Predadores de ácaros-aranha que destroem pragas de jardins e árvores de fruto

William Mason 12-10-2023
William Mason

Se tem árvores de fruto, legumes, bagas, vinhas ou plantas ornamentais, então conhece a frustração que os ácaros lhe causam a si e ao seu jardim.

E se nunca teve ácaros a arruinar a sua colheita, vou descrevê-lo a partir de uma observação pessoal. Imagine este cenário de jardinagem.

A sua planta está a ir muito bem, a prosperar e a crescer abundantemente ao sol brilhante da estação quente.

Veja também: 20 raças de galinhas pequenas

Depois, aparecem pontos brancos e marcas pálidas nas folhas, mas a planta parece não ser afetada. Os pontos brancos começam a aparecer em grupos e a espalhar-se, e as folhas ficam tortas; o crescimento abranda.

De repente, repara em teias finas, semelhantes a aranhas, que correm entre as folhas e, se olhar com atenção, começa a ver pequenos pontos vivos que se movem ao longo dos fios e se agregam na parte inferior das folhas.

Ao fim de algum tempo, as manchas brancas transformam-se em manchas bronzeadas ou pálido-prateadas e a planta já está em declínio, apresentando um crescimento atrofiado, folhagem deformada e incapacidade de produzir rebentos saudáveis.

Se for esse o caso, é provável que tenha demasiados ácaros da aranha, pragas comuns nas culturas e nas hortas domésticas.

Mas não se preocupem, pois vamos fazer um brainstorming de vários predadores de ácaros que se alimentam avidamente de ácaros.

Parece-lhe bem?

Então vamos continuar.

Índice
  1. O que são ácaros-aranha?
  2. Como é que os ácaros-aranha danificam as plantas?
  3. O que é que os ácaros-aranha comem?
  4. Quais são os melhores predadores de ácaros-aranha?
  5. Tipos de ácaros-aranha
    • Ácaro da aranha de duas manchas
    • Ácaro da aranha do abeto
  6. Como reconhecer os ácaros-aranha
  7. Como testar os ácaros da aranha
  8. O que mata os ácaros-aranha?
  9. Quais são os predadores dos ácaros?
    • Ácaros predadores
    • Ácaros predadores vs. ácaros-aranha
  10. Espécies de ácaros predadores para jardins
    • Typhlodromus pyri
    • Resolução de problemas Pyri
    • Ácaro predador ocidental - Typhlodromus occidentalis
    • Phytoseiulus persimilis
    • Ácaros Euseius
    • Amblyseius andersoni
    • Outros ácaros predadores
  11. Predadores de ácaros de insectos de jardim
    • Joaninhas (Coccilnelindae)
    • Tripes de seis manchas (Scolothrips spp.)
    • Larvas de crisopídeos
    • Larvas de mosca varejeira
    • Insectos-pirata-minuto (Orius spp.)
    • Aranhas saltadoras (Salticidae)
  12. Como estabelecer predadores de ácaros-aranha?
  13. Palavras finais

O que são ácaros-aranha?

Os ácaros-aranha são pequenas pragas aracnídeas que se alimentam de várias culturas de jardim e de estufa - incluindo legumes, árvores de fruto, videiras, arbustos nativos e plantas ornamentais. Tal como as carraças, as aranhas e outros aracnídeos - os ácaros-aranha têm oito patas. Aqui vê-se um grande plano de um ácaro numa planta de jardim que está a morrer. No entanto, lembramos que os ácaros-aranha são quase impossíveis de ver sem uma lupa.Normalmente, não se nota a presença de ácaros até que ocorra uma infestação grave no seu jardim - após o que se notam teias.

Os ácaros-aranha receberam o seu nome porque conseguem tecer teias como as aranhas (ao contrário de muitos outros ácaros que se deslocam livremente). Como todos os outros ácaros, são não insectos mas aracnídeos - como aranhas e carraças.

Nos piores surtos de ácaros, toda a planta fica coberta de teias - é essencialmente uma "cidade de ácaros". Além disso, a folhagem fica enferrujada e seca.

Como é que os ácaros-aranha danificam as plantas?

