Índice
O confrei é uma das minhas plantas favoritas, com as suas flores delicadas e folhas peludas.
Atrai os caracóis para longe dos meus espinafres, deixa cair as suas folhas, alimenta a terra e cresce tão vigorosamente que ultrapassa as ervas daninhas. E isto é apenas a ponta do icebergue!
Já usei um cataplasma de confrei para tratar uma queimadura extensa num ser humano e um tendão inchado num cavalo.
Transformei-o num óleo que ajuda a aliviar as dores musculares e num bálsamo que trata rapidamente pequenas feridas, alivia a dor e reduz a inflamação.
Se tiver acesso a esta planta resistente, não sei por que razão não faria a sua própria pomada de confrei. É rápida, fácil e barata de fazer.

- 12 estacas de consolda cultivar Bocking-14 não invasiva; não produzirá sementes viáveis...
- O consolda Bocking-14 é a cultivar mais desejável para fazer chá de composto para fertilizar o seu...
- Utilize confrei para recuperar mais rapidamente de ferimentos; Pergunte ao seu médico sobre as muitas...
- Poupe dinheiro em fertilizantes para as suas árvores e plantas; utilize folhas de consolda para...
- Poupe dinheiro na alimentação animal complementando a sua alimentação com comfrry...
As folhas ou as raízes são melhores para uma pomada de confrei?

Imagem de Colin Hoseck
A maioria das pessoas usa folhas de consolda para fazer as suas pomadas ou bálsamos mas, aqui na pequena exploração agrícola da Peas on Earth na África do Sul, decidimos aumentar a sua força e eficácia usando a raiz.
Porquê? Porque:
O teor de alantoína do confrei, especialmente na raiz, resultou na sua utilização na medicina popular para curar feridas, chagas, queimaduras, tecidos inchados e ossos partidos." (fonte)
Sim, é verdade - o confrei pode mesmo curar ossos partidos!
O seu nome é "derivado da palavra latina para 'crescer junto'" e, durante muito tempo, foi vulgarmente conhecido como Knitbone.
O que é necessário para fazer a pomada de confrei?
Uma pomada cicatrizante de consolda é uma mistura simples que contém óleo de consolda e cera de abelha. É isso!
Se quiser uma fragrância agradável, pode adicionar algumas gotas de óleo essencial, mas gostamos de manter as coisas puras para que o bálsamo seja mais versátil e possa ser utilizado com segurança tanto em animais como em crianças.
Ainda não tem confrei a crescer?
Pode comprar raiz de consolda, folhas de consolda, óleo de consolda, óleo essencial e até cera de abelha na Starwest Botanicals (com portes grátis acima de $75!) para que possa começar a fazer a sua própria pomada de consolda hoje mesmo!
Óleo de confrei biológico de: Starwest Botanicals Inc.
Como fazer óleo de confrei usando as folhas
Embora seja possível fazer pomada de consolda com folhas frescas, uma vez que estas são constituídas por cerca de 85% de água, contêm apenas cerca de 0,2% de alantoína, o que as torna menos eficazes do que as folhas secas.
O elevado teor de humidade também tem o potencial de tornar o seu óleo rançoso antes de estar pronto.
1. colher as folhas de confrei
É possível colher folhas de consolda durante todo o verão, mas não tanto no inverno, quando tem tendência a morrer.
A melhor altura para colher as suas folhas é num dia de flores, ou seja, quando a lua está num dos signos de ar, como Aquário, Gémeos ou Balança. Também obterá os melhores resultados e as folhas mais potentes se colher quando a lua estiver em ascensão.
2. secar as folhas

