As larvas no composto não são tão más como se pensa - eis porquê

William Mason 12-10-2023
William Mason

Todos os jardineiros se orgulham do seu composto, e eu não sou diferente. Adoro tocar-lhe e deixar-me surpreender pelo facto de os resíduos destinados à lixeira malcheirosa e infestada de larvas se terem transformado em ouro negro - ali mesmo no meu pequeno caixote de compostagem.

No entanto, houve um momento em que o meu entusiasmo se sentiu drasticamente reduzido Levantei a tampa do meu caixote de forma despreocupada, com vontade de meter o dedo para verificar a humidade e o toque do composto.

A minha mão deu um salto para trás e, num certo terror instintivo, soltei um pequeno grito (bem, pelo menos gosto de pensar que foi um pequeno grito). pequenas larvas de mosca na superfície do composto - apenas a passear e a levantar as suas pequenas cabeças!

Já alguma vez se encontrou numa situação semelhante?

Lidar com insectos vivos fez parte da minha formação, da minha investigação de pós-graduação e de uma grande parte da minha vida quotidiana, mas mesmo assim não consigo deixar de sentir uma espécie de pavor quando encontro larvas no meu caixote do lixo.

Depois da descoberta, as perguntas começam a multiplicar-se a uma velocidade de reprodução de larvas. Pode perguntar-se: Porque é que há larvas no meu composto e é normal ter larvas no meu composto? E a pergunta acima de todas as perguntas: Como é que me livro das larvas no meu composto?

Para o descobrir, passeie pelo artigo!

O que são os vermes brancos no meu composto?

As larvas adoram solos ricos em nitrogénio e materiais orgânicos. Pode imaginar porque é que as larvas podem gravitar em torno do seu jardim, estrume ou contentor de compostagem!

Existem milhares de espécies de moscas, e muitas delas reproduzem-se em matéria orgânica em decomposição, como o composto.

Os bebés mosca são semelhantes a vermes, de cor baça, rechonchudos e visivelmente segmentados. Tendem a ser gregários e agitam-se, mexer-se e mexer-se O que faz com que nos sintamos ainda mais incomodados quando os encontramos.

As larvas que encontramos mais frequentemente nos contentores de compostagem provêm de vários tipos de moscas: moscas domésticas, moscas-soldado pretas e moscas da fruta (Estas larvas gostam de ambientes húmidos com muita matéria orgânica para mastigar.

Os mosquitos também estão presentes, voando à volta dos contentores de compostagem, e também eles têm larvas - mas demasiado pequenas para serem vistas. Ainda assim, receberão uma menção honrosa devido à sua frequência e impacto.

Ler mais - O Guia de Compostagem para Principiantes

Porque é que há larvas no meu composto?

Como sabe, o composto é vivo Um ser vivo tão abundante atrai certamente outros seres vivos.

Embora apreciemos os microrganismos e o seu desempenho na nossa pilha de composto, podemos ser menos entusiastas em relação às manifestações de vida não convidadas que podemos encontrar nela.

A natureza não desperdiça nada. Quando as bactérias aeróbias do composto não conseguem degradar algo, as anaeróbias assumem o controlo.

As larvas gravitam em direção ao cheiro de matéria orgânica em decomposição O facto é que mesmo o mais ligeiro odor de matéria nutritiva em decomposição atrai moscas.

Ficam particularmente entusiasmados com os resíduos proteicos ou açucarados.

Eles vêm com um objetivo superior, voando para trabalhar para si e para a sua pilha, comendo-a. Isto é que é a filosofia "trabalhará por comida e abrigo"!

Read More - Criação de minhocas e compostagem num balde de 5 galões

As larvas são más para o jardim?

As larvas não são más para o seu jardim, nem para o seu composto. As larvas e as moscas são benéficas Eles degradam o que os microrganismos desejáveis do composto não conseguem tratar devido ao tamanho ou à composição química.

Por exemplo, as larvas de mosca-soldado são a superestrela da biodegradação, reduzindo a massa de resíduos orgânicos em dois terços num só dia! Os agricultores SFL gerem operações de compostagem baseadas apenas nas larvas de mosca-soldado.

Para saber mais sobre estas incríveis moscas, talvez queira ver este vídeo sobre a compostagem da Mosca Soldado Negro em Singapura:

As larvas nutritivas da mosca-soldado são vendidas ou utilizadas como alimento para aves, porcos, peixes e répteis. As suas galinhas e aves de quintal podem colher os mesmos benefícios.

