Quanto tempo leva o tomate a crescer? Guia de cultivo e colheita do tomate

William Mason 12-10-2023
William Mason

Cultivar tomates e planear a colheita do seu jardim de tomates é mais complicado do que a maioria dos produtores admite! É por isso que os jardineiros perguntam sempre: "Quanto tempo demora o crescimento dos tomates, exatamente?"

Vamos revelar-lhe os segredos mais bem guardados da cultura do tomate para o ajudar a colher deliciosos tomates da vinha na altura certa, sem hesitações!

Quanto tempo leva o tomate a crescer?

Pode demorar entre 54 a 100 dias O tomateiro também necessita de várias semanas de descanso para poder cultivar um delicioso tomate a partir do dia em que transplanta o seu tomateiro. tempo adicional Além disso, é preciso ter em conta que os diferentes tomateiros crescem e desenvolvem-se a velocidades diferentes.

Poderá perguntar-se porque é que existe uma enorme diversidade no tempo que uma planta de tomate demora a produzir um tomate maduro...

As diferentes cultivares de tomate evoluíram (por cultivo calculado ou pela natureza) em ambientes muito diferentes.

Alguns tomates de estação curta são originários da Rússia e de outras regiões de clima frio do mundo. Nesses locais, os tomates evoluíram para tolerar e contornar a curta estação de crescimento. Perfeito para os amantes do tomate em todo o lado, mesmo nas zonas frias do globo!

Calendário de colheita do tomate - Do transplante ao fruto

  • Tomates de estação curta = 54 - 70 dias
  • Tomates de meia estação = 70 - 80 dias
  • Tomates de época tardia = 80 - 100 dias

O que é que os tomates precisam para crescer a tempo?

  • Muita luz solar direta e brilhante (pelo menos 8 horas por dia)
  • Temperatura quente (70-80 graus é o ideal)
  • Água em abundância (1 a 2 cm por semana)
  • Solo exuberante e húmido (com nutrientes adequados)
  • Não são necessários produtos químicos sofisticados (o composto e o estrume são os melhores)

Tomate Determinado vs. Tomate Indeterminado

Sabia que existem muitos milhares Pode classificar todas estas deliciosas plantas de tomate em dois grupos principais: tomates determinados e tomates indeterminados.

A compreensão destes grupos também pode ajudar a explicar a rapidez com que os tomateiros produzem tomates e a sua consistência! Quais são então as diferenças entre os tomateiros determinados e os indeterminados?

Tomates determinados

Tomate determinado "" - Preço: $3.95 - Comprar agora

Os tomates determinados param de crescer quando atingem uma altura pré-determinada As plantas Determinate têm um aspeto curto, espesso e caules robustos.

Uma vez que os tomateiros determinados deixam de crescer em altura, concentram-se unicamente na produção de tomates e de flores. Uma vez que os tomateiros determinados produzem todos os seus tomates de uma só vez, são perfeitos se quiser colher muitos tomates ao mesmo tempo.

As Melhores Sementes de Tomate Determinadas

  1. Bife de vaca
  2. Bradley
  3. Marglobe
  4. Príncipe Borghese
  5. Pisco-de-peito-ruivo anão
  6. Colher de groselha
  7. Híbrido de celebridades
  8. Tiny Tim
  9. Roma VF
  10. Roma (biológico)

É possível que se note que muitas variedades de tomate de bife espesso pertencem à categoria dos determinantes. Não subestime estes tomateiros. Podem parecer pequenos, mas fornecem tomates em abundância quando estão prontas para a colheita e, aparentemente, de uma só vez.

Durante a época das colheitas, pode contar com um cesto (ou dois) de tomates prontos para a sua cozinha. Ou pode preparar o seu material de enlatamento e as suas melhores receitas de molho de esparguete! Ou partilhar os extras com os seus amigos!

Tomates indeterminados

Tomate Indeterminado "Golden Jubilee" - Preço: $3.95 - Comprar agora

Os tomates indeterminados, ao contrário dos tomates determinados, não param de crescer em altura Os tomates crescem cada vez mais durante todo o período de crescimento e só param de crescer quando a geada os mata.

Os tomateiros indeterminados têm vinhas longas e podem crescer absurdamente alto! Se já viu uma parede enorme de tomateiros, pode apostar que se trata de um tomateiro indeterminado.

