Índice
Como acelerar a compostagem! Começar um tanque de compostagem é uma óptima forma de alimentar o seu jardim e praticar uma vida ecológica. Se começar do zero, pode sentir-se assustado com o tempo que o composto pode demorar a amadurecer. Por vezes, um ano ou mais!
A boa notícia é que quando a comunidade de microrganismos responsável pela decomposição do material de compostagem tem os ingredientes e as condições de que necessita para prosperar, o seu composto pode estar pronto a ser utilizado dentro de alguns meses ou mesmo semanas!
Neste guia, vou partilhar 16 dicas para acelerar o processo de compostagem e obter mais rapidamente esse fertilizante maravilhoso e rico em nutrientes nos seus canteiros.
Índice- Como acelerar a compostagem
- 1. arejar a pilha
- 2. virar a pilha com mais frequência
- 3. triturar o material em pedaços mais pequenos
- 4. adicionar azoto
- 5. construir uma pilha maior
- 6. adicionar um acelerador para acelerar a compostagem
- 7. formar uma camada de base amadeirada
- 8. regar a pilha
- 9. manter a gama de temperaturas ideal
- 10) Utilize um termómetro de composto para monitorizar as condições de compostagem
- 11) Utilizar um tambor de compostagem
- 12. adicionar grãos de café
- 13. isolar a pilha
- 14. adicionar estrume animal
- 15. adicionar um solo saudável
- 16. baixar os seus níveis de pH
- As melhores ferramentas de jardim para ajudar a acelerar a compostagem
- Conclusão
Como acelerar a compostagem
Estas são as nossas dicas favoritas para ajudar a acelerar o seu processo de compostagem, sem complicações!
- Arejar a pilha
- Virar a pilha com mais frequência
- Triturar materiais em pedaços mais pequenos
- Adicionar azoto
- Construir uma pilha maior
- Adicionar um acelerador de compostagem
- Formar uma camada de base lenhosa
- Regar a pilha
- Manter a gama de temperaturas ideal
- Utilize um termómetro de compostagem para monitorizar as condições
- Utilizar um tambor de compostagem
- Adicionar borras de café
- Isolar a pilha
- Adicionar estrume animal
- Adicionar um solo saudável
- Baixar o pH
Agora que já sabe como acelerar a compostagem, vamos aos pormenores (a pá de jardim é opcional!).

1. arejar a pilha
Eis como acelerar a compostagem Os micróbios que decompõem rápida e eficazmente o seu monte de composto precisam de oxigénio para sobreviver e prosperar.
Se os níveis de oxigénio se esgotarem numa pilha de composto, as bactérias anaeróbias, que se desenvolvem em ambientes sem oxigénio, substituirão as bactérias dependentes de oxigénio.
Estas bactérias anaeróbicas têm um metabolismo muito mais lento e produzem sulfureto de hidrogénio e metano em vez de dióxido de carbono. O resultado é uma pilha de composto muito mais lenta e malcheirosa.
Virar a pilha, criar uma estrutura solta, partir os materiais frescos, construir tubos de arejamento e adicionar materiais volumosos (como paus) em toda a pilha de composto ajudará a criar bolsas de ar.
2. virar a pilha com mais frequência
A rotação contínua da pilha de composto ajuda a acelerar o processo de compostagem. Ao fazê-lo, está a conseguir um par de coisas: em primeiro lugar, a rotação da pilha promove o fluxo de oxigénio; em segundo lugar, ao revirar a pilha de composto, não está a permitir que o núcleo da pilha de composto fique demasiado quente.
Embora o calor ajude a acelerar o processo de decomposição, demasiado calor, combinado com a falta de oxigénio, matará os micróbios de que necessitamos e criará o temido ambiente anaeróbico.
Uma regra geral sugerida pelo Programa Orgânico Nacional é revirar a pilha de composto pelo menos cinco vezes nas primeiras duas semanas, o que apoia a atividade das bactérias termofílicas (bactérias que gostam de calor) e evita que a temperatura da pilha de composto exceda os 160 graus Fahrenheit.
3. triturar o material em pedaços mais pequenos
Uma forma fácil de acelerar o processo de decomposição é triturar os seus materiais de compostagem em pequenos pedaços de cerca de meia polegada a uma polegada e meia (0,5 a 1,5) para que os micróbios possam decompor-se mais fácil e rapidamente. E - triturar o seu composto é uma óptima forma depara garantir que a pilha se mantém arejada.