Sabia que?

Merritt Drewery, professor assistente do Departamento de Ciências Agrícolas, está a estudar se as moscas-soldado negras (hermetia illucens) são larvas da mosca-soldado negra pode potencialmente substituir a soja na alimentação do gado.

Esta é uma excelente notícia, uma vez que alguns alimentos para animais, como a soja e o milho, requerem uma tonelada de recursos para serem produzidos!

Read More - O guia completo para começar uma horta a partir do zero

Como evitar as larvas no composto?

Composto fresco - sem larvas! As larvas têm muitos predadores naturais, incluindo galinhas de quintal, aves selvagens e insectos benéficos como os escaravelhos. Os escaravelhos (Carcinops pumilio) mantêm as populações de moscas sob controlo!

É compreensível que, apesar das vantagens, um jardineiro comum prefira que as moscas e as larvas bebés se mantenham afastadas dos seus caixotes de compostagem. Afinal, ninguém gosta de ver uma infestação de larvas no seu composto.

Então, como é que se livra das larvas na sua pilha de compostagem ou no seu caixote do lixo? Bem, é provável que haja um ou dois culpados por detrás dos seus novos amigos de compostagem.

Veja também: Guia completo sobre os melhores animais para pequenas explorações agrícolas e herdades

Em primeiro lugar, o simples facto de estarem aqui significa que pode haver um odor a sair do composto - e, normalmente, não é um odor agradável.

Eliminação do cheiro a matéria em decomposição As larvas e o composto malcheiroso andam muitas vezes (embora nem sempre) de mãos dadas. Os cheiros ocorrem normalmente porque o composto não tem arejamento suficiente ou tem demasiada humidade.

Em última análise, os processos anaeróbicos e sem oxigénio são indesejáveis na compostagem normal, pelo que as moscas podem ser um sintoma de um problema maior.

Em segundo lugar, as larvas transformam-se em moscas e, se ainda houver comida suficiente, o ciclo continua, o que significa mais moscas no seu jardim e quintal.

Embora as moscas que nascem no composto não sejam geralmente prejudiciais para o seu jardim, podem ser um incómodo, especialmente durante o verão, quando a sua atividade atinge o pico.

A prevenção é sempre melhor do que a cura. Aqui estão as formas de fazer com que as moscas fiquem longe do seu composto.

Cubra o seu composto para manter as moscas afastadas

Manter um compostor sem tampa ou com uma tampa mesmo que ligeiramente aberta vai inevitavelmente permitir a entrada de moscas. Desde que comecei a usar um compostor com uma tampa bem ajustada, nunca mais apanhei larvas de moscas.

Veja também: Como cortar madeira sem uma serra

Se continuarem a aparecer larvas de moscas no seu composto, apesar de ter a tampa colocada, poderá querer tapar os buracos do seu contentor com pedaços de tela de janela. A tela permitirá a entrada de oxigénio mas manterá os insectos fora.

Para fazer uma cobertura de tela para o seu contentor de compostagem:

  1. Corte um pedaço de tela ou malha cerca de 1 cm mais largo do que o buraco.
  2. Aplique uma calafetagem à prova de água no interior da abertura e, em seguida, pressione a tela sobre ela.
  3. Em seguida, cole as extremidades da rede à parede do contentor com fita adesiva impermeável.

No entanto, saiba que os minúsculos mosquitos ainda conseguem esgueirar-se através da maioria dos obstáculos, mas mais sobre estes pequenos animais um pouco mais tarde.

Read More - Porque é que não cultivo legumes em jardins suspensos

Arejar bem

Virar o seu composto e adicionar mais material castanho à medida que adiciona material verde ajudará as bactérias a degradar todos os resíduos antes de as moscas terem a oportunidade de se instalarem. Além disso, aumentará o fluxo de ar sob toda a matéria orgânica, reduzindo o cheiro e facilitando o processo de compostagem.

Além disso, o arejamento é essencial para aumentar a temperatura de compostagem, o que actua contra as larvas e outros macro-organismos incómodos.

Por isso, vire a sua pilha com frequência e deite mais folhas mortas, ramos, resíduos de relva e papel picado no seu contentor de compostagem. Não só afugentará as moscas, como ajudará a manter o seu composto saudável.

