10 melhores plantas companheiras para alcachofras

William Mason 12-10-2023
William Mason

Quando plantar alcachofras, misture algumas boas plantas companheiras para as ajudar a crescer bem e a afastar as pragas. E para reforçar a sua colheita de vegetais!

Neste guia de plantação de alcachofras, dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre o que plantar com alcachofras - e o que evitar.

Veja também: 13 Melhores vacas de carne para iniciantes - Selecionando a raça certa para sua propriedade rural

Continue a ler para saber mais!

As melhores plantas companheiras para alcachofras

As alcachofras são uma das culturas mais subestimadas para os agricultores familiares! As alcachofras recheadas são de fazer crescer água na boca e não se importam de crescer em condições frias. O único problema com a escolha de companheiros de alcachofra é que as plantas de alcachofra crescem mais arbustos do que se pensa! Lemos no blogue UC Master Gardens que o diâmetro das plantas de alcachofra atinge até um metro e oitenta! As suas alcachofras precisam de bastanteEscolha bem as companheiras de cultivo da alcachofra e tenha em conta o seu grande perímetro!

As alcachofras são plantas versáteis que combinam perfeitamente com muitos pratos caseiros. São também boas plantas companheiras para outros vegetais. Algumas das melhores companheiras para alcachofras incluem tomates, batatas e feijões - mas essas não são as suas únicas opções.

Continue a ler para conhecer algumas das melhores plantas companheiras para alcachofras!

Quais são as melhores plantas para plantar alcachofra?

As alcachofras são uma adição impressionante a qualquer jardim, com as suas folhas grandes e espinhosas e belas flores roxas. Mas quais são as melhores plantas companheiras para alcachofras? Aqui estão algumas opções a considerar:

1. rúcula

Alguns dos nossos amigos agricultores juram que não vale a pena cultivar rúcula, que só produz pequenas folhas! Mas nós propomos que a rúcula é uma companhia perfeita para a alcachofra. A rúcula é famosa por ser fácil de cultivar e as folhas frescas de rúcula acrescentam um sabor picante que é perfeito para saladas e sanduíches frescas no jardim.

A rúcula é uma planta verde apimentada e uma óptima companheira para as alcachofras, tanto na horta como na cozinha. As duas plantas têm necessidades de crescimento semelhantes e o contraste de sabores dá origem a um prato excitante.

2) Batatas

As batatas são outra cultura companheira perfeita para a alcachofra. As batatas não ocupam muito espaço no seu jardim. Só precisa de plantar plantas de batata com cerca de 15 cm de distância. As batatas também são famosas por serem resistentes ao frio e não se importam de crescer em condições semelhantes às das plantas de alcachofra.

As batatas são vegetais versáteis, perfeitos para qualquer cozinha caseira. Amasse-as, asse-as, frite-as ou faça deliciosas batatas fritas caseiras. Também são uma das melhores plantas companheiras para alcachofras, graças à sua preferência comum por sol pleno e solo bem drenado.

3. feijões

Lemos no blogue da PennState Plant Village que as favas adoram germinar a temperaturas do solo entre os 60 e os 65 graus Fahrenheit, o que é perfeito para uma companheira de alcachofra.

Tanto as variedades de vara como as de arbusto podem ajudar a suportar as alcachofras e a protegê-las dos ventos fortes. Os feijões não ocupam muito espaço lateral - por isso não se intrometem nas suas alcachofras.

4) Tomates

Já cultivámos tomates ao lado de muitas culturas de jardim! Pimentos, couves, abobrinhas, abóboras, batatas e outras culturas de que nos estamos a esquecer. Também achamos que os tomates complementam perfeitamente uma horta de alcachofras. Mas - lembre-se de que os tomateiros indeterminados também ocupam muito espaço - tal como as alcachofras. Se o seu jardim não oferecer espaço suficiente, aconselhamos a cultivar tomateiros-cereja em vasos.

Estas plantas populares são excelentes companheiras da alcachofra e ajudam a beneficiar qualquer cozinha doméstica! Outras boas opções incluem pimentos, curgetes e beringelas.

Leia mais:

  • Como cultivar, colher e podar hortelã: o guia completo
  • 10 dicas deliciosas para cultivar tomates-cereja em vasos
  • Como cultivar plantas em vasos de vidro [em 8 passos fáceis!]
  • Limpeza do quintal cheio de mato fácil em 5 passos [+ 9 dicas para cortar a relva!]

5. brócolos

É possível plantar brócolos com alcachofras? Sim, mas é preciso ter em conta algumas diferenças vitais entre as duas plantas. Os brócolos são uma cultura de estação fria , enquanto as alcachofras são um cultura de estação quente Esta diferença implica a necessidade de as plantar em alturas diferentes do ano.

Além disso, os brócolos são anuais, enquanto que as alcachofras são perenes. Esta comparação entre anual e perene significa que as alcachofras voltam a crescer ano após ano, enquanto que os brócolos precisam de ser replantados todos os anos.

