Índice
Tem ervas daninhas com flores azuis no seu relvado? Talvez queira livrar-se delas ou aprender a identificá-las. Talvez até já se tenha perguntado se podem ser comestíveis. Neste artigo, vamos descrever várias ervas daninhas azuis e dizer-lhe como são e onde as pode encontrar. Também lhe vamos dizer se têm alguma utilização conhecida.
É claro que, se quiser começar a mordiscar a sua relva, deve consultar primeiro várias referências e certificar-se de que identificou positivamente a planta. Nunca coma nada se não tiver 100% de certeza de que sabe o que é e como prepará-lo!
Mas por onde começar?
Bem - comece aqui!
Aqui estão 15 ervas daninhas com flores azuis
O nosso guia de ervas daninhas azuis ajudá-lo-á a identificar as suas ervas daninhas sem problemas.
E também partilhamos dicas de gestão de ervas daninhas azuis.
Vamos começar!
1) Flor-de-diabo asiática (Commelina communis)

A flor-de-dia asiática é uma planta anual com flor, originária da Ásia, que pode ser encontrada frequentemente em jardins, relvados e zonas de resíduos.
Esta planta pode crescer até 50 centímetros de altura. As folhas têm pontas pontiagudas e bordos lisos, com duas grandes pétalas azuis em cima e uma pétala branca por baixo. Há também um cacho de amarelo no meio. São frequentemente encontradas perto da erva-aranha.
As verduras jovens podem ser cozidas a vapor ou fritas e comidas, mas não as coma cruas. As flores podem ser comidas cruas em pequenas quantidades, mas as flores floridas são melhor cozinhadas.
O arrancamento manual é eficaz para a eliminação de pequenas quantidades de flor-de-dia asiática.

2) Oxalis azul (Parochetus communis)

Esta planta herbácea perene é originária de África. A flor do oxalis azul é constituída por um fundo azul maciço com uma pequena secção em forma de chinelo que emerge do centro e continua até à extremidade inferior da flor. A planta atinge cerca de 30 centímetros de altura e as folhas, semelhantes a trevos, são alternadas.
Para eliminar a oxalis azul, arranque-a ou abafa-a com jornal ou cobertura vegetal.
3. ervilhaca do mato (Vicia sepium)

A ervilhaca é originária da Ásia e da Europa, mas também pode ser encontrada na América do Norte. Estas ervas daninhas com pequenas flores azuis podem atingir um metro e meio de altura. É também uma planta trepadeira da família das leguminosas. Tem folhas pinadas, ovais e com bordos lisos. Normalmente, pode encontrar a ervilhaca em vários ambientes florestais e sebes.
A ervilhaca adiciona nitrogénio ao solo, por isso, se tiver um solo pobre, é melhor deixá-la em paz e deixá-la fazer o seu trabalho. Pode ser utilizada como adubo verde, o que significa que a lavra depois de ter crescido para ajudar a enriquecer o solo. A ervilhaca também fornece néctar para as abelhas.
As flores podem ser consumidas cruas e as folhas podem ser consumidas cruas ou cozinhadas. As ervilhas também podem ser cozinhadas e consumidas.
Para eliminar a ervilhaca do mato, pode puxá-la à mão, sachar ou cortar a relva com o cortador de relva antes que ela se torne uma semente.

4) Erva-carpete (Ajuga pyramidalis)

A erva-carpete é um membro da família da hortelã, frequentemente encontrada em jardins, relvados e paisagens. Tem caules quadrados e pequenas flores azuis ou brancas. Se olhar com atenção - também pode ver que as folhas são opostas. Pode encontrar esta erva daninha de baixo crescimento a crescer em todos os Estados Unidos.
Estas ervas daninhas de flores azuis são difíceis de eliminar. A melhor maneira é arrancá-las pela raiz e depois deitá-las fora para que não criem raízes e comecem a crescer novamente.
5) Chicória (Cichorium intybus)

A chicória é uma erva daninha alta, de flores azuis, originária da Europa. Como muitas outras ervas daninhas, tem uma longa raiz principal e um caule peludo. É uma planta de tamanho médio e cresce cerca de um metro e meio de altura. As suas folhas são semelhantes às folhas do dente-de-leão.
A chicória tem folhas comestíveis que podem ser cozidas ou comidas como salada. Alguns camponeses também gostam de cozinhar ou ferver as raízes e comê-las com manteiga. As raízes da chicória também podem ser torradas como substituto do café amargo.
A chicória pode ser mantida sob controlo através do corte da relva. No entanto, se quiser eliminá-la, pode fazer um tratamento pontual com um herbicida orgânico e depois voltar a semear a área com relva.
6. columbina Aquilegia (Aquilegia vulgaris)

