20 melhores plantas suspensas que não precisam de sol - ShadeLoving Beauties!

William Mason 12-10-2023
William Mason

Mas encontrar plantas suspensas de interior para espaços privados de sol é complicado! No entanto, com a seleção certa de plantas suspensas, pode acrescentar alguma vegetação e vida a estes espaços escassos. Felizmente, muitas plantas suspensas bonitas e fáceis de cuidar não precisam de luz solar direta para crescer e florescer.

Veja também: Ooni Fyra vs Ooni Karu - Ambos são alimentados a lenha, mas um tem opção de gás

Vamos examinar algumas das melhores plantas suspensas para ambientes com pouca luz, para que possa escolher as plantas perfeitas para iluminar o seu espaço!

Parece-lhe bem?

Então vamos começar!

20 melhores plantas suspensas para espaços sem sol

Se tiver uma divisão com pouca luz em casa ou no escritório, não se preocupe - pode continuar a desfrutar da beleza de algumas plantas suspensas! Ter um espaço sem luz solar não significa que nada cresça lá - muito pelo contrário.

Muitas plantas suspensas podem desenvolver-se sem luz brilhante, e acrescentar alguma vegetação ao seu espaço de vida pode ajudar a purificar o ar, reduzir o stress e dar um toque de natureza à sua decoração. Com as plantas certas e um pouco de cuidado, pode criar um oásis de folhas verdes que alegrará o seu dia e melhorará o seu ambiente interior.

Quer esteja à procura de plantas com folhagem colorida, flores delicadas ou texturas interessantes, pode encontrar aqui algumas óptimas opções.

Preparado?

Então vamos dar uma olhadela!

1. planta-aranha (Chlorophytum comosum)

Para começar a nossa lista de plantas suspensas para espaços sem sol, temos uma opção fácil para os principiantes: as plantas-aranha! As plantas-aranha são plantas herbáceas perenes com muitas folhas em forma de tira e flores minúsculas em forma de estrela. Descobri que as plantas-aranha preferem luz solar indireta e dão-se bem à sombra.Partilhe alguns com os seus vizinhos ou amigos jardineiros!

Também conhecida como planta-avião ou planta-fita, esta planta espigada com folhas em forma de aranha é uma campeã de purificação do ar, o que a torna óptima para melhorar a qualidade do ar interior. É fácil de cuidar e pode desenvolver-se com pouca ou média luz, o que a torna perfeita para pais ocupados com plantas ou casas sem muita luz natural.

Além disso, a sua planta-aranha produzirá uma grande quantidade de plantas bebés que pode propagar por toda a sua casa. Agora pode decorar toda a sua propriedade ou partilhá-la com os seus amigos e familiares.

2. planta do ar (Tillandsia)

As plantas do ar são plantas de folha larga, sempre-verdes, com folhas lanceoladas e flores azuis de sonho. São plantas domésticas comuns com uma história surpreendentemente longa e fascinante. Tal como as plantas-aranha, as plantas do ar produzem crias e são fáceis de propagar. Mas, ao contrário das plantas-aranha, as plantas do ar não precisam de solo e parecem não ter raízes enquanto flutuam no ar! Têm raízes, claro. No entanto,As raízes das plantas aéreas são comparativamente pequenas e não são utilizadas para absorver humidade e nutrientes, apenas para se fixarem.

As plantas aéreas são, sem dúvida, as plantas suspensas mais subestimadas para espaços privados de sol.

Com as suas folhas encaracoladas e pontiagudas, que variam entre o prateado e o verde, dão um toque de intriga a qualquer canto escuro.

Ao contrário de outras plantas, as plantas aéreas não necessitam de solo para crescer, o que as torna perfeitas para cestos suspensos ou terrários. Absorvem a humidade e os nutrientes do ar, necessitando apenas de uma nebulização ou imersão ocasional para se manterem saudáveis. Experimente adicionar uma planta aérea ao seu jardim suspenso interior para uma adição fascinante e com pouca luz.

