Como cultivar a videira do alho (Mansoa alliacea)

William Mason 12-10-2023
William Mason

Se quiser animar o seu jardim com flores bonitas, não precisa de procurar mais, pois Mansoa alliacea , mais conhecido como o Planta trepadeira de alho ou falso alho O alho é uma trepadeira tropical originária do norte da América do Sul, aproximadamente do Brasil até ao extremo sul do México.

Os seres humanos transplantaram Mansoa alliacea em todo o mundo, desde a sua área de origem, como Porto Rico e as Índias Ocidentais, até ao sul de África e à Tailândia.

A trepadeira de alho é um excelente substituto do alho verdadeiro, tem uma longa tradição de usos medicinais e é muito fácil de cultivar. Só precisa de um local com muita luz solar e um solo bem drenado para cultivar as flores exuberantes de lavanda e as trepadeiras do falso alho.

Como cultivar o falso alho (Mansoa alliacea)

As belas flores e as folhas brilhantes e cerosas da videira do alho são vistas com frequência na floresta amazónica.

A trepadeira-alho é uma planta única, e é uma das melhores trepadeiras de bordadura ou de caramanchão para cultivar, graças à sua facilidade de cultivo e à sua utilidade.

O que é a videira do alho?

A videira do alho é uma planta tropical, lenhosa, nativa do norte da América do Sul, desde aproximadamente o Brasil até ao extremo sul do México. Esta planta é conhecida como a Alho falso porque tem um sabor semelhante ao do alho.

O alho falso é uma trepadeira com flores comum que muitas pessoas utilizam como ornamental. É um complemento popular para cercas, caramanchões e treliças, uma vez que tem flores lindas e é fácil de cuidar.

Apesar de esta planta não pertencer à família das allium, o falso alho tem um sabor e um cheiro a alho, principalmente quando se esmagam as folhas. Assim, pode utilizar a videira do alho como substituto do alho verdadeiro numa emergência.

O falso alho não é apenas uma bela ornamental, é também uma planta de jardim prática e comestível.

Falsas flores de alho

O falso alho é fácil de reconhecer devido às suas flores longas, em forma de trombeta, que normalmente variam de lavanda a branco.

A vinha de alho é um excelente complemento para qualquer jardim devido às suas flores bonitas e vistosas.

Mansoa alliacea pertence à família das Bignoniaceae, a Família da trepadeira Esta família inclui plantas relacionadas cujas flores são em forma de trompete, como a Glow Vine e a Bignonia.

As flores da vinha do alho têm uma forma semelhante a um funil e crescem em cachos nas videiras. A maioria começa com uma tonalidade surpreendentemente brilhante de lavanda antes de desvanecer suavemente para uma cor rosa pálido e branco.

Estas flores florescem duas vezes por ano quando cultivadas num clima quente, florescendo primeiro na primavera e depois novamente no outono. Por isso, se procura uma flor frequente, esta trepadeira pode ser uma óptima adição ao seu jardim!

De onde é que o falso alho é nativo?

No seu habitat nativo, na América do Sul, a videira do alho é conhecida como Ajo sativa Este nome é espanhol-Quechua para alho da floresta ou alho selvagem O nome da planta é devido ao seu sabor e cheiro a alho e ao facto de se propagar rapidamente no seu habitat florestal nativo.

O falso alho cresce nas clareiras das florestas tropicais da Amazónia, onde recebe solo rico em composto, luz solar intensa e muita chuva. No entanto, há muito que é uma ornamental popular, e pode ser encontrada como uma trepadeira para cobrir cercas em muitas áreas residenciais e urbanas na América do Sul.

Cultivo da videira do alho: instruções e dicas de cuidados

São necessários apenas cuidados mínimos para cultivar uma trepadeira de alho deste tamanho.

A trepadeira de alho é uma planta muito simples de cultivar e de cuidar. Por isso, mesmo que não tenha um polegar verde, esta planta será um complemento perfeito para o seu jardim.

Para manter uma videira de alho saudável e próspera, eis o que ela precisa:

Apoiar a videira do alho com um caramanchão, uma treliça ou uma cerca

A minha videira de alho!

A videira-do-algodoeiro, bem como a sua prima próxima, a videira-do-algodoeiro membranosa ( Mansoa hymenaea ), é uma trepadeira lenhosa que gosta de se fixar nos troncos das grandes árvores à medida que cresce em direção à luz do sol.

Lembre-se de que, como a vinha do alho é lenhosa, deve ter cuidado ao cultivá-la sobre estruturas de madeira ou cercas, pois pode ficar bastante pesada e causar o colapso da estrutura.

Se não tiver árvores de grande porte à mão ou se quiser dar outro uso ornamental à vinha-do-algodoeiro, pode também cultivá-la sobre um caramanchão para criar uma bela entrada para um jardim, treiná-la para trepar por uma treliça ou colocá-la sobre uma cerca de arame para a enfeitar.