Os ácaros-aranha danificam as plantas sugando a seiva dos tecidos das plantas. Na nossa experiência, alguns ácaros-aranha não prejudicam uma planta saudável e bem nutrida - e as plantas não saudáveis são muito mais susceptíveis de serem danificadas pelos ácaros-aranha. No entanto, mesmo as culturas mais robustas do seu jardim ou campo podem sucumbir a uma infestação pesada de ácaros-aranha. É por isso que adoramos os predadores de ácaros! Ácaros-aranha naturaisOs predadores, como os ácaros predadores e as joaninhas, são a melhor forma de lidar com os ácaros sem pesticidas sintéticos.

Ácaros da aranha sugam os sucos das plantas e criam numerosas colónias que se espalham rapidamente Por serem tão discretas, integram-se facilmente no jardim a partir de novas plantas e são levadas pelo vento.

Os ácaros da teia são especialmente atraídos por plantas que sofrem de stress de seca.

Quando ocorre uma infestação, muitos ácaros por planta afectam o crescimento da planta, mas o seu tamanho torna-os difíceis de detetar até que os danos se instalem.

No caso das árvores e arbustos, os ácaros podem afetar a floração, a frutificação e a qualidade dos frutos.

O que é que os ácaros-aranha comem?

Os ácaros-aranha comem a clorofila de várias plantas - incluindo saladas, plantas herbáceas, ervilhas, abobrinhas, tomates, pepinos, amoras, morangos, arbustos ornamentais e árvores de fruto (entre outras). A clorofila é um pigmento que ajuda as plantas durante a fotossíntese - e a clorofila faz com que as plantas pareçam verdes.folhagem - fazendo com que as folhas pareçam amarelas!

Todas as espécies de ácaros afectam as plantas de forma semelhante. Todos eles se alimentam de uma grande variedade de plantas , fazendo buracos quase microscópicos e sugando os seus sucos.

Não se deixe enganar pelas teias - ao contrário das aranhas, elas utilizam-nas apenas para se deslocarem mais facilmente, não para caçar qualquer presa. Infelizmente para os jardineiros, as plantas são os seus únicos alvos.

A preferência por tipos específicos de plantas depende da espécie de ácaro, mas nas explorações agrícolas é notória a infestação de árvores de fruto e arbustos, podendo afetar a saúde e o rendimento das árvores.

O que importa na gestão dos ácaros não é aquilo de que se alimentam, mas quando alimentam-se - há espécies de estação quente e de estação fria.

Quais são os melhores predadores de ácaros-aranha?

Joaninhas , destruidores de ácaros , de seis manchas tripes , aranhas e vários ácaros predadores Algumas das espécies mais proeminentes de ácaros predadores incluem Typhlodromus pyri, Typhlodromus occidentalis, Phytoseiulus persimilis e Amblyseius andersoni.

Mas estes não são os únicos ácaros predadores que devoram e emboscam os ácaros-aranha. Existem muitos outros! Iremos rever mais daqui a pouco - e partilhar muitas nuances negligenciadas dos ácaros predadores que os jardineiros ignoram.

Tipos de ácaros-aranha

Existem várias espécies de ácaros-aranha, mas a praga de jardim mais comum é o Ácaro da aranha de duas manchas ou Ácaro da aranha do morango ( Tetranychus urticae ) Sob ampliação, são fáceis de identificar devido às suas bolsas de sela - duas manchas nos lados do dorso.

Outras espécies de ácaros com impacto incluem:

  • Ácaros vermelhos europeus ( Panonychus ulmi )
  • Ácaros da aranha do Pacífico ( Tetranychus pacificus )
  • Ácaros da aranha do abeto (Oligonychus ununguis )
  • Ácaros vermelhos do Sul ( Oligonychus ilicis )

Ácaro da aranha de duas manchas

Os ácaros-aranha de duas manchas, ou Tetranychus urticae, são famosos por causar estragos em jardins de estufa. Embora adorem sugar a seiva aconchegadamente de dentro das estufas, também pode encontrá-los a infestar o seu jardim exterior. Infelizmente, não são exigentes em relação às plantas hospedeiras e são famosos por atacarem centenas de culturas de jardim, quintal, ornamentais, nativas e de estufa. A pior parte é queSão minúsculos - apenas cerca de 1/50 de uma polegada. O seu pequeno tamanho torna-os difíceis de detetar até que já tenha ocorrido uma infeção significativa da planta.

