Pá vs Pá - Qual é a melhor para abertura de valas, jardins, terra e neve?

William Mason 12-10-2023
William Mason

Pá vs. pá. Quais são as diferenças e semelhanças entre estas duas ferramentas manuais? e qual é o melhor dispositivo de escavação para tarefas na sua herdade, quinta e jardim?

Muitos proprietários rurais utilizam os seus nomes indistintamente, mas as pás são duas ferramentas individuais Cada um com as suas vantagens e desvantagens.

Então - qual é que deve utilizar? Uma pá ou uma pá? Eis o que recomendamos - e porquê.

(Escolher o ferramenta de escavação incorrecta para o trabalho pode causar gastos de energia desnecessários, frustração e dores de costas. Ninguém quer isso!)

Está pronto para escavar e aprender as distinções?

Vamos a isto!

Pá vs. pá - Resumo rápido

Em vez de discutir entre pás e pás, encorajamo-lo a utilizar ambas! Todos os jardineiros podem utilizar pás de ponta redonda quando escavam. A ponta redonda ajuda a aumentar as libras por polegada quadrada quando perfuram o solo duro. E as pás de ponta direita são incomparáveis para a bordadura do jardim, escavação precisa, abertura de valas e outros trabalhos pesados que requerem precisão e uma vantagem mecânica elegante.

As principais diferenças entre estas ferramentas de jardinagem são a construção da lâmina - e a forma como são utilizadas no jardim, na quinta ou no rancho.

Globalmente, o lâmina de pá de jardim será curvo e pontiagudo, e o lâmina de pá As pás têm lâminas mais largas e as lâminas das pás não são tão côncavas.

Embora as pás e as pás de jardim possam funcionar para fins semelhantes, cada uma delas foi concebida para fins predefinidos.

Agora que compreendemos os principais diferenças entre pá e pá - Vamos ver por que razão se usa uma pá em vez de uma pá.

Estamos prestes a sujar as mãos. Tremendamente sujas.

Sintam o entusiasmo!

Usamos pás para escavar

Não consegue decidir o que é melhor? Uma pá ou uma pá? Tenha em conta a lâmina e o cabo ao escolher. As lâminas grandes das pás são normalmente melhores para levantar materiais mais leves. Por exemplo, as pás de neve têm lâminas enormes que são perfeitas para remover uma camada fina de neve. (A neve molhada e pesada é uma história diferente. E o nosso pior pesadelo!) Repare também que a pá curta da fotografia acima tem umaPunho em D. Os punhos em D oferecem maior conforto e flexibilidade - e permitem-lhe escavar e mover a terra sem dobrar muito o pulso ou as mãos. As pás mais compridas podem dar-lhe mais força, mas também são mais pesadas e podem ser incómodas se estiver a escavar num espaço confinado. (Normalmente preferimos pás mais curtas porque são mais fáceis de manusear e cansam-no menos).

A pá é a melhor escolha quando se trata de uma tarefa de jardinagem de precisão, especialmente se tiver de cortar relva áspera e solo duro. Uma lâmina reta e estreita é a melhor para este tipo de finalidade. É por isso que a maioria das lâminas das pás são relativamente planas. Praticamente não têm concavidade.

As lâminas das pás saem normalmente a direito da haste do cabo, sem curvatura. Algumas pás têm cabos longos e outras têm cabos curtos. As mini-pás têm pegas resistentes em forma de D que são eficazes para melhorar a aderência e a potência.

Algumas pás têm uma saliência para os pés no topo que permite aplicar uma força adicional para baixo para cortar raízes duras As pás são excelentes quando é necessário fazer bordaduras, cavar com precisão, cortar raízes ou relva dura, ou revolver o solo.

E uma pá de lâmina afiada, especialmente uma com uma borda serrilhada, é uma excelente escolha para raspar a relva, o solo e outros materiais para criar uma superfície superior lisa.

Tipos de espadas

Aqui vê uma pá de jardim de mão curta, perfeita para mover e alisar a terra do jardim dentro do nosso canteiro elevado. Adoramos pás curtas para trabalhos ligeiros de escavação ou de escavação que demoram apenas alguns minutos. Uma pá de jardim mais pesada também funcionaria, mas porquê cansar-se quando um instrumento muito mais leve e mais pequeno é suficiente? Guarde a sua energia para mais tarde. Vai precisar dela!

Existem vários tipos de pás para escolher - independentemente do seu orçamento ou tarefa. Considere as pás de drenagem, de jardim e de raízes.

Vamos fazer um zoom em cada um deles!

Espadas de drenagem

As pás de drenagem são ferramentas de jardim estreitas e de lâmina fina que funcionam bem para cavar buracos pequenos e precisos, mesmo em terrenos difíceis. pá de bala .

