-de-leão e os seus imitadores é essencial para uma gestão eficaz das ervas daninhas e para a manutenção de um ecossistema de relvado e jardim saudável.

Por isso, vamos analisar atentamente 11 dos principais culpados.

Vamos?

11 ervas daninhas que se parecem com dentes-de-leão - Como identificar os impostores de dentes-de-leão!

Várias plantas podem ser facilmente confundidas com dentes-de-leão, florescendo em prados de flores silvestres, bermas de estradas e habitats florestais. Como é da natureza das plantas silvestres, muitas podem mesmo cultivar-se e aparecer no seu jardim ornamental ou na sua horta.

Vamos ver como identificar estes impostores de dentes-de-leão e determinar se vale a pena mantê-los ou não!

1) Orelha de gato peluda (Hypochaeris radicata)

Vamos começar a nossa lista de ervas daninhas que se parecem com dentes-de-leão com uma adorável erva herbácea perene. Orelha de gato peluda! Estas plantas de flor amarela têm flores amarelas brilhantes e vistosas. São super fáceis de confundir com dentes-de-leão. A melhor maneira de distinguir os dois é observando as folhas. Após uma inspeção mais próxima, uma planta de orelha de gato peluda tem folhas flagrantemente peludas. Alguns consideram estas margaridas amarelasA sua aparência é invasiva, uma vez que floresce em vários solos e amadurece em apenas 60 dias. No entanto, atrai polinizadores e é também comestível. Por isso, não nos importamos assim tanto com elas!

Outros nomes: Erva-plana, erva-dos-gatos comum, erva-dos-gatos manchada, falso dente-de-leão, erva-do-cabo australiana, dente-de-leão californiano, erva-das-sangrias, gosmore e orelha-de-gato áspera

A orelha-de-gato peluda assemelha-se ao dente-de-leão, mas tem um caule mais estreito e folhas mais finamente divididas. As suas folhas têm mais pêlos e a sua cabeça de flor é mais pequena e compacta. Cresce em vários habitats, incluindo campos e prados, mas prefere zonas ensolaradas. As raízes e as folhas da orelha-de-gato peluda são comestíveis - as folhas finas são perfeitas para saladas e salteados, e as raízes tenras da planta podem sertorrado e moído como substituto do café.

A orelha de gato peluda espalha-se sem esforço e invade os relvados, onde pode ser difícil de erradicar. A Hypochaeris radicata é também considerada uma erva daninha nociva em alguns estados dos EUA.

A orelha-de-gato peluda é comummente confundida com a orelha-de-gato lisa (Hypochaeris glabra), que tem um aspeto semelhante mas - como o nome sugere - as suas folhas são sedosas em vez de peludas. E a orelha-de-gato lisa não é famosa para fins medicinais ou culinários.

2) Cardo-das-semente (Sonchus oleraceus)

O cardo-santo é outra planta facilmente confundida com o dente-de-leão. Ambas têm belas flores amarelas e uma folhagem verde tenra. É de notar que existem diversas variedades de cardo-santo, em formas anuais e perenes. No entanto, a maioria das variedades de cardo-santo e as suas flores amarelas têm o mesmo aspeto. E produzem uma seiva espessa e leitosa. Muitos agricultores queixam-se de que invadem os seus canteiros de floresNo entanto, os cardos também atraem polinizadores e predadores benéficos, pelo que toleramos a sua presença, desde que não seja esmagadora.

Outros nomes: Cardo mariano, cardo de lebre, cardo mariano, cardo de leite e cardo mole

O cardo-santo é um arbusto florido que pertence à mesma família de plantas que os girassóis e as margaridas. Pode ser confundido com o dente-de-leão, mas as folhas do cardo-santo são mais pontiagudas e a cabeça da flor é maior e mais espalhada.

As folhas amargas são comestíveis e podem ser utilizadas em saladas, sopas e guisados, constituindo uma fonte de alimento valiosa para os animais selvagens. O cardo mariano também tem propriedades medicinais e é utilizado na medicina tradicional para tratar várias doenças, como problemas respiratórios, perturbações digestivas e doenças de pele.

Apesar dos seus benefícios para a saúde, muitos jardineiros em algumas regiões consideram o cardo mariano uma erva daninha indesejável, porque pode espalhar-se rapidamente e dominar outras plantas.

3) Pés de coltsfoot (Tussilago farfara)

O coltsfoot é uma planta perene famosa por duas razões. Primeiro, tem pequenos botões de flores que se assemelham muito aos dentes-de-leão. Também tem folhas crocantes famosas por ajudar a tratar enfisema, bronquite e asma. A documentação sobre a utilização do coltsfoot para uso medicinal remonta a 1597 - quando John Gerard publicou dicas para usar o coltsfoot para ajudar a tratar inflamações, falta de ar e úlceras. Também lemosque os antigos camponeses usavam folhas de coltsfoot esmagadas para ajudar a aliviar as picadas de insectos.