3. pothos dourado (Epipremnum aureum)

Os pothos dourados são plantas perenes de cor jade que são excelentes plantas suspensas para espaços privados de sol. Tem folhas ovais e prefere luz solar indireta mas natural. Os pothos dourados são fáceis de cultivar e são uma das nossas principais escolhas para pais de plantas esquecidos. No entanto, são famosos pela podridão das raízes e provavelmente beneficiarão de secar ocasionalmente. (Mas não os deixe ficar demasiadoseco!)

A planta Pothos dourada é uma planta bonita e variegada que é incrivelmente fácil de cuidar, o que a torna uma excelente opção para principiantes ou para quem precisa de pouca manutenção. Pode tolerar condições de pouca luz e negligência, o que a torna uma planta versátil.

A melhor coisa das plantas pothos é talvez a rapidez com que crescem. Com os devidos cuidados, a sua planta pode crescer até 3 metros de comprimento, o que significa que é perfeita para preencher espaços vazios nas paredes.

4) Planta de oração (Maranta leuconeura)

As plantas de oração são excelentes plantas tropicais que gostariam de viver numa selva. Não toleram temperaturas frias, baixa humidade ou luz direta. São perfeitas se viver num clima quente ou se gostar de ter a companhia de plantas que adoram o calor. Há também a possibilidade de a sua planta de oração produzir pequenas flores roxas ou índigo.

A planta da oração é uma adição única a qualquer jardim interior devido às suas folhas arrojadas e coloridas que se dobram como mãos em oração à noite. Prefere condições de luz baixa a média e é tolerante a períodos de seca ocasionais, tornando-a uma escolha ideal para cestos suspensos.

O que distingue a planta da oração são os seus movimentos hipnotizantes, uma vez que as folhas se movem e se reposicionam em direção à luz durante o dia. Esta exibição é um espetáculo fascinante de se ver e um lembrete da maravilha e complexidade da natureza.

5. planta-cobra (Dracaena trifasciata)

Existe uma grande variedade de cultivares de plantas-cobra. E não precisa de ter o polegar verde para as manter vivas. Isto porque as plantas-cobra são indiscutivelmente uma das plantas suspensas mais fáceis para espaços privados de sol. É uma planta resistente que pode florescer com muita luz natural indireta. As plantas-cobra são também excelentes para a qualidade do ar. A NASA diz que podem fornecer oxigénio suficiente para um ser humano sobreviver numsala selada. É bom saber!

Com as suas folhas longas e altas que se assemelham a uma cobra, as plantas cobra são sempre uma afirmação! É fácil de cuidar e pode prosperar sem esforço em condições de pouca luz, tornando-a uma opção ideal para cestos suspensos em casas sem muita luz natural.

Mas isso não é tudo - as plantas-cobra são também campeãs no que diz respeito à purificação do ar, o que as torna óptimas para melhorar a qualidade do ar interior. A sua natureza tolerante à seca e a sua resistência às pragas comuns das plantas fazem delas a planta suspensa perfeita de baixa manutenção que terá um ótimo aspeto durante todo o ano.

6) Filodendro-de-folha-coração (Philodendron hederaceum)

Aqui estão algumas plantas de suspensão mais fáceis de usar para espaços privados de sol. Filodendro de folha de coração! É uma adorável planta tropical perene que exibe um comportamento cativante de vinhas. As folhas parecem super brilhantes e caem maravilhosamente em cascata nos cestos suspensos. O filodendro de folha de coração prefere condições de luz média, sombra parcial ou sombra profunda. Mas não luz solar direta.

Com as suas folhas em forma de coração que pendem de trepadeiras longas e esguias, o filodendro-de-folha-coração é um must-have para qualquer jardim suspenso de interior. É perfeito para principiantes, uma vez que é fácil de cuidar e pode tolerar várias condições de iluminação.