Imagem de Colin Hoseck
Costumávamos ter um pequeno desidratador elétrico, um pouco parecido com este, mas nunca o utilizámos para o confrei porque é muito fácil secá-lo ao ar livre.
Veja também: Como colher as espigas de milho perfeitas na sua hortaPode colocar as suas folhas num desidratador se quiser acelerar o processo de secagem ou fazer o seu próprio suporte de secagem , mas pendurá-las também funciona eficazmente.
As folhas acima estão penduradas há várias semanas e estão agora prontas para a fase seguinte.
3. preparar as folhas
Triture as folhas secas, cortando os talos se necessário, para reduzir a superfície das folhas e aumentar a potência do seu óleo.
Agora, coloque as folhas e os caules esmagados num frasco de vidro limpo e seco.
4. adicionar o óleo
Uma vez colocadas as folhas, é altura de adicionar o azeite.
No passado, utilizámos óleo de grainha de uva e, atualmente, estamos a utilizar azeite biológico proveniente de um fornecedor local. Outros óleos, como o de abacate e o de jojoba, também são eficazes, mas aumentam substancialmente o custo de produção do seu bálsamo.
Deite o óleo sobre as folhas, certificando-se de que as cobre a todas com pelo menos meio centímetro de óleo. Isto garante que as folhas permanecem cobertas mesmo quando absorvem o óleo e começam a expandir-se.
5. ativar o seu óleo de confrei
Embora este passo não seja essencial, na minha opinião, estimula o processo e ativa o óleo, resultando num produto mais forte e potente no final.
Encha uma tigela ou panela com água a ferver e coloque o frasco com o seu conteúdo oleoso e verde na água. Deixe-o lá durante cerca de cinco minutos - o tempo suficiente para o óleo aquecer.
Retire-o, seque-o e depois sacuda-o bem.
6) Jogar o jogo da espera
O seu óleo está agora pronto para infundir, por isso deixe o seu frasco num parapeito de uma janela solarenga durante cerca de quatro a seis semanas, agitando-o todos os dias.
7. coar o óleo de confrei
Quando o óleo estiver pronto, coe a folha de consolda amassada com um coador de rede ou, melhor ainda, com um pano de algodão ou um tecido semelhante.
Deite o óleo noutro frasco de vidro ou num frasco de tintura e utilize-o conforme necessário.
Como fazer óleo de confrei usando as raízes
Este processo é muito semelhante ao fabrico de óleo de confrei a partir das folhas - a única coisa que difere é a preparação da planta.
1. colher a raiz de confrei

Imagem de Colin Hoseck
Com um garfo, solte o solo à volta do confrei escolhido e exponha a raiz.
Levante suavemente as raízes do solo, prestando atenção às rupturas. Quase sempre fica alguma raiz, o que significa que uma nova planta crescerá a seu tempo, embora possa demorar alguns anos se a pluviosidade for baixa.
2. limpar as raízes

Imagem de Colin Hoseck
Retire as folhas das raízes e coloque-as numa tigela grande com água. Utilize uma escova macia para remover suavemente o excesso de terra.
As raízes de confrei têm uma textura estranha, quase ensaboada, o que pode tornar o seu manuseamento bastante difícil mas, prometo, valerá a pena.

Raízes de consolda brilhantemente limpas! Imagem de Colin Hoseck
3. cortar e secar

Imagem de Colin Hoseck
Depois de limpas, pique as raízes de confrei em pedaços pequenos, não maiores que cerca de 1㎠.

Pedaços de raiz de confrei em prateleiras de secagem. Imagem de Colin Hoseck
Espalhar a raiz cortada em pedaços nas prateleiras de secagem.
Para acelerar um pouco as coisas, colocámos as nossas prateleiras de secagem num secador solar caseiro, onde demoram entre três a sete dias a secar. Obviamente, quanto mais quente for o tempo, mais depressa secam.
Veja também: Camadas de uma floresta alimentar: arbustos de permaculturaAs raízes tornam-se pretas e adquirem um aspeto enrugado, sendo duras ao toque, como lascas de madeira ou pedaços de casca de árvore.
As suas raízes estão agora prontas para serem transformadas em óleo!
Coloque-os num frasco e siga os passos 4 a 7 das instruções acima.
Porque é que uma pomada de confrei é melhor do que usar apenas o óleo?
Agora que já tem um óleo de confrei potente, experimente-o!
Esfregue na pele seca ou irritada, nas articulações doridas e nos músculos doridos e veja como é eficaz. Ao fazê-lo, também notará que é bastante complicado aplicar o óleo sem o espalhar por todo o lado, o que é uma das razões pelas quais muitas pessoas optam por dar o passo seguinte e transformá-lo numa pomada.
Uma pomada de confrei não só é mais fácil de usar, porque o óleo é combinado com cera de abelha para criar a consistência correcta, mas uma pomada também contém todos os benefícios da cera de abelha, bem como as qualidades curativas do óleo de confrei.
A cera de abelha é "antifúngica, antiviral, anti-séptica e antibacteriana". Durante séculos, foi também utilizada para tratar queimaduras, feridas e doenças de pele como o eczema e a psoríase.
Como transformar o seu óleo num bálsamo curativo de confrei
Finalmente, chegámos à minha parte favorita do processo - fazer o bálsamo em si!
Durante muitos anos, utilizámos uma proporção de 4:1 de óleo: cera de abelha, mas descobrimos recentemente que uma proporção de 5:1 cria uma melhor textura e torna o bálsamo mais absorvente.
Assim, se tiver 5 onças de óleo, precisará de uma onça de cera de abelha. Quando a pesagem estiver feita e polvilhada, está pronto para começar.
1. derreter a cera de abelha
Utilizando um banho-maria ou duas panelas, uma em cima da outra, derreta a cera de abelha suavemente sobre água a ferver.
2. adicionar o óleo
Quando a cera de abelha estiver derretida, deite o óleo no tacho, mexendo sempre. Tenha o cuidado de manter o lume brando, pois não deve aquecer demasiado o óleo, uma vez que isso pode reduzir a sua força.
Se quiser adicionar algumas gotas de óleo essencial (lavanda, orégãos, árvore do chá e milefólio são excelentes opções), faça-o assim que retirar a panela do lume.
3. decantar a pomada

