Índice
Todos nós sabemos que o calor elevado mata os germes de vários tipos.
Afinal de contas, o nosso próprio corpo aumenta a temperatura para matar os agentes patogénicos.
Cozemos, assamos ou cozemos os alimentos não só para os tornar mais digeríveis e saborosos, mas também para os tornar seguros e esterilizados.
Poderá a mesma lógica ser aplicada à terra para vasos?
Vamos investigar para descobrir.
Porque é que se esteriliza o solo?

O solo precisa de bons microrganismos - as bactérias e os fungos que criam nutrientes e os tornam mais disponíveis para as plantas. No entanto, em alguns casos, é melhor higienizar o substrato. Para matar o que vive lá dentro!
Vejamos alguns exemplos.
- O solo fica contaminado com parasitas ou agentes patogénicos que causam doenças; se tinha plantas doentes num vaso, é muito provável que a terra desse vaso esteja contaminada.
- De acordo com o ponto anterior, é melhor esterilizar todo o substrato usado de vasos antigos; mosquitos de fungos colonizam normalmente substratos húmidos e podem causar estragos nas suas novas plantas.
- A terra para jardinagem pode ser adquirida numa fonte não fiável e deve ser esterilizado por precaução.
- Se estiver a preparar o arranque de sementes, é vantajoso dispor de um meio estéril, uma vez que as plântulas jovens sucumbem facilmente à infecções fúngicas e bacterianas De facto, a infestação por mosquitos de fungos é a razão mais comum da morte das plântulas.

Como pode imaginar, existem inúmeros tratamentos químicos para a esterilização do solo - desde pesticidas e herbicidas a biocidas gerais.
No entanto, todos estes produtos acarretam riscos para o ambiente e para a saúde, e a maior parte deles são uma grande não-não em jardinagem biológica.
É por isso que os jardineiros conscientes estão sempre à procura de métodos de higienização limpos, naturais e amigos do ambiente, que não causem danos.
Esta necessidade específica leva-nos de volta ao início da história - utilizar o calor para nos ajudar a matar os germes.
Veja também: Dentes de pato - Como os patos usam os seus bicos para comer insectos, lesmas e muito maisLer mais - O guia de compostagem para principiantes: como fazer um super solo surpreendentemente simples!
O calor pode ser utilizado para esterilizar o solo?

Tal como noutras aplicações, podemos utilizar o calor para higienizar uma quantidade limitada de solo.
Um método geralmente recomendado é cozer ou colocar no micro-ondas o substrato de envasamento.
No entanto, algumas pessoas não têm micro-ondas, outras não gostam da ideia de colocar a terra no mesmo forno que utilizam para preparar os alimentos - além disso, a cozedura da terra libertará odores estranhos.
Se o seu solo for rico em aparas de madeira, toda a sua casa cheirará inevitavelmente como se tivesse um mini-fogo florestal lá dentro!
É por isso que muitos agricultores se perguntam: "Como é que posso higienizar o meu solo sem o cozer?"
E que tal a boa e velha água quente a ferver?
Como é que se esteriliza a terra para vasos com água quente?
Mencionar a água a ferver como um método de desinfeção do solo pode desencadear muitas perguntas e comentários cépticos.
Há quem defenda que, mesmo no seu ponto mais quente (100 graus C ou 212℉), a água a ferver não é suficientemente quente para esterilizar o solo; além disso, a água estará provavelmente ainda mais fria na altura em que a deitar sobre o solo.

