Como atrair beija-flores para a sua varanda ou jardim

William Mason 04-08-2023
William Mason

A primeira vez que vir um beija-flor a esvoaçar ao longo da sua sebe ou do seu muro de flores - não vai acreditar nos seus olhos!

Atrair beija-flores também é mais fácil do que se pensa - eles são tremendamente curioso .

Tudo começa com a compreensão de como funcionam estas pequenas e coloridas aves - e o que mais as atrai!

Os corpos dos mais pequenos beija-flores têm um ritmo de trabalho que até as máquinas de precisão poderiam invejar: conseguem bater as asas mais de 50 vezes por segundo e migrar durante milhares de quilómetros.

Para manter o seu metabolismo elevado, os beija-flores comer a cada 10 a 15 minutos - o que se traduz numa visita a 1.000 - 2.000 flores por dia!

Se tivermos em conta que as flores individuais não fornecem um abastecimento inesgotável de néctar e que se esvaziam, é fácil perceber que os beija-flores podem sofrer de escassez de alimentos que pode pôr em perigo as suas vidas - especialmente quando embarcam numa longa migração.

É por isso que atrair beija-flores para a sua varanda ou para o seu quintal, alimentando-os, não é apenas benéfico para si - é um ato de bondade e uma grande ajuda para garantir a sobrevivência deste grupo excecional (e colorido) de aves.

Mesmo que seja um habitante da cidade - equipar a sua varanda com o conjunto certo de plantas com flores e um alimentador de beija-flores ajudará muito os seus vizinhos ou viajantes beija-flores.

Deixe-me apresentar-lhe algumas formas fiáveis de atrair beija-flores para a sua varanda.

Como atrair beija-flores para a sua varanda ou jardim

Há cinco formas excelentes de atrair beija-flores para a sua varanda ou jardim, que incluem

  1. Plantar flores amigas dos beija-flores Os colibris são atraídos por flores tubulares vermelhas ou cor de laranja, ricas em néctar, como a columbina, a peónia ou a flor-de-cardeal.
  2. Pendurar um comedouro para beija-flores Encha-o com néctar caseiro e certifique-se de que o substitui de dois em dois ou de três em três dias.
  3. Fornecer água para os beija-flores Certifique-se de que é mantida limpa, uma vez que a água estagnada pode ser um abrigo para agentes patogénicos que podem prejudicar os beija-flores.
  4. Não utilizar pesticidas Para além do néctar, os beija-flores alimentam-se de insectos e utilizam teias de aranha para construir os seus ninhos. Os pesticidas não só provocam o declínio das populações de insectos, como também são prejudiciais para a saúde das aves.
  5. Manter os gatos e outros animais de estimação predadores afastados para dar aos seus beija-flores um lugar seguro para os visitar.

1. plantar flores amigas dos beija-flores

Os beija-flores não resistem ao néctar doce da bálsamo de abelha! O bálsamo de abelha também atrai muitas borboletas e abelhas, o que o torna um ótimo complemento para qualquer sebe diversificada, canteiro de jardim ou jardim da frente.

A melhor maneira de atrair qualquer criatura é fornecer-lhe uma fonte de alimento natural abundante.

Os beija-flores alimentam-se principalmente de néctar e são mais atraídos por flores tubulares vermelhas ou cor de laranja ricas em néctar:

  • Columbina (Aquilegia sp)
  • Flox de jardim (Phlox paniculata)
  • Peónia (Paeonia sp.)
  • Hibisco (Hibiscus sp)
  • Bálsamo de abelha (Monarda didyma)
  • Flor de cardeal (Lobelia cardinalis)
  • Madressilva do Cabo (Tecomaria capensis)

Se se cansar de toda a vermelhidão do seu jardim, também pode experimentar estes:

  • Salva-do-mato mexicana (Salvia leucantha) - púrpura
  • Sinos amarelos (Tecoma stans) - amarelos (bem, obviamente).

Fiz uma lista de apenas algumas espécies de plantas que os beija-flores podem adorar (para ver mais, clique aqui e aqui).

Dicas de plantação para atrair beija-flores

Veja estes dois belos beija-flores do tipo phaethornis, também conhecidos como ermitões verdes, da Costa Rica, que não resistem às flores coloridas que contêm néctar. Não podemos censurá-los, pois as flores são muito atraentes!