Também se pode notar que os tomateiros indeterminados produzem tomates de forma mais consistente do que os seus congéneres determinados durante toda a estação.

Os tomateiros indeterminados são a sua escolha se quiser uma fonte gradual de tomates para poder petiscar tomates-cereja diretamente da videira, ou se quiser colocar um punhado de tomates-cereja na sua salada de legumes de vez em quando.

As melhores sementes de tomate indeterminado

    1. Jubileu de Ouro
    2. Cuostralee
    3. Híbrido "Big Boy
    4. Italiano San Marzano
    5. Costoluto Genovese Pomodoro
    6. Tomate Pera Amarelo
    7. Tomate cereja pera vermelha
    8. Tomate cereja preto
    9. Druzba
    10. Escolha do Chef Rosa F1
    11. Pequeno-almoço Kellogg's
    12. Brandywine Vermelho

Não se esqueça que estes tomateiros são grandes e que, provavelmente, deve colocar uma estaca ou uma gaiola nos seus tomateiros indeterminados para evitar que o peso derrube toda a sua planta.

A treliça certa oferece um excelente suporte para os seus tomateiros indeterminados e também tem um aspeto majestoso, pelo que o seu jardim ganha um toque de "frescura" instantâneo.

Escolha tomates de estação curta para um crescimento mais rápido

Tomate arbusto "Early Girl" - Preço: $7.36 - Comprar agora

Um aspeto frustrante do cultivo de tomates para os nossos amigos que vivem em climas mais frios é o facto de os tomates necessitarem de temperaturas quentes para serem polinizados. As plantas de tomate prosperam em temperaturas entre os 70 e os 80 graus Fahrenheit e adoram aquecer o solo ao sol, durante todo o dia.

O problema que muitos produtores de tomate enfrentam é o facto de o seu período de cultivo ser curto!

Veja também: Como atrair rãs para o seu quintal

Nestes casos, não posso deixar de recomendar os tomates de época curta. Abaixo encontrará um punhado das minhas cultivares de tomate de época curta favoritas para que possa tirar o máximo partido da sua curta época de cultivo de tomate.

Os melhores tomates de estação curta

  1. Menina precoce (Colheita em 59 dias)
  2. Quatro de julho (Colheitas em 49 dias)
  3. Rapariga de verão (Colheitas em 52 dias)
  4. Early Pick VF (Colheita em 62 dias)
  5. Híbrido Baby Boomer (Colheita em 55 dias)
  6. Bife de vaca Bloody Butcher (Colheita em 55 dias)
  7. Tomatoberry (Colheita em 60 dias)
  8. Inveja Verde (Colheita em 70 dias)
  9. Groselha vermelha (Colheita em 70 dias)
  10. Groselha amarela (Colheita em 60 dias)

A propósito, a lista acima é apenas uma pequena lista de tomates de época curta.

Convido-o a visitar o seu viveiro local preferido e a procurar todas as variedades selvagens de tomates exclusivas da sua região. Ficará chocado, entusiasmado e maravilhado! (Também pode apoiar os pequenos agricultores locais. Ganha/ganha!)

Arranque de tomates a partir de sementes e plantação no interior

Tomate "Coração de Boi Rosa" - Preço: $4.25 - Comprar agora

Plantar os seus tomateiros a partir de sementes é complicado!

Muitos jardineiros de tomate contactam o seu viveiro favorito para comprar um pequeno tomateiro por alguns dólares, em vez de começarem a partir de uma semente de tomate.

Estás pronto para o desafio?

Então, aconselho-o a semear as suas sementes de tomate dentro de casa 5-6 semanas antes de tencionar transplantar as suas mudas de tomate para o exterior.

Quando decidir qual é a altura ideal para germinar as suas sementes de tomate, utilize um tabuleiro para sementes Burpee para ajudar as suas plântulas de tomate a obter os nutrientes de que necessitam à medida que germinam e se desenvolvem. Também tive boa sorte com a utilização de vasos de viveiro com cúpula. Os seus tomateiros precisam de todo o apoio possível!

Especialmente se tiverem de enfrentar o frio, as nuvens ou um clima indesejável nas próximas semanas e meses.