O filodendro-de-folha-coração não só produz uma abundância de folhagem bonita, como também é um outro purificador de ar de nível campeão. Filtra as toxinas nocivas e ajuda a melhorar a qualidade do ar interior. As vinhas em cascata de lindas folhas em forma de coração tornam-no ideal para cestos suspensos ou para ser arrastado por prateleiras ou paredes.

Contentores no jardim

Contentores no jardim por um jardineiro famoso Claus Dalby O livro apresenta ilustrações deslumbrantes para a criação de jardins de contentores apelativos. Também contém os segredos de jardinagem mais bem guardados de Claus para ajudar a organizar, plantar e manter um jardim de contentores épico a partir do zero.

Obter mais informações 07/20/2023 12:45 pm GMT

7. Feto de Boston (Nephrolepis exaltata)

Os fetos de Boston são plantas de interior perfeitas para quem vive num clima frio. Adoram humidade elevada, temperaturas frias e solo húmido. As suas frondes luxuosas e emplumadas ficam lindas quando penduradas num vaso ou recipiente suspenso.

O feto de Boston é uma planta de suspensão delicada e exuberante, perfeita para condições de pouca luz. As frondes macias e emplumadas do feto de Boston fazem dele uma escolha popular para dar um toque de elegância e charme a qualquer espaço interior. É também extremamente fácil de cuidar, ideal para quem tem dificuldade em manter vivas as plantas de casa!

Também conhecida como feto-espinha-de-peixe, esta planta absorve as toxinas nocivas do ar, ajudando a melhorar a qualidade do ar interior. E com a sua capacidade de se desenvolver em níveis de luz baixos, esta planta arejada adicionará um verde tropical exuberante às áreas difíceis de alcançar em sua casa.

8) Fio de pérolas (Senecio rowleyanus)

As plantas Senecio rowleyanus (ou colar de pérolas) são belas trepadeiras suculentas em cascata. São excelentes plantas com pouca luz. A sua folhagem em forma de pérola proporciona uma aparência invulgar que se destaca entre outras flores, plantas ou fetos. Podem crescer no interior ou no interior. Normalmente, têm um melhor desempenho com muita luz solar brilhante e indireta quando no interior.

Esta planta suculenta encantadora apresenta caules longos e pendentes, adornados com pequenas folhas esféricas que se assemelham a pérolas. É perfeita para pendurar cestos ou para pendurar nas paredes, dando um toque divertido e distinto a qualquer divisão.

O fio de pérolas é também incrivelmente simples de cuidar e pode prosperar em condições de pouca luz, tornando-se uma excelente opção para jardins interiores sem muita luz natural. As suas características tolerantes à seca fazem dele a planta de suspensão perfeita de baixa manutenção que fica óptima durante todo o ano.

Ler mais!

  • 15 Melhores Plantas para Cestos Suspensos à Sombra - Flores e Folhagens Lindas!
  • 13 Tomates mais saborosos e melhores para recipientes e vasos!
  • 9 Melhores Plantas de Tomate para Cestos Suspensos! Variedades Super Prolíficas!
  • 13 Impressionantes plantas em cascata para muros de contenção e cestos suspensos!

9. Monstera de Adanson (Monstera adansonii)

É provável que tenha de olhar duas vezes quando vir as plantas monstera de Adanson. Estas plantas epífitas têm buracos enormes nas suas folhas! Os buracos nas folhas das plantas não significam danos nas plantas. Os buracos são inteiramente naturais. Fazem-nos lembrar o queijo suíço. E tal como a maioria dos queijos que experimentámos, estas plantas estragam-se rapidamente ao sol direto. Preferem a luz do sol salpicada e as condições de sombra.

Esta planta tropical, também conhecida como videira-queijo-suíço, é perfeita para dar um toque exótico ao seu espaço interior. Com as suas atractivas folhas em forma de coração que apresentam padrões intrincados de orifícios e fendas, esta planta fará inegavelmente uma declaração em qualquer divisão.