Os beija-flores adoram flores - e néctar! Mas como é que pode aumentar as suas probabilidades de alimentar e apoiar os beija-flores no seu jardim?

Seja qual for a flor que escolher para manter, mantenha estas dicas de plantação adicionais em mente!

Apesar de algumas plantas gozarem de uma popularidade universal (exemplo: a madressilva do cabo), é sempre melhor dar prioridade às espécies locais!

Desta forma, garantirá que os beija-flores locais têm acesso aos tipos de flores que estão habituados a apreciar. Além disso, as espécies nativas podem ter mais néctar do que as exóticas e são geralmente mais fáceis de cultivar.

Escolha as plantas não só de acordo com o seu aspeto e condições de crescimento, mas também de acordo com a sua época de floração O ideal seria ter um grupo de plantas floridas em qualquer altura.

Ao podar as plantas da sua varanda, deixe alguns ramos e paus mais altos para servirem de poleiros aos beija-flores. Pode também acrescentar alguns ramos de árvores decorativos.

O melhor seria conseguir a adesão dos seus vizinhos, pois criar uma zona inteira favorável aos beija-flores é ainda melhor do que apenas uma varanda.

Sabia que?

Os beija-flores, apesar de serem minúsculos, são ávidos de calorias! Queimam cerca de 10% do seu peso diariamente e têm um metabolismo tremendamente rápido. Imagine a rapidez com que os seus pequenos corpos queimam calorias quando voam!

Veja também: Melhor carregador de vedação eléctrica para cavalos, gado e cabras

É (provavelmente) por isso que alguns jardineiros vêem ocasionalmente beija-flores a lutar e a zumbir agressivamente uns com os outros quando competem pelo néctar. Também gostam de se empoleirar em arbustos e sebes próximas para guardar os seus comedouros de aves!

2. pendurar um comedouro para beija-flores

Comedouros para beija-flores são também uma opção se não conseguir acomodar plantas com flores suficientes ou se a floração não correr como esperado (acontece mesmo aos melhores de nós, não é?)

Apresentam cores e formas brilhantes que atraem os pássaros e enchem-se com substituto de néctar caseiro. Aqui está como:

Veja também: O que plantar numa associação de ameixeiras
  • Tomar quatro chávenas de água a ferver e uma chávena de açúcar (branco) e mexa até dissolver.
  • Deixar o líquido arrefecer completamente antes de encher o alimentador.
  • No tempo quente, este néctar caseiro pode durar apenas alguns dias Não se esqueça de o substituir de dois em dois ou de três em três dias.

Nesta altura, pode estar a perguntar-se: "Porque é que hei-de usar açúcar branco nos comedouros para beija-flores se todos sabemos que não é saudável?"

A resposta é simples - como o açúcar branco é tão refinado, é mais seguro deixá-lo dissolvido em temperaturas quentes.

O problema do mel e de outros adoçantes naturais considerados mais saudáveis no mundo humano é que eles fermentar rapidamente quando dissolvido, levando ao desenvolvimento de bactérias potencialmente mortais.

Sugestão crítica Não adicionar corantes vermelhos nem comprar néctar de cor vermelha na loja, pois pode fazer mal ao beija-flor!

A nossa escolha Alimentador e poleiro para beija-flores de jardim soprado à mão 29,99

Este deslumbrante comedouro de vidro soprado à mão vai atrair e encantar os beija-flores. De certeza! Tem capacidade para 25 onças de néctar de beija-flor que manterá os seus beija-flores viajantes nutridos - e satisfeitos. Também é vermelho!

Obter mais informações Podemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 07/21/2023 03:34 am GMT

3) Fornecer água

Embora tecnicamente bebam o seu alimento, os beija-flores precisam de água como qualquer outro ser vivo. Além disso, para alegria de todos os espectadores, adoram tomar banho.

É por isso que cada varanda amiga dos beija-flores deve incluir um bebedouro para pássaros. Idealmente, a água não deve estar totalmente estagnada, mas deve provir de uma fonte de água limpa corrente, como uma fonte de gotejamento.

Atenção! Os banhos de pássaros devem ser limpos regularmente com desinfectantes apropriados para aves, uma vez que a água quente e estagnada pode, infelizmente, ser um tremendo abrigo para agentes patogénicos.

4. não utilizar pesticidas!