Também pode utilizar uma almofada térmica para sementes para ajudar a acelerar o processo de germinação e sementeira das sementes de tomate. As almofadas térmicas para sementes podem ajudar disparar As plantas de tomate adoram o calor - especialmente as plântulas bebés!

O melhor lugar para germinar as suas sementes de tomate no interior

Tente encontrar um local na sua casa com pelo menos 6 horas de luz solar Quanto mais luz solar fornecer às suas plântulas de tomate, melhor. Assim que as suas sementes de tomate brotarem e se desenvolverem, elas querem tanta luz solar quanto a sua casa conseguir reunir.

Se quiser usar códigos de batota quando cultivar as suas mudas de tomate dentro de casa, então considere adicionar uma luz de crescimento à mistura. Nada bate a luz solar direta. No entanto, se a sua casa não recebe muita luz natural, então uma luz de crescimento LED de espetro total é a solução perfeita.

Conselhos para endurecer as plantas de tomate

Depois de ter cultivado a sua plântula de tomate dentro de casa durante várias semanas, não deve transplantá-la diretamente para o exterior - caso contrário, poderá chocar e traumatizar o seu tomateiro.

Em vez disso, a ideia é introduzir gradualmente o tomateiro nos elementos exteriores - e no sol.

Endurecimento do tomateiro em 5 passos simples

  1. Marque a data final de geada na sua região
  2. Uma semana antes da data da última geada, coloque os tomateiros ao ar livre durante algumas horas - tente encontrar uma área um pouco protegida do vento e do sol direto (um alpendre com ecrã é perfeito).
  3. No dia seguinte, colocar os tomates no exterior durante um período prolongado.
  4. Aumente gradualmente o tempo que deixa os tomateiros ao ar livre a cada dia que passa.
  5. À medida que se aproxima a data final da geada, prepare-se para o transplante final das suas mudas de tomate.

Se vive num clima mais frio e tem estações de crescimento curtas, e se as temperaturas nocturnas ainda estiverem próximas de zero, pode considerar cobrir os seus tomateiros com uma saco de proteção contra o gelo Os seus tomateiros não sobrevivem à geada - especialmente se forem pequenos e não estiverem habituados aos elementos exteriores!

Transplante de tomates para o exterior da sua horta

Quando as suas mudas de tomate estiverem endurecidas e tiver a certeza de que não há previsão de geada, é altura de as transplantar para o seu jardim.

Antes de mais, deve cavar um buraco fundo O buraco deve ser cavado com um pouco menos de 15 a 20 cm de profundidade, se o tomateiro tiver cerca de 25 a 30 cm de altura. Para que os tomates floresçam abundantemente, é aconselhável misturar previamente camadas de composto ou de estrume à volta do local de transplante.

Espace os buracos de transplante dos tomateiros de forma aproximada 3 - 4 pés de distância Também é uma boa ideia pesquisar a variedade de tomate que está a plantar para ver quanto espaço é necessário.

Plantar o tomateiro em profundidade

Plantar os tomateiros em profundidade permite que o tomateiro desenvolva raízes fortes, de modo a obter uma planta muito mais resistente.

Uma das características mais interessantes dos tomateiros é que os seus caules enraízam O tomateiro pode ser enterrado até às primeiras folhas e ganha pontos extra se trabalhar com terra húmida, compostada e de qualidade.

Como colher sempre o tomate perfeito

Tomate "Cherokee Purple" - Preço: $5.50 - Comprar agora

Quando colho tomates, olho para os cor do tomate em primeiro lugar e acima de tudo.

Se estiver a cultivar tomates de outra cor que não o vermelho, procure que os tomates atinjam a sua cor final (seja amarelo, laranja, etc.).

E as pragas comuns do tomateiro?

Os tomates requerem muito amor, atenção e tempo.

Veja também: As 60 melhores canções para cantar à fogueira - Kumbaya No More!

Por exemplo, as pragas mais comuns do tomateiro são difíceis de fazer crescer rapidamente (ou de todo) se o tomateiro estiver cheio de pulgões e lesmas.