As pás de drenagem são excelentes para escavar trincheiras, como linhas de drenagem, desde que não seja necessário que tenham mais do que alguns metros de profundidade ou mais do que aproximadamente 8 polegadas de largura.

Veja também: As larvas no composto não são tão más como se pensa - eis porquê

Por serem pequenas, são excelentes para cavar buracos precisos para o transplante de arbustos ou flores. As pás de drenagem são também excelentes escolhas para desenterrar linhas rectas para a plantação de vegetais.

Pás de jardim

As pás de jardim são mais volumosas e têm mais concavidade do que a maioria das outras pás. Estão disponíveis em vários estilos - algumas com pás curvas e hastes mais curtas, outras com pás arredondadas e cabos de pá compridos.

Existem diversas variações, o que torna difícil, por vezes, diferenciar uma pá de jardim de um tipo diferente de pá. Existem pás de jardim estreitas, largas, rectangulares e pontiagudas. Basta escolher a melhor para as suas necessidades específicas. Eu gosto da minha com uma ponta afiada!

Espadas de raiz

Uma pá de raízes tem normalmente um cabo mais curto e uma lâmina cónica de ponta reta com um entalhe cortado a partir do centro em forma de V invertido. Este entalhe agarra as raízes e corta-as de ambos os lados, tornando um trabalho muitas vezes difícil muito menos penoso.

Se desejar um topo de gama, procure uma pá de raízes com lâminas serrilhadas. Estas cortam facilmente raízes grossas e duras e as suas bordas raladas agarram-se aos pedaços de raízes, tornando mais fácil torcê-las e arrancá-las da terra.

As pás de raízes também são excelentes para cortar raízes incrivelmente duras de plantas invasoras, como algumas gramíneas altas. Já dobrei a ponta da minha pá ao cortá-las. Sinto-me como um mini bulldozer quando uso uma pá de raízes para cortar um canteiro de jardim!

Cuidado com os dedos dos pés!

Ler mais!

  • Guia definitivo de ferramentas para abertura de valas - 10 melhores pás, motosserra, valetadeira + portátil!
  • Como escavar uma vala para drenagem em 5 passos fáceis! Acabaram-se os quintais lamacentos!
  • 17 planos simples de casas externas que podem ser feitas de forma barata
  • Melhore o solo do jardim de forma natural - durante o inverno e durante todo o ano!
  • Melhor Pá de Neve Eléctrica Top 5 - Revisão do Kick-Ass!

Utilizamos pás para carregar e deslocar

Todos os jardineiros precisam de ter algumas à mão. De vez em quando, encomendamos alguns metros de terra fresca de jardim (mistura de composto) para os nossos canteiros. Carregamos manualmente a terra de jardim para o carrinho de mão (várias vezes) e depois para os canteiros elevados usando pás. É muito trabalho! Um dos nossos segredos de jardinagem é que, por vezes, nuncaE, por vezes, depois de trabalharmos durante algumas horas, trocamos de utensílios de escavação a meio do trabalho para ver se nos faz doer menos as costas. Por vezes, uma mudança de pá é tão boa como um descanso! (E mudar de uma pá pesada para uma pá leve pode, por vezes, tornar o trabalho de escavação menos cansativo -e aborrecido!)

Ao contrário das pás, as pás são perfeitas para a deslocação de materiais de um local para outro. Têm lâminas curvas e largas que levantam e seguram um volume significativo de composto, terra de jardim, cascalho, pedras, areia, neve e outros materiais.

As pás curvam-se a partir das pontas dos seus eixos. Esta curvatura posiciona a ponta da pá para a frente, o que, por sua vez, aumenta a sua capacidade de deslizar sob montes de material. Este deslizamento em montes é (normalmente) mais problemático de efetuar com uma pá.

Além disso, as pás são excelentes para escavar, desde que a alta precisão não seja a sua prioridade. A pá de lâmina curva é perfeita para escavar buracos largos, não precisos. A pá é a melhor aposta quando se pretende mover muito material num só movimento.

A maioria das pás tem cabos compridos para aumentar a alavancagem e as suas lâminas podem ser planas, pontiagudas, redondas ou serrilhadas.

Vejamos agora mais de perto os diferentes tipos de pás.

PS - Esperamos que esteja a divertir-se imenso a aprender sobre a arte e a ciência da pá vs pá (os geeks da jardinagem unem-se!).