Artigo relacionado: Quinze dos melhores caramanchões de jardim para fazer você mesmo

Dar à videira plena luz solar

Colocar o seu Falso Alho num muro alto, num caramanchão ou numa vedação suporta a trepadeira pesada e lenhosa e dá-lhe alguma luz solar necessária.

Como o ambiente nativo da vinha d'alho é tropical, ela gosta de um clima quente e ensolarado, com muita luz solar direta ao longo do dia.

A vinha do alho prospera com oito a doze horas de sol direto Ainda assim, tolera alguma sombra parcial se isso não for possível, mas certifique-se de que a videira recebe pelo menos seis horas de luz solar.

Plantar a videira do alho num solo rico e bem drenado

Quando plantar Mansoa Alliace a) assegurar uma ampla drenagem do solo.

Prefere um solo rico em composto e bem drenado, embora também possa tolerar alguns solos argilosos ou arenosos.

Resistência e invernação da vinha do alho

Como planta tropical, Mansoa Alliaceae não tolera as temperaturas frias. Assim, se quiser manter a sua videira viva durante o inverno e viver num clima com geadas, terá de levar esta planta para o interior.

Uma boa regra geral é que se desenvolve melhor nas zonas 9 a 11 do USDA. Nestas zonas de robustez, não é necessário trazer o alho Flase para dentro de casa durante o inverno.

Tamanho e poda da vinha do alho

Este crescimento exuberante pode ser difícil de controlar se não for podado!

Se optar por cultivar esta trepadeira espetacular no solo, esta estende-se geralmente entre um metro e meio, embora possa crescer até um metro e oitenta. Manter este crescimento sob controlo é fundamental, a menos que queira que a Trepadeira do Alho tome conta do seu jardim.

Felizmente, a videira-do-algodoeiro não cresce muito rapidamente, pelo que deve ser fácil evitar que se espalhe por todo o lado com uma poda regular depois de ter perdido as suas flores. Uma poda anual é geralmente suficiente para manter o seu melhor aspeto.

Quando plantar Mansoa Aliiaceae

É preferível plantar o falso alho no final do verão ou no início do outono, para garantir que as sementes germinam e florescem na primavera.

No entanto, se vive num clima com invernos gelados, é melhor esperar até à última geada para plantar estas videiras.

No entanto, as sementes podem ser difíceis de encontrar e, na maior parte dos casos, só se consegue encontrar um arranque como este:

Mansoa alliacea Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si.

Propagação da videira do alho

Também se pode propagar facilmente a vinha do alho a partir de estacas, o que explica em parte o facto de as sementes serem tão raras.

Para propagar Mansoa alliacea, Retire uma estaca do caule lenhoso com pelo menos três nós. Em seguida, transplante a estaca para um recipiente com terra. A estaca deve enraizar-se em algumas semanas.

É melhor propagar a videira do alho em clima quente, por isso espere até ao fim da primavera ou do verão para fazer estacas.

No entanto, esta planta é muito fácil de propagar, e as suas hipóteses de sucesso serão elevadas. Assim, uma vez obtida a sua planta, pode espalhar a trepadeira-do-alho em diferentes partes da sua propriedade.

As estacas também facilitam a partilha desta planta espetacular com os amigos e a família. Transmita a beleza da vinha do alho a outros!

Pode comer-se a videira do alho?

Tanto as flores como as folhas da videira do alho são comestíveis.

Para além da sua versatilidade gastronómica, Mansoa Alliacea também tem sido utilizado nas tradições medicinais das tribos indígenas da Amazónia.

Apesar de não estar relacionado com o verdadeiro alho e não pertencer à família dos allium (que inclui o alho e as cebolas), o falso alho continua a ser um ótimo ingrediente na cozinha.

O falso alho é um excelente substituto do alho verdadeiro, porque ambas as plantas contêm sulfuretos e óleos semelhantes. Se quiser comer o falso alho na comida, há várias formas de o apreciar.

Algumas das melhores partes desta planta para consumir incluem:

  • As folhas jovens. Folhas mais jovens do Mansoa alliacea Estas folhas são muito boas quando são cortadas em pedaços e utilizadas como guarnição herbácea fresca. São um excelente substituto do cebolinho.
  • As folhas mais velhas. Tal como as mais jovens, pode utilizar as folhas mais velhas cortadas em pedaços, mas como são mais mastigáveis do que as mais jovens, é preferível esmagá-las antes de as cozinhar. As folhas mais velhas também podem ser secas e transformadas em pó para utilização da mesma forma que utilizaria o alho em pó na alimentação.
  • As flores. As flores da videira de alho são comestíveis, tal como as flores de curgete. O sabor e a textura das flores são muito melhores quando são jovens e podem ter uma textura estaladiça com um sabor frutado ou doce a alho. A textura deixa de ser tão agradável à medida que as flores envelhecem e o sabor desvanece-se.

