Índice
Liofilizadores e desidratadores são a mesma coisa? E um é melhor do que o outro? Qual é o melhor método para a preservação de alimentos fora da rede, para a agricultura doméstica e para a sobrevivência?
Bem, em primeiro lugar, liofilização e desidratação não são a mesma coisa E ambos têm vantagens e desvantagens significativas. Conceitos errados sobre liofilizador e desidratador que eu gostaria de esclarecer.
Há muitos anos que a minha família faz liofilização, desidratação, fumagem e conservas para preservar os alimentos. Além disso, quase todas as pessoas com quem convivo regularmente também o fazem. E todos partilhamos segredos e dicas. (Somos gente do sertão que preocupar-se com a cultura A sua linhagem, a poupança de dinheiro e a transferência de informações comprovadas pelo tempo para nos manter a todos mais saudáveis e felizes).
E hoje, estamos aqui para saber as respostas a perguntas como:
- Como é que a desidratação e a liofilização dos alimentos afectam o sabor?
- Qual é o prazo de validade dos alimentos desidratados e liofilizados?
- Qual é o valor nutricional que os alimentos perdem quando são desidratados ou liofilizados?
- Quanto dinheiro é que uma família pode poupar anualmente ao liofilizar ou desidratar alimentos?
O que lhe parece? Parece-lhe bem?
OK - vamos ao que interessa!
Woo-Hoo!
(Giddy up!)
Visão geral das principais diferenças entre liofilizado e desidratado

Tanto a liofilização como a desidratação diminuem o teor de humidade dos alimentos, mas existem diferenças entre estes dois métodos de conservação de alimentos, nomeadamente:
- Os desidratadores de alimentos utilizam a circulação de ar, a ventilação e o baixo calor para diminuir o teor de água em cerca de 80 a 90% Comparativamente, os liofilizadores utilizam ar frio, calor e vácuo para remover até 99% Esta remoção de humidade é vital, porque quando os alimentos têm menos teor de água, são armazena durante períodos mais longos e conserva mais do seu valor nutritivo .
- Os alimentos desidratados perdem normalmente o seu sabor natural, ao passo que a liofilização preserva muito bem o sabor natural, os alimentos liofilizados retêm até 97% do seu valor nutricional, enquanto que os alimentos desidratados retêm normalmente muito menos.
- Alimentos desidratados tendem a tornar-se coriáceas Em comparação, os alimentos liofilizados mantêm o seu aspeto e textura naturais.
- A principal razão pela qual prefiro a liofilização à desidratação é o facto de os alimentos liofilizados poderem durar até 25 anos Comparativamente, os alimentos desidratados duram normalmente até cinco anos, mas muitos só se mantêm bons durante vários meses. Esta diferença deve-se ao facto de o valor nutricional dos alimentos desidratados se decompor muito mais rapidamente do que o dos alimentos liofilizados.
Por último, os alimentos desidratados são muito mais baratos do que os liofilizados. Este delta de custo deve-se à retenção do aspeto natural, da textura e do valor nutricional dos alimentos liofilizados. A textura coriácea, o aspeto enrugado e o baixo valor nutricional dos alimentos desidratados fazem com que o seu valor seja inferior.
No entanto, os alimentos desidratados continuam a ser realmente espectaculares - e continuamos a pensar que oferecem um enorme valor para os proprietários rurais.
Está bem, ninguém gosta assim tanto de história, mas vamos mergulhar rapidamente no registo histórico da secagem dos alimentos como método de conservação.
Não se preocupe, nós tornamo-lo rápido e divertido!
Métodos antigos de secagem de alimentos

Antigamente, antes da existência de frigoríficos e congeladores de carne, os camponeses conservavam os seus alimentos embalando-os em sal, salgando-os em salmoura, enterrando-os, fumando-os e desidratando-os. Não demorou muito até as pessoas perceberem que quanto menos humidade um alimento tiver, mais eficazmente se conserva.
Os historiadores sabem que os antigos romanos, e algumas populações do Médio Oriente, utilizavam o calor e o fumo para desidratar legumes, frutas e carnes.
Comparativamente, a liofilização é um processo muito mais moderno, com a sua primeira utilização notável a partir da Segunda Guerra Mundial. Começou como uma forma de preservar o plasma para transfusões de sangue e certos medicamentos. Mas depois, eventualmente, a liofilização foi utilizada para armazenar alimentos para as tropas em batalha. A liofilização tornou-se ainda mais famosa como o método para fazer comida para astronautas!
Aqui está o que a Penn State tinha a dizer sobre o processo de liofilização.
"A máquina congela os alimentos a uma temperatura entre -30°F e -50°F. Em seguida, uma bomba de vácuo retira o ar da câmara e os tabuleiros são ligeiramente aquecidos. À medida que a água nos alimentos aquece, sublima (o gelo é diretamente convertido de sólido em vapor de água) e é removida do produto."
PennState Extension, //extension.psu.edu/lets-preserve-freeze-dryingTanto a desidratação como a liofilização percorreram um longo caminho através de processos modernos e inovadores de engenharia e fabrico. Felizmente, podemos beneficiar destas tecnologias contemporâneas, poupando dinheiro e prolongando o prazo de validade de quase todos os tipos de alimentos imagináveis.
OK, já chega de história!
Vamos analisar mais de perto a forma como os liofilizadores e os desidratadores prolongam a vida útil dos alimentos. Quem não gosta de conservar os alimentos a longo prazo?
Conseguem sentir a excitação?
Com certeza que sim!