A planta do queijo suíço prospera em condições de pouca luz, o que a torna a escolha perfeita para jardins suspensos interiores. É também incrivelmente versátil - pode ser treinada para trepar a um poste de musgo ou descer de um cesto suspenso, o que a torna uma escolha elegante para vários espaços interiores.

10) Trepadeira de cabeça de seta (Syngonium podophyllum)

A trepadeira ponta de seta é uma trepadeira tropical perene que se assemelha a um arbusto. Estas trepadeiras preferem crescer em condições quentes e húmidas. Produzem também pequenas, mas adoráveis, flores verdes e brancas. As trepadeiras ponta de seta são tóxicas para cães e gatos, por isso é melhor evitar mantê-las se tiver animais curiosos por perto!

Conheça a planta ponta de flecha, uma planta popular perfeita para condições de pouca luz. Apresenta folhas delicadas em forma de coração em várias cores, incluindo verde, rosa e branco. Esta linda planta acrescenta um toque de capricho a qualquer espaço interior!

A trepadeira cabeça de seta é também incrivelmente fácil de cuidar, o que a torna uma escolha popular para principiantes ou para quem procura uma planta para cestos suspensos de baixa manutenção. Pode desenvolver-se em condições de pouca luz e prefere rega regular, mas é tolerante a secagens ocasionais.

11. planta de ferro fundido (Aspidistra elatior)

Se quiser uma planta resistente que não desista e morra e que não implore por luzes artificiais, considere as plantas de ferro fundido. É uma planta perene que floresce na mais densa das sombras densas. Também adora crescer em recipientes, o que as torna excelentes plantas suspensas para espaços privados de sol. A planta também é surpreendentemente grande e as folhas atingem até 20 polegadas.

As plantas de ferro fundido são famosas por serem indestrutíveis. São também famosas por serem fáceis de cuidar e podem tolerar várias condições, incluindo pouca luz e, sem dúvida, negligência. São também óptimas para purificar o ar, tornando-as uma adição saudável a qualquer espaço interior. Com as suas folhas robustas e verde-escuras que se assemelham a lâminas de relva, esta planta é uma escolha resistente e resiliente para jardins suspensos interiores.

12) Cordão de corações (Ceropegia woodii)

As plantas Ceropegia woodii (ou cordão de coração) são excelentes plantas ornamentais para a casa. As suas folhas têm um desenho mosqueado de verde e branco. São elegantes e parecem pingentes de coração! A primeira vez que as vê, pode jurar que são falsas. No entanto, estas plantas são verdadeiras. E adoram crescer sob luz solar indireta.

A corda de corações é uma planta de arrasto encantadora, perfeita para condições de pouca luz. Produz longas vinhas com folhas em forma de coração em tons de verde e roxo, acrescentando um toque de natureza a qualquer espaço interior.

A videira de corações, também conhecida como videira do rosário, produz gloriosas videiras em cascata a partir de um cesto suspenso. São tremendamente fáceis de cuidar e prosperam em condições de pouca luz, o que as torna uma escolha incrível para jardins suspensos interiores. Preferem ficar em solo húmido, mas são tolerantes a secar ocasionalmente.

13) Feto-espada (Polystichum munitum)

Aqui está outra folha perene larga que tolera o crescimento à sombra: o feto-espada ou feto-espada da Califórnia. Estes fetos têm belas frondes que parecem elegantes, penduradas num vaso suspenso. A folhagem do feto-espada é espessa e coriácea, com esporos reprodutivos por baixo.

Com as suas frondes longas e finas que se assemelham a espadas, o feto espada é uma excelente escolha para jardins suspensos interiores. Esta planta de baixa manutenção prospera em condições de pouca luz, acrescentando um toque de elegância aos seus espaços interiores.

É uma planta resistente que tolera várias condições, incluindo pouca luz, tornando-a uma escolha sensata para pais de plantas ocupados ou principiantes. Embora prefira ser mantida húmida, também tolera a secagem ocasional, tornando-a uma opção de baixa manutenção para quem procura adicionar alguma folhagem verde ao seu espaço interior.