O infame ácaro de duas manchas é a espécie mais prevalente e é um ácaro típico das estações quentes. Afecta mais de 180 plantas , desde ervas daninhas a culturas e plantas de interior.

Depois de hibernarem no solo ou na planta hospedeira, os ácaros fêmeas tornam-se activos em abril e maio, procurando locais adequados na parte inferior das folhas para pôr 100 ou mais ovos.

O período de eclosão pode variar entre 20 dias nas primaveras frias e apenas cinco dias É por isso que as populações aumentam quando está calor lá fora. Também são activas no tempo frio, mas raramente atingem proporções prejudiciais.

Este ácaro ataca com mais força quando as condições são quentes e secas e quando as plantas sofrem stress de seca . Mantenha as suas plantas hidratadas e pulverize-as regularmente com água Se o seu jardim for bem cuidado, já fez muito para evitar os danos causados pelo ácaro das duas manchas.

Ácaro da aranha do abeto

Os ácaros-aranha adoram atacar várias coníferas - incluindo abetos, zimbro, Douglas-fir e pinheiros. Aqui pode ver os danos causados por uma infestação de ácaros-aranha. Repare no acastanhamento da folhagem. Este acastanhamento da folhagem ocorre devido à sucção da clorofila da planta. (Os ácaros-aranha usam as suas minúsculas bocas sugadoras de folhagem para atacar as células da planta - e extrair a vitalidade deSão os vampiros do mundo das pragas de jardim).

Se pensava que o seu jardim era poupado aos ataques de ácaros porque vive numa zona fria e húmida, está enganado - e fique especialmente preocupado se for um produtor de árvores de Natal.

O O ácaro da aranha do abeto é um ácaro especializado das estações frias Como o nome sugere, tem como objetivo árvores coníferas, como abetos, pinheiros e abetos, e zimbros.

O ácaro da aranha do abeto está ativo em duas épocas: os ovos eclodem de março a abril e os os ácaros estão activos até que as temperaturas excedam os 30°C durante três dias consecutivos As ninfas e os adultos ficam então adormecidos até ao outono, altura em que continuam a alimentar-se.

Curiosamente, os danos causados no outono e na primavera pelo ácaro da aranha do abeto, tais como o amarelecimento e o bronzeamento das agulhas, só se manifestam normalmente com a chegada do calor do verão.

Ler mais!

  • O que plantar com tomates para manter os insectos afastados - 19 Fabulosas plantas companheiras do tomate!
  • 15 minúsculos insectos pretos que parecem sementes de papoila
  • 8+ Insectos que se parecem com pulgas!
  • As galinhas comem carraças ou as carraças comem as suas galinhas?

Como reconhecer os ácaros-aranha

Os ácaros da aranha são difíceis de ver, mas se notar pontos brancos, manchas pálidas, prateadas ou bronzeadas, ou teias nas folhas e, em seguida, verificar se existem ácaros por baixo.

As teias são geralmente presente em toda a planta Ao contrário das teias de aranha normais que se encontram geralmente numa única zona (mas as aranhas bebés podem por vezes "simular" teias de ácaros).

Como testar os ácaros da aranha

Colocar um pedaço de papel branco por baixo de uma folha (ou da secção de uma planta) e fazer alguns golpes (bater algumas vezes).

Os ácaros que caíram são visíveis como pequenos pontos esbranquiçados ou acastanhados que rastejam lentamente na superfície do papel.

Dez ou mais ácaros por planta ou amostra de folha (dependendo do tamanho) indica que deve considerar medidas de controlo. David Biddinger , entomologista de frutos de árvores e especialista em agentes de biocontrolo na Penn State, diz o seguinte (parafraseado abaixo).

"Quando o número de ácaros por folha atinge 25 a 30, a árvore entra em stress e as folhas começam a ficar bronzeadas; isto afecta a qualidade dos frutos e, em duas ou três estações, pode (realmente) matar pequenas árvores".

David Biddinger , Entomologista de árvores de fruto

No entanto, os ácaros fêmeas que passam o inverno tornam-se laranja-avermelhados e são difíceis de distinguir de outros ácaros de jardim potencialmente úteis. Os ácaros da praga deixam uma mancha verde no papel.

Mas e agora?

