Índice
Confesso que tenho um fraquinho por ervas daninhas com flores cor-de-rosa! Mas se uma inesperada erva daninha cor-de-rosa aparecer no seu quintal ou jardim, vale a pena descobrir se é amiga ou inimiga. Algumas ervas daninhas com flores cor-de-rosa podem beneficiar o seu jardim, enquanto outras são altamente invasivas e podem causar problemas tremendos!
A primeira etapa da gestão das ervas daninhas é sempre a identificação! E embora a identificação das ervas daninhas com flores cor-de-rosa seja mais complicada do que parece, conhecemos algumas dicas para a tornar muito menos árdua. Para o ajudar, elaborámos uma lista prática das ervas daninhas com flores cor-de-rosa mais comuns que pode encontrar no seu quintal ou jardim, tanto boas como más!
O que são estas ervas daninhas com flores cor-de-rosa no meu jardim?
Algumas das ervas daninhas mais famosas com flores vermelhas são o trevo vermelho, a ervilhaca da coroa, a erva Robert, a erva-do-fogo e a trepadeira do campo. Mas identificar as ervas daninhas com flores cor-de-rosa é mais complicado do que muitos jardineiros principiantes pensam!
E depois de anos a remover meticulosamente todas as ervas daninhas do meu jardim, finalmente percebi que nem todas as ervas daninhas são más. Solo nu é solo insalubre. Por isso, permitir que algumas ervas daninhas do tipo certo preencham as lacunas ajudará a manter o seu jardim saudável. No entanto, se deixar que as ervas daninhas más se instalem, poderá ter um problema durante anos! (Ou gerações!)
Muitas ervas daninhas vão e vêm sem causar problemas, e algumas até ajudam a restaurar a saúde do solo e a atrair predadores benéficos. As ervas daninhas também ajudam a evitar a erosão do solo e a reduzir o impacto das secas.
No entanto, nem todos os jardineiros gostam de ervas daninhas. E se deixássemos a natureza fazer o seu trabalho, já estaríamos a viver numa selva! Algumas ervas daninhas podem sufocar as plantas com flores e os legumes, e outras podem infiltrar-se em áreas como o seu pátio ou terraço cuidadosamente ajardinado. Algumas ervas daninhas cor-de-rosa estão mesmo na lista de espécies invasoras e devem ser comunicadas se as encontrar.
Identificar as ervas daninhas com flores cor-de-rosa é o primeiro passo para as controlar - e potencialmente erradicar. As ervas daninhas anuais são fáceis de gerir, cortando-as antes de germinarem. As plantas perenes e as que se propagam por rizomas podem ser mais persistentes, e cada uma tem a sua técnica especializada de remoção.
Muitas ervas daninhas têm um papel benéfico no seu jardim, ajudando a restaurar o equilíbrio da natureza. Deixar um canto mais selvagem com ervas daninhas úteis pode trazer grandes recompensas em termos de biodiversidade e predadores benéficos. Algumas ervas daninhas também têm propriedades medicinais, mas, como acontece com todas as plantas medicinais, certifique-se primeiro de que tem 100% de certeza da identificação!

13 ervas daninhas com flores cor-de-rosa que poderá encontrar no seu jardim!
Se se sente sobrecarregado pela abundância de ervas daninhas com flores cor-de-rosa no seu jardim, ou se tem uma proliferação de ervas daninhas cor-de-rosa no seu pátio que não consegue erradicar, então vamos ver algumas das ervas daninhas com flores cor-de-rosa mais comuns que podem aparecer no seu jardim, tanto as boas como as más!
1. trevo vermelho (Trifolium pratense)

- Outros nomes incluem - Trevo silvestre e trifólio dos prados.
O trevo vermelho é uma leguminosa bienal ou perene com flores cor-de-rosa ou vermelhas que florescem na primavera e no verão. É fácil de identificar pela forma icónica da folha do "trevo de três folhas". Apesar do nome, o trevo vermelho produz flores cor-de-rosa ou roxas.
Esta planta de baixo crescimento adora crescer em pastagens, campos e outras áreas abertas, e é frequentemente cultivada como cultura forrageira. Prefere solos húmidos e bem drenados com ampla exposição solar. O trevo vermelho é extremamente benéfico para os polinizadores, particularmente várias espécies de abelhas.
No entanto, quando o trevo vermelho se instala, pode ser surpreendentemente difícil de controlar! Coloniza normalmente os relvados e espalha-se rapidamente devido ao seu sistema de raízes em rizoma. Se não for fã do trevo vermelho, pode ser arrancado com uma espátula ou sufocado com tecido supressor de ervas daninhas.
2) Ervilhaca da coroa (Securigera varia)