A columbina aquilegia é um membro da família dos ranúnculos. É conhecida como columbina europeia ou columbina de jardim. Esta planta perene pode crescer até 24 polegadas de altura e cada flor tem cinco pétalas. As flores crescem em grupos de 15-25. As folhas são alternadas e profundamente lobadas.
Há um debate sobre se esta planta é comestível, pelo que aconselhamos a evitá-la.
A melhor maneira de se livrar da aquilegia (também conhecida como Columbine) é desenterrá-la e colocá-la num lugar onde não possa crescer.
7) Violeta azul comum (Viola sororia)

A violeta azul comum é uma planta de baixo crescimento que se encontra em jardins, campos, passeios e bosques. Tem cerca de 15 cm de altura. As suas flores roxo-azuladas florescem no início ou no final da primavera, de abril a junho. Adoramos as suas delicadas pétalas roxo-azuladas.
As flores azul-violeta comuns têm pétalas roxas claras e marcantes com centros amarelos. As flores e as folhas também são comestíveis cruas e cozinhadas. Experimente atirar as folhas para uma salada verde fresca do jardim.
A melhor maneira de se livrar desta planta de cobertura do solo é arrancá-la pelas raízes ou sachá-la. Se tiver uma grande quantidade de violeta azul comum, pode querer usar um herbicida orgânico.
Ler mais!
- Como se livrar de um relvado cheio de ervas daninhas, de forma natural [não são necessários produtos químicos!]
- Os 5 melhores aparadores de cordas com fio elétrico para o seu jardim - Adeus ervas daninhas!
- Como impedir o crescimento de ervas daninhas em rochas [Guia passo a passo]
- 6 melhores maneiras de remover ervas daninhas de grandes áreas + herbicida caseiro para matar ervas daninhas
8) Campanula rapunculoides (Campanula rapunculoides)

A campânula rasteira é uma planta perene nativa da Europa, que foi trazida para a América do Norte no início de 1800. Mas atenção! É uma espécie invasora que se encontra em todos os 48 estados contíguos dos EUA e em grande parte do Canadá. A campânula rasteira tem flores em forma de sino que florescem durante o verão.
A campânula rasteira espalha-se rapidamente e pode ultrapassar as outras plantas. Produz até 80.000 sementes por planta! Por isso, é melhor não a deixar semear se quiser evitar que se espalhe. Cresce cerca de um metro e meio de altura e tem folhas verdes escuras e recortadas.
As folhas podem ser cozinhadas e consumidas como uma erva-moura. É preferível utilizar as folhas basais, uma vez que as outras folhas são demasiado pequenas para serem incomodadas ou tratadas.
Veja também: 313 Nomes giros e engraçados para galinhasA melhor maneira de se livrar da beldroega rasteira é desenterrá-la. No entanto, deve certificar-se de que retira todas as raízes. Se estas se romperem, as raízes sobreviventes voltarão a emergir e darão origem a uma nova planta.

9) Charlie rastejante (Glechoma hederacea)

Também conhecida como hera do solo, a Charlie rasteira é uma erva daninha perene com flores azuis ou roxas. Cresce junto ao solo e tem folhas verdes brilhantes com bordas recortadas. Tem caules quadrados e as flores florescem no início ou no final da primavera.
O Charlie rastejante tende a sufocar outras plantas. Pode removê-lo limpando os ramos que bloqueiam a luz solar e melhorando a drenagem do solo. Cortar regularmente a relva também ajuda. Se o Charlie rastejante já se tiver estabelecido no seu relvado, pode precisar de um herbicida orgânico para o combater.
10. miosótis (Myosotis scorpioides)

O miosótis é uma pequena flor azul de cinco pétalas com um centro amarelo. Estas ervas daninhas de tamanho médio com pequenas flores azuis crescem em áreas húmidas e sombreadas com solo rico. Embora as flores sejam famosas por parecerem violetas, também podem ser cor-de-rosa, amarelas, brancas, azuis ou roxas. Têm folhas em forma de lança e podem atingir 18 centímetros de altura. Foram trazidas para a América do Norte pelos colonos europeus.
A melhor maneira de eliminar o miosótis do seu quintal ou jardim é desenterrar a planta inteira, com raízes e tudo! Outro método é sufocar com cobertura vegetal. Para grandes infestações, pode ser necessário um herbicida orgânico.
11) Verónica chamaedrys (Germander Speedwell)