Como se pode ver, a água quente elimina as pequenas criaturas problemáticas de todos os grupos, funcionando excecionalmente bem para os insectos e outros invertebrados.
Os irritantes mosquitos e os ainda mais irritantes ácaros estão condenados assim que entram em contacto com a água quente ou o vapor, pois não têm qualquer proteção contra eles.
Não é de admirar que muitos jardineiros tenham utilizado com sucesso este método durante anos.
A única coisa que precisa de garantir é que a água quente tem a tempo para fazer o seu trabalho.
Reservar tempo suficiente significa que não se pode contar com o simples facto de deitar a água quente a ferver sobre a terra e esperar pelo melhor.
Ler mais - As melhores minhocas para o sucesso da horta! Faça um solo MÁGICO!
É preciso encontrar uma forma de o fazer:
- Manter o solo bem ensopado ou submerso em água quente.
- Evitar que a água arrefeça demasiado durante o processo de meia hora.
Outra regra geral importante é utilizar água destilada, água da chuva ou água amaciada. Se a água da torneira for dura, os sais minerais acumular-se-ão no solo, acabando por afetar o crescimento das plantas - ou mesmo matá-las.
A nossa escolha
O solo orgânico FoxFarm é rico em nutrientes e contém uma mistura de guano de morcego, minhocas, farinha de caranguejo, peixes marinhos, húmus florestal e muito mais!
Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem custos adicionais para si. 07/20/2023 05:15 pm GMTComo esterilizar o solo com água a ferver
Vamos ao trabalho!
Aqui estão os dois métodos de esterilização do solo com água a ferver:
1. vaporizar o solo num fogão
A vaporização da água no seu fogão assegurará uma temperatura constante durante todo o processo.
Eis uma instrução geral sobre como o fazer:
- Arranje uma panela grande - uma panela velha da sua cozinha, ou compre uma usada barata.
- Coloca o substrato no interior e satura-o com água. Certifica-te de que há água suficiente para que alguma flutue no topo do solo.
- Ferva a água. Não é necessário fazer bolhas - muito vapor também indica que a temperatura está suficientemente alta.
- Mantenha-o durante pelo menos meia hora.
- Deixar o solo arrefecer completamente (melhor até ao dia seguinte) e proceder à sua utilização ou correção com adubos de libertação lenta ou composto.
Para maior comodidade, pode fazê-lo no exterior se tiver uma cozinha de verão ou comprar uma placa de aquecimento barata para o efeito.
Aqui está um vídeo que mostra como esterilizar o seu solo com vapor quente.2. despejar a água quente sobre o solo
Não é necessário ferver ou vaporizar o solo durante todo o tempo de forma ativa se garantir um isolamento adequado.
- Pegue num balde suficientemente grande feito de metal grosso; algumas pessoas até usam baldes ou caixas de plástico, mas eu abster-me-ia de o fazer, uma vez que o isolamento não é suficiente, além de que os plásticos podem libertar todo o tipo de químicos desagradáveis no solo quando expostos ao calor.
- Colocar a terra no balde.
- Ferva a água no seu fogão. Certifique-se de que prepara uma quantidade suficiente - muitos substratos podem absorver muita água.
- Deite a água a ferver sobre a terra e misture-a. A terra deve estar completamente saturada e húmida.
- Pode deitar a terra lá dentro e saturá-la com água previamente fervida.
- Cubra a parte superior do solo com papel de alumínio ou com uma tampa de metal e deixe repousar durante pelo menos meia hora.
Além disso, é possível controlar a temperatura do solo com um termómetro adequado durante o período de "cozedura".
Resumindo - A água a ferver pode ou não esterilizar o solo?
Apesar dos opositores, muitos exemplos bem sucedidos provam que a água a ferver esteriliza o solo.
O segredo é garantir que o solo permanece suficientemente quente durante o tempo suficiente para que o calor faça a sua magia.
Não se esqueça de que o solo "cozinhado" será estéril e desprovido da maioria dos nutrientes utilizáveis. Se tenciona plantar nele plantas adultas, terá de o alterar com composto ou fertilizantes orgânicos - mas isso é uma história completamente diferente!
Quais são as suas experiências com o método de esterilização do solo com água a ferver? Diga-nos nos comentários!
Veja também: Como cultivar uma oliveira e produzir azeite A nossa escolha
Esta mistura orgânica da Miracle-Gro dará à sua horta uma vantagem injusta. A mistura de solo funciona para jardins de ervas, jardins de flores, frutas e vegetais.
Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si. 07/19/2023 09:15 pm GMT