Outros nomes: Pé de cavalo, pé-de-pé, erva da tosse e pé-de-porco

O coltsfoot é uma planta com flores perenes nativa da Europa e da Ásia, mas que foi introduzida noutras partes do mundo, incluindo a América do Norte. Cresce até 30 cm de altura e tem folhas grandes, redondas e verdes com bordos lisos que se assemelham à forma de uma pata de potro, daí o nome. A planta produz flores amarelas brilhantes em caules delgados que florescem no início da primavera, antes do aparecimento das folhas.

O dente-de-leão tem folhas mais redondas e peludas numa roseta basal e flores mais pequenas do que o dente-de-leão. As plantas de dente-de-leão crescem na maioria dos habitats, enquanto o dente-de-leão prefere terrenos mais húmidos.

Na medicina tradicional, esta erva perene é famosa por ter propriedades expectorantes e antitússicas que ajudam a aliviar a tosse e a acalmar o sistema respiratório. No entanto, o coltsfoot deve ser utilizado com precaução, uma vez que contém alcalóides tóxicos que podem causar danos no fígado se consumidos em grandes quantidades.

4) Erva-doce comum (Senecio vulgaris)

O funcho comum é uma folha larga anual que atinge cerca de dois metros de altura. As flores assemelham-se ao dente-de-leão, mas não têm um único padrão de crescimento de flores. Em vez disso, notará que o funcho comum desenvolve aglomerados bem unidos de flores amarelas vistosas. Pode encontrar o funcho comum a crescer em quase todo o lado - desde fendas nos passeios, canteiros de flores e campos. Também têm reputaçãoPodem crescer e florescer em praticamente qualquer lugar com solo húmido e rico em nutrientes.

Outros nomes: Erva-velha-da-praia, erva-dos-campos, erva-de-são-joão, grimsel, simson, semente-de-pássaro, erva-das-galinhas e grand mouron

É fácil ver como o funcho comum pode ser confundido com um verdadeiro dente-de-leão, uma vez que as suas cabeças de sementes redondas e fofas são quase idênticas! As folhas do funcho comum são mais espigadas e crescem num caule mais alto do que as do dente-de-leão. A cabeça da flor é mais pequena e compacta, assemelhando-se a uma flor de dente-de-leão que não se abriu completamente.

O funcho comum cresce em vários habitats, incluindo jardins e zonas perturbadas. É fácil de manter sob controlo, cortando as plantas adultas ou sachando as plântulas. O funcho comum é venenoso e não deve ser consumido.

The Flower Gardener's Bible: A Complete Guide to Colorful Blooms All Season Long

A Bíblia do Jardineiro de Flores por Nancy e Lewis Hill O livro contém ilustrações de jardins de flores deslumbrantes, fotografias e dicas sobre como melhorar o solo, combater as pragas do jardim e cultivar flores com cores radiantes. É um excelente recurso para novos jardineiros e polegares verdes.

Obter mais informações 07/20/2023 12:45 pm GMT

5. falso dente-de-leão (Agoseris spp.)

Os falsos dentes-de-leão são ervas daninhas perenes que se parecem com dentes-de-leão. A maioria das variedades adora crescer em habitats secos com solo arenoso. Podem florescer em áreas abertas e áridas, incluindo florestas de coníferas, pinhais e prados abertos.

O nome falso dente-de-leão é um pouco enganador, pois pode referir-se a muitos dente-de-leão impostores (por exemplo, a orelha de gato peluda, que ocupa o primeiro lugar da nossa lista!)

No entanto, o grupo de plantas mais comummente designado por falso dente-de-leão pertence à família Agoseris. Estas plantas têm um aspeto quase idêntico ao do dente-de-leão, mas as suas folhas têm lóbulos mais profundos e as flores são ligeiramente mais pequenas. O falso dente-de-leão não é venenoso, mas não é famoso para fins medicinais ou culinários.

Os falsos dentes-de-leão crescem numa grande variedade de habitats, de onde a maior parte deles retira o seu nome:

  • Falsos dentes-de-leão da costa (Agoseris apargioides)
  • Falsos dentes-de-leão da pradaria (Agoseris glauca)
  • Dente-de-leão da Califórnia (Agoseris grandiflora)
  • Dente-de-leão-da-montanha (Agoseris heterophylla)
  • Dente-de-leão da Costa (Agoseris hirsuta)
  • Dente-de-leão da Serra Nevada (Agoseris monticola)
  • Dente-de-leão do Texas (Pyrrhopappus carolinianus)

O falso dente-de-leão é, sem dúvida, o espécime mais convincente de todas as ervas daninhas que se parecem com dentes-de-leão.