Liofilizador vs Desidratador - Armazenamento de alimentos e prazo de validade

O prazo de validade tem muito a ver com o teor de humidade. Mais humidade leva a um prazo de validade mais curto, enquanto que menos aumenta o prazo de validade. Assim, uma vez que os liofilizadores removem mais humidade dos alimentos do que os desidratadores, os alimentos liofilizados terão um prazo de validade mais longo do que os alimentos desidratados.
Enquanto os alimentos desidratados duram normalmente entre vários meses e até cinco anos, os alimentos liofilizados podem durar até 25 anos.
E, como já foi referido, os alimentos liofilizados conservam o seu aspeto e textura naturais, mantendo a grande maioria dos seus nutrientes originais. É de salientar que mesmo os alimentos mais bem conservados apresentam uma degradação gradual do valor nutricional. Todos os alimentos conservados têm um tempo de vida limitado.
Então, isso significa que os alimentos liofilizados são superiores aos desidratados em todos os casos?
Não, na minha opinião não. A secagem de alimentos com um desidratador tem as suas vantagens, incluindo:
- Conserva-se muito bem em sacos mylar, frascos Mason ou recipientes de comida selados a vácuo
- Uma forma genial de poupar dinheiro preparando almoços escolares saudáveis
- Excelente complemento para a conservação de alimentos a curto prazo
- É incrivelmente fácil desidratar uma grande variedade de alimentos
- Os desidratadores são muito menos dispendiosos do que os liofilizadores
Embora eu prefira a liofilização dos alimentos em relação à desidratação, a minha família continua a encontrar muitas razões para utilizar regularmente os desidratadores. A liofilização dos alimentos é uma estratégia melhor para criar reservas alimentares a longo prazo. Mas a desidratação custa menos - e é óptima para o armazenamento a longo prazo.
Embora não compreenda a tecnologia de liofilização a um nível científico profundo, posso dizer-vos, com base nos meus anos de experiência, que os alimentos liofilizados mantêm muito bem a sua forma, aspeto, textura e sabor originais. Fico sempre espantado com a forma como o sabor delicioso se mantém!
A liofilização é um processo totalmente diferente dos alimentos desidratados.
Agora, quanto a isso, nunca experimentei alimentos liofilizados com 25 anos de idade. No entanto, vários fabricantes de liofilizadores afirmam que os alimentos têm 25 anos de idade, o que é fantástico. Mesmo que os alimentos liofilizados durem apenas 15 ou 20 anos, por mim tudo bem! Quero dizer, daqui a 15 ou 20 anos, posso liofilizar outra coisa!
Um bom conservador de alimentos cria um sabor delicioso para os alimentos!
Não pense que os liofilizadores e os desidratadores são adversários, mas sim que são complementos um do outro que o podem ajudar a preparar-se para a escassez de alimentos e para as necessidades diárias de consumo de alimentos.

Liofilizado vs Desidratado Que tipos de alimentos podem ser desidratados?

De acordo com a WebMD, pode desidratar praticamente qualquer alimento sem equipamento especializado. Aqui estão alguns dos tipos de alimentos desidratados mais comuns:
- Maçãs, bagas, cerejas, tâmaras, kiwis, papaias e outras peles de frutos
- Cenouras, alho, cebolas, cogumelos, batatas e outros legumes
- Manjericão, coentros, gengibre, salsa, orégãos, curcuma e outras ervas
- Limão, lima, toranja, laranja e outros citrinos
- Grãos de cozedura rápida
E com um desidratador adequadamente concebido, também pode desidratar frango, carne de vaca, porco, peixe e outras carnes. Lembre-se, desidratar significa retirar a água de algo, e pode fazê-lo com praticamente qualquer alimento.
Para além disso, adoro morangos desidratados! Todos os frutos secos são super saborosos para mim!
Ler mais!
- 49 Coisas Estranhas para Desidratar num Desidratador - Cogumelos Desidratados, Torradas Francesas, Chucrute?!
- 61+ Melhores receitas de desidratação para carne seca, frutas, legumes e muito mais
- 25 Ideias para um fumeiro escaldante! Planos de bricolage que pode utilizar gratuitamente!
- Como colher e secar bagas de sabugueiro! 3 melhores maneiras!
- Reidratação de beef jerky: um guia de como fazer
Liofilizador vs. Desidratador Que tipos de alimentos podem ser liofilizados?
Quase todos os alimentos podem ser liofilizados e manter o sabor mais natural, incluindo produtos lácteos, sobremesas, refeições completas, frutas, carnes e legumes. Os alimentos oleosos não se dão bem em liofilizadores, por isso evite tentar liofilizar manteiga, chocolate verdadeiro, mel, compotas, manteiga de amendoim e xarope.
Liofilizador vs Desidratador: Considerações de segurança