14) Campainhas de coral (Heuchera sanguinea)

Aqui pode ver algumas campainhas de coral e uma rasteira Jenny a crescerem juntas num cesto. As campainhas de coral são uma das nossas plantas perenes favoritas, com pouca luz, que produzem belas cores púrpura-avermelhadas durante todo o ano. Ficam deslumbrantes em cestos suspensos. No entanto, escolha um cesto suspenso relativamente grande, pois estas plantas podem ficar grandes! Um cesto suspenso robusto no seu pátio que fica parcialmente à sombraseria o local perfeito.

Os sinos de coral são conhecidos pela sua robustez e resiliência em condições de pouca luz, o que os torna uma excelente escolha para jardins suspensos interiores. Normalmente cresce como uma planta de recipiente exterior, mas os sinos de coral também podem prosperar dentro de casa em áreas mais frias, como corredores ou escritórios. As folhas dos sinos de coral vêm em várias cores, incluindo tons de verde, vermelho e roxo, e o seu único babadoA textura confere um toque de interesse visual a qualquer divisão.

15) Planta da cascavel (Goeppertia insignis)

A planta cascavel tem, sem dúvida, a folhagem mais impressionante de todas as plantas de baixa luminosidade da nossa lista. As folhas têm manchas verde-escuras com tons mais claros entrelaçados e uma parte inferior roxa majestosa. A planta cascavel também tem flores amarelas extravagantes. No entanto, a planta cascavel é relativamente rara como planta de casa, provavelmente porque é um pouco complicada de manter em comparação com outrasplantas com pouca luz, como as plantas-aranha ou as plantas aéreas.

Batizada pelo seu fabuloso padrão de manchas verde-escuras que lembram a pele de uma cascavel, esta planta é adequada para jardins suspensos interiores, uma vez que se desenvolve em condições de pouca luz. A sua preferência por ambientes húmidos torna-a uma excelente adição a casas de banho ou cozinhas com pouca luz, mas também pode dar-se bem noutras divisões.

16) Feto de avenca (Adiantum raddianum)

O feto de avenca é a planta de casa perene perfeita para condições de pouca luz. A sua folhagem pendente fica elegante em vasos suspensos. O feto de avenca adora a humidade adequada do solo e dá-se bem em sombra parcial. Adiantum é grego e significa não molhado, referindo-se às frondes do feto de avenca que parecem repelir a água.

As suas frondes rendilhadas, que se assemelham a delicados fios de cabelo, caem em cascata graciosamente do seu vaso, tornando-a uma bela adição a qualquer divisão.

Veja também: 17 planos simples de casas externas que podem ser feitas de forma barata

Uma das razões pelas quais o feto da avenca é tão popular é o facto de ser fácil de cuidar à sombra parcial, longe da luz solar direta. Prefere um ambiente constantemente húmido, mas pode tolerar alguma secura. Com os cuidados adequados, pode prosperar e continuar a acrescentar o seu encanto visual único à sua casa durante muitos anos.

17) Jasmim de Madagáscar (Stephanotis floribunda)

O jasmim de Madagáscar é uma trepadeira perene que pode tolerar sombra parcial, mas é uma das plantas de casa mais exigentes em termos de sol da nossa lista. É perfeita para uma divisão da sua casa com bastante sol de manhã e sombra parcial à tarde. No entanto, um jasmim de Madagáscar atingirá sempre o seu melhor potencial e terá as flores mais espessas com mais luz solar.

O jasmim de Madagáscar é uma planta tropical de interior que prefere uma humidade elevada e um solo consistentemente húmido, o que a torna ideal para casas de banho e cozinhas com luz interior. As suas folhas verdes brilhantes e flores brancas delicadas assemelham-se a cata-ventos em miniatura e podem dar um toque elegante a qualquer exposição de plantas suspensas de interior.