Usos medicinais da videira do alho

As folhas e as flores da planta do alho são um medicamento tradicional utilizado pelas populações das regiões amazónicas da América do Sul.

Isto é não é um conselho médico mas uma apresentação das práticas médicas tradicionais de algumas tribos nativas da Amazónia. Consulte sempre o seu médico antes de tomar qualquer medicamento, natural ou não. Se desejar utilizar o Garlic Vine como medicina holística, contacte o seu médico para se certificar de que não há problema. Deve sempre consultar um profissional antes de acrescentar algo ao seu repertório médico ou de deixar de tomar qualquer medicamento.

Para além da sua versatilidade gastronómica, Mansoa alliaceae é um ingrediente essencial nas tradições medicinais das tribos indígenas da Amazónia.

Na medicina tradicional, algumas pessoas utilizam a Videira de Alho para aliviar os sintomas de febres, constipações, gripes, problemas respiratórios, artrite e outros problemas reumáticos e inflamatórios.

Tal como o alho verdadeiro, o alho falso é por vezes utilizado para aliviar o colesterol elevado, a obstipação e os sintomas de indigestão.

As formas tradicionais de preparar e tomar o alho falso são por infusão, decocção, tintura ou cápsula. Algumas das formas como os indígenas da Amazónia utilizam estas preparações incluem

  • As folhas frescas são normalmente utilizadas para fazer um infusão ou chá para ajudar em caso de doença ou de problemas inflamatórios.
  • A casca ou as raízes do Alho Falso são normalmente utilizadas em decocções ou tinturas, que podem ajudar no tratamento de doenças e inflamações. Outros podem utilizar uma tintura de Alho Falso como laxante ou antiespasmódico.
  • Adicionar as folhas a um banho pode ajudar a combater dores, cãibras, fadiga e febre.
  • As folhas esmagadas são aplicadas na testa para ajudar nas dores de cabeça.
  • As folhas eram tradicionalmente aplicadas no corpo como repelente de insectos ou cobras.

Uma vez que o alho falso partilha alguns dos mesmos compostos que o alho verdadeiro, também pode ajudar a tratar o colesterol elevado. Da mesma forma, estes compostos químicos fazem dele um agente antioxidante e anti-inflamatório.

Em algumas medicinas tradicionais, é também utilizado como antifúngico, diurético e no tratamento da diabetes.

Veja também: 7 raças de cabras leiteiras que fazem a melhor cabra leiteira da herdade

Perguntas frequentes (FAQ)

Ainda tens perguntas? Bem, talvez eu tenha as respostas para ti!

A videira do alho está a crescer rapidamente?

A vinha do alho tem um crescimento rápido, mas não tão rápido como outras vinhas, como a hera ou o maracujá. Uma poda regular todos os anos, depois de as flores murcharem, deve evitar que a vinha suba demasiado.

A videira do alho é invasiva?

A trepadeira do alho não é uma planta invasora. A Mansoa alliacea é nativa das Américas e não se propaga tão rapidamente a ponto de se tornar invasora. A planta também tem pouca tolerância ao frio, o que controla seu crescimento.

A videira do alho é tóxica para cães e animais de estimação?

A Videira de Alho não é tóxica para cães e animais de estimação, mas não deve alimentar os seus animais de estimação com esta planta em caso de reação. No entanto, tradicionalmente, os povos indígenas da Amazónia alimentavam os seus cães com as flores desta planta, que é de baixo risco para os animais.

Considerações finais: Vai cultivar uma trepadeira de alho?

A vinha de alho é prática e bonita, por isso terá sempre um lugar no meu jardim!

Mansoa Alliacea O alho-porro, também conhecido como videira do alho ou falso alho, é uma adição bonita e atraente a qualquer jardim. Gosta mais de um jardim quente e ensolarado, embora possa ser cultivado em vasos em climas mais temperados.

O requisito mais importante é um local robusto e alto para trepar, uma vez que atinge um metro e oitenta de altura, chegando ocasionalmente a atingir os oito metros.

A beleza deslumbrante e o cheiro a alho da videira do alho desmentem as suas muitas utilizações. Apesar de não ter qualquer relação com a família Allium, pode utilizá-la para temperar os alimentos. É também comum nas práticas médicas tradicionais indígenas e pode trazer-lhe também alguns benefícios para a saúde.

Veja também: 22 Suculentas com flores espectaculares

Esperamos que toda esta informação o tenha inspirado a trazer uma nova videira de alho para o seu jardim!

Leituras relacionadas com a jardinagem:

Como cultivar a Trepadeira Alho (Mansoa alliacea) - partilhe com os seus amigos!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.