A boa notícia é que muitos predadores mantêm naturalmente as populações de ácaros sob controlo - e é nisso que nos vamos concentrar.

O que mata os ácaros-aranha?

Os ácaros-aranha estão presentes na maioria (se não em todos) os ambientes de jardinagem e agricultura, pelo que a sua presença é inevitável. Não faz sentido querer destruí-los a todos. No entanto, existem vários métodos para controlar o seu número e evitar danos nas plantas.

A primeira medida é dar às plantas afectadas um banho ou uma uma boa pulverização de água durante alguns dias consecutivos. Os ácaros da aranha são desencorajados pela água. Embora nem todos morram, serão dispersos e as suas teias destruídas quando pulverizados.

Quanto a outros meios e produtos, começo por responder a esta pergunta dizendo o seguinte não se deve usar para matar os ácaros - e muitas pessoas recorrem a ela por hábito.

Se possível, não utilizar pesticidas para matar os ácaros Não são muito eficazes e os ácaros desenvolvem rapidamente resistência. 2, os insecticidas podem agravar os surtos de ácaros porque destrói todos os predadores de ácaros benéficos que se alimentam deles e mantêm o seu número sob controlo!

A proliferação destrutiva de ácaros ocorre frequentemente após tratamentos regulares com insecticidas persistentes como os piretróides ou o carbaril na produção agrícola, ou seja, estes insecticidas AJUDAM os ácaros.

Existem produtos especializados que se destinam especificamente aos ácaros - miticidas. Mas, mais uma vez, tu matar todos os ácaros predadores que gostariam de mostrar as suas capacidades de predação sobre os ácaros irritantes apenas se lhe for dada uma oportunidade.

Que ácaros predadores , ouço-vos perguntar.

Se nunca ouviu falar deles antes, pode ficar surpreendido.

Joaninhas vivas

Aqui está um método natural para ajudar a manter os ácaros indesejáveis do jardim sob controlo. Joaninhas! As joaninhas são o arqui-inimigo de várias pragas de jardim - e caçam fungos de folhas, moscas brancas, tripes, ácaros, ovos de traça e muito mais. Este saco contém 150 joaninhas vivas e saudáveis - prontas para caçar e limpar o seu jardim de insectos invasores e pragas de ácaros.

Obter mais informações 07/21/2023 08:05 am GMT

Quais são os predadores dos ácaros?

Antes de se agarrar ao primeiro produto químico que os publicitários de marketing cruzado já lhe devem ter oferecido, deixe-me dizer-lhe algumas coisas sobre controlo natural dos ácaros.

Para além de água e humidade Felizmente, temos muitos aliados naturais que nos ajudam a controlar os ácaros nos jardins. Estes são os agentes de controlo biológico do ácaro da aranha.

Embora os animais maiores (por exemplo, as aves canoras) não se envolvam na predação de ácaros, temos a sorte de ter muitos ácaros famintos invertebrados que consideram Ao fim de algum tempo, o efeito predador dos ácaros torna-se evidente (ou seja, notará muito menos ácaros).

Aqui está uma lista de criaturas que mal podem esperar para mastigar os ácaros-aranha. E nenhuma teia os salvará!

Ácaros predadores

Estes adoráveis animais de jardim são ácaros agressivos e inimigos naturais dos ácaros que se alimentam das folhas, das cigarrinhas, dos pulgões e de outros insectos indesejáveis que ameaçam as suas culturas e o abastecimento alimentar.Deixem a Mãe Natureza fazer o seu trabalho! Ela é superior a qualquer pesticida químico.

A noção de combater fogo com fogo aplica-se certamente aos ácaros.

Assim, é possível combater os ácaros com outros tipos de ácaros!

Ácaros predadores não se alimentam de plantas nem criam teias, mas vagueiam pelas plantas, à espera de encontrar um ácaro - e depois sugam-no até ficar seco.

Estes predadores aracnídeos são tão eficazes no controlo dos ácaros que são um dos principais meios de controlo biológico destas pragas vegetais .

Veja também: As 60 melhores canções para cantar à fogueira - Kumbaya No More!

Se tem ácaros-aranha e um jardim saudável, já tem ácaros predadores à sua volta para se alimentar. No entanto, também pode comprar ácaros predadores - espécies diferentes, dependendo do seu clima e da espécie de ácaro que pretende atingir.