6. espargos

Os espargos e a alcachofra podem ser plantados juntos? A resposta é sim! Os espargos e a alcachofra são legumes perenes. Pode plantá-los uma vez e depois vê-los crescer de novo ano após ano. Também têm necessidades de crescimento semelhantes, como sol pleno e solo bem drenado.

Plantar espargos e alcachofras em conjunto pode também trazer-lhe imensas vitaminas e nutrientes saudáveis quando os servir à sua família.

Coleção de Sementes de Alcachofra - 4 Cultivares

Se não consegue decidir qual a cultivar de alcachofra que quer cultivar - este pacote contém uma variedade. Recebe sementes de alcachofra Imperial Star, Purple Italian Globe, Colorado Star e Green Glove. Estas sementes de alcachofra também vêm dos EUA. Espere uma bela colheita de alcachofra em aproximadamente 80 dias.

Obter mais informações Poderemos receber uma comissão se efetuar uma compra, sem qualquer custo adicional para si.

Plantas companheiras de floração para alcachofras

Uma forma de aumentar a probabilidade de as alcachofras prosperarem é plantá-las com flores. As flores trazem mais abelhas! E as abelhas ajudam as suas alcachofras. As melhores flores a considerar plantar com alcachofras incluem malmequeres, capuchinhas e calêndulas.

1. malmequeres

As malmequeres variam em cor, desde o amarelo claro ao laranja vivo. São flores perfeitas para o seu passeio ou pátio lateral. E são perfeitas se tiver alguns lugares vazios no seu jardim! Lemos que algumas cultivares de malmequeres atraem pulgões. Por isso - tente não as plantar diretamente ao lado das suas alcachofras. Nunca amontoe as suas culturas!

As malmequeres atraem enxames de insectos benéficos, o que as torna excelentes companheiras das alcachofras.

2. chagas

As capuchinhas ficam muito bem no mesmo jardim que as alcachofras. São intensamente coloridas e atraem todos os tipos de polinizadores de jardim. E as capuchinhas são comestíveis! Também encontrámos um excelente guia culinário de capuchinhas do Institute of Culinary Education. O guia tem uma receita de panquecas de capuchinha saborosa que nos parece boa!

As chagas atraem muitos polinizadores simpáticos, pelo que são uma adição bem-vinda a qualquer alcachofra ou horta.

3. calêndulas

As calêndulas são extremamente fáceis de cultivar e ficam lindas em qualquer jardim. Também lemos de uma fonte fiável (Wisconsin Horticulture Extension) que as folhas e as pétalas são seguras para comer. Salada caseira com alcachofra e folhas de calêndula? Parece-nos bem!

Por fim, as calêndulas também atraem abelhas e outros polinizadores, ajudando a garantir que as alcachofras sejam polinizadas adequadamente.

(Além disso, não se esqueça que as alcachofras atraem toneladas de abelhas por si só! Acreditamos que quanto mais abelhas tiver no seu jardim, melhor).

Ervas aromáticas como plantas companheiras para alcachofras

As ervas aromáticas podem ser uma adição deliciosa a qualquer prato, e as alcachofras não são exceção. Várias ervas combinam bem com alcachofras, incluindo manjericão, orégãos e tomilho.

1. manjericão

Achamos que o manjericão é a erva companheira perfeita para a alcachofra. O manjericão também cresce com quase tudo o que já experimentámos! O manjericão e a alcachofra adoram a luz do sol. Mas - não pode deixar as suas plantas de manjericão ficarem demasiado frias. Já vimos geadas severas matarem o manjericão completamente! Também lemos no blogue da Illinois Extension que só deve cultivar manjericão depois de passar o risco de geada nocturna.

O seu sabor potente complementa o sabor ligeiramente amargo das alcachofras, e as duas plantas também gostam de sol pleno e de solo bem drenado.

Veja também: As galinhas podem comer maçãs? E o molho de maçã ou as sementes de maçã?

2. tomilho

Quando analisámos os potenciais companheiros da alcachofra, queríamos culturas que não ocupassem muito espaço e que também oferecessem toneladas de estrondo (e sabor) pelo seu dinheiro. Achamos que o tomilho atinge ambas as marcas lindamente! Também estávamos a ler sobre o tomilho no blogue do Programa UC Master Gardener. O seu guia de cultivo de tomilho diz que as plantas de tomilho só crescem cerca de um a dois pés de altura e largura. As plantas de tomilho nãoAs alcachofras ocupam muito espaço - e podem ajudar a preencher os espaços vazios da sua horta de alcachofras. E terá muitas ervas deliciosas para distribuir!

O tomilho é outra erva saborosa e uma excelente opção para dar um toque especial a um prato de alcachofra. Tal como o manjericão, gosta de sol e de um solo bem drenado.

3. orégãos

Os orégãos são um companheiro subestimado da alcachofra! Os orégãos adoram crescer a pleno sol - tal como as alcachofras. Os orégãos são também famosos por serem fáceis de cultivar - e ocupam muito menos espaço no jardim do que outras culturas companheiras da alcachofra que possa considerar.