Imagem de Colin Hoseck
Assim que o óleo e a cera de abelha estiverem completamente combinados num líquido dourado, decantar a solução para pequenos potes.
Deixe os potes de lado com as tampas abertas até a solução solidificar. Uma vez endurecida, a sua pomada está pronta para a próxima queimadura, tornozelo torcido, picada de abelha ou arranhão.
Guardada num local fresco, num recipiente com uma tampa hermética, uma bálsamo de consolda pode durar até dois anos.
Porque é que o confrei é ilegal em alguns países?
Os produtos orais de confrei foram proibidos em vários países, incluindo os EUA, a Austrália, o Canadá, a Alemanha e o Reino Unido. O confrei contém "substâncias tóxicas chamadas alcalóides pirrolizidínicos" que podem "causar danos no fígado, nos pulmões e cancro" se forem tomados internamente.
No entanto, a proibição do confrei pode não ser inteiramente justificada. No livro de Isabell Shipard, Como posso utilizar as ervas na minha vida quotidiana? A autora fornece muitas fontes de investigação e provas de que os alcalóides não foram encontrados.
Por exemplo, Susan Weed, uma autora e conferencista americana, disse
Numerosas amostras de consolda de diferentes áreas dos EUA foram testadas em laboratório para detetar os alcalóides problemáticos e não foram encontrados nenhuns.
Sublinha que a investigação efectuada pela Henry Doubleday Research Association (HDRA) deu origem a uma espécie híbrida de Symphytum, que não contém o alcaloide que se diz causar problemas de saúde.
Isabell refere que seria mais adequado alterar o nome botânico da variedade de confrei hibridizada de Symphytum officinale para Symphytum uplandicum x peregrinum que eliminaria qualquer confusão causada e tornaria o confrei novamente disponível para todos.
A estirpe hibridizada "Bocking 14" é uma das variedades de consolda com maior rendimento, tendo sido registadas produções de 40 a 67 toneladas de folhas por acre! Isabell também afirma que a Bocking 14 "tem o maior teor de alantoína, que é o componente curativo da consolda".

- 12 estacas de consolda da cultivar Bocking-14 não invasiva; não produzirá sementes viáveis...
- O consolda Bocking-14 é a cultivar mais desejável para fazer chá de composto para fertilizar o seu...
- Utilize confrei para recuperar mais rapidamente de ferimentos; Pergunte ao seu médico sobre as muitas...
- Poupe dinheiro em fertilizantes para as suas árvores e plantas; utilize folhas de consolda para...
- Poupe dinheiro na alimentação animal complementando a sua alimentação com comfrry...
O bálsamo de confrei é legal?
Mesmo em países onde os produtos orais de confrei foram proibidos, as pomadas, bálsamos e bálsamos são legais e estão frequentemente disponíveis ao balcão. Agora que sabe como fazer o seu próprio produto, não há necessidade de desperdiçar o seu dinheiro suado a comprá-lo.
Utilizar a pomada de confrei para pessoas e animais
Adoro fazer bálsamo de consolda quase tanto como adoro a sua eficácia no tratamento de músculos doridos e dores de costas persistentes.
Utilizo-o nos meus cavalos para pequenas feridas, arranhões e irritações, e nos meus cães para tratar reacções cutâneas. As cabras com abcessos nas patas são besuntadas com este produto e qualquer animal ou humano com inflamação é igualmente coberto com bálsamo de consolda.
A pomada de confrei é fácil de fazer, extremamente eficaz e duradoura.
Melhor ainda, a planta em si é de baixa manutenção e traz uma infinidade de benefícios para o seu jardim. Não é de admirar, então, que em seu livro, Opening Our Wild Hearts to the Healing Herbs, Gail Faith Edwards escreve: "Onde o confrei cresce, vive uma mulher sábia nos caminhos das plantas".