Na produção agrícola, os ácaros predadores funcionam como pára-quedistas ferozes e altamente treinados que se precipitam sobre os campos a partir de drones para causar estragos na população de ácaros.

Não acredita em mim? Veja mais a fundo:

Ácaros predadores vs. ácaros-aranha

Se se tem perguntado "Qual é a diferença entre ácaros predadores e ácaros da aranha", aqui está uma lista de verificação rápida:

  • Os ácaros predadores não se alimentam de partes vivas de plantas Embora alguns se alimentem de pólen.
  • Os ácaros predadores não formam uma teia Os ácaros fazem-no.
  • Os ácaros predadores ocorrem geralmente como solitários Mas os ácaros formam colónias bastante fixas (exceto que se deslocam através das suas teias e utilizam as correntes de ar para se espalharem).
  • Quando se esmaga e mancha um ácaro predador sobre uma superfície branca a coloração é amarela a avermelhada devido à alimentação de (adivinhou) outros ácaros.
  • Ácaros fitófagos mancham de verde por se alimentarem de sumos de plantas.
Ácaros predadores Ácaros-aranha
Alimenta-se de partes de plantas vivas Não Sim
Teias de aranha Não Sim
Formas de colónias Não Sim
Manchas quando esmagado Amarelo, laranja ou vermelho Esverdeado
Comparação entre ácaros predadores e ácaros-aranha

Espécies de ácaros predadores para jardins

Eis a lista definitiva de espécies de ácaros predadores para o controlo dos ácaros-aranha.

Typhlodromus pyri

Typhlodromus pyri (aka Galendromus pyri Está presente em vários habitats, incluindo pomares, mas prefere (e é mais eficiente) em climas mais frios e húmidos.

T. pyri alimenta-se preferencialmente do ácaro vermelho europeu, mas também do ácaro das duas manchas e do ácaro da ferrugem da macieira, com um apetite muito forte, além de se alimentar de pólen.

Na América do Norte, este é o ácaro predador mais prevalecente e mais utilizado nos pomares e jardins do nordeste e do meio-oeste norte dos EUA. É um dos mais importantes predadores de ácaros das amoras, árvores de fruto, plantas da família das rosas e, por vezes, do lúpulo.

Pyri Resolução de problemas

Um problema com T. pyri é o facto de se mover lentamente e não gostar de percorrer distâncias em busca de presas, pelo que se deslocará lentamente para o seu jardim - por vezes também lentamente.

Para se instalar gratuitamente na sua propriedade, corte e traga rebentos ou aparas de árvores próximas onde identificou T. pyri Uma abordagem comercial de ação rápida é comprar e lançar o produto - mas terá de repetir o processo ocasionalmente.

Outra limitação é o facto de a espécie poder desenvolver-se apenas com humidade suficiente No entanto, se tiver um pomar com irrigação como a rega gota a gota, pode ainda assim usufruir de T. pyri's mesmo nas regiões mais secas.

Ácaro predador ocidental - Typhlodromus occidentalis

Ácaro predador ocidental ( Typhlodromusoccidentalis , aka Galendromus ocidentalis ) é T. pyri's O inseto que adora o calor é uma das opções de biocontrolo mais promissoras para os pomares de macieiras, bem como para os pomares de ameixeiras, pessegueiros e cerejeiras em regiões quentes favoráveis.

Desenvolvendo-se em condições quentes e mornas, a alimenta-se apenas de outros ácaros Em climas mais frios, torna-se um predador dominante dos ácaros durante a meia estação.

Também, T. occidentalis é mais móvel do que T.pyri Em todos os outros aspectos, os dois são semelhantes e funcionam bem em conjunto, uma vez que cobrem estações diferentes e preferem presas ligeiramente diferentes.

Estamos a partilhar esta excelente apresentação sobre ácaros predadores da WSU CAHNRS. A exposição partilha a investigação sobre o impacto dos pesticidas em duas espécies populares de ácaros predadores que se encontram nos pomares de macieiras de Washington - Galendromus occidentalis e Amblydromella caudiglans. Quais os pesticidas que mais afectam estas criaturas benéficas? E qual o ácaro predador que tem melhor resistência aos pesticidas?resultados surpreendentes - e fascinantes.