- Outros nomes incluem - Crownvetch ou ervilhaca da coroa roxa.
A ervilhaca da coroa é uma erva daninha perene com cachos de flores cor-de-rosa ou brancas que florescem no verão. Pertencente à família das leguminosas, as plantas desenvolvem caules longos e pendentes até 1,5 m de comprimento, com 15 a 25 pares de pequenos folíolos oblongos em cada folha. As flores cor-de-rosa crescem em cachos e têm várias pétalas com pequenos lóbulos.
Esta erva daninha coloniza frequentemente solos perturbados em locais ensolarados e tem uma longa raiz principal, o que a torna difícil de erradicar. O sistema de raízes horizontais pode também estender-se por 3 metros, produzindo novas plantas à medida que se estendem.
É importante notar que muitos estados consideram a ervilhaca da coroa como uma planta de jardim nociva. Por outras palavras - os proprietários de terras são fortemente encorajados a controlar estas ervas daninhas invasoras nas suas propriedades.
3. erva Robert (Geranium robertianum)

- Outros nomes incluem - Robin Vermelho, morte-rápida, Bob fedorento e Squinter-pip.
O Herb Robert é uma erva daninha anual ou bienal de verão com pequenas flores cor-de-rosa ou púrpura que florescem no final da primavera ou no verão. Tem folhas lobadas e produz vagens de sementes longas, estreitas e retorcidas. O Herb Robert encontra-se normalmente em florestas, campos e outras áreas sombrias e prefere solo húmido com sombra parcial.
Em alguns estados, a Herb Robert está listada como uma erva daninha nociva, uma vez que pode expulsar as espécies nativas num ambiente florestal. É fácil de remover puxando à mão. Aconselhamos arrancá-la antes que a planta ponha sementes. E as cabeças das sementes devem ser queimadas para reduzir o risco de espalhar mais sementes de ervas daninhas na estação seguinte.

No seu ambiente nativo, o Herb Robert fornece uma fonte de alimento para insectos benéficos, como abelhas, moscas varejeiras e traças. No entanto, esta erva daninha de jardim não deve ser encorajada em áreas não nativas da América do Norte, uma vez que pode ser prejudicial para a vida vegetal nativa.

Este mega pacote de sementes de flores de cosmos é perfeito se você quiser uma enxurrada de flores cor-de-rosa no seu quintal. Ele contém uma variedade estonteante de lindas flores cor-de-rosa - incluindo oito de nossas variedades favoritas de cosmos. Espere flores estourando com tons de rosa e diferentes matizes, incluindo laranja, roxo, amarelo e branco. A bolsa de sementes contém mais de 20.000 sementes - o suficiente para cobrir 1.000 pés quadrados.
Obter mais informações4. erva-de-fogo (Chamerion angustifolium)

- Outros nomes incluem - Erva de salgueiro, salgueiro grande, salgueiro de roseiras e erva bomba.
Não há dúvida de que a erva-do-fogo é uma planta bonita! É uma visão comum em terrenos queimados e perturbados, enviando altos espigões de flores cor-de-rosa impressionantes desde a primavera até ao final do verão. Os caules lisos apresentam uma disposição em espiral de folhas verdes finas, e a planta pode crescer até 2 metros de altura.
No entanto, embora esta erva perene possa parecer espetacular, apenas uma planta de erva-do-fogo pode espalhar-se em densos aglomerados de crescimento através do seu extenso sistema radicular. Curiosamente, a erva-do-fogo é normalmente encorajada após incêndios florestais extensos. Cresce rapidamente e ajuda a evitar a erosão do solo. A taxa de crescimento rápido cria um excelente habitat para a vida selvagem.