Tipos de pás

Adoramos utilizar pás de ponta redonda quando plantamos sempre-vivas, arbustos, pequenas árvores de fruto ou legumes de jardim. As pás de ponta redonda são especialmente úteis quando plantamos uma árvore que requer um buraco para transplante com, pelo menos, dois ou três pés de profundidade. Por vezes, uma pá leve não oferece alavancagem suficiente para escavar um buraco grande e profundo. No entanto, uma pá estreita é muito superior para escavar buracos leves com rochasMas mesmo que utilize uma pá para escavar ou, pelo menos, para quebrar o solo duro do jardim, também é útil ter uma pá de jardim para retirar a terra extra.

Considero a minha pá de cabo longo uma das minhas ferramentas essenciais. Mas não nos precipitemos - há dois tipos de pás a considerar hoje. Comecemos pelas pás de escavação e pelas pás de escavação.

Não percamos tempo, temos que cavar!

Pás de escavação

As pás de escavação são provavelmente as mais reconhecidas pela maioria dos jardineiros. São lâminas largas e curvadas para a frente, projectando-as de cada lado da parte da frente do cabo. A parte superior da lâmina da pá de escavação tem um pé de cada lado, o que lhe permite aumentar a pressão para cortar relva dura ou outros obstáculos.

Pode utilizar este tipo de pá para muitas tarefas diferentes - como transplantar árvores, escavar as raízes de ervas daninhas grandes, espetar nas raízes dos arbustos, arrancar pedras e cavar buracos profundos. A pá de escavação é uma das ferramentas de jardinagem mais versáteis que existem!

Pás de escavação

As pás de escavação são normalmente designadas por pás de transferência e são utilizadas para mover grandes quantidades de materiais soltos, como terra de jardim solta e neve. Também são óptimas para diversos fins agrícolas, como carregar ou deslocar pilhas de composto ou estrume. Estas pás assemelham-se a pás de lixo, com as extremidades projectadas para cima para formar uma forma em U curta mas larga, o que permite um maior empilhamento e retenção da cargano local.

Pá vs Pá - Qual é a melhor para si?

Lemos um excelente tutorial de escavação da Iowa State University Extension chamado Digging Smart. Uma das suas dicas mais notáveis foi a de escavar horizontalmente em vez de verticalmente - e empurrar a pá ou pá para a terra, cobertura vegetal ou pilha de composto. Depois, levanta-se com as pernas - e não com as costas. E também - tenha calma! Lemos que há mais de 11.500 ferimentos relacionados com a escavação na neve por ano.Por isso, não se apresse, use uma boa forma física e faça uma pausa de poucos em poucos minutos (não se magoe nem se esforce demasiado!).

Agora que já conhecemos as diferenças entre pás e pás e as suas vantagens, qual é a melhor para si? Claro que isso depende da tarefa que está a realizar.

Normalmente, pode atingir os seus objectivos com uma pá ou com uma pá, dependendo da que tiver disponível. Lembre-se de que, normalmente, escava com uma pá e, em seguida, recoloca ou retira com uma pá.

Não sou fã de cabos de fibra de vidro. Prefiro pás com cabo de madeira, porque a madeira absorve melhor os choques do que a fibra de vidro ou o metal. Faz a diferença depois de um longo dia de escavação! Além disso, a fibra de vidro dobra-se e deforma-se com o tempo. Prefiro sempre uma pá com cabo de madeira.

Prefiro lâminas de aço-carbono nas minhas pás em relação ao ferro ou a outros materiais. Quando pego numa pá, estou pronto para fazer um trabalho árduo. Preciso do material mais durável disponível. E gosto de uma lâmina afiada com um gume biselado!

O meu conselho é que, independentemente do tipo de ferramenta que está a comprar, é sempre melhor comprar uma ferramenta de alta qualidade concebida para durar anos de utilização e, no meu caso, muitas vezes, abuso significativo.

Obrigado por ter lido hoje sobre o tema "pá vs

Veja também: Como plantar Aloé Vera sem raízes

pá. Eu gostei e espero que vocês também o tenham feito!

(Convidamo-lo a comentar abaixo se tiver histórias sobre a sua pá de jardim favorita ou se tiver perguntas sobre pá vs. pá. Adoramos ouvir a sua opinião!)

Mais uma vez, obrigado pela leitura.

Tenha um ótimo dia!

Remover neve pesada e húmida no inverno é o pior. Mas é mais fácil se tiver uma pá de cabo grosso com uma lâmina de plástico de grandes dimensões (mas leve). A remoção de neve é outra ocorrência em que as pás ganham de longe. Já vimos demasiados acidentes com pessoas a remover neve com uma pá - o mínimo que pode fazer é utilizar a ferramenta certa.Um erro que muitos proprietários cometem é segurar a pá demasiado longe do corpo, o que torna muito mais difícil mover a neve pesada (e é muito mais provável que se esforcem as costas ou o corpo!).

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.