Phytoseiulus persimilis

O nosso próximo ácaro predador (trocadilho intencional) vem de uma família diferente - Phytoseiidae . o Fitoseiulus são criaturas de cor vermelha brilhante a laranja que podem parecer ácaros, mas não têm manchas escuras.

Phytoseiulus persimilis é um predador muito eficiente de muitos ácaros que se alimentam de plantas, consumindo diariamente 5-20 adultos de ácaros ou ovos de ácaros.

Para além da taxa de predação, outra vantagem do Phytoseiulus persimilis é que não tem uma fase de repouso e está ativa durante todo o ano, se as temperaturas forem amenas, podendo produzir várias gerações. Assim, pode ajudar em estufas e outras plantas de interior .

Euséio ácaros

Estes ácaros pertencem também à família Phytoseiidae.

O que é fixe sobre eles é que, para além dos ácaros, alimentam-se de outros insectos nocivos como os tripes e as moscas brancas.

O gosto geral dos ácaros Euseius é que eles podem se sustentar mesmo depois que o surto de ácaros tenha diminuído - o que pode ser um problema com espécies que comem apenas ácaros, como Typhlodromus occidentalis.

Amblyseius andersoni

Esta espécie é, sem dúvida, a segundo ácaro predador mais vital no domínio do controlo biológico ou integrado das pragas para a Europa , logo a seguir T. pyri .

Encontrada em todo o Hemisfério Norte, alimenta-se de ácaros vermelhos europeus, ácaros da aranha, ácaros do Pacífico, ácaros da ferrugem da macieira, ácaros da protuberância, ácaros do ciclame, tripes e pólen.

As suas plantas favoritas para explorar incluem o ácer, a maçã e a pera, tornando A. andersoni um aliado valioso em pomares de macieiras e pomares de pereiras.

Outros ácaros predadores

Outros ácaros predadores incluem Mesoseiulus longipes, Metaseiulus citri, Neoseiulus californicus , Neoseiulus fallacis e Galendromus flumenis.

Acreditamos também que existem muitos mais ácaros predadores que ainda não foram descobertos e apostamos que os cientistas irão provavelmente descobrir e facilitar outras espécies no futuro.

Predadores de ácaros de insectos de jardim

Os ácaros não são as únicas criaturas que caçam os ácaros sugadores de folhas. Insectos muito maiores (e aracnídeos) também os atacam sem piedade. Aqui estão alguns dos nossos exemplos favoritos.

Joaninhas (Coccilnelindae)

Este é o melhor predador de ácaros de toda a nossa lista. Trata-se de um imparável predador de jardim que caça impiedosamente os ácaros e devora-os às dezenas. Estamos a falar da poderosa destruidora de ácaros, também chamada Stethorus punctum - entre outros nomes. A destruidora de ácaros é uma joaninha especializada. E a sua especialidade é petiscar e comer ácaros sugadores de plantas. E ela éOs adultos consomem até 100 ácaros por dia, ou seja, cerca de nove por hora.

Joaninhas é o nome de um grupo de escaravelhos da família Coccilnelindae São mais conhecidos como predadores de pulgões, mas também se alimentam de ácaros que fazem teia.

Entre cerca de 5.000 espécies de joaninhas, a mais prolífica caçadora de ácaros é a joaninha destruidora de ácaros , Stethorus punctum . Que nome, não é?

Esta minúscula joaninha norte-americana é toda preta e é um predador exclusivo dos ácaros-aranha. Detecta os químicos libertados pela alimentação dos ácaros-aranha, segue-os e come 75-100 ácaros diariamente!

Logicamente, o ácaro-rajado habita os pomares, os campos de morangos, os habitats florestais adjectivados e as culturas atingidas pelo ácaro-rajado. Os escaravelhos adultos permanecem activos até setembro ou finais de outubro.

Tripes de seis manchas ( Scolothrips spp. )

Aqui está um excelente vídeo da UCIPM que ensina como estão a monitorizar os tripes de seis manchas nos pomares de amêndoa. Nem todos os tripes são maus para os jardins! Tomemos o tripes de seis manchas como exemplo. Os tripes de seis manchas são outra arma secreta na sua guerra contra os Tetranychidae (ácaros). Uma vantagem dos tripes de seis manchas é que não precisam de muitos ácaros para sobreviver - e não se importam de caçarPor outras palavras - os tripes de seis manchas provavelmente ficarão no seu quintal - mesmo que não haja muitos ácaros. Compare este estilo de caça com o do destruidor de ácaros, que prefere alimentar-se em áreas fortemente infestadas - e pode viajar para encontrar grandes concentrações de ácaros.