A remoção de plantas maduras, como a erva-do-fogo, pode ser demorada - especialmente quando se revive um terreno antigo. As plantas individuais podem ser arrancadas, mas certifique-se de que usa luvas! A seiva pode ser irritante. Os herbicidas pós-emergentes podem funcionar para erradicar grandes áreas de erva-do-fogo, mas estes produtos químicos podem também prejudicar outra vegetação.
Ler mais!
- 11+ Ervas daninhas com flores roxas
- 21 árvores deslumbrantes com flores, folhas e frutos roxos!
- 15+ Ervas daninhas com flores azuis [Guia de identificação de ervas daninhas azuis!]
- 10 plantas lindas para cultivar contra uma cerca - de flores a plantas comestíveis!
5) Erva-dos-campos (Convolvulus arvensis)

- Outros nomes incluem - Glória da manhã do campo, glória da manhã e tripas do diabo.
A trepadeira é uma planta trepadeira perene que pode crescer até 3 metros de comprimento, com um sistema radicular extenso e profundo que pode crescer novamente a partir de apenas um pequeno pedaço da raiz primária. As flores da trepadeira são flores cor-de-rosa ou brancas em forma de trombeta localizadas ao longo das hastes da trepadeira.
A trepadeira cresce habitualmente em campos agrícolas, jardins e zonas perturbadas, preferindo solos bem drenados e com ampla exposição solar. Cave as raízes fibrosas à mão para erradicar a trepadeira sem utilizar herbicidas.

6) Bálsamo dos Himalaias (Impatiens glandulifera)

- Outros nomes incluem - Erva-joia ornamental, não-me-toques, erva-joia indiana e capacete de polícia.
Outra espécie invasora é o bálsamo dos Himalaias, uma planta anual de verão com grandes flores cor-de-rosa ou brancas. Tem folhas verdes profundamente lobadas e produz cápsulas de sementes explosivas. Estas cápsulas de sementes são famosas por impulsionarem as sementes a vários metros de distância. Cresce habitualmente ao longo de riachos, rios e outros habitats húmidos. E prefere solos húmidos com sombra parcial.
O bálsamo dos Himalaias, com caules lisos e ocos de até 1,5 metros de altura, é incrivelmente vigoroso e pode eliminar a vida vegetal nativa. Nos locais onde esta planta foi introduzida, equipas de voluntários passam muitas horas a arrancá-la, na esperança de abrandar a propagação desta planta invasora.

7) Valeriana de jardim (Valeriana officinalis)

- Outros nomes incluem - Valeriana comum, heliotrópio de jardim e all-heal.
Pode ficar surpreendido ao ver esta planta ornamental comummente cultivada numa lista de ervas daninhas, mas ela auto-semeia-se tão prolificamente que muitos a consideram uma espécie invasora! Com cachos de pequenas flores cor-de-rosa em caules altos e ramificados, estas plantas fornecem uma valiosa fonte de alimento para muitos insectos benéficos.
Veja também: Os brócolos estão a ficar roxos? A culpa é da antocianinaNo entanto, em zonas onde a valeriana não é nativa, como nos EUA, os jardineiros são ativamente desencorajados a plantá-la. Pode espalhar-se facilmente do seu quintal para áreas selvagens, naturalizando-se rapidamente e pondo em risco o equilíbrio do ecossistema local.

8) Árvore de tronco vermelho (Erodium cicutarium)

- Outros nomes incluem - Bico de cegonha comum, bico de cegonha de caule vermelho, bico de grou, bico de garça e pinheiro.
Forma uma roseta de folhas de baixo crescimento, semelhante a um feto, e produz vagens de sementes longas e finas que se assemelham a bicos de pássaros. Cresce em vários habitats, incluindo campos e pastagens, e enraíza-se normalmente em relvados cultivados e canteiros de flores.

Como a filária de caule vermelho é uma planta anual, a remoção manual das plantas antes da floração pode ajudar a mantê-la sob controlo. É necessário remover toda a planta, incluindo a raiz axial profunda. Cortar ou ceifar a planta não a manterá sob controlo, uma vez que pode voltar a crescer sem esforço.
9) Agrião-de-bengala peludo (Cardamine hirsuta)

- Outros nomes incluem - Erva-dos-campos, agrião-das-areias, agrião-de-cordeiro, agrião-da-terra, erva-dos-campos e agrião-da-mola.
O agrião peludo é uma planta anual de inverno de folha larga que produz pequenas flores cor-de-rosa ou brancas na primavera. Tem folhas pequenas e dentadas e produz vagens de sementes longas e estreitas. Membro da família da mostarda, as folhas do agrião peludo são comestíveis e têm um sabor ligeiramente apimentado.
Embora seja considerado uma erva daninha, o agrião peludo pode ser uma valiosa fonte de alimento para os insectos polinizadores no início da primavera. No entanto, esta planta prospera em solos de má qualidade e coloniza rapidamente relvados escassos ou canteiros de flores nus.