Qual é o aspeto do speedwell? É uma planta pequena e rasteira que tem flores azuis ou violetas. Tem quatro pétalas dispostas uniformemente à volta do centro de cada flor, mas a pétala de baixo é mais pequena do que as outras três. As flores são de um azul mais claro com veios de um azul mais escuro.
Estas ervas daninhas gramíneas crescem em prados, bosques e ao longo da estrada. A planta está relacionada com o verbasco e a dedaleira. Alguns proprietários rurais também detestam a planta. É considerada uma espécie invasora em algumas áreas dos Estados Unidos. Propaga-se por sementes e através das raízes. Pode formar um tapete denso que sufoca outras plantas.
A remoção manual é o método de remoção preferido se tiver apenas algumas plantas de speedwell que precisem de ser removidas. Se tiver mais, experimente aplicar mulching em toda a área ou cobri-la com algumas camadas de jornal. Terá de voltar a aplicar o produto de poucas em poucas semanas para evitar que cresça de novo. Como sempre, evitamos a utilização de herbicidas e herbicidas sintéticos sepossível.
12) Alfeneiro (Lamium amplexicaule)

A henbit é uma planta anual de tirar o fôlego, originária da Ásia e da Europa, que agora também é comum na América do Norte. Como outras hortelãs, tem caules quadrados. Suas folhas são verdes com manchas roxas e são peludas. A henbit cresce de 20 a 40 centímetros de altura, e as flores geralmente aparecem em grupos de três a seis. Elas são mais frequentemente cor-de-rosa ou roxas, mas podem ser azuis.
O Henbit é frequentemente dado como alimento às galinhas, mas também é comestível para os humanos. Todas as partes acima do solo das plantas são comestíveis. O Henbit é um alimento do início da primavera que se torna mais duro à medida que as estações avançam.
O henbit tende a expulsar outras plantas. Encontra-se frequentemente em campos, relvados e jardins. Pode remover pequenas quantidades arrancando-as pelas raízes. Para grandes infestações, experimente um herbicida orgânico.

13) Escorpião da Sibéria (Scilla siberica)

O endro siberiano é outra planta que floresce no início da primavera. É nativo da Sibéria e da Rússia. O endro siberiano acabou por ser introduzido na América do Norte como planta ornamental. O endro siberiano é uma planta herbácea perene que cresce em campos, jardins e bosques. Normalmente, só atinge cerca de 15 cm de altura.
Para se livrar do endro siberiano, puxe-o pelas raízes ou corte-o logo acima do solo.
14) Verónica filiforme (Veronica filiformis)

O speedwell esguio é nativo da Ásia e da Europa, pode ser encontrado em muitos estados e adora crescer em áreas ensolaradas.
O speedwell delgado tem folhas longas e estreitas agrupadas aos pares. As folhas são verde-escuras e, se olhar de perto, parecem brilhantes. É uma planta marcadamente pequena e também surpreendentemente resistente. Espere que as pequenas flores azuis desabrochem no início do verão. O speedwell delgado cresce normalmente até cerca de 15 cm de altura.
Esta erva daninha de relva é utilizada como cobertura do solo pelos jardineiros. No entanto, pode apoderar-se dela e acabar em locais indesejados. Para eliminar a erva-dos-prados, puxe-a pelas raízes. Se isso não resultar, tente utilizar um herbicida orgânico.
15) Pequenos azulões (Houstonia pusilla)