4. adicionar azoto
Se quiser acelerar a decomposição do seu composto, adicionar mais azoto irá alimentar o crescimento e a atividade das bactérias na pilha de composto.
Os materiais ricos em azoto incluem aparas de relva fresca, estrume de gado e restos de comida. Até a nossa urina é uma excelente fonte de azoto! Adicione camadas finas ao longo da pilha para uma decomposição rápida.
Certifique-se apenas de que não está a adicionar demasiado azoto.
Como aprenderá ao longo deste artigo, é crucial conseguir um equilíbrio entre os ingredientes e as condições. Demasiado azoto pode criar calor excessivo, levando a pilha para um ambiente anaeróbico malcheiroso.
Geralmente, deve manter uma relação carbono/azoto de 30 partes de carbono (materiais lenhosos como paus, lascas de madeira, folhas castanhas) para uma parte de azoto.
5. construir uma pilha maior
Uma pilha de composto mais pesada pode suportar melhor as temperaturas mais quentes do que uma pequena. O tamanho ideal para uma pilha de composto no quintal é de pelo menos nove pés cúbicos. (Três pés de largura por três pés de comprimento por três pés de altura).
Com este tamanho, tem massa suficiente para manter mais facilmente a temperatura central necessária para a atividade bacteriana (entre 135 e 160 graus Fahrenheit), mantendo-se suficientemente pequeno para ser virado e manuseado.
6. adicionar um acelerador para acelerar a compostagem
A adição de um acelerador de compostagem (também conhecido como ativador de compostagem ou iniciador de compostagem) fará exatamente isso - acelerar a decomposição.
Pode comprar um acelerador formulado com decompositores, como fungos, bactérias e ingredientes ricos em nitrogénio, para adicionar diretamente ao seu monte. Adicionar um acelerador de composto na fase inicial é uma óptima forma de iniciar o processo de decomposição.
7. formar uma camada de base amadeirada
A forma como constrói o seu monte de composto desempenhará um papel crucial na velocidade de decomposição. Quanto mais compactado e denso for o monte de composto, menos oxigénio passará, resultando numa velocidade de decomposição mais lenta. A formação de uma camada de base lenhosa de ramos no fundo também favorece a circulação do ar.
8. regar a pilha
A humidade é crucial para o processo de decomposição, uma vez que apoia o crescimento e a atividade dos micróbios responsáveis pela decomposição dos materiais de compostagem.
O teor de humidade ideal para a maioria dos montes de composto é de cerca de 40% a 60%. Pode ser necessário regá-lo para atingir este nível - dependendo do seu clima. Pode comprar um medidor de humidade para obter uma leitura (certifique-se de que a sonda é suficientemente longa para chegar ao centro do monte), ou pode testar os níveis de humidade do composto pegando numa mão cheia e apertando-a.
O ideal é que a mão cheia de composto pareça uma esponja espremida. Se o material de composto parecer seco ou quebradiço, então a pilha precisa de mais água. Se a água sair, o teor de humidade é demasiado elevado.

9. manter a gama de temperaturas ideal
Os micróbios úteis e amantes do calor (termófilos), necessários para a decomposição do composto, desenvolvem-se a temperaturas entre os 135 e os 160 graus Fahrenheit. Idealmente, este intervalo de temperatura deve manter-se durante duas semanas ou mais para manter as coisas em movimento.
Para manter o seu composto suficientemente quente, é necessário garantir que está bem arejado e que contém azoto suficiente para manter um elevado nível de atividade microbiana.
10) Utilize um termómetro de composto para monitorizar as condições de compostagem
Uma boa maneira de monitorizar a temperatura é comprar um termómetro de compostagem. Ao registar a temperatura com a maior frequência possível, será capaz de detetar quando a pilha está a ficar demasiado quente ou fria, e poderá ajustá-la em conformidade.
11) Utilizar um tambor de compostagem
A utilização de um tambor de compostagem é uma opção fantástica se estiver a planear criar um lote mais pequeno de composto. Estes tambores estão disponíveis em vários tamanhos e formas, são bem ventilados e, geralmente, cabem entre 30 a 100 galões de material de compostagem. A facilidade de utilização torna possível o revolvimento frequente (mesmo diário).
12. adicionar grãos de café
Espalhe camadas finas de borras de café por toda a pilha para fornecer aos micróbios uma fonte rica e facilmente acessível de azoto, o que irá suportar níveis de atividade mais elevados e uma velocidade de decomposição mais rápida.
A minha cafetaria local guarda as suas borras usadas para eu as recolher e utilizar no meu caixote de compostagem. Se procura uma fonte de material de compostagem gratuito e rico em azoto, recomendo que peça à sua cafetaria local! (Eu sei que o Starbucks dá as suas borras de graça. Mas - não se esqueça de lhes dar uma gorjeta pelo seu tempo. Dessa forma - terá uma fonte constante de aditivos de compostagem baratos. E superiorvegetais da horta!)
13. isolar a pilha
Se vive num ambiente mais frio, isolar o seu monte de compostagem nos meses frios pode ajudar a manter temperaturas mais elevadas durante mais tempo. Pode tentar escavar o contentor de compostagem parcialmente no solo. Também gostamos de rodear o monte com sacos de folhas ou fardos de palha. Ou - tente cobrir o monte de compostagem com lonas pesadas ou cartão.
14. adicionar estrume animal
Se não adicionar demasiado e mantiver a pilha bem arejada, as bactérias irão prosperar com este aumento de azoto.