Para manter o agrião peludo sob controlo, certifique-se de que as cabeças das sementes são cortadas e queimadas antes de atingirem a maturidade. Cada planta pode produzir até 1.000 sementes, espalhando-as vários metros em todas as direcções! O corte frequente e a monda manual impedem que esta espécie de planta tome conta do seu terreno.
10. Charlie rastejante (Glechoma hederacea)

- Outros nomes incluem - A hera do solo, o endro-da-terra e a jenila-de-acima.
A Creeping Charlie é uma erva perene com pequenas flores cor-de-rosa ou azuis que florescem na primavera. Tem folhas redondas e recortadas e caules rastejantes que se enraízam nos nós. Prefere solos húmidos e bem drenados com sombra parcial e floresce em relvados e jardins sombrios.

O Charlie rastejante pode ser difícil de remover dos relvados, uma vez que cada planta tem de ser escavada à mão, tendo o cuidado de remover o sistema radicular bulboso. Não gosta de condições de solo seco, pelo que a poda da folhagem pendente pode desencorajar esta erva daninha invasora de colonizar o seu jardim e encorajar plantas mais desejáveis.
11. erva-leiteira-comum (Asclepias syriaca)

- Outros nomes incluem - Flor-das-borboletas, erva-das-sedas, erva-das- andorinhas e erva-das-sedas da Virgínia.
O júri ainda não decidiu se a erva-leiteira comum é uma planta de jardim desejável ou uma erva daninha. Por isso, terá de se decidir sobre esta questão! Nativa de grande parte dos Estados Unidos e do Canadá, a erva-leiteira comum é famosa por ser a principal fonte de alimento das lagartas da borboleta-monarca. E as borboletas não são as únicas - mais de 400 outras espécies de insectos adoram banquetear-se com a erva-leiteira.
A serralha comum cresce até 1,5 m de altura, com folhas grandes e grossas aos pares e cachos de pequenas flores cor-de-rosa. É resistente ao inverno e pode tolerar a maioria das condições do solo, mas prefere terrenos recentemente perturbados. Cada planta-mãe propaga-se no subsolo através de um extenso sistema radicular e também através da dispersão de sementes.

A serralha comum é extremamente benéfica para algumas espécies de insectos. No entanto, não aconselhamos o seu cultivo num pequeno jardim ou quintal. Pode espalhar-se através das raízes laterais e é muitas vezes tremendamente difícil de remover sem herbicidas pós-emergentes.
12) Espargo manchado (Euphorbia maculata)
- Outros nomes incluem - Eufórbia manchada, tapete de areia manchado, beldroegas de leite e esporão prostrado.

O spurge malhado é, sem dúvida, uma erva daninha, mas é preciso admirar a sua resistência e tenacidade! Formando uma roseta de folhas ovais de baixo crescimento, estas plantas residirão nas mais pequenas fendas do seu pátio ou caminhos.

É uma planta anual que produz pequenas cabeças de flores cor-de-rosa ou brancas no verão. É uma erva daninha comum dos relvados e prefere solos bem drenados com uma ampla exposição solar. Uma única planta pode crescer até 30 cm de largura, formando um tapete de pequenas folhas e delicadas flores cor-de-rosa.
13) Malva-anã (Malva neglecta)
- Outros nomes incluem - Buttonweed, cheese plant, cheeseweed, common mallow, and mallow.

A malva anã colonizará rapidamente qualquer área onde o solo tenha sido perturbado. É considerada uma erva daninha invasora e, embora seja uma planta anual, pode ser encontrada a crescer durante todo o ano. As flores rosa claro apresentam cinco pétalas, cada uma com uma margem dentada.
A malva é vulgarmente confundida com a erva-dos-gerânios, mas as folhas em forma de coração não têm lóbulos tão profundos. As plantas só se propagam por semente, mas estas podem permanecer adormecidas no solo durante muitos anos até que se verifiquem as condições óptimas de crescimento. A melhor forma de manter a malva sob controlo é remover as plantas antes que estas dêem sementes.

Conclusão
Muito obrigado por ter lido o nosso guia das flores de ervas daninhas cor-de-rosa!
Esperamos tê-lo convencido de que nem todas as ervas daninhas com flores cor-de-rosa merecem ser erradicadas. Algumas são bonitas, elegantes e atraem os polinizadores.
E tu, qual é a tua erva preferida com flores cor-de-rosa?
(Ou talvez tenha encontrado uma erva daninha cor-de-rosa que não consegue identificar?)
Veja também: A terra para vasos estraga-se?Diga-nos!
Somos uma equipa de nerds da jardinagem que pensam nisto sem parar.
Mais uma vez, obrigado pela leitura.
E tenham um ótimo dia!