Este é um silfo de cauda longa, um beija-flor famoso pela sua luxuosa cauda azul-esverdeada. As fêmeas do silfo de cauda longa têm caudas muito mais curtas do que os machos. São originárias do extremo norte da América do Sul.

Para além do néctar, os beija-flores também consomem insectos, e as suas crias alimentam-se exclusivamente deles. Além disso, sabia que os beija-flores utilizam teias de aranha para construir os seus ninhos? Que fixe!

Infelizmente, o número de insectos e outros artrópodes está em declínio acentuado em todo o mundo - não só, mas em parte, devido à utilização generalizada de pesticidas.

Além disso, as aves podem acumular estes produtos químicos através da sua alimentação, influenciando negativamente a sua saúde e capacidade de reprodução.

Uma vez que os pesticidas são um perigo evidente para as aves, é óbvio que devemos eliminá-los das nossas varandas.

Afinal de contas, muitas criaturas benéficas para o jardim, como insectos predadores e aranhas, agradecer-lhe-ão através dos seus serviços, o mesmo acontecendo com os nossos aliados polinizadores - abelhas e borboletas.

No entanto, se vive num edifício onde a utilização de pesticidas em superfícies verdes faz parte da manutenção? então, passar a não utilizar pesticidas pode ser mais difícil.

No entanto, não é impossível!

Tente ativar os vizinhos que partilham a mesma opinião e escreva ao seu conselho local sobre o assunto. Lembre-se de que os pesticidas também são prejudiciais para a saúde humana, o que pode constituir um excelente argumento.

A nossa escolha Comedouro de vidro para beija-flores Ruby, 4 estações de alimentação 22,76

Este bonito comedouro para beija-flores tem capacidade para 10 onças de néctar e quatro orifícios de alimentação. A moldura vermelho-rubi brilhante chamará os beija-flores - e os protectores de abelhas evitarão que as abelhas invadam o comedouro.

Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 07/21/2023 07:15 pm GMT

5. manter os gatos afastados!

Os gatos soltos são extremamente perigosos para as pequenas aves, sendo a segunda causa antropogénica mais frequente de morte de aves, logo a seguir às colisões com janelas.

Embora os beija-flores pareçam tremendamente rápidos, o facto é que podem sucumbir a ataques de gatos tão facilmente como os outros pássaros - tanto quando estão parados como em voo.

Se tiver um felino e um comedouro para pássaros, certifique-se de que ele não pode perseguir e apanhar pássaros. Limitar ou proibir o tempo do gatinho na varanda é a forma mais simples de evitar o problema. Outras soluções incluem:

  • Colocar o comedouro para beija-flores o mais alto possível.
  • Certifique-se de que os gatos não podem trepar a plantas altas ou outras estruturas para chegar ao comedouro.
  • Criar uma zona de plantas espinhosas à volta do comedouro para impedir o seu gato de saltar para cima dele.

Muitas quedas fatais de varandas ou janelas acontecem a gatos quando perseguem pássaros e se deixam levar. Proteja as suas janelas - e mantenha os seus gatinhos (e beija-flores) em segurança!

Sabia que?

O beija-flor-ruivo é o detentor do recorde de uma das mais longas rotas de migração de aves do mundo em proporção ao tamanho do corpo. A viagem de 3.900 milhas que faz equivale a cerca de 78,4 milhões de comprimentos de corpo de beija-flor!

Conclusão

Qualquer viajante corajoso precisa de uma pequena ajuda de boas pessoas no caminho - e os beija-flores não são diferentes.

Ao atrair beija-flores para a sua varanda, não está apenas a permitir-se apreciar a visão destas pequenas jóias voadoras.

Está também a ajudá-los ativamente a ultrapassar as numerosas pressões que as nossas civilizações lhes impuseram.

Se nunca viu um beija-flor, garantimos que vai abrir um sorriso na primeira vez que um entrar no seu domínio.

Mais uma vez, obrigado pela leitura - e se tiver perguntas sobre como atrair beija-flores gostaríamos de as ouvir!

Por favor, tenham um ótimo dia.

A nossa escolha Pacote de 80.000 sementes de flores silvestres - mistura de beija-flor e borboleta! $16,79 ($0,00 / contagem)

A mistura para polinizadores contém mais de 80.000 sementes, incluindo snapdragon, aster, cosmos, larkspur, butterfly milkweed, columbine e muito mais!

Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem custos adicionais para si. 20/07/2023 11:55 pm GMT

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.