Sei que os tripes são mal vistos como pragas destrutivas dos jardins. Espécies como o tripes florais ocidentais provavelmente causam prejuízos agrícolas anuais na ordem dos milhões de dólares.

Mas calma aí (e tripes!).

Embora a maioria das espécies que conhecemos sejam fitófagas e sugam os sucos das plantas, existem também espécies predadoras - e estas alimentam-se de ácaros.

É o caso do tripes sêxtuplos do género Escorpiões Ocorrem em todos os locais onde os ácaros da teia são abundantes e alimentam-se de todas as fases dos ácaros, embora pareçam preferir as formas imaturas.

O tripes-de-sete-pontas tem muitos talentos como predador de ácaros. Comem ácaros adultos, ninfas e ovos. E podem consumir muitos. No entanto, também se sustentam e reproduzem com presas escassas. Além disso, ao contrário dos ácaros predadores, possuem excelentes capacidades de procura - mesmo quando as densidades de ácaros são baixas, estes tripes continuam a ser caçadores eficientes.

Larvas de crisopídeos

E os pulgões não são as únicas pragas que as larvas de crisopídeos consomem. Também caçam moscas brancas, ácaros e ovos de insectos. Também lemos que as larvas de crisopídeos têm um mecanismo de auto-defesa fascinante. Transformam-se em tanques de batalha blindados! Bem, mais ou menos. Os seus corpos são naturalmente redondos e suculentos - deixando-sePor isso, habilmente, cobrem os seus corpos com os exoesqueletos das suas vítimas - criam uma armadura artificial! A natureza é selvagem. 🙂

Os crisopídeos são insectos suaves e elegantes, semelhantes a moscas, que se alimentam de pólen e néctar quando adultos, mas são predadores ferozes na sua fase larvar.

Algumas estimativas dizem que, se hipoteticamente se alimentasse apenas de ácaros, uma única larva de crisopídeo poderia eliminar até 11.000 ácaros!

No entanto, as larvas de crisopídeos comem outras pragas, como pulgões, moscas brancas, cochonilhas, lagartas e ovos de traças, pelo que os seus desejos são distribuídos de forma mais uniforme.

Larvas de mosca varejeira

As larvas de mosca varejeira fazem lembrar o filme "The Blob" de 1958. Estes predadores gelatinosos vagueiam pela sua horta, comendo principalmente pulgões, mas também outros insectos, incluindo lagartas, tripes, ácaros e outros insectos de corpo mole.

Moscas volantes (Syrphidae) são tão pouco apreciados como aliados do jardim.

Embora toda a atenção sobre os polinizadores vá para as abelhas, os Syrphids estão entre os polinizadores mais importantes. Mas não acaba aqui.

Tal como os crisopídeos, as larvas de mosca-varejeira não caem no poder das flores mas são predadores vorazes e generalistas nos jardins - e os ácaros também fazem parte da sua ementa.

Os investigadores dizem-nos que uma única mosca-das-rochas bebé pode destruir 100-400 pulgões antes de se tornar pupa - dependendo do tamanho da espécie de mosca-das-rochas e do tamanho de uma lagarta. Não existem dados sobre os ácaros; no entanto, como os ácaros são mais pequenos do que os pulgões, é seguro estimar que as larvas de moscas-das-rochas podem comer muitos mais ácaros.

Para além dos afídeos e dos ácaros, outras presas das larvas de Syrphid incluem afídeos, formigas, lagartas, cigarrinhas e cochonilhas.

Minutos de Insectos Piratas ( Orius spp. )

Os insectos-pirata-minutos são fáceis de identificar pelos seus olhos selvagens e salientes e pela forma oval do seu corpo. Os utilizadores podem normalmente encontrá-los a procurar alimento nas suas plantas de tomate relativamente cedo na estação - à caça de ácaros que podem devorar. Têm reputação de formidáveis predadores de ácaros - mas também adoram petiscar tripes, moscas brancas, psilídeos e outros pequenos insectos. Os insectos-pirata-minutos não são exigentes -e também se alimentam de néctar e pólen se não encontrarem ácaros saborosos para comer.