6) Gavião-de-espiga do outono (Scorzoneroides autumnalis)

As ervas daninhas do outono são ervas daninhas perenes que se assemelham aos dentes-de-leão - tanto que muitos proprietários rurais lhes chamam dentes-de-leão do outono. As ervas daninhas do outono têm caules ramificados e flores amarelas marcantes que florescem mais tarde do que os dentes-de-leão - no final do verão até ao início do outono.

Outros nomes: Dente-de-leão de outono

Esta planta perene é comestível e tem um sabor ligeiramente amargo.

Uma outra planta de flor amarela, frequentemente confundida com o dente-de-leão, é a erva-de-são-joão, também conhecida como erva-de-são-joão (Leontodon hispidus), que produz flores muito parecidas com as do dente-de-leão e que é muito apreciada nos prados de flores silvestres pelo seu elevado teor de néctar.

Ler mais!

  • 13 ervas daninhas comuns com flores cor-de-rosa que poderá encontrar no seu jardim!
  • 11+ Ervas daninhas com flores roxas
  • 15+ Ervas daninhas com flores azuis - Guia de identificação de ervas daninhas azuis!
  • Os 5 melhores aparadores de cordas com fio elétrico para o seu jardim - Adeus ervas daninhas!

7) Alface selvagem (Lactuca virosa)

A alface selvagem é uma adorável erva daninha que se parece com dentes-de-leão e cardos de semeadura. A alface selvagem cresce rapidamente um metro de altura e não convoca polinizadores amigáveis tanto quanto outros dente-de-leão da nossa lista - por isso alguns jardineiros consideram a alface selvagem invasiva. No entanto, devemos observar que a alface selvagem é famosa por ajudar várias doenças, incluindo asma, insônia, tosse convulsa e músculosAlguns proprietários rurais também fumam alface selvagem para uso recreativo. No entanto, não o aconselhamos a fazê-lo. A WebMD refere que os efeitos não estão comprovados e que a alface selvagem pode até ser tóxica.

Outros nomes: Alface amarga, alface de ópio, alface grande e rakutu-karyumu-so

Veja também: Diferença entre ovelhas e cordeiros - o melhor guia sobre ovelhas e cordeiros!

A alface selvagem é uma erva daninha comestível comum em toda a América do Norte e Europa. Pertence à mesma família da alface de jardim e é conhecida pelos seus caules altos e pontiagudos e pelas suas folhas de sabor amargo. A planta produz pequenas flores amarelas no verão, que dão lugar a pequenas cabeças de sementes fofas, semelhantes às do dente-de-leão.

A alface-silvestre é muitas vezes confundida com a alface-brava ( Lactuca serriola ), mas as suas folhas são mais espinhosas e a sua flor é mais pequena e compacta.

8) Barba-de-falcão de folha estreita (Crepis tectorum)

A barba-de-falcão de folha estreita é uma erva daninha invasora que se parece com o dente-de-leão. Produz pequenas flores amarelas e as folhas têm uma textura peluda. A barba-de-falcão de folha estreita cresce em toda a América do Norte e toma conta de culturas forrageiras, pastagens, jardins e terras agrícolas. Normalmente, não entramos em pânico por causa de algumas ervas daninhas. Mas a barba-de-falcão estreita cresce até um metro de altura e as plantas produzem mais de 49 000 sementesÉ uma erva daninha que se espalha rapidamente e que pode dominar toda a sua propriedade - incluindo as pastagens.

Outros nomes: Barba de falcão amarelo

A barba-de-falcão de folha estreita é uma erva daninha comum na América do Norte e na Europa. Pertence à família dos girassóis e é frequentemente confundida com o dente-de-leão devido às suas flores amarelas brilhantes.

A planta cresce tipicamente até 2 pés de altura e tem folhas longas e estreitas que são profundamente lobadas e ligeiramente peludas. Produz cabeças de flores amarelas em caules delgados, que florescem no verão antes de produzirem cabeças de sementes arredondadas e fofas.

A barba-de-falcão de folha estreita é apreciada pela sua beleza e é uma das favoritas entre os entusiastas de flores silvestres. No entanto, é considerada uma erva daninha invasora em muitas áreas, uma vez que pode espalhar-se rapidamente e competir com as plantas próximas por recursos.