15. adicionar um solo saudável
Pode introduzir uma comunidade microbiana vibrante para iniciar a decomposição, adicionando solo saudável no início do processo de compostagem. Pode pegar em algum solo de jardim exuberante de uma parte bem estabelecida e próspera do seu quintal e espalhá-lo em camadas enquanto constrói o seu monte de composto.
Veja também: Benefícios da curcuma para cavalos16. baixar os seus níveis de pH
Inicialmente, os micróbios que decompõem os materiais de compostagem desenvolvem-se em ambientes ligeiramente ácidos a neutros, de cerca de cinco e meio a oito (5,5 a 8) na escala de pH. À medida que o composto amadurece, o ambiente deve tornar-se mais neutro.
Outra dica para acelerar o processo de decomposição: pode baixar os níveis de pH adicionando materiais ligeiramente ácidos, como agulhas de pinheiro ou folhas de carvalho.
As melhores ferramentas de jardim para ajudar a acelerar a compostagem
Sabemos que o custo dos adubos está a ficar fora de controlo! Os aumentos de preços levam-no provavelmente a precisar de mais adubo, sem esperar pelo próximo ano!
Por isso, reunimos o nosso equipamento de jardinagem favorito para ajudar a acelerar a compostagem.
Esperamos que esta lista de equipamento de compostagem o ajude a produzir um composto épico.
Com pressa!
- Acelerador de Compostagem 12 Pacotes Dissolvíveis
- Medidor de humidade para jardim e composto
- Termómetro de Compostagem de Quintal e Guia Digital de Compostagem (PDF)
- Compostor Nazhura com tambor para compostagem
- Acelerador de compostagem

Quer mesmo produzir rapidamente composto profundo, escuro e rico em nutrientes? Nesse caso, a temperatura desempenha um papel fundamental. Este termómetro para compostagem de quintal é o nosso favorito para tornar o seu trabalho muito mais simples. Tem uma haste de 20 polegadas para medir facilmente a temperatura - mesmo que a sua pilha de compostagem seja enorme. Também recebe um guia de compostagem de bónus que ajuda os novos compostores a acelerar a compostagem sem problemas. (Formato PDF.)
Obter mais informaçõesPodemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.
20/07/2023 04:20 am GMT
A humidade é outra variável vital para acelerar o processo de compostagem! Este medidor de humidade de 24 polegadas elimina imediatamente o trabalho de adivinhação! É perfeito para medir o teor de humidade das raízes das árvores de fruto, do jardim de tomate, das pilhas de composto e do solo do jardim. calibrar o medidor de humidade numa escala de 0-10 O design sólido da pega em T é suficientemente robusto até para os agricultores mais exigentes.
Obter mais informaçõesPodemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.
Veja também: Moagem de cepos vs remoção de cepos - Qual é o melhor? 20/07/2023 07:55 am GMT
Uma das nossas formas favoritas de acelerar a compostagem é transformá-la em húmus fértil! É mais fácil do que pensa. Adicione as suas ervas daninhas, agulhas de pinheiro, pequenos galhos, cama de animais, aparas de relva, pinhas e restos de comida. Depois - deixe o acelerador de compostagem trabalhar! Espere um composto fresco em cerca de 30 dias. É perfeito para flores, arbustos, árvores, arbustos, relvados e jardins. Este acelerador de compostagem contém 12 pacotes. Cada pacote trata nove pés quadrados de composto.
Obter mais informaçõesPodemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.
20/07/2023 11:25 am GMT
Se quiser acelerar o processo de compostagem a uma velocidade absurda, aqui está o nosso tambor de compostagem de câmara dupla favorito. Tem uma capacidade de 43 galões e um excelente arejamento. O design do tambor facilita a rotação do seu composto sem se sujar. Deite os seus restos de jardim através da porta do tambor e rode-os cuidadosamente de dois em dois dias. O seu composto termina rapidamente - em semanas.
Obter mais informaçõesPodemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.
20/07/2023 04:35 am GMT
Adoramos este iniciador de composto natural para ajudar a acelerar a compostagem! Contém ingredientes naturais É perfeito para tambores de compostagem, baldes, sacos de compostagem, sistemas de compostagem de minhocas, caixotes de cozinha e pilhas de compostagem ao ar livre.
Obter mais informaçõesPodemos receber uma comissão se o utilizador efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para o utilizador.
20/07/2023 06:50 am GMTConclusão
Produzir ouro negro A produção de adubo a partir da sua pilha de composto não tem de demorar meses nem requer um doutoramento em ciência do solo! Assim que souber como alimentar a comunidade microbiana, pode obter um composto bonito e rico em poucas semanas.
Lembre-se que as bactérias boas de que necessita para decompor o seu material de compostagem requerem estas condições rudimentares e terá o composto pronto. Mais depressa do que pensa!
- Calor (135°F a 160°F)
- 40% a 60% de teor de água
- Rotação frequente e fluxo de ar
- Relação carbono/azoto 30:1
- Tamanho da pilha de cerca de nove pés cúbicos
Depois de ler isto, esperamos que mergulhe de cabeça (talvez não literalmente, pois isso parece uma confusão!) na utilização destas dicas para acelerar a sua pilha de composto. Tem outras dicas e truques interessantes para acelerar a decomposição do composto? Ou descobriu algum método para acelerar o composto? Diga-nos!
Obrigado pela leitura e boa compostagem!