Adicionar agulhas de pinheiro ou cascas de citrinos

As larvas não são grandes fãs de sabores amargos e azedos. Assim, adicionar algumas agulhas de pinheiro fibrosas e ricas em vitamina C ou citrinos pode evitá-las até certo ponto. No entanto, um par de cascas de laranja não fará com que todas as larvas migrem para longe, por isso, tome esta dica com uma pitada de sal.

Cuidado com o que colocas no caixote do lixo!

Alguns tipos de resíduos de cozinha atraem mais as moscas para o seu composto do que outros. Afinal, as larvas nos contentores de composto precisam de fontes de alimento para se multiplicarem.

Segundo a minha experiência, as aparas de relva, as folhas e os restos de ervas e legumes não são atractivos para as moscas maiores. No entanto, tenha cuidado com os seguintes materiais de resíduos verdes:

  • Restos de animais. Nunca coloque restos de comida de origem animal, como carne ou lacticínios, no seu monte de compostagem. Como estes alimentos demoram algum tempo a degradar-se, atrairão moscas de vários tipos.
  • Restos de proteínas. A farinha de soja e os restos de comida de soja, a aveia, a farinha de milho e outros produtos de cereais são ricos em proteínas. Os alimentos ricos em proteínas atraem várias moscas.
  • Restos de fruta. Embora possa adicionar alguns restos de fruta ao seu monte de composto, certifique-se de que são em maior número do que os ingredientes neutros, com baixo teor de açúcar ou ricos em carbono do composto.

Uma vez que as bactérias não as conseguem digerir rapidamente, os grandes pedaços de resíduos alimentares no seu composto também têm o potencial de se prolongar e atrair grandes predadores do quintal que não gostaria de ter por perto!

Leia mais - A melhor caixa de compostagem custa apenas cerca de $40

É possível fazer composto diretamente na horta (e não apanhar larvas e moscas)?

Muitas pessoas com uma grande quantidade de resíduos vegetais optam por criar uma pilha de compostagem ao ar livre algures no jardim, em vez de terem caixotes de compostagem especiais. Isso é perfeitamente aceitável, mas deve aceitar o facto de não poder controlar as larvas tão bem como num sistema fechado.

Uma vez que as larvas não podem prejudicar o seu jardim e ajudam o processo de decomposição, não é nada de especial.

Evitar adicionar os alimentos acima mencionados e colocar a pilha num canto afastado do jardim deve fazer com que todas as actividades indesejadas de larvas e moscas sejam muito discretas e imperceptíveis.

Por outro lado, grandes pilhas de composto, se forem bem arejadas com matéria castanha como os resíduos do jardim, atingirão facilmente a temperatura de decomposição desejavelmente elevada, que não é favorável ao desenvolvimento da maioria dos organismos macroscópicos - incluindo as larvas!

Leia mais: Jardinagem de balde - Os 30+ vegetais mais fáceis de cultivar em um balde de 5 galões

Dica profissional: E se as moscas da fruta invadirem a minha pilha de composto?

Se as moscas da fruta invadirem o seu monte de composto, não pode simplesmente remover manualmente as larvas das moscas da fruta - são demasiado pequenas. No entanto, há coisas que pode fazer para se livrar delas:

  • Verifique se existem pedaços maiores de fruta na sua pilha e retire-os (uma vez fiquei perplexa com o número de moscas da fruta à volta do meu composto, apenas para descobrir que um dos meus filhos tinha lá enfiado uma maçã inteira; mesmo que tenha a certeza de que não encheu a sua pilha com restos de fruta - verifique!)
  • Prepare uma armadilha simples para a mosca da fruta com cidra e vinagre.
  • Um monte de composto grande e bem arejado, que atinja uma temperatura de decomposição elevada, não permitirá o desenvolvimento de larvas de mosca da fruta.

Como é que me livro das larvas no meu contentor de lixo verde?

Ao contrário das várias minhocas, as larvas permanecem geralmente perto do topo do composto, enterrando-se mais fundo apenas quando chega a altura de se tornarem pupas.

Para ter a certeza de que os retirou a todos, pode recolher toda a camada superior de composto.

Quando terminar, coloque as larvas num tabuleiro aberto com paredes verticais lisas e deixe-as como guloseima para as aves selvagens, que apreciarão especialmente o presente durante a época de nidificação, quando têm muitos bicos esfomeados para alimentar.