9) Erva-dos-prados (Pilosella caespitosa)

A erva daninha dos prados é outra erva daninha perene indesejável que se assemelha ao dente-de-leão. Repare como cada caule contém várias cabeças de flores bem compactadas. Ao contrário de algumas ervas daninhas amigas da agricultura da nossa lista, a erva daninha dos prados é uma erva que deve ser evitada. E gerida! O problema com a erva daninha dos prados é que é resistente e agressiva. Pode facilmente ultrapassar as flores nativas, as pastagens ou a vegetação desejável.

Outros nomes: Erva-de-são-joão-amarela, erva-de-são-joão-dos-campos, erva-de-são-joão-amarela, erva-de-são-joão-amarela, erva-de-são-joão-amarela, erva-de-são-joão-amarela e erva-de-são-joão-amarela

A erva-dos-prados é uma flor silvestre perene amplamente naturalizada na América do Norte, que pode ser encontrada em locais ensolarados em prados, pastagens e florestas abertas, e as suas flores amarelas brilhantes podem ser facilmente confundidas com dentes-de-leão.

Estas flores são polinizadas por insectos como abelhas, borboletas e traças, o que as torna uma fonte de alimento valiosa para a vida selvagem. No entanto, a erva-dos-prados pode tornar-se invasiva devido à sua capacidade de se espalhar tanto por sementes como por rizomas. Em algumas áreas, é classificada como uma erva daninha nociva e os proprietários de terras têm de controlar a sua propagação.

10) Chicória (Cichorium intybus)

A chicória é uma bela flor azul ou violeta que se vê muitas vezes a decorar as bermas das estradas e os campos. Mas as plantas de chicória nem sempre têm flores! Isto porque a chicória é uma cultura perene que só floresce no segundo ano e nos anos seguintes. O que é fascinante na chicória é que se assemelha ao dente-de-leão até ao momento em que começa a florescer. Mas confessamos - quando as plantas de chicória finalmenteNão há como confundir esta flor de tirar o fôlego com um dente-de-leão de flor amarela.

Outros nomes: Margarida azul, marinheiro azul, botão de solteiro selvagem, dente-de-leão azul e erva-do-café

Embora todas as plantas da nossa lista (até agora) se distingam pelas suas flores amarelas vibrantes, tipo dente-de-leão, as duas últimas entradas são um pouco diferentes!

Nas primeiras fases de crescimento, a chicória pode assemelhar-se a verdadeiros dentes-de-leão, com um anel de folhas basais planas que crescem em roseta. No entanto, quando as flores azuis brilhantes abrirem, não terá dúvidas de que esta planta não é um dente-de-leão!

A chicória é comestível e tem um sabor ligeiramente amargo. As folhas tenras são normalmente utilizadas em saladas e as raízes podem ser torradas, moídas e utilizadas como substituto do café.

11) Bardana-pequena (Arctium minus)

Terminamos a nossa lista de ervas daninhas que se parecem com dentes-de-leão com uma flor silvestre herbácea bienal: a bardana-pequena! A bardana-pequena tem folhas grandes, verde-escuras, com flores cor-de-rosa, roxas ou lavanda. Reproduz-se rápida e extensivamente, e cada planta produz 15 000 sementes. É uma planta agressiva que se espalha e pode tomar conta do seu quintal e ultrapassar os arbustos nativos. Mas, em sua defesa, a bardana-pequenaatrai abelhas e borboletas e tem folhas, caules e raízes comestíveis.

Outros nomes: Bardana, piolho-do-mato, botão-do-mato, botão-do-cuco e ruibarbo selvagem

Com a sua roseta de folhas verdes planas de crescimento baixo, a bardana é uma erva daninha que se assemelha ao dente-de-leão nas primeiras fases de crescimento. Com o passar do tempo, as folhas tornam-se mais pesadas e em forma de coração, e as flores roxas escuras tornam-na fácil de diferenciar do dente-de-leão.

A bardana cresce numa variedade de habitats, incluindo campos e prados. É comestível e tem um sabor ligeiramente doce, sendo famosa na cozinha asiática e como planta medicinal.

Conclusão

Muito obrigado por ler o nosso guia sobre as ervas daninhas que se parecem com dentes-de-leão.

Tentamos sempre o nosso melhor para não nos precipitarmos no julgamento das ervas daninhas indesejadas do jardim.

Mas esperamos ter mostrado que nem todos estes sósias do dente-de-leão merecem ser arrancados.

Veja também: Os meus galinheiros preferidos da Trator Supply

Algumas são tão elegantes como bonitas, outras servem de alimento a abelhas e borboletas, outras são dignas de serem conservadas!

Mais uma vez, obrigado pela leitura.

E tenha um ótimo dia!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.