Tal como os tripes, os insectos verdadeiros (Hemiptera) são mais conhecidos como pragas de jardim do que como benfeitores. No entanto, este grupo diversificado de insectos também tem muitos predadores eficientes que procuram presas nos nossos jardins.

Devido ao seu pequeno tamanho, insectos piratas de minuto A sua lista de presas inclui várias pragas de jardim irritantes, como pulgões, tripes, pulgões, moscas brancas, traças e ácaros.

Os insectos-pirata-minutos estão disponíveis para compra como controlo biológico, mas também ocorrem naturalmente no jardim e nas paisagens agrícolas.

Para favorecer a sua presença, deixe alguma vegetação natural nos limites dos seus campos e não utilize insecticidas. Como muitos insectos, estes insectos benéficos são duramente atingidos pela utilização excessiva de pesticidas.

Aranhas saltadoras (Salticidae)

E aqui estamos nós - o último predador de ácaros da nossa lista. A formidável aranha saltadora! As aranhas saltadoras não são como as outras aranhas de jardim que fazem grandes teias luxuriantes. Em vez disso, elas atacam e emboscam as suas presas durante o dia - o que pode incluir ácaros, insectos e outras aranhas. A maioria das aranhas saltadoras que vemos no nosso jardim tem corpos vibrantes e coloridos. Podem parecer assustadoras - mas ajudam a eliminarmuitas pragas no seu jardim, incluindo os ácaros!

Estas adoráveis aranhas são predadores generalistas do jardim, saltando alegremente pelo jardim e caçando presas mais pequenas do que elas.

Ao contrário de outras aranhas que tecem teias, as aranhas saltadoras são caçadoras activas. Embora um ácaro não se envolva numa teia de aranha normal, pode ser facilmente localizado e comido por uma aranha caçadora ativa que não usa teias.

Embora não tenham uma forte preferência de habitat, segundo a minha observação, parecem preferir locais quentes e soalheiros, pelo que os ácaros que adoram o calor têm mais probabilidades de acabar na sua lista de alvos.

Infelizmente, as aranhas benéficas são mortas por miticidas e acaricidas utilizados para controlar os ácaros, e os insecticidas para pomares podem causar-lhes uma perturbação cerebral. Assim, se quiser ter estas aranhas de oito olhos para o ajudar, então abstenha-se de utilizar produtos químicos.

Como estabelecer predadores de ácaros-aranha?

Se quisermos a preciosa ajuda dos predadores de ácaros, temos de saber alguma coisa.

Todos os benefícios predadores naturais do ácaro da aranha têm uma coisa em comum - os pesticidas afectam-nas negativamente .

Assim, a luta contra os ácaros com pesticidas torna-se uma guerra química interminável que prejudica a saúde humana e ecológica.

Portanto, se quiserem um exército aliado na vossa batalha contra os ácaros, abandonar a utilização de pesticidas ou, pelo menos, aplicá-las localmente e o menos possível.

Além disso, guarde alguns micro-habitats naturais na sua propriedade e borde os seus jardins e campos com plantas autóctones.

Palavras finais

Os ácaros-aranha são comuns em qualquer paisagem de jardim. não faz sentido esforçar-se por os eliminar.

No entanto, é possível garantir que não causam muitos danos mantendo as suas populações sob controlo. O número de ácaros por planta ou por folha é vital para monitorizar.

Para além de manter as suas plantas saudáveis, hidratadas e pulverizadas com água, e talvez aplicar remédios orgânicos como a pulverização com óleo, a melhor forma de controlar as populações de ácaros incómodos é utilizar predadores de ácaros para os tratar naturalmente.

Ácaros predadores, joaninhas, larvas de crisopídeos, tripes predadores, insectos piratas, aranhas saltadoras - todas estas criaturas comem de bom grado os ácaros da aranha. Controlo biológico é um ganha-ganha-ganha A estratégia de gestão de pragas é uma estratégia de gestão de pragas que beneficia a biodiversidade animal, as plantas e a sua carteira, excluindo os custos dispendiosos da gestão química de pragas.

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.