Se tiver galinhas, pode fazer-lhes um banquete - elas provavelmente mereceram-no.

Leia mais - Pode comer folha de louro + 14 outras coisas que deve comer, não fazer composto!

Como é que me livro dos mosquitos?

Os mosquitos do fungo são o único tipo de moscas que gostam de composto e que podem prejudicar as suas plantas de jardim e, infelizmente, são frequentadores habituais das pilhas de composto. Não verá larvas de mosquitos do fungo porque são demasiado pequenas, mas se os mosquitos adultos andarem por aí, os seus filhos estarão certamente a rastejar pelo seu composto.

As moscas dos mosquitos dos fungos não são atraídas pelos nutrientes, mas sim pela humidade e pela presença de fungos, o que é uma predefinição do tanque de compostagem.

Quando as larvas do composto vão parar perto das plantas, podem penetrar no solo e danificar os pêlos das raízes, sobretudo se o composto for utilizado em vasos de plantas.

A melhor forma de lidar com as moscas dos mosquitos parece ser o controlo biológico através da adição de nemátodos ou ácaros benéficos.

A nossa escolha Nema Globe Pot Popper Organic Indoor Fungus Gnat & Controlo de Insectos $25.98

Conhecidos pelo seu nome científico, Steinernema feltiae, estes nemátodos de controlo de mosquitos de fungos são especializados em devorar mosquitos de fungos! Os nemátodos predadores também devastam outras pragas de jardim, tornando-os uma compra inteligente para todos os jardineiros.

Obter mais informações Podemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 07/20/2023 12:20 am GMT

Perguntas frequentes (FAQs)

Encontrar larvas no seu composto não é o fim do mundo, e não significa que o seu composto esteja arruinado - embora possa ser assustador cruzar olhares com elas. Embora tenhamos sido treinados para olhar para as larvas como seres rastejantes nojentos que vêm sempre sem serem convidados, elas não são assim tão más.

Por isso, vamos desfazer - ou degradar - algumas ideias erradas comuns sobre as larvas e responder a algumas das perguntas mais frequentes sobre como encontrá-las no composto:

Quais são os tipos mais comuns de larvas no seu composto?

Os tipos mais comuns de larvas no seu composto são as moscas-soldado pretas comuns, as moscas domésticas, as moscas da fruta e os mosquitos. Nenhuma destas larvas ou moscas é prejudicial para o composto ou para os jardins, por isso não há necessidade de se preocupar se as encontrar nos seus contentores.

O que fazer se encontrar larvas no seu composto

Se encontrar larvas no seu composto, não se preocupe. As larvas não são prejudiciais para as suas plantas, jardins ou composto. No entanto, para se livrar delas, pode retirá-las, revirar o seu composto com frequência, adicionar material castanho e evitar adicionar alimentos com elevado teor de açúcar e proteínas à pilha.

As larvas são boas para o seu composto?

As larvas são boas para o seu composto, uma vez que podem decompor grandes restos de comida e outros materiais muito mais rapidamente do que os outros microrganismos benéficos no tanque de compostagem. No entanto, se existirem muitas larvas no seu interior, a sua pilha de composto provavelmente precisa de mais arejamento e matéria castanha.

Como evitar as larvas - e dar aos seus pássaros uma guloseima!

Agora que chegou ao fim do artigo, vamos resumi-lo.

  • As larvas não prejudicam o seu composto ou as suas plantas e ajudam a degradar os seus resíduos.
  • Pode evitar larvas no seu composto, impedindo fisicamente a entrada de moscas, utilizando uma tampa, uma camada seca no topo do composto e telas de proteção sobre os buracos.
  • Manter uma pilha de composto saudável, escolher os resíduos que coloca no seu composto e evitar resíduos alimentares ricos em açúcar e proteínas também ajudará muito a manter as larvas afastadas.
  • A remoção das larvas existentes é fácil de fazer manualmente e as aves terão todo o gosto em retirá-las por si se deixar as larvas num tabuleiro.

Espero que, ao conhecer as minúsculas larvas e o seu objetivo, tenha menos nojo das larvas e talvez até aceite o seu papel biológico no seu recinto de compostagem.

O que é que faz quando encontra larvas no seu composto? Diga-nos nos comentários!

Mais leituras:

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.