As pequenas flores brancas do jasmim de Madagáscar têm uma fragrância doce e inebriante que pode encher uma sala, acrescentando beleza e aroma ao seu espaço de vida.

18. árvore perene chinesa (Aglaonema sp.)

Aqui estão algumas plantas de aspeto elegante que se dão muito bem em condições de sombra profunda. Chamam-se aglaonema ou sempre-vivas chinesas. A sua folhagem tem várias cores - vermelho, dourado, prateado, branco, cremoso, cor-de-rosa e verde. Algumas folhas de sempre-vivas chinesas têm uma variegação de aspeto maravilhoso com cores contrastantes, redemoinhos e matizes.

A Evergreen chinesa é uma planta de interior elegante, apreciada pela sua folhagem atractiva, que se apresenta numa vasta gama de cores e padrões. Embora seja frequente ver a Evergreen chinesa como planta de mesa, também funciona muito bem como planta suspensa! As folhas grandes e brilhantes caem para baixo nos seus caules alongados, criando um espetáculo visual deslumbrante nos cantos mais sombrios.

Mas lembre-se que, em condições adequadas, a Evergreen chinesa pode crescer até 1 metro de altura. É uma excelente planta de suspensão para um canto à sombra numa sala ou corredor com um teto alto. Mas não é tão boa para um espaço pequeno!

19. Hoya Tricolor (Hoya carnosa)

A Hoya tricolor é uma bela planta de interior que tolera a sombra. As suas folhas são de um verde profundo e brilhante, e as folhas escuras combinam magistralmente com as suas vistosas flores brancas ou cor-de-rosa em forma de estrela. Preferem crescer numa parte luminosa da sua casa com luz solar ampla e indireta.

A Hoya Tricolor é uma planta tropical com folhas grossas e brilhantes com variegação branco-creme e vermelho-rosado, criando uma aparência impressionante e bonita. É uma planta de crescimento lento, mas pode eventualmente tornar-se bastante grande, tornando-a uma peça perfeita para o seu jardim suspenso interior. Além disso, a Hoya Tricolor pode ser treinada para subir para cima ou para baixo.

Esta planta de interior prefere estar longe da luz direta do sol, caso contrário as folhas podem ficar queimadas. Gosta de florescer no lado seco, por isso deixe o solo secar completamente entre regas.

20. Rabo de burro (Sedum morganianum)

Terminamos a nossa lista de plantas suspensas para espaços com pouco sol com uma inegável vedeta: o rabo-de-burro! Estas são algumas das plantas de interior mais bonitas, com folhas fofas, macias e herbáceas. Também podem gerar flores cor-de-rosa, roxas, cor de laranja, douradas ou amarelas.

A cauda de burro é uma planta suculenta com caules compridos e pendentes, cobertos por folhas pequenas e carnudas que se assemelham a contas, criando um efeito visual encantador e distinto. É uma planta de baixa manutenção que prospera em luz brilhante e indireta, mas também pode tolerar condições de pouca luz.

A cauda de burro também prefere solo seco. Por isso, certifique-se de que deixa o solo secar completamente entre regas. Com os cuidados adequados, a cauda de burro irá prosperar e continuar a acrescentar o seu encanto visual único à sua casa. As folhas volumosas e os caules em cadeia fazem dela a planta ideal para qualquer jardim suspenso interior em condições de pouca luz.

Conclusão

Esperamos que tenha gostado de ler o nosso guia sobre as melhores plantas de interior suspensas para espaços com falta de sol.

Nem toda a gente se pode dar ao luxo de ter um solário ou um jardim ao ar livre, mas pensamos que as plantas da nossa lista podem ser úteis, mesmo num escritório em casa com sombra ou numa sala de estar escura.

Qual é a sua planta preferida que adora sombra?

Ou talvez se tenha esquecido de incluir uma joia pouco conhecida?

Diga-nos!

E mais uma vez obrigado pela leitura.

Tenha um ótimo dia!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.