Ao contrário da maioria das ervas daninhas com flores azuis aqui listadas, o azulão é uma espécie nativa da América do Norte. As flores têm cinco pétalas e são brancas ou azuis. Têm folhas opostas e crescem em prados, bosques e campos. As flores desabrocham de maio a julho.
Esta erva daninha de relva azul é frequentemente plantada em jardins para atrair borboletas.
Tal como a maioria das ervas daninhas azuis, é preferível arrancá-las à mão, certificando-se de que se apanham todas as raízes. Também pode cortá-las com um cortador de relva, mas certifique-se de que apanha as aparas e as deita fora num local onde não se tornem um problema.
Veja também: Camadas de uma floresta alimentar de permacultura Parte 4: Sub-bosque e árvores de copaEliminar as ervas daninhas de uma vez por todas - 4 passos para um relvado meticuloso!
Existem quatro métodos principais para eliminar as plantas incómodas do seu relvado sem recorrer a herbicidas químicos agressivos. São os seguintes
1. Puxem-nos! Puxe as ervas daninhas à mão e deite-as fora num local onde não causem mais problemas.
2. Cubram-nos! Cubra as ervas daninhas com cobertura vegetal ou jornal, sufocando-as e impedindo-as de receber qualquer luz solar. Pode ser necessário repetir várias vezes, pois as ervas daninhas acabam por tentar atravessar a cobertura vegetal.
3. Acabem com eles! Cortar a relva, o que, dependendo da espécie, pode fazer com que deixem de crescer, ou pode apenas escondê-las e torná-las menos visíveis.
4 Utilizar produtos biológicos. Utilize um herbicida orgânico. Estes produtos químicos não são tão agressivos como os herbicidas comerciais, mas muitas vezes funcionam igualmente bem. Alguns herbicidas orgânicos bem conhecidos são o Natria Grass and Weed Control, o Bonide Burnout Concentrate Fast-acting Weed and Grass Killer e o Green Gobbler 20% Vinegar Weed Killer. O maior problema com as soluções químicas é que algumas também matam a relva. Por isso, iráé necessário voltar a semear a zona depois de a tratar.

FAQs sobre a erva azul
É fácil começar a passar-se se vir ervas daninhas azuis no seu jardim, mas não se preocupe!
Estamos prestes a responder a algumas das perguntas mais comuns sobre a erva azul que provavelmente encontrará.
Esperamos que o ajudem a si e ao seu jardim!
Que ervas daninhas têm flores azuis?Uma quantidade surpreendente de ervas daninhas e plantas invasoras têm flores azuis encantadoras. Consideramos a oxalis azul, a ervilhaca do mato, a chicória, a violeta azul comum, a campânula rasteira, o germander speedwell e a erva-de-são-joão entre as nossas favoritas. Mas - há muitas mais!
O que são aquelas pequenas flores azuis no relvado?Identificar as ervas daninhas azuis no seu relvado é difícil sem conhecer as características das ervas daninhas. No entanto, algumas das ervas daninhas azuis mais comuns no relvado são a flor-da-manhã asiática, a ervilhaca do arbusto, a erva-carpete, a Charlie rasteira, a erva-de-são-joão, as violetas azuis, a flor-da-velha e a flor-da-velha.
Como é que me livro das ervas daninhas Blue Flower?A remoção manual de ervas daninhas azuis é o nosso método preferido. A remoção manual de ervas daninhas implica pegar num par de luvas de jardim, numa enxada ou numa pequena pá e arrancar as ervas daninhas à moda antiga! Puxe as ervas daninhas pelas raízes para diminuir o risco de voltarem a crescer.
Sabemos que a remoção manual de ervas daninhas azuis é assustadora. Mas não tem de remover as ervas daninhas de uma só vez. Em vez disso, recomendamos que invista dez minutos de vez em quando para remover as ervas daninhas azuis. O processo de remoção de ervas daninhas é muito mais fácil se trabalhar em pequenas explosões. Dez minutos por dia é tudo o que precisa. Os herbicidas naturais também ajudam a remover as ervas daninhas azuis, mas preferimos a remoção manual de ervas daninhas.
Que plantas têm pequenas flores azuis?As hortênsias são provavelmente as nossas flores azuis de tamanho pequeno ou médio preferidas! Mas existem inúmeras outras flores azuis e cultivares que pode cultivar ou encontrar a crescer livremente no seu jardim. Algumas das nossas favoritas são a aquilégia columbina, a violeta azul comum, o miosótis, o esquilo siberiano, o azulão, a papoila azul dos Himalaias, o áster e as glórias da manhã.
Conclusão
As flores azuis são lindas, mesmo que alguns jardineiros considerem algumas delas ervas daninhas! E você, gosta destas flores azuis tanto quanto nós?
Ou - está a ter dificuldade em identificar uma erva daninha azul que cresce no seu relvado e jardim?
Diga-nos!
Já vimos dezenas de flores e ervas daninhas azuis de todos os cantos do mundo e temos todo o gosto em ajudar com as suas perguntas.
Mais uma vez, obrigado pela leitura.
Tenha um ótimo dia!