O aroma potente dos orégãos ajuda a manter afastadas muitas pragas comuns de jardim, incluindo pulgões, moscas brancas e nemátodos. Além disso, as alcachofras fornecem uma barreira física que pode impedir que as pragas de jardim cheguem às plantas de orégãos.

Plantas companheiras pobres para alcachofras

A resposta curta é esta: pode plantar tudo o que quiser perto das alcachofras, mas certifique-se de que não as coloca demasiado perto umas das outras.

As alcachofras são plantas grandes, por isso é melhor evitar plantar qualquer coisa demasiado perto. As plantas mais pequenas podem ficar sobrecarregadas, e as plantas maiores podem apinhá-las. Dê às suas alcachofras muito espaço!

Pepinos

Pode-se plantar pepinos e alcachofras juntos? Embora os pepinos e as alcachofras sejam legumes, têm necessidades de cultivo muito diferentes.

Os pepinos são plantas trepadeiras que precisam de muito espaço para se espalharem, enquanto as alcachofras são plantas arbustivas que crescem melhor quando são espaçadas. Como resultado, geralmente não é uma boa ideia plantar pepinos e alcachofras adjacentes uns aos outros.

Os pepinos tomam rapidamente conta do canteiro, afastando as alcachofras e deixando-as sem luz e sem circulação de ar suficientes. Além disso, as duas plantas têm necessidades diferentes de água, sendo que os pepinos requerem uma rega mais frequente do que as alcachofras.

Os pepinos não são geralmente boas plantas companheiras para as alcachofras.

Considerações finais

Se estava à procura de algumas boas plantas companheiras para cultivar com as suas alcachofras, esperamos que a nossa lista de plantas companheiras de alcachofra o tenha ajudado!

Lembre-se, no entanto, que é importante evitar plantar vegetais perto das alcachofras que possam competir por nutrientes ou espaço. Por isso, certifique-se de que faz a sua pesquisa antes de começar o seu próximo projeto de jardim. Certifique-se de que tem espaço adequado para as suas alcachofras florescerem.

Convidamo-lo também a partilhar as suas dicas de cultivo de alcachofras. Na sua experiência, quais são os melhores companheiros de alcachofra?

Ou talvez tenha encontrado um companheiro de alcachofra improdutivo que tornou tudo pior?

Gostaríamos de ouvir a sua opinião!

Mais uma vez, obrigado pela leitura.

Tenha um ótimo dia!

William Mason

Jeremy Cruz é um horticultor apaixonado e jardineiro dedicado, conhecido por sua experiência em tudo relacionado à jardinagem e horticultura. Com anos de experiência e um profundo amor pela natureza, Jeremy aprimorou suas habilidades e conhecimentos em cuidados com plantas, técnicas de cultivo e práticas de jardinagem ecológicas.Tendo crescido cercado por paisagens verdes exuberantes, Jeremy desenvolveu um fascínio precoce pelas maravilhas da flora e da fauna. Essa curiosidade o impulsionou a buscar o diploma de bacharel em Horticultura pela renomada Mason University, onde teve o privilégio de ser orientado pelo estimado William Mason – uma figura lendária no campo da horticultura.Sob a orientação de William Mason, Jeremy adquiriu uma compreensão profunda da complexa arte e ciência da horticultura. Aprendendo com o próprio maestro, Jeremy absorveu os princípios da jardinagem sustentável, práticas orgânicas e técnicas inovadoras que se tornaram a pedra angular de sua abordagem à jardinagem doméstica.A paixão de Jeremy por compartilhar seu conhecimento e ajudar os outros o inspirou a criar o blog Home Gardening Horticulture. Através desta plataforma, ele visa capacitar e educar jardineiros experientes e aspirantes, fornecendo-lhes informações valiosas, dicas e guias passo a passo para criar e manter seus próprios oásis verdes.De conselhos práticos sobreseleção de plantas e cuidado para enfrentar os desafios comuns de jardinagem e recomendar as ferramentas e tecnologias mais recentes, o blog de Jeremy cobre uma ampla gama de tópicos projetados para atender às necessidades dos entusiastas do jardim de todos os níveis. Seu estilo de escrita é envolvente, informativo e cheio de uma energia contagiante que motiva os leitores a embarcar em suas jornadas de jardinagem com confiança e entusiasmo.Além de suas atividades de blog, Jeremy participa ativamente de iniciativas de jardinagem comunitária e clubes de jardinagem locais, onde compartilha sua experiência e promove um senso de camaradagem entre outros jardineiros. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​de jardinagem e conservação ambiental vai além de seus empreendimentos pessoais, pois ele promove ativamente técnicas ecológicas que contribuem para um planeta mais saudável.Com a profunda compreensão de Jeremy Cruz sobre horticultura e sua paixão inabalável pela jardinagem doméstica, ele continua a inspirar e capacitar pessoas em todo o mundo, tornando a beleza e os benefícios da jardinagem acessíveis a todos. Se você é um polegar verde ou está apenas começando a explorar as alegrias da jardinagem, o blog de Jeremy certamente irá guiá-lo e inspirá-lo em sua jornada de horticultura.