Pragas comuns do tomateiro

    • Lagarta-do-tomateiro (A desgraça dos tomates em todo o lado!)
    • Escaravelhos das pulgas
    • Escaravelhos mexicanos do feijão (um parente das joaninhas benéficas. Pequenos demónios!)
    • Lesmas e caracóis
    • Moscas brancas (pequenas mas poderosas pragas)
    • Pulgões

Se encontrar alguma destas pragas, não entre em pânico. É muito melhor adotar uma abordagem lenta e firme para a remoção de pragas.

Aqui estão as minhas dicas favoritas para ajudar a remover as pragas do seu jardim - sem pesticidas.

Como eliminar as pragas do seu jardim de tomates

  • Vigie os seus tomateiros - diariamente
  • Remover manualmente as pragas maiores e deixá-las cair numa garrafa com água e sabão
  • Esperar e rezar por insectos benéficos + plantar plantas companheiras à volta dos seus tomates para atrair insectos auxiliares
  • Remova manualmente quaisquer caules, folhas ou partes da sua planta fortemente infestadas por pragas
  • Não regue demasiado os seus tomateiros

Aqui está um truque quase genial para livrar o seu jardim das lesmas.

Pode montar uma armadilha de cerveja de malte enterrando um copo de cerveja à volta dos seus tomateiros, e as lesmas cairão para a morte - e afogar-se-ão na cerveja. Deixe o recipiente com a cerveja 1 a 2 centímetros acima do solo. Um estudo sobre armadilhas de cerveja para lesmas descobriu que as lesmas não resistem à cerveja Kingsbury Malt Beverage. É a sua preferida!

Porque é que os meus tomates não estão a ficar vermelhos?

Se vive num clima mais frio, o seu tomateiro pode morrer devido à geada antes de ter a oportunidade de ficar vermelho. Se for esse o caso, convido-o a experimentar cultivar sementes de tomate para raparigas precoces. Período de colheita de 59 dias Este prazo de colheita de 59 dias é perfeito para as estações de crescimento curtas dos climas frios do norte.

Quanto é que devo regar as minhas plantas de tomate?

Em pleno verão, os meus tomateiros de tamanho normal bebem tanta água como a que se pode dar de comer.

A maioria dos especialistas em jardinagem diz que um tomateiro só precisa de alguns centímetros de água por semana. No entanto, por vezes, dou aos meus monstruosos tomateiros até meio galão de água por dia quando estão em tamanho normal e quando o calor do verão os atinge em cheio. Eles não se importam. Parecem adorar!

A melhor regra geral é enfiar o dedo na terra Se o solo do jardim parecer seco, dê ao seu tomateiro o suficiente para molhar as suas raízes. Procure um solo húmido - não encharcado.

Quais são os melhores tomates para o molho de tomate?

Todos os nossos amigos jardineiros e leitores querem saber uma coisa sobre os tomates - que tomates fazem o melhor molho de esparguete?

Depois de experimentar inúmeras cultivares de tomate e experiências com massas selvagens, temos o prazer de partilhar as nossas melhores recomendações abaixo.

As melhores sementes de tomate para molho de tomate e esparguete

  1. Pasta Amish
  2. Pera vermelha
  3. Chadwick Cherry
  4. Híbrido de celebridades
  5. Híbrido de Julieta
  6. Ameixa amarela
  7. Rio Grande
  8. Viajante do Arkansas
  9. Híbrido açucarado
  10. San Marzano
  11. La Roma III (híbrido vermelho)

Se está a cultivar tomates para poder cozinhar deliciosas pizzas e molhos de esparguete caseiros, então também pode gostar de acrescentar algumas pequenas plantas de pimentão vermelho à sua horta - especialmente se gosta de pratos de massa com um pouco de calor e entusiasmo!

Também pode adicionar plantas de beldroegas ou de manjericão a quase qualquer jardim - ambas são fáceis de cultivar e complementam maravilhosamente a sua pizza ou molho de esparguete! Pode adicionar montes de sabor fresco ao seu molho de massa sem muito trabalho extra - e as sementes são baratas.

O verdadeiro segredo para cultivar tomates mais rapidamente

Cultivar tomates mais rapidamente requer apenas três coisas - trabalho árduo, concentração e sorte!

Sei que há imensos amantes da jardinagem e do tomate que lêem este blogue. Por favor, diga-me qual é o seu melhor truque para cultivar tomates, comentando em baixo. Perdi alguma coisa? Muito obrigado por ler!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.