A Universidade de Columbia refere que o processo de liofilização envolve tratamentos químicos Os cientistas dizem o seguinte: "Embora a maioria dos produtos químicos utilizados nestes processos sejam aprovados e regulamentados pela FDA, é bom estar ciente de que alguns produtos químicos podem ter efeitos adversos para a saúde, particularmente para aqueles com sensibilidade ao sulfito".
Quanto mais souberes.
Comparativamente, a desidratação não envolve produtos químicos. Os alimentos podem ser desidratados pelo sol, pelo calor atmosférico e pela circulação do ar, sem produtos químicos.
É claro que o fogo e o fumo podem desidratar os alimentos, e estes métodos podem criar certos químicos prejudiciais à saúde.
Quer congele ou desidrate os seus alimentos, tenha sempre em atenção os possíveis efeitos adversos. O objetivo é melhorar a saúde, não abrandá-la, certo?
Vamos então rever algumas dicas úteis para liofilizar e desidratar alimentos.
Primeiro vamos fazer a liofilização, está bem?
SIM!
Dicas geniais para liofilizar alimentos

Para obter os melhores resultados na liofilização de alimentos:
- Utilize papel vegetal para manter os tabuleiros do liofilizador limpos
- Escalde previamente as batatas, caso contrário ficarão pretas devido à oxidação
- Descascar legumes e frutas e cortá-los em pedaços manejáveis antes da liofilização
- Despeje sem medo ovos crus, leite, sopa e alimentos semelhantes diretamente nos tabuleiros do liofilizador
- Se quiser deixar as peles, corte os vegetais ao meio e coloque-os com a pele para baixo nos tabuleiros de aço inoxidável
Note-se que, apesar de rentável, o processo de liofilização por liofilização não Por isso, após a liofilização, certifique-se de que rotula adequadamente os alimentos à base de carne, para que não se esqueça de os cozinhar!
PS - o meu cão e melhor amigo, o Buckethead, diz que a comida de cão liofilizada é ESCRAVOSSA!
Dicas inteligentes para desidratar alimentos

A Healthline recomenda vários métodos para desidratar alimentos, incluindo:
- Secagem ao ar
- Secagem ao sol
- Secagem no forno
- Secagem com desidratador solar
- Desidratador elétrico de secagem
Este processo de secagem aquecido pode manter os tabuleiros do desidratador a cerca de 140 graus Fahrenheit durante o tempo necessário para obter os efeitos desejados. Eu utilizo o meu forno para desidratar alimentos, apesar de termos um bom desidratador. É apenas uma preferência individual.
Uma das razões é o espaço. Consigo colocar muito mais coisas no forno de uma só vez. E também é mais fácil retirar as grelhas individuais para virar e mover os alimentos para maximizar os efeitos da desidratação e minimizar o desenvolvimento de uma textura borrachuda. No geral, é um processo tremendamente limpo e eficiente.
É isso mesmo. Chegámos ao fim juntos!

Considerações finais sobre o liofilizador e o desidratador

Bem, é tudo por hoje. Meu, foi rápido, e eu diverti-me imenso!
Espero que também o tenham feito e que tenham aprendido tanto sobre alimentos secos como eu.
A desidratação e a liofilização de alimentos podem fazer diferenças positivas em várias áreas da vida - como a preparação para emergências em caso de catástrofes naturais, o campismo e a caça, a manutenção das reservas alimentares diárias da sua família, um estilo de vida mais saudável, a preparação de alimentos para os seus animais de estimação e a poupança de muito dinheiro em relação ao pagamento de alimentos saudáveis numa mercearia.
A minha mulher adora comprar em GRANDE quando algo bom está em saldo e depois processa-o para que o tenhamos durante anos. Ela é espantosa. E tu também!
Obrigado por lerem o nosso artigo de hoje e desejo-vos o melhor para a vossa liofilização, desidratação e outros esforços de conservação de alimentos!
Tem mais perguntas sobre liofilização vs desidratação? Não hesite em perguntar!
Veja também: 20 galinhas que põem ovos coloridos!Temos muita experiência em conservas, desidratação e armazenamento de alimentos a longo prazo, e temos todo o gosto em partilhar.
Mais uma vez, obrigado pela leitura.
Tenha um bom dia!
Veja também: Maximizar o seu quintal inclinado: 15 ideias de muros de